Imagem de uma pessoa usando tênis Fila.
Ultima atualização: 21 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

Products

12Produtos analisados
Hours

20Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

78Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o tênis Fila, marca italiana reconhecida mundialmente por oferecer modelos de tênis nos estilos esportivo e casual.

O tênis Fila é bom para correr, caminhar e treinar, mas por ser discreto, pode ser usado em situações casuais. E com tanta variedade de modelos, com certeza, você vai encontrar um que lhe agrade. Quer saber mais? Continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra o tênis Fila nos seguintes segmentos: Trainning, Running, Tennis, Lifestyle e Sportswear.
  • Um dos diferenciais do tênis Fila é a variedade de numerações – do 25 ao 48 no setor feminino e do 37 ao 48 no setor masculino.
  • Para escolher um tênis Fila para corrida, você deve analisar o estilo de pisada – pronada, supinada ou neutra – e a modalidade esportiva praticada.

Você também pode gostar:

Melhores tênis Fila: O ideal para cada situação

Baseado nas avaliações de especialistas e consumidores, selecionamos os melhores modelos de tênis Fila para pessoas de diferentes perfis. Dessa forma, você só vai precisar escolher uma opção compatível com suas necessidades.

O melhor tênis masculino de uso casual

Se você deseja dar um toque esportivo em suas produções casuais, o Euro Jogger Sport da Fila é o modelo ideal. Este tênis tem amortecimento na passada e melhor tração no solo. Está disponível em diversas cores. Ele pode até ser usada para academia e corridas leves.

O melhor tênis feminino de uso casual

Inspirado nos primeiros modelos de tênis de corrida produzidos pela Fila, o modelo Retro Runner é um tênis casual, com entressola macia e solado aderente. O cabedal em tecido Mesh garante leveza e respirabilidade. O forro é acolchoado para garantir estabilidade à pisada.

A opção ideal para ir à academia

O tênis masculino Fila Spirit 2.0 é o modelo ideal para caminhadas, corridas leves e musculação. O cabedal confeccionado em tecido Jacquard, permite a troca de calor com o ambiente. O solado Energized Rubber é maleável e mantém o formato original após o uso.

Guia de Compra

Se você precisa comprar um tênis esportivo ou casual, vai encontrar boas opções de tênis Fila em ambos os segmentos. Alguns modelos esportivos são versáteis e podem ser usados para caminhar, correr e treinar.

Já os modelos do segmento casual, podem ser usados para trabalhar, estudar ou passear. Neste Guia de Compra, iremos avaliar os melhores modelos de tênis Fila com diferentes finalidades de uso.

Imagem de uma jovem usando um tênis Fila.

O tênis Fila é versátil. (Fonte: Marc Schaefer/ Unsplash.com)

Quais são as tecnologias exclusivas do Tênis Fila?

O grande diferencial do tênis Fila – principalmente os modelos esportivos, nos segmentos Trainning, Running e Tennis – é que o calçado é tecnológico. Listamos os recursos exclusivos do tênis Fila abaixo:

  • Tecnologia FLOW: Tecido inteligente que transfere a umidade dos pés para a área externa, possibilitando a evaporação do suor e intensificando o conforto térmico, essencial para a prática esportiva.
  • Solado SUPERACTION: Proporciona amortecimento, leveza e flexibilidade, principalmente na região do antepé.
  • EVERGRIP: Aumenta a tração e estabilidade do solado, em superfícies secas ou molhadas.
  • SUPER FOAM: Palmilha confeccionada em espuma que se molda ao formato dos pés durante a passada e volta ao formato original em seguida.
  • ENGINEERED MESH: Cabedal com recortes dinâmicos para oferecer troca de calor mais eficaz.
  • ENERGIZED RIBBONS: Sistema de amortecimento biomecânico com unidades independentes que potencializam a absorção de impacto, proporcionam mais suavidade nas passadas e se adaptam aos movimentos dos pés.
  • AMH Cage: Peça estabilizadora localizada na região do médio pé para proporcionar estabilidade e suporte ao movimento e minimizar os riscos de torção.
  • Flex Cage: Peças estabilizadoras extremamente leves que proporcionam flexibilidade e proteção nos pontos mais importantes do calçado.
  • Perfit System: Proporciona o calce perfeito ao se adaptar às medidas anatômicas do pé, aumenta a flexibilidade no antepé.
Vantagens
  • Você encontra modelos femininos, masculinos, unissex e infantis
  • Os tênis podem ser de uso esportivo ou casual
  • Os modelos de uso esportivo são tecnológicos
  • Opções em diversas numerações
Desvantagens
  • Há algumas diferenças entre os tênis produzidos na China, Coreia e Vietnã
  • Avaliabilidade nas lojas

Quais são os melhores modelos de tênis Fila para correr?

Se você precisa de um tênis para corrida, é importante investir em um calçado com bom amortecimento e estrutura firme, para proporcionar estabilidade nas passadas. Para ajudá-lo a encontrar o modelo ideal, preparamos uma lista com as melhores opções.

  • KT1 é um dos melhores tênis para correr, pois é confortável, possui amortecimento responsivo e oferece estabilidade em pistas molhadas e secas. Possui exclusivo sistema anti-torção. Este modelo é ideal para treinos longos, de 10 a 15 km.
  • FR 97 Energized é ideal para corredores que buscam um tênis de performance com o preço acessível. Este modelo possui amortecimento responsivo e cabedal elástico para lidar com o inchaço comum em corridas longas.
  • Volt possui tecnologia de absorção de impacto responsiva, estrutura leve e tramas abertas para proporcionar respirabilidade. Este modelo está disponível nas versões feminina, masculina e infantil.
  • Spirit 2.0 é ideal para corridas curtas na rua ou esteira. Possui amortecimento responsivo, conforto no encalce e respirabilidade aos pés.
  • Fúria possui entressola aerada que oferece alta absorção de impactos. O cabedal oferece estabilidade e respirabilidade. O interior do tênis é revestido em espuma que oferece conforto.
  • Energized Pad 2.0 é ideal para correr curtas distâncias no asfalto. O amortecimento é responsivo e o drop é relativamente alto, o que proporciona uma pisada macia e suave.

Quais são os melhores modelos de tênis Fila para caminhar e ir à academia?

Se você está procurando um tênis para malhar ou caminhar, escolha um modelo confortável e com bom amortecimento. Para quem está iniciando os treinos, essas são as melhores opções:

  • Holder 2.0 é ideal para malhar, caminhar ou corridas leves , pois oferece um bom nível de amortecimento e tem cabedal respirável, que mantém seus pés frescos durante a prática esportiva. Disponível apenas na versão feminina.
  • Eternity oferece absorção de impacto em caminhadas, corridas leves e treinos de musculação. O cabedal elástico amplia a mobilidade dos pés. Disponível nas versões feminina e masculina.
  • Trend é um tênis versátil, pois pode ser usado tanto para treinar e caminhar, quanto para uso casual e trabalho. O formato facilita o calce e a forma é ideal para quem tem pés largos.
  • Fabulous é o modelo ideal para quem procura um tênis minimalista para caminhar ou fazer uma corrida leve. O tênis oferece bom amortecimento, mas não pode ser exigido demais.
  • Champion Pode ser usado para praticar diferentes esportes, pois oferece conforto, leveza e suporte ao arco dos pés. Este tênis masculino é um dos mais vendidos pela Fila.
  • Finder é bom para caminhadas curtas e treinos leves. Apesar da entressola absorver bem o impacto, este tênis não deve ser usado para correr. Está disponível nas versões feminina e masculina.
  • Softness é o modelo ideal para malhar. Tem design arrojado, cabedal leve e interior acolchoado na região do calcanhar. O amortecimento é suficiente para caminhadas e treinos leves.
  • Extra Jog possui drop alto, por isso oferece suporte ao arco dos pés, proporciona estabilidade e segurança. Pode ser usado em atividades físicas ou contextos casuais.
  • Flagtrainer foi desenvolvido para ser um tênis de academia. Inicialmente deve ser usado em treinos de musculação, depois em caminhadas, só não é uma boa opção para corrida.
  • Fit Tech é ideal para academia e atividades indoor como esteira. Tem boa construção, ideal para durar.
  • Thunderbolt é ideal para quem deseja fazer caminhadas longas ou corridas leves no asfalto. Oferece conforto, respirabilidade, liberdade de movimentos para os pés e bom amortecimento.
  • Nine é ideal para atividades na academia e caminhadas leves. O cabedal é resistente ao desgaste dos treinos, mas é menos respirável e flexível e isso pode comprometer o conforto dos pés.
  • F-Smash é versátil, pois pode ser usado como tênis esportivo e casual. A construção resistente – contém camadas em zonas de maior desgaste – é um dos pontos positivos.
  • Cage Phyton é ideal para treinar e caminhar. O cabedal é confeccionado em material sintético fechado, por isso é relativamente quente para caminhadas longas. Disponível apenas na versão masculina.
  • Overpass Hit é um tênis esportivo ideal para modalidades que exijam suporte na região dos tornozelos. Esse modelo possui dupla camada, que proporciona estabilidade e conforto. Disponível na versão masculina.
Imagem de uma pessoa calçando um tênis.

Você encontra tênis Fila masculino, feminino e unissex. (Fonte: Rawpixel.com/ Pexel.com)

Quais são os melhores modelos de tênis Fila de uso casual?

Você também encontra modelos de tênis Fila em estilo casual, ideal para quem procura um tênis confortável para trabalhar, estudar ou passear. Você deve usá-los em contextos informais.

Os modelos mais populares são: Atrekk, Disruptor, F-1911, Ray Tracer, Skyrunner 95, Speed Trail, Trail Byte e V. Track. Todos estão disponíveis nas versões feminina e masculina e em diferentes tonalidades.

Imagem de um tênis casual.

Alguns modelos de tênis Fila são versáteis. (Fonte: The Lazy Artist Gallery/ Pexels.com)

Por que o tênis Fila Disruptor é tão popular?

O tênis Disruptor II é um modelo casual, que pode ser usado em diferentes momentos do dia a dia. Você pode combiná-lo com jeans e camiseta, vestido ou saia, para momentos de lazer, como ir ao cinema, teatro e restaurantes.

Este modelo está disponível nas versões feminina e masculina – a diferença entre elas é que a plataforma do modelo masculino mede 4cm e a do tênis feminino mede 8cm – em diversas opções de cores, inclusive com efeito metalizado.

Confira quais são as vantagens e desvantagens do tênis Fila Disruptor com a designer de moda Gabriela Toscas, em seu canal no Youtube, que conta com mais de 300 mil inscritos:

Como saber se o tênis Fila Disruptor é original?

Para saber se você está comprando um tênis Fila Disruptor II original compare as seguintes características: O tênis original tem estrutura firme, enquanto a réplica é bastante mole.

No tênis original a palmilha é colada, enquanto na réplica, você pode removê-la do tênis. Outra diferença na palmilha é que no modelo original, o logotipo é estampado em um bloco azul escuro, na réplica não.

O acabamento também é muito diferente, sem contar a tonalidade do tênis que é branco puro na versão original e branco azulado na réplica.

Fique atento: O tênis original é fabricado na China, Coréia e Vietnã e entre os calçados fabricados em cada país há algumas diferenças como estampa do logotipo e etiqueta na parte superior do tênis.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de tênis Fila

Você precisa de um tênis Fila para caminhar, correr ou malhar? Ou está procurando um modelo casual, para usar no cotidiano? Ao responder essas perguntas, será mais fácil encontrar o modelo ideal de tênis Fila. Depois, analise as seguintes características:

Vamos detalhar cada um dos itens a seguir.

Modalidade de corrida

Se você está procurando um tênis Fila para correr, é preciso escolher um modelo adequado à modalidade que você pratica.

  • Corredor velocista: As regiões do mediopé e antepé são propulsoras do movimento, portanto o solado precisa ser responsivo para gerar velocidade. Sugestão: Kenya Racer 2.0.
  • Corredor de meia distância: A região do retropé realiza a propulsão dos movimentos, por essa razão, o tênis precisa de amortecimento e proteção nas articulações. Sugestões: Ribbons Nandi ou Ribbons Kamba.
  • Corredor de trilha: Deve procurar um tênis estável e com boa tração para terreno acidentado. A melhor opção de tênis para corrida em trilha é o Slant Summer 2.0.
 Imagem de uma mulher se preparando para correr.

Você deve escolher um tênis de corrida de acordo com a modalidade que pratica. (Fonte: The Lazy Artist Gallery/ Pexels.com)

Estilo de pisada e biomecânica do corredor

É importante escolher um tênis de corrida de acordo com o seu tipo de pisada – pronada, supinada ou neutra. Para descobrir o seu estilo de pisada, realize um teste no ortopedista.

Além do tipo de pisada, o exame deve levantar o histórico de lesões do atleta, queixas de dor e dimensões dos pés, para extrair as melhores indicações de calçado de corrida.

Andrea Naomi OnoderaEspecialista em biomecânica da Fila no Brasil

” Mais importante que avaliar somente o tipo de pisada, é avaliar a biomecânica da corrida do atleta. A cinemática da corrida responde como o movimento está sendo feito.”

O exame de pressão plantar também indica qual é a biomecânica de corrida do atleta, através da análise de sobrecarga no ponto de apoio.

Tamanho do tênis

Um dos diferenciais dos tênis Fila é a variedade de tamanhos. Para as mulheres, há opções do número 25 ao 48 e para os homens do 37 ao 48 – as opções de numerações variam de acordo com o modelo em questão.

A Fila oferece tênis em numerações especiais, do tamanho 25 ao 48.

Este é um ponto positivo do tênis Fila, pois a maioria das marcas oferecem modelos em numerações padrão e não atende as pessoas que precisam de numerações especiais. A Fila oferece tênis em numerações especiais, do tamanho 25 ao 48.

Modalidade esportiva

Além dos segmentos Running e Trainning – corrida e treino, respectivamente – você encontra tênis Fila no segmento Tennis, calçados próprios para praticar essa modalidade esportiva. São eles: Ot Pro Clay, Topspin 3.0 Clay e Delirium Indoor.

 Imagem de uma mulher jogando tênis.

Você encontra modelos de tênis Fila para praticar esportes. (Fonte: Dmytro/ Pexels.com)

Os modelos da linha Tennis possuem tecnologia exclusiva 4 Pivots, quatro pontos de giro na base do solado, que permitem ao atleta agilidade e velocidade durante a troca de posição, sem comprometer a estabilidade.

(Fonte da imagem destacada: Jeremy Chen/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.