Par de tênis Asics.
Ultima atualização: 25 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

20Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar do tênis Asics. Uma das marcas top de linha quando consideramos tênis de corrida, a Asics tem como principal característica o alto investimento em tecnologia.

Com opções para todos os tipos de objetivos e esportes, vamos mostrar nesse artigo quais são os critérios que você deve observar antes de comprar o tênis Asics ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O tênis Asics é o preferido dos corredores, já que conta, principalmente, com alta tecnologia de amortecimento.
  • Mas também é possível escolher o tênis Asics ideal tanto para usar no dia a dia como para praticar os outros tipos esportes.
  • Para lhe ajudar a escolher o par ideal, vamos explicar quais são as tecnologias exclusivas da Asics e os diferentes modelos de tênis disponíveis no mercado brasileiro.

Você também pode gostar:

Melhores tênis Asics: O ideal para cada situação

Um tênis de qualidade pode ser usado nas mais diversas situações. Mas nem sempre o mais tecnológico e mais caro será o ideal para você. Por isso, nós selecionamos os melhores tênis Asics para diferentes situações, de acordo com o depoimento dos consumidores. Veja:

O melhor tênis Asics para corrida

O lendário GEL Nimbus chega à sua 21ª edição com alta absorção de impacto, respirabilidade e um design dinâmico. Além disso, o Asics GEL Nimbus 21 possui palmilha e entressola em EVA, solado emborrachado e as tecnologias Fluidfit e Guidance Line, além do Trusstic system. Esse modelo de tênis Asics é o mais indicado para quem busca alta performance em corridas curtas e longas.

A opção ideal para treinos e academia

O tênis Asics GEL Quantum Infinity é ideal para usar nos treinos e na academia. A palmilha anatômica possui a tecnologia Ortholite, que além de controlar a umidade dos pés, oferece ótima absorção de impactos. A entressola, feita em Gel, proporciona um grande amortecimento e, juntamente do solado, desenvolvido com plataforma com fibra de carbono, permite mais durabilidade e resistência.

O tênis Asics mais versátil de todos

O Asics Gel Kayano 25 conta com um sistema de amortecimento em gel no antepé e nos calcanhares. Por conta de seu design e várias opções de cores, é um tênis que pode facilmente ser usado de forma casual, para caminhar, treinar ou correr. Esse modelo conta ainda com diversas tecnologias e cabedal respirável em FluidFit.

A escolha certa para o dia a dia urbano

Fabricado em couro e camurça, o tênis Asics Oc Runner é um modelo de estilo retrô, ideal para ser usado no dia a dia e em eventos menos formais. Esse modelo conta com solado de borracha, que garante uma maior durabilidade e aderência ao solo. Além disso, possui entressola em EVA, que confere uma maior absorção de impactos e maciez.

Guia de Compra

Para escolher o tênis certo para você é preciso considerar o seu objetivo de uso, o seu orçamento e, é claro, o modelo que irá lhe garantir não apenas eficiência como conforto.

Para ajudar você nessa escolha, criamos esse Guia de Compra. Aqui você vai encontrar as principais informações sobre o tênis Asics.

Destaque de pernas de corredores com tênis Asics.

O tênis Asics é presença garantida nas provas de corrida. (Fonte: RUN 4 FFWPU / Pexels)

Quando e como surgiu o tênis Asics?

A história do tênis Asics começa em 1949 quando japonês Kihachiro Onitsuka fundou uma empresa de calçados esportivos com o nome Onitsuka Co., na qual produzia tênis de basquete.

Com o passar dos anos, a empresa diversificou o catálogo e estreitou a relação com o atletismo, o vôlei e as corridas longas. Tanto que, no começo dos anos de 1970, cerca de 70% dos principais corredores mundiais usavam os tênis da marca japonesa.

Asics é o acrônimo da expressão latina ‘Anima Sana In Corpore Sano’.

Em 1977, a marca introduziu os seus tênis no mercado norte-americano, ganhando então visibilidade mundial e também o nome atual, Asics. Asics é o acrônimo da expressão latina ‘Anima Sana In Corpore Sano’, que significa “Mente sã, corpo são”.

A partir daí, a Asics se firmou como uma das melhores marcas de produtos esportivos, com foco no tênis de corrida. Hoje a marca está presente em mais de 100 países.

Tênis Asics laranja e preto.

A primeira versão do tênis Asics nasceu no Japão em 1949. (Fonte: Hans / Pixabay)

O grande sucesso do tênis Asics se deu por conta do alto investimento em tecnologia, tanto que existe até um centro de pesquisa exclusivo da marca para isso.

Mas, além do tênis, hoje a Asics fabrica também vestuários esportivos e acessórios para basquete, vôlei, atletismo, golfe, futebol, lutas marciais e outros esportes.

No Brasil, por exemplo, o sucesso é tanto que metade da produção de tênis Asics para corrida já é feita por aqui, enquanto que a outra metade ainda é importada de países da Ásia.

Qual o principal diferencial do tênis Asics?

O principal diferencial do tênis Asics é de fato a tecnologia de ponta presente neles. A história da marca prova isso.

Em 1990, por exemplo, a Asics inaugurou na cidade de Kobe, no Japão, o Instituto de Pesquisa da Ciência do Esporte. É nesse instituto que a Asics desenvolve as inovações tecnológicas aplicadas em seus tênis e calçados.

foco

Você sabia que entre os atletas patrocinados pela Asics está o brasileiro Adriano Bastos? Adriano é um dos maiores vencedores das provas de corrida do país e recordista da Maratona da Disney.

No instituto, cientistas, atletas e treinadores trabalham juntos para criar os tênis que irão garantir o melhor desempenho.

Para você ter uma ideia, existe uma pista de corrida de 350 metros que reproduz diferentes condições climáticas, além uma quadra de basquete, de vôlei e outros tantos ambientes de teste.

Por conta desse trabalho, o tênis Asics é referência quando tratamos de sistemas de absorção de impacto, recursos anti-pronação excessiva, solados com borracha e tecidos à prova de água.

Mas uma das inovações que se tornou o grande diferencial do tênis Asics foi a introdução do sistema de amortecimento Gel.

Esse sistema, que é integrado na região dos dedos e do calcanhar, passou a permitir uma melhor absorção do choque e do impacto, garantindo o máximo amortecimento e estabilidade principalmente nas corridas.

Quais são as tecnologias mais atuais presentes nos tênis Asics?

Além do sistema Gel, que é a tecnologia mais famosa presente no tênis Asics, existem várias outras que são aplicadas visando o máximo de conforto e melhor desempenho para os atletas.

Essas tecnologias costumam variar dependendo do modelo e do objetivo do tênis, de acordo com o esporte, por exemplo.

Mas para você conhecer as principais, nós explicaremos a seguir as características das tecnologias mais atuais desenvolvidas hoje em dia pela Asics. Veja:

  • Boa system closure: Sistema de amarração que permite ajuste do cadarço com apenas uma mão, para garantir uma tensão perfeita e mais estabilidade.
  • Flytefoam: Tecnologia que utiliza fibras orgânicas, deixando a entressola 55% mais leve e resistente.
  • AHAR: Solado de borracha super leve e resistente, localizado nas áreas de maior desgaste da sola.
  • Fluidfit: Tecido stretch aplicado no cabedal que se molda nos pés, oferecendo mais conforto.
  • Guidance line: Canal vertical no solado, que permite orientar a direção das passadas, distribuindo o impacto uniformemente e proporcionando maior eficiência.
  • Impact Guidance System (IGS): Tecnologia que guia o movimento natural do pé, desde o contato do tornozelo até a propulsão.
  • Solyte: Entressola cujo material é 50% mais leve do que o EVA, garantindo mais amortecimento, melhor propulsão e alta durabilidade.
  • Speva: Entressola em EVA com formulação molecular, que retorna ao estado original logo após o impacto.
  • Trusstic system: Sistema que reduz o peso do solado e garante estabilidade.
  • Fluidride: Dupla camada de entressola, uma mais rígida para estabilidade, e outra macia para mais conforto e amortecimento.

Tênis Asics: por que esse calçado é referência nos esportes de corrida?

Ainda que ofereça modelos para todos os tipos de esportes, a Asics é de fato especializada em tênis de corrida, tanto os voltados para profissionais quanto os para amadores.

E se você é um adepto dos esportes de corrida sabe que um bom tênis é indispensável para o sucesso na corrida.

Afinal, o tênis errado ou de baixa qualidade, ao invés de auxiliar, pode atrapalhar o seu desempenho e ainda causar danos à sua saúde.

Com o alto investimento em testes e estudos da equipe da Asics, hoje em dia a marca possui o que há de mais avançado para esse setor esportivo de alto desempenho.

Homem correndo na terra.

O tênis Asics é referência de qualidade, durabilidade e eficiência para esportes de corrida. (Fonte: Free To Use Sounds / Unsplash)

Para provar que está sempre na vanguarda do segmento de corrida, em 2013 a Asics apresentou um tênis que usava cores para indicar o desempenho dos corredores.

O tênis mudava de cor de acordo com o passo do atleta. A cor vermelha indicava uma velocidade média de até 10 km/h; a amarela, entre 10 e 15 km/h; e a cor verde aparecia quando o atleta atingia velocidade acima de 15 km/h.

Não à toa, atualmente a marca é considerada a maior autoridade quando o assunto é corrida. Basta observar nas ruas e parques, para ver que a maioria dos corredores estão com o tênis Asics.

Como saber se o tênis Asics é original?

Saber se o tênis Asics é original nem sempre é uma tarefa fácil, já que o design dos modelos falsos costuma ser muito parecido.

Por isso, a forma mais simples de verificar se o produto é uma réplica ou não é pelo preço. Se o tênis for muito mais barato, desconfie.

Além disso, na hora de adquirir o produto é possível conferir o IGS, uma das tecnologias presentes no tênis Asics como já vimos nesse artigo.

O IGS consiste em pequenos blocos de gel que ficam no solado, no calcanhar e em outras regiões estratégicas. Mas quando o tênis é uma réplica, esse gel tem apenas efeito estético e não ajuda a guiar o movimento natural do pé.

Outro ponto que você pode verificar é que o solado do tênis Asics costuma ter a Guidance Line, que é aquele recorte que trespassa a sola.

Essa tecnologia nem sempre está presente no tênis Asics falso e, quando está, também é mais decorativa do que funcional.

Quais as vantagens e desvantagens do tênis Asics?

A grande vantagem do tênis Asics é a alta tecnologia aplicada tanto para garantir conforto quanto eficiência nos esportes.

Além disso, é possível encontrar o modelo de tênis Asics certo para qualquer objetivo ou situação, incluindo para uso casual. Sem contar que a marca oferece tênis masculinos, femininos e infantis.

Outra vantagem é que até mesmo os tênis mais baratos oferecem qualidade e resistência.

Par de tênis Asics azuis.

Com tecnologias modernas e atuais, o tênis Asics está entre os líderes de calçados esportivos no mundo. (Fonte: Maksim Larin / Unsplash)

Porém, assim como todo produto, também o tênis Asics possui algumas desvantagens. Esse tênis não está livre de apresentar defeitos de fabricação, principalmente se consideramos os modelos fabricados no Brasil.

Ou seja, outra desvantagem do tênis Asics é que os modelos mais atuais e top de linha ainda são importados. Ainda assim, o serviço de atendimento ao consumidor é um dos pontos fortes da marca.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do tênis Asics:

Vantagens
  • Alta tecnologia
  • Durável e confortável
  • Variedade de modelos e cores
  • Pode ser usado em esportes e no dia a dia
  • Bom suporte ao consumidor
Desvantagens
  • Modelos top de linha são importados

Quanto custa e onde comprar o tênis Asics?

O preço do tênis Asics varia dependendo do modelo e das tecnologias de cada um. Por isso, o tênis Asics pode custar entre R$170 e R$1 mil.

Além disso, você poderá comprar o tênis Asics em qualquer loja de produtos esportivos, além das de departamento como Lojas Americanas, por exemplo.

Mas nós recomendamos que você compre o seu tênis em lojas online, como a Amazon Brasil. Assim, você poderá escolher entre mais opções de modelo do conforto da sua casa.

Critérios de compra: Como escolher o tênis Asics certo para você

Antes de comprar um tênis recomendamos que você priorize o melhor de acordo com o seu tipo de pisada e objetivo de uso. Mas não é só isso.

A seguir você confere quais são os principais fatores que devem ser considerados antes de comprar o tênis Asics. Veja:

  • Esportivo ou casual
  • Tipo de amortecimento
  • Cano curto ou alto
  • Masculino, feminino e infantil

Nas próximas linhas explicamos como analisar cada um desses critérios.

Esportivo ou casual

A Asics oferece variados modelos que podem ser usados na prática de esportes ou de forma casual.

Se o seu objetivo é comprar um tênis esportivo, fique atento à categoria, já que os modelos são criados especificamente para cada tipo de esporte.

Por exemplo, o Asics Gel Nimbus é o favorito dos corredores para treinos e corridas, já que o amortecimento é o ponto forte desse tênis.

Mas se você busca um tênis Asics para trilhas e aventuras off-road, modelos como o Asics Gel Fuji Racer é ideal porque é leve e possui travas altas no solado.

 Tênis Asics ao lado de raquete e bola de tênis de mesa.

Existe o tênis Asics certo para cada tipo de esporte. (Fonte: Waldemar Brandt / Unsplash)

Por outro lado, se você optar pelo tênis Asics casual, poderá escolher entre uma boa variedade de designs e cores, desde os mais despojados aos clássicos, com as três linhas entrecruzadas.

Sem contar nos modelos em colaboração com artistas, feitos em lona, couro ou camurça. Vale ressaltar que os tênis casuais estão sob a tutela de outras marcas que pertencem à Asics como, por exemplo, a Onitsuka Tiger.

Tipo de amortecimento

Se você quer máximo desempenho e conforto também é essencial considerar o tipo de amortecimento do tênis Asics. A marca conta com quatro categorias, veja as características de cada uma:

  • Amortecimento: Os tênis dessa categoria, também chamados de Premium, são indicados para corredores iniciantes ou para aqueles que buscam máximo amortecimento, em treinos diários, longos e provas de longa distância.
  • Amortecimento com estabilidade: Essa categoria de tênis Asics também conta com sistemas de controle de estabilidade. Aqui, os tênis possuem uma entressola com dois tipos de densidade, sendo uma mais firme na região do médio pé.
  • Intermediário: Os tênis Asics de amortecimento intermediário são ideais para quem buscar por um modelo mais firme, já que são indicados para treinos diários, provas de média e longa distância.
  • Performance: Aqui você vai encontrar modelos para quem tem mais experiência na corrida, já que os tênis dessa categoria são mais leves e de perfil mais baixo e indicados para treinos de ritmo, provas rápidas e de média distância.
  • Competição: Os tênis Asics de competição têm entressola mais baixa e com mínimo amortecimento. Por isso, são recomendados para corredores experientes que já estão acostumados com tênis leves e firmes.

Cano curto ou cano alto

Outro fator que você deve considerar antes de comprar o tênis Asics é o tipo de cabedal, mais especificamente a altura do cano. Esse fator pode influenciar não apenas no seu conforto, mas também no estilo criado.

O Asics de cano alto pode ser usado no basquete e em lutas.

Por exemplo, o Asics de cano alto pode ser usado no basquete e em lutas, para garantir uma maior estabilidade ao tornozelo, ou ainda para criar um estilo mais moderno e despojado.

No entanto, a maior parte dos modelos de tênis Asics voltados para a prática de esporte são os de cano curto, que são os ideais para treinos, academia e corridas.

Além de escolher entre o cano curto ou alto, observe também o material de fabricação do cabedal, que deve ser confortável e prático.

O material mais atual é o Mesh, que é um tipo de malha de poliéster com tramas abertas, que garante leveza, flexibilidade e maior ventilação interna para os pés.

Masculino, feminino e infantil

Por fim, vale observar que a Asics oferece tênis para toda a família. Ou seja, você poderá encontrar o tênis Asics masculino, feminino e infantil.

Todos os tênis Asics contam com a alta tecnologia e materiais de qualidade, que garantem conforto e durabilidade. No entanto, dependendo da categoria, você poderá encontrar cores e designs variados.

É claro que, nesse caso, também é fundamental dar atenção à numeração do tênis para garantir o conforto e a eficiência do calçado.

No caso dos tênis infantis, a Asics oferece modelos de acordo com a faixa etária. Veja:

  • Maternal: de 1 a 3 anos
  • Infantil: de 4 a 6 anos
  • Infanto-juvenil: de 7 a 12 anos

(Fonte da imagem destacada: Ekaterina Minaeva / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.