criança posando para foto com tênis de rodinha
Ultima atualização: 24 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

76Comentários coletados

As crianças não querem apenas caminhar, elas querem disparar sob rodas. Por isso, nós da ReviewBox Brasil estamos aqui para lhe dar as boas-vindas e apresentar os melhores modelos de tênis com rodinha do mercado brasileiro em 2020.

Não é somente um calçado, mas também não se considera um patins. O tênis com rodinha é uma mistura de vestimenta com diversão. Que muitas vezes eles parecem ter foguetes nos pés, os pais e professores já sabem, mas a tecnologia ainda deu uma ajudinha.

Cheios de estilo e inovação o tênis com rodinha conquistou a garotada e pode ser uma opção de compra dos pais. Criados para garantir a diversão das crianças os calçados devem oferecer segurança e conforto e por isso a ReviewBox Brasil vai te ajudar a encontrar a melhor opção de tênis com rodinha do mercado.




Primeiro, o mais importante

  • Calçados devem ser seguros e confortáveis, pois o seu uso interfere na saúde e postura ao longo dos anos.
  • Ortopedistas recomendam que o uso do tênis como diversão seja limitado em duas horas.
  • É indispensável respeitar as regras dos ambientes. Em alguns estabelecimentos não é permitido o uso das rodinhas.

Melhores tênis com rodinha: Nossos favoritos

Tênis com rodinha resistente e leve

Desenvolvido em material sintético, o tênis com rodinha da marca Heelys possui costuras que ajudam a aumentar sua resistência e durabilidade. O modelo tem ainda uma entressola feita em EVA injetado que tornam o calçado um pouco mais leve.

O solado é de borracha e garante mais aderência e estabilidade em diversos tipos de piso. Vem com duas rodinhas e está disponível nas cores rosa com prata ou azul marinho com prata. Possui uma fivela de velcro na parte superior que além de dar um toque especial torna o calçado mais firme.

Tênis com rodinha para dar mais segurança no pé

A Heelys conquistou o público dos tênis de rodinhas com modelos modernos e coloridos. O tênis com rodinha Heelys Propel é branco com azul claro, mas possui detalhes coloridos nos acabamentos e um cadarço amarelo cheio de estilo.

Desenvolvido em material sintético e solado de borracha, possui entressola de EVA bastante resistente. Com cano mais curto, o modelo não tem fivela de velcro na parte superior, mas ainda assim é bastante seguro e firme no pé.

Tênis com rodinhas removíveis

Confeccionado em material sintético, o tênis Infantil Mini Pé possui palmilha em EVA e solado emborrachado. Vem com duas rodinhas que podem ser removidas e um plugue para fechar o solado quando usado sem as rodinhas.

O solado emborrachado é mais um atrativo do modelo que se parece bastante com um moderno tênis esportivo.

Guia de Compra

Não há nada mais satisfatória do que ver uma criança feliz, correndo e brincando com seus amiguinhos. Hoje em dia, infelizmente, as opções de diversão ao ar livre têm diminuído, por diversos motivos.

Mas felizmente, o mercado sempre encontra opções de entretenimento diferentes para os pequenos. Uma delas é o tênis com rodinha. Mas ele é mesmo seguro? Vale a pena presentear seu filho com um tênis assim? Vamos tirar todas as suas dúvidas no Guia de Compra a seguir!

criança brincando de navegador em um barco de papelão.

É preciso utilizar a criatividade para entreter os pequenos, seja com um barco de papelão ou um tênis de rodinha. (Fonte: belchonock/ 123RF).

Como os tênis de rodinha conquistaram a criançada?

Vivemos a Era da tecnologia, da redução do movimento do corpo, mas com intensa movimentação da mente. Esperar, parar, descansar, são verbos pouco usados no dia a dia, principalmente das crianças.

Esta geração está sempre fazendo algo, seja jogos nos celulares, redes sociais nos tablets ou qualquer outra coisa que não seja o ócio. Por mais que esse tempo com a mente leve seja importante é difícil fugir da realidade atual.

Quando a tecnologia e as redes são limitadas, e a criança deve simplesmente aguardar por algo ou alguém, pode ser entediante. É nesse momento que um simples calçado pode ser um grande aliado.

O tênis com rodinha vai além das expectativas, ele é um brinquedo disfarçado de vestimenta. Nunca passear no shopping enquanto os pais fazem compras foi tão divertido. Esperar a sua vez para alguma atividade ou simplesmente ir ao banheiro ou buscar um copo de água na cozinha tornou-se muito mais atraente.

Em resumo o que conquistou a criançada foi essa fascinante ideia de estar sempre deslizando, poder ser mais rápido durante os trajetos curtos e ainda se divertir como se estivesse usando um patins.

Quais as diferenças entre um patins e um tênis de rodinha?

Diferente de um patins, o tênis com rodinha não permite o uso por um período prolongado e não dá a mesma possibilidade de movimentos, mas por outro lado, é bastante simples de alternar entre o tênis comum e a versão com rodas.

Veja as diferenças básicas entre os patins e o tênis com rodinha:

Patins Tênis com rodinha
Mais pesado Mais leve
Rodinhas fixas Rodinhas removíveis
Adapta-se às condições do piso Ideal usar em piso liso
Proibido em locais públicos fechados como escolas e shoppings Permitido em locais públicos fechados

Quais os cuidados de segurança a serem tomados com os tênis de rodinha?

Por mais divertido que seja, o tênis com rodinha não é apenas um brinquedo e para escolher é preciso dar atenção especial para diversos aspectos, como conforto e segurança, por exemplo.

É importante verificar se o tênis oferece apoio adequado para os pés, permitindo que a criança possa saltar e correr com eles em segurança sem apertar ou cair dos pés.

Este certamente não será o principal tênis da criança, aquele que se usa todos os dias e precisa ser bastante resistente. Mas mesmo assim é ideal que os materiais usados para fabricação, tanto da sola como do interior e exterior do tênis e das rodas sejam de qualidade.

É preciso que o tênis seja resistente às possíveis quedas, aos movimentos mais intensos e ao desgaste do uso. Mesmo que você limite o tempo de uso para evitar lesões, conforme é indicado por profissionais de saúde, o calçado terá um uso intenso se bem aproveitado.

Ortopedistas recomendam que a brincadeira não ultrapasse o período de duas horas seguidas. O uso prolongado pode provocar dores nas pernas, nas costas e até lesões na coluna. Por isso é ideal respeitar o limite de uso do tênis com rodinha.

Diferente de quando os pais compram os tênis do dia a dia, às vezes um pouquinho maior para aproveitar mais tempo nessa fase de crescimento, os tênis com rodinha devem respeitar a numeração correta. O tamanho deve ser o indicado: nem menor, nem maior.

Outra questão a ser avaliada é sobre material usado e as possíveis formas de uso. Geralmente as rodinhas podem ser retiradas permitindo que se caminhe normalmente com o tênis.

Para usá-lo como tênis você deve retirar as rodas e acoplar uma capa de proteção. É necessário verificar se esta capa vem junto com os acessórios do tênis ou você precisará comprar separadamente.

Ainda assim, este não é um tênis de passeio, para longas caminhadas. O uso prolongado sem as rodinhas pode fazer com que a borracha se dilate afrouxando o encaixe. Dessa forma a rodinha vai ficar escapando e o tênis não terá mais a mesma qualidade e segurança quando usado com rodinhas.

Quanto custa um tênis com rodinhas?

O tênis com rodinha tem valor equivalente aos tênis comuns, entre R$100 e R$350. Alguns possuem acessórios extra como luzes, tampa para o compartimentos de rodinhas entre outros.

A variação de preços se dá conforme o material utilizado na produção e marcas mais reconhecidas no mercado.

Onde comprar um tênis com rodinhas?

Lojas de calçados ou lojas esportivas em geral são os locais mais comuns de encontrar o tênis com rodinha. Se você acredita que é indispensável provar o tênis antes de comprar, vale uma visita a essas lojas físicas.

Caso esteja em busca de um modelo específico ou tentando encontrar os melhores preços e promoções, a internet é o melhor lugar. Na Amazon, principal loja no comércio virtual, você irá encontrar uma grande variedade de modelos, incluindo as principais marcas e modelos do Brasil.

Critérios de compra: como comparar os modelos de tênis com rodinha

Mesmo que pareça um brinquedo, estamos falando de calçados e nesse caso, conforto é primordial. A escolha do tênis ideal deve considerar alguns fatores importantes, entre eles a qualidade dos materiais e o estilo que você busca.

Selecionamos alguns aspectos que irão influenciar na sua decisão e serão praticamente decisivos para a sua compra:

Conforto

Mesmo que não seja o principal tênis da criança, o tênis com rodinha deve ser confortável e se ajustar ao pé com facilidade. Estar firme nos pés é uma das características que irá garantir estabilidade para evitar acidentes como quedas ou lesões.

Por este motivo o modelo com cano mais alto, estilo botinha pode ser mais eficiente, garantindo que o pé esteja bem preso com o velcro da parte superior bem ajustado.

Material

Os tênis geralmente são produzidos em material sintético e isso os torna bastante resistentes, porém você deve ficar atento às costuras e ao material do solado. A durabilidade do calçado está relacionada ao acabamento dele.

Verifique também o peso do calçado, alguns tênis são projetados para serem mais resistentes, porém isso os torna mais pesados. O uso de EVA nos acabamentos pode dar a leveza necessária ao calçado.

Imagem mostra uma criança pendurada em uma grade com destaque para as pernas e os pés com tênis.

Assim como os tênis infantis normais, os tênis com rodinhas geralmente são produzidos em material sintético para dar resistência e durabilidade. (Fonte: congerdesign/ Pixabay)

Estilo

Esqueça aquela ideia de comprar o mais barato só para que a criança possa entrar na moda. De nada vai adiantar ter o tênis com rodinha se ele não curtir nem um pouco a cor, o modelo e o estilo em geral.

Crianças são descoladas e geralmente sabem bem o que querem. Para não jogar dinheiro fora, invista em algo que o seu filho irá realmente aproveitar o máximo possível e que seja a cara dele.

(Fonte da imagem destacada: Taylor Smith/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Sofia Vargas Psicóloga Infantil
Estar em contato com crianças todos os dias em seu consultório não é o suficiente para Sofia. Ela também passa boa parte de seu tempo livre pesquisando sobre o comportamento infantil. Junte isso a sua paixão por moda infantil e temos a pessoa certa para dar dicas sobre os pequenos e seus looks preferidos.