Imagem de uma tenda cobrindo algumas barracas em um acampamento.

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a tenda, um equipamento versátil que serve para produzir abrigo contra a luz e chuvas fracas quando você estiver em um evento, na praia, em almoços familiares ou acampamentos.

A tenda pode ser usada de maneira desmontável, como nas ocasiões que citamos acima, ou de maneira permanente em espaços de lazer como área da piscina e/ou churrasqueira ou em sítios e jardins.

Se você está pensando em comprar uma tenda, mas não conhece muito sobre o produto, quais vantagens e desvantagens ele tem, quais são os melhores modelos do mercado, onde comprar e quanto custam, você veio ao lugar certo. Hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber antes de comprar uma tenda.



Primeiro, o mais importante

  • Esses equipamentos podem ser montados e desmontados se você quer utilizá-lo em determinadas ocasiões, mas guardá-lo em seguida. Você também pode escolher usá-los de forma permanente, perto da piscina ou área de lazer.
  • A montagem manual de uma tenda é um processo bem fácil. Há modelos mais práticos que são sanfonados, para usar basta puxar dos dois lados até estender a tenda ao máximo.
  • Alguns fatores influenciam no valor de uma tenda como dimensões (altura e largura), material de fabricação e estrutura da base. Os valores variam, o mais baixo custa um pouco acima de R$ 100 e o modelo mais caro pode chegar por volta dos R$ 2.000.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de tenda

A tenda tem a função de produzir um espaço com cobertura em meio a um ambiente aberto. Ele pode ser usado para proteger contra o sol forte ou uma chuva fraca ou moderada. E para que você não perca tempo pesquisando, reunimos aqui as melhores tendas para você ter ótimas opções de escolha:

1º – Tenda NTK Trixx – Nautika

A tenda NKT Trixx da Nautika está no topo do nosso ranking pois é um dos modelos mais modernos, a montagem é fácil, pois esse modelo é articulado (basta esticar os dois lados até estender a tenda por completo).

O sobreteto é feito de poliéster tipo oxford, resistente a chuvas leves e a estrutura é de treliça em alumínio reforçado com aço. Esse modelo acompanha estacas e cordinhas para fixação, exclusivo sistema de ancoragem por discos, tem bolso interno e bolsa de transporte. A Nautika dá 6 meses de garantia.

2º – Tenda Poseidon – Zaka

A tenda Poseidon da Zaka pode ser usada em diversas ocasiões como na praia, campo ou camping. Também pode ser montada de jeitos diferentes, dessa forma você pode aproveitar designs diferentes usando a mesma tenda e ainda maximiza a área útil de sombra.

Possui 2,3 metros de altura e 3,3 m de largura, a estrutura é feita em alumínio reforçado, o tecido é emborrachado, mais resistente ao calor do sol e esse modelo é de fácil montagem. Acompanha bolsa de transporte.

Review em Vídeo
Confira seus diferentes tipos de montagem:

3º – Tenda Gazebo Strong – EchoLife

A tenda Gazebo Strong da EchoLife é, como diz o nome, forte e resistente, a estrutura é feita de tubos de aço galvanizado esmaltado, a cobertura é em polietileno impermeável com tratamento UV, ou seja, não absorve radiação dos raios solares.

Esse modelo é articulado e sanfonado, por isso tem montagem simples. Possui 3 metros de altura por 3m de largura, apesar do tamanho, esse produto pesa apenas 24 quilos. Você encontra essa tenda na cor azul vibrante.

4º – Tenda Gazebo Articulado Magnixx – Nautika

A tenda Magnixx da Nautika é fácil de montar e desmontar, leva apenas alguns minutos para realizar todo o processo. A estrutura da tenda é de alumínio com aço extra reforçado, revestido e esmaltado em treliça.

O sobreteto é feito de poliéster Oxford 250g/m2 reforçado com PVC. A estrutura da base e o tecido são de materiais diferentes para garantir maior durabilidade e resistência a peça.

A tenda Magnixx tem 2,3 m de altura, 3 m de largura, 3 m de comprimento e pesa 36 kg. A Nautika concede garantia contra eventuais defeitos de fabricação.

5º – Tenda Gazebo Ráfia – MOR

A tenda Ráfia da Mor é fabricada com matéria prima de qualidade, que garante resistência e durabilidade a peça. A estrutura é em aço carbono com pintura epóxi a pó (deixa a peça mais resistente) e o tecido do teto é 100% ráfia (por isso o nome), uma fibra têxtil de origem natural.

O topo da tenda (que mede 2,5 metros) tem janela para entrada e saída de ar. Essa peça é fácil de montar e desmontar e pode ser transportada por uma sacola que acompanha o produto.

6º – Tenda Duxx – Nautika


PROMOÇÃO

AffiliateLink


Gazebo Duxx, Nautika

A tenda Duxx da Nautika é um modelo versátil e muito resistente de montagem articulada fácil, que chega a durar até 1 minuto. A estrutura é em aço galvanizado com revestimento epóxi antioxidante (não enferruja) e a cobertura é de poliéster. Tem 2,4 m de altura e 3 m de largura.

O produto ainda acompanha bolsa para transporte, estacas e cordinhas para fixação. O fabricante recomenda que o produto não seja exposto ao sol por mais de 15 dias direto, pois isso pode danificar a tenda e desbotar o tecido.

Review em Vídeo
Veja como é fácil montar essa tenda:

Guia de Compra

Você percebeu ao longo do nosso Guia de Compra, a variedade de tipos quando falamos em tenda. Elas podem ser gazebos, sanfonadas, entre outras, e vamos esclarecer tudo isso ao longo desse artigo.

Vem com a gente para encontrar todas as informações e saber escolher a tenda para você ao fim da sua leitura.

Família sentada à mesa comendo em um acampamento com barraca e tenda ao fundo.

A tenda protege até mesmo as barracas em acampamentos. (Fonte: Cathy Yeulet / 123RF)

O que é uma tenda e onde utilizá-la?

A tenda é um equipamento usado em lugares abertos e ao ar livre, para proteger contra o sol, o vento e chuvas mais finas, criando um espaço confortável e com sombra.

Seu design foi pensado para criar uma área coberta com ventilação intensa, por isso a tenda pode ser usada na praia, campo, área de lazer e camping.

A tenda tem quatro pés de fixação e um sobreteto. Geralmente a armação é feita de aço ou alumínio (ou ambos os materiais) que são resistentes e não enferrujam. Já o teto é feito de algum material plástico impermeável, como lona, PVC, ráfia, poliéster, tecidos emborrachados, entre outros.

Veja um modelo convencional de tenda:

Alguns fabricantes investem bastante em técnicas para tornar os materiais da tenda mais resistentes, como cobertura de tinta epóxi em pó ou acabamento esmaltado na estrutura metálica, além da proteção contra radiação solar no sobreteto. Alguns modelos têm até índice de fator de proteção solar.

A fixação do produto pode ser na areia, terra ou grama, a maioria é por estacas que devem ser batidas para fixar o produto, mas alguns modelos têm pés em formato de discos. Ele pode ser usado em situações climáticas amenas como calor (o sol pode estar bem forte), ventos e chuva leves.

Mas atenção, esse equipamento não pode ser exposto a condições extremas como ventania, tempestades (o material metálico pode atrair raios) ou mesmo calor intenso por muitos dias seguidos.

Quando você perceber que vai cair uma chuva muito forte, desmonte-o imediatamente, mas não guarde ele na bolsa de transporte enquanto o equipamento estiver molhado, para não estragar.

Como é a montagem de uma tenda?

Montar e desmontar esse equipamento é fácil, nos modelos manuais basta separar os tubos em grupos distintos no tamanho (a maioria dos modelos vem com etiqueta de numeração, preserve-a enrolando fita ou adesivo contact), depois comece a montá-los seguindo as instruções.

O modelo sanfonado é mais fácil ainda de montar, você só vai precisar do auxílio de uma outra pessoa, pois os dois lados da tenda devem ser puxados ao mesmo tempo até se estenderem ao máximo.

Existem modelos de tendas de tamanhos diferentes, para poucas pessoas um modelo de 2 metros de altura por 3 metros de largura já é o suficiente, se a sua família for maior, você pode optar por um modelo 3x3m, que são mais amplos.

Esses modelos mencionados acima são os convencionais, de uso doméstico. Há modelos bem maiores, usados em eventos comerciais ou até em festas maiores como casamentos e aniversários.

Preparamos algumas instruções de como instalar sua tenda manualmente:

  1. Comece tirando todas as peças da caixa e separando os tubos por tamanho, sendo pequenos, grandes e tubos com trava. Separe também os conectores e a lona superior.
  2. Coloque tudo isso ao lado do lugar onde você vai instalar a tenda e pense em um espaço sem desníveis e onde ela caiba por inteiro. Comece pegando os conectores triplos e conectando dois tubos com travas em cada um deles, deixando um furo no meio.
  3. Depois posicione os quatro conectores com tubo, dessa forma você vai ter um quadrado do tamanho que vai ficar no final, só não conecte essas peças ainda. Agora, comece a conectar os tubos menores nas conexões triplas encaixando aos tubos que você já tinha colocado anteriormente.
  4. Ao final dessa etapa, os quatro lados da tenda estarão montados. Comece a conectar os tubos menores que sobraram até colocar todos. Depois pegue os tubos dos cantos e coloque um em cada ponto de encaixe livre nas conexões triplas, dessa forma você terá o teto e a estrutura sairá um pouco do chão.
  5. Nesse momento encaixe a lona do teto e comece a encaixar os últimos tubos nas colunas para deixar a tenda da altura certa. Nesse momento use as amarras e o velcro da lona e prenda-a bem. Por fim, basta fazer a amarração das cordinhas nas estacas para que a estrutura não caia se bater um vento forte.

Embora ao ler pareça difícil de montar a tenda, a verdade é que o processo é bem fácil, basta fazer com calma e atenção. Depois da primeira vez, será ainda mais fácil montar sua tenda.

Imagem de duas tendas grandes.

Alguns modelos de tenda são realmente grandes, essa estrutura pode ser usada em diferentes tipos de eventos. (Fonte: Beccajanef / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens de uma tenda?

Elas têm variados formatos, o estilo padrão é de quatro apoios e a parte de cima se parece com o topo de uma pirâmide, mas há modelos diferentes com dois apoios laterais.

Vários acessórios podem vir com a tenda, desde estacas de fixação, cordas de segurança para prender melhor a estrutura de fixação, bolsas para transporte e alguns modelos também têm janela no teto, para criar fluxo de ventilação.

Essa estrutura vai otimizar o espaço útil do seu acampamento, também pode ser usada para fazer refeições, repousar e servir como ponto de encontro de famílias e amigos.

Imagem de uma tenda ao lado de uma barraca de camping e um carro estacionado em frente.

A tenda pode ser usada para otimizar a estrutura do acampamento. (Fonte: Mutomasataka / Pixabay)

Na praia, você pode usar a tenda como guarda-sol e acomodar até dez pessoas embaixo dela, você também pode optar por colocar cadeiras, espreguiçadeiras e o famoso cooler na sombra criada por ela.

Você também pode usar a tenda de forma permanente em quintais, jardins, sítios, chácaras, ranchos e área de piscina e churrasqueira. Na tabela abaixo, destacamos as principais vantagens e desvantagens de uma tenda de uso doméstico, confira:

Vantagens
  • Pode ser usada na praia, campo, acampamento ou área de lazer
  • Estrutura feita com materiais resistentes
  • Modelos em diferentes formatos e tamanhos
  • Protege contra sol intenso, ventos moderados e chuva leve
Desvantagens
  • A tenda não pode ser usada quando está ventando e chovendo muito forte
  • É preciso desmontar o produto quando perceber que vai chover
  • O produto não pode ser exposto ao sol por muitos dias seguidos

O que diferencia um modelo de tenda de outro?

Como já mencionamos anteriormente, alguns fatores mudam de um modelo de tenda para o outro, como material de fabricação, dimensões da estrutura, cor, peças extras e, principalmente se são montadas manualmente ou se abrem automaticamente.

Mas há um outro produto muito similar às tendas, que são os ombrelones. Vamos falar um pouquinho sobre cada modelo abaixo e, ao fim, preparamos uma tabela comparando as principais características da tenda e do ombrelone.

Tenda gazebo

A tenda gazebo é o tipo mais comum, é aberta para os quatro lados, o que torna esse modelo bastante ventilado. Tem o tamanho grande, que varia de 2 a 3 metros de altura e 3 metros de largura, mas, por causa dos materiais leves, ela pode ser transportada para qualquer lugar.

Tenda pantográfica (sanfonada)

A tenda pantográfica é bastante conhecida como sanfonada, esse nome foi dado por causa do modo como ela é aberta, em um movimento similar ao de uma sanfona. Esse modelo de tenda é semiautomático, o que o torna bastante fácil e rápido de montar, geralmente em menos de 90 segundos ela já está pronta para uso.

Não é necessário montar a cobertura ou as ferragens da estrutura, pois essa tenda não possui peças móveis e soltas, apenas 4 pinos para travar a parte superior e manter a tenda aberta. As ferragens ficam unidas em uma única peça, e o tecido do teto deve ser colocado em cima da estrutura na metade do processo.

Esse tipo de tenda também tem características diferentes do modelo de tenda gazebo. O modelo simples tem apenas o teto coberto e as laterais abertas, mas há modelos com teto, paredes e chão, que podem ser parte da peça ou compradas separadamente.

A tenda fechada é ideal para dias mais frios, pois cria-se um ambiente aconchegante, ideal para um dia chuvoso (esse modelo tem a estrutura mais forte para manter-se em pé em momentos de chuva).

Vale ressaltar que, embora esse modelo seja simples de montar e usar, a estrutura da base e a lona do teto são feitas com os mesmos materiais dos modelos sofisticados e de montagem manual.

Ombrelone

O ombrelone tem o design mais parecido com um guarda-sol do que com uma tenda, é um modelo que pode ser colocado no jardim, área de churrasqueira, piscina, ou outros espaços ao ar livre, garantindo mais charme e requinte ao ambiente.

Apesar da similaridade com o guarda-sol, esses modelos são bem maiores em diâmetro e, por essa razão, fornecem uma área de sombra maior.

O ombrelone tem uma estrutura móvel, ou seja, você pode mudar ele de lugar sempre que quiser. Esse modelo é fácil de abrir e fechar e alguns têm regulagem para a cobertura ficar inclinada e se ajustar melhor à posição do sol, aumento a área de cobertura da sombra.

Uma dica para o ombrelone durar mais é guardar quando ele não estiver sendo usado, só não se esqueça que, assim como a tenda, ele não deve ser guardado molhado, pois isso estraga o material da base e da cobertura.

Esse equipamento pode ser encontrado em vários modelos, de diferentes tamanhos e formas (redondo ou quadrado). O modelo redondo é indicado quando se tem espaço livre, já os modelos quadrados são recomendados para espaços menores, quando precisam ficar encostados em um muro ou parede.

A haste do ombrelone (geralmente de PVC) pode ser central ou na lateral, os modelos de haste central podem ser fixados em mesas próprias para eles, que têm um furo no meio. Se você não tiver ou não quiser esse modelo, você pode escolher uma versão de apoio lateral.

O ombrelone também pode ser usado a noite, já que alguns têm luzes de LED que podem funcionar por energia elétrica ou painéis de recarga solar. Confira as principais diferenças e similaridades entre a tenda (tipo gazebo e pantográfica) e o ombrelone:

Tenda Ombrelone
Dimensões De dois a três metros de altura por 3 metros de largura De dois a três metros de altura por até 4 metros de largura
Portátil Montável e desmontável, produto portátil Produto móvel, mas não portátil
Preços Variam de R$ 100 a R$ 2.000 Variam de R$ 100 a R$ 4.000
Peças Dois grupos de peças: estrutura de ferro e tecido da cobertura Duas peças: base de fixação e o próprio ombrelone
Ideal para Ser levado à praia, camping ou campo e pode ser fixado em terra, grama ou areia Áreas de lazer da casa como varanda, área da piscina ou área da churrasqueira

Quanto custa?

Alguns fatores influenciam no valor de uma tenda como dimensões (altura e largura), material de fabricação, se são do tipo gazebo ou pantográfica e se têm ou não acessórios extras.

Os valores variam, o mais baixo custa um pouco acima de R$ 100 e o modelo mais caro pode chegar por volta dos R$ 2.000.

Onde comprar?

Você pode comprar um modelo de tenda em lojas físicas, como as Lojas Americanas, no supermercado Walmart ou em lojas de Casa e Construção como a Leroy Merlin.

Mas depois de ler todas as dicas que preparamos para você neste guia de compras, você nem vai precisar sair de casa para comprar uma tenda, recomendamos que você adquira um modelo através de e-commerces (lojas virtuais).

Sugerimos o site da Amazon, lá é possível comparar diferentes modelos, marcas e valores, o mais legal é que tem opção de refinar a busca para modelos já avaliados, destaques, recomendações e também de preço mais baixo para o mais alto ou ao contrário.

Critérios de compra: Fatores para comprar os modelos de tenda

Antes de você clicar no link de direcionamento do site da Amazon para comprar um modelo de tenda para a sua próxima viagem, confira a última parte do nosso artigo. Agora vamos falar sobre as características mais importantes, que você deve levar em consideração na hora de comprar uma tenda:

  • Formato e tamanho
  • Material do teto
  • Material da estrutura
  • Peças extras

Confira abaixo os detalhes de cada critério antes de finalizar sua escolha:

Formato e tamanho

As tendas podem ter o formato convencional, de quatro pés e teto em formato triangular (estilo topo de pirâmide), ou podem ter as extremidades inclinadas para facilitar o escoamento da água.

A tenda de praia tem um formato um pouco diferente, é mais angulosa. Na realidade, alguns modelos apostam na versatilidade de formatos como uma das características mais fortes do modelo, podendo ser adaptado de acordo com a posição do sol.

View this post on Instagram

Verão chegando pede uma sombreiro IBIZA

A post shared by Nautika Lazer (@nautikalazer) on

O tamanho das tendas também varia, alguns modelos têm um pouco mais de 2 metros de altura por três de largura e profundidade, mas há modelos maiores com até três metros de altura. Compre um modelo compatível com a quantidade de pessoas que vão usufruir dele.

Material do teto

O teto da tenda pode ser feito dos seguintes materiais: poliéster, poliéster oxford, material emborrachado, PVC e ráfia, e podem ter cobertura UV ou Silver Coating (quando têm).

O poliéster é um tipo de resina, já o poliéster oxford tem resina e um pouco de algodão na composição, sendo um tecido misto. As coberturas feitas de tecido emborrachado são impermeáveis (não absorvem água). Já o PVC é um tipo de plástico e a ráfia é um tipo de tecido extraído das palmeiras, ou seja, é um tecido de fibras naturais.

UV é a sigla usada para ultravioleta, ou seja, tendas com esse tipo de cobertura têm proteção contra a radiação dos raios solares, ela é importante porque o sol geralmente superaquece, estraga e mancha o tecido. A cobertura Silver Coating também protege contra a incidência de raios solares, mas o FPS é maior: 100.

Material da estrutura

A estrutura pode ser feita em alumínio, alumínio com aço, aço galvanizado e aço carbono, e podem ter cobertura esmaltada ou pintura epóxi (novamente, apenas alguns modelos têm coberturas especiais, a maioria não).

O alumínio é um tipo de metal que não oxida em contato com água, o que é um excelente material para a tenda, pois ela é exposta à água da chuva (embora não seja recomendado manter ela aberta quando está chovendo).

Os modelos de alumínio com aço são reforçados, pois a junção desses materiais deixa a estrutura mais resistente. O aço galvanizado, por sua vez, passa por um processo onde é revestido com uma camada de zinco e por isso se torna resistente à corrosão.

O aço carbono, por sua vez, é uma liga metálica composta de ferro e carbono. Por fim, a cobertura esmaltada é a que passa por um processo de impermeabilização e a pintura epóxi em pó ajuda a evitar a corrosão dos materiais.

Peças extras

Os modelos de tenda podem vir com vários acessórios extras, alguns vêm com o produto e outros podem ser comprados a parte. Como a tenda é um objeto portátil, a maioria dos modelos vem com bolsa de transporte.

Para fixar a tenda na areia, terra ou grama use estacas de fixação, que podem ser pontiagudas ou em formato de disco. Para a tenda não sair voando quando bater um vento mais forte, aposte nas cordinhas de fixação, a maioria dos modelos vêm com esse acessório.

Alguns modelos de tenda ainda contam com bolso interno para guardar alguns objetos e janela para circulação de ar. Para incrementar ainda mais a sua tenda e deixar o ambiente protegido contra chuvas, aposte nas paredes e chão removíveis, esses produtos podem ser adquiridos separadamente.

(Fonte da imagem destacada: Nzzang / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.