Na foto uma menina em um campo se alongando.

Eles podem ter com luzes, rodinhas, glitter e muitos outros detalhes. O tênis infantil de menina é um dos tipos de calçados mais utilizados pelas crianças e é sobre ele que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil. Seja muito bem-vindo!

Logo que surgiu, o tênis era um calçado usado apenas para a prática de atividade física, mas hoje ele é um verdadeiro aliado de meninas de todas as idades. Ele as acompanha na escola, no shopping, em passeios pelo parque e em muitas outras ocasiões graças ao seu design muito confortável.

Mas escolher produtos para criança não é uma tarefa fácil. Por isso, criamos esse texto para te explicar absolutamente tudo sobre o tênis infantil de menina e ao final da leitura você saberá exatamente qual comprar. Então continue com a gente e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • O tênis infantil de menina está disponível em diversas cores e tamanhos, mas o principal fator na hora de escolher um modelo é que ele seja completamente flexível.
  • Quando for comprar um tênis desses não se baseie somente na numeração, pois ela muda um pouco de acordo com a marca.
  • Esse calçado é ideal para a prática de atividades físicas, mas pode também ser usado em outras ocasiões.

Você também pode gostar:

Os melhores tênis infantis de menina: Nossas opções

Basta entrar em uma loja de calçados para ver que existe uma infinidade de tênis infantil de menina. Justamente por isso é importante conhecer os melhores, principalmente no quesito conforto. Para te mostrar quais são eles que preparamos esse ranking com as opções mais bem avaliadas. Confira:

O tênis companheiro de aventuras

A Asics é uma marca referência em calçados e esse modelo infantil para meninas alia conforto e resistência, podendo ser um companheiro de aventuras. O calçado é confeccionado em mesh, que são fibras em malha de tramas abertas e possui sobreposição em material sintético, que garante maior flexibilidade.

A sua entressola é em EVA, servindo para absorver os impactos durante a pisada e seu interior é confeccionado com material têxtil acolchoado. Outro diferencial é que ele possui solado em borracha antiderrapante, acompanha tira em velcro com cadarço e está disponível na cor pink com detalhes em preto e amarelo.

O tênis infantil de menina clássico

Esse modelo de tênis da marca Bibi não possui fecho e cadarço, sendo apenas de encaixar o pé, o que garante uma maior facilidade na hora da sua colocação. Ele é confeccionado com materiais livres de substâncias tóxicas e que permitem uma transpiração natural dos pés.

O calçado conta ainda com uma palmilha Fisioflex Dry, desenvolvida em espuma sustentável com tratamento antimicrobiano que não deforma com o uso. Além disso, ele se ajusta naturalmente a anatomia do pé da criança e está disponível na cor azul marinho com rosa.

Uma opção para as meninas práticas

Tendo um design mais esportivo, essa opção de tênis infantil para meninas é de um modelo slip on, ou seja, que não possui amarração. E para garantir um melhor calçamento ele é confeccionado com um puxador em tecido com elásticos laterais na sua lingueta.

O tênis possui forro em tecido com reforço acolchoado no calcanhar, que dá maior proteção e conforto aos pés, e conta com solado em EVA leve e com fissuras para maior flexibilidade e amortecimento. Além disso, sua palmilha tem memória elástica é produzida através da tecnologia feetpad, que a torna mais macia.

Guia de Compra

Os tênis são calçados muito versáteis que podem ser encontrados em diversos modelos, cores e tecidos. Há opções para mulheres, homens e até mesmo para crianças. Dentre tantas variações, um dos mais comuns é o tênis infantil de menina.

Ideais para a escola, realização de atividades físicas e passeios, o tênis infantil de menina deve estar presente na sapateira de todas as crianças. Sabendo disso, criamos esse guia de compra para responder todas as suas perguntas sobre ele e te ajudar a escolher o modelo ideal para a sua pequena.

Na foto uma menina e uma mulher de mãos dadas em um campo usando macacões jeans e flores na cabeça.

O tênis infantil de menina pode ser utilizado em todas as ocasiões e garante conforto para as crianças. (Fonte: Zun Zun / Pexels)

O que é um tênis infantil de menina?

O tênis infantil de menina é um calçado muito presente no dia a dia das crianças. Ele é desenvolvido em tecido e conta com solado de borracha, tendo em seu interior uma palmilha que garante um maior conforto.

Existem opções com cadarços, velcro e até mesmo os chamados slip on. No quesito cores e modelos há uma infinidade de opções, podendo ser encontrados desde os esportivos, até os mais sofisticados, ideais para passeios especiais.

foco

O tênis foi inventado no século 19, porém logo que começou a ser utilizado não possuía o tradicional solado de borracha e nessa época era todo feito em couro.

Foi em 1839 que um homem chamado Charles Goodyear, o mesmo que deu origem ao nome da marca de pneu, descobriu uma forma de moldar a borracha.

A partir disso, o tênis como conhecemos hoje surgiu. Por muito tempo ele foi muito utilizado apenas por quem praticava esportes. Porém, isso foi mudando com o tempo e diversas marcas passaram a apostar nesse produto que ganhou os pés de adultos e crianças.

Quais as vantagens e desvantagens do tênis infantil de menina?

O tênis é um dos tipos de calçados que mais garante conforto e flexibilidade para os usuários, e não é à toa que ele é um aliado na prática de atividades físicas. Por esses motivos eles são muito usados por meninas de diversas idades, já que as deixam livres para executar suas atividades no dia a dia.

Há modelos de tênis para todos os tipos de crianças.

Outro ponto positivo dos tênis infantis menina é que eles são encontrados em diversos modelos. Graças a isso a busca por uma opção que seja adequada nos quesitos aparência e tamanho é fácil.

O fato de ser um calçado mais fechado também é uma vantagem desse produto. Isso porque ele consegue proteger os pés do frio, chuva e até mesmo do sol.

A desvantagem é que por existirem muitos fabricantes desse item há também uma variação no quesito fôrma. Isso faz com que algumas vezes o tamanho usado em uma marca não seja o mesmo em outra, o que gera confusão na hora da compra.

Além disso, alguns modelos mais modernos são confeccionados com tecidos diferenciados, como os que imitam couro, por exemplo. Isso gera um problema porque eles não absorvem bem a transpiração e em dias muitos quentes podem incomodar a criança.

Vantagens
  • É confortável
  • É o melhor para atividades físicas
  • Existe em diversos modelos e tamanhos
  • Protege das variações climáticas
Desvantagens
  • Nem sempre a fôrma de uma marca é igual a de outra
  • Alguns tecidos não absorvem bem a transpiração dos pés

Quais os principais modelos de tênis infantil de menina?

Como você sabe, existem milhares de opções de tênis infantil de menina. Porém, deixando de lado os quesitos cor, tecido e estilo, existem basicamente três modelos que podem ser adquiridos:

  • Com cadarço
  • Com velcro
  • Slip on

Todos esses tipos de tênis são facilmente encontrados em qualquer loja de calçados e cada um possui seus pontos positivos e negativos.

Os tênis infantis menina com cadarço são os mais comuns, existindo em versões mais casuais e esportivas. Seu grande diferencial está em poder escolher o grau de ajuste do calçado ao pé, mas por outro lado eles dão mais trabalho para colocar.

Os modelos com velcro já são mais práticos e muito vistos em tênis para crianças menores de seis anos, que ainda não sabem amarrar os cadarços. Com eles também é possível fazer um ajuste personalizado, mas com menos precisão.

Já o slip on está entre os mais modernos e é sinônimo de praticidade, pois neles não existem cadarços ou velcros. Por isso, é fundamental que a criança o experimente antes de sair usando para garantir que não estejam soltos no pé e possam assim prejudicá-las.

Quanto custa um tênis infantil de menina?

Os tênis infantis menina possuem uma variação de preço considerável e o que irá alterar o seu valor é o tamanho, a marca e os detalhes especiais que possuem.

Com relação a isso, é importante saber que os de marcas como Adidas, Nike, com rodinhas e luzes acabam tendo um valor um pouco mais elevado do que os mais simples.

A partir disso saiba que existem opções com preços que começam em R$19,90 e podem chegar até cerca de R$500, dependendo do modelo escolhido.

Onde comprar um tênis infantil de menina?

Os tênis infantis menina são produtos muito fáceis de serem encontrados para comprar e em qualquer loja que venda calçados eles estão presentes. Dessa forma, é possível adquiri-los na Passarela, Pontal, Shoebiz e Centauro.

Online isso é ainda mais simples, visto que existem centenas de sites que vendem esse tipo de tênis. Com isso, algumas opções de lojas online para fazer essa compra são: Amazon, Americanas, Dafiti ou Zattini.

Critérios de compra: Fatores de comparar os modelos de tênis infantil de menina

Até aqui te mostramos tudo sobre o universo dos tênis infantis menina e agora chegou o momento de te ajudarmos a escolher o ideal para a sua criança. Para isso você deve levar em consideração alguns fatores, são eles:

  • Material
  • Tipo de sola
  • Cor
  • Número

Abaixo detalharemos cada um deles para você não errar.

Material

Quando se fala em tênis infantil de menina a primeira preocupação deve ser sobre o conforto. Nesse quesito, o tecido em que esse produto é confeccionado é fundamental para determinar isso. Dessa forma, opte sempre por aqueles que são feitos de materiais macios e flexíveis.

Essas matérias-primas flexíveis conseguem permitir o funcionamento natural do pé, o que é fundamental para as crianças que estão se desenvolvendo. Por isso, antes de adquirir o produto tente dobrá-lo e nessa hora não deve existir nenhuma resistência.

Além disso, busque por opções que consigam fazer uma boa absorção do suor, pois assim o calçado poderá ser utilizado sem complicações até mesmo nos dias quentes.

Na foto uma menina em cima de um prédio fantasiada de heroina.

Quanto mais maleável e flexível o tênis infantil de menina for, melhor ele será para o seu desenvolvimento. (Fonte: choreograph / 123rf)

Tipo de sola

A sola é uma das partes mais importantes nos tênis e com os modelos para meninas isso não é diferente. Com relação a isso a questão a ser levada em consideração é a espessura dessa sola.

A respeito disso saiba que os modelos um pouco mais finos garantem uma propriocepção adequada, fazem a ativação neuromuscular e complementam a habilidade do corpo de absorver impactos.

Os tênis com rodinha fazem sucesso, mas devem ser usados com cuidado.

Aqui entra também a questão dos tênis que possuem rodinhas na sola e fazem sucesso entre as crianças. Por mais que eles sejam muito bacanas, caso seu uso seja frequente podem gerar problemas de postura e até mesmo má formações no pé.

Outra atenção é sobre o risco de quedas. Por isso, na hora de comprar um modelo desses lembre-se que ele é mais perigoso e que não deve ser usado sempre para não prejudicar a criança.

Cor

Com relação a cor o grande ponto positivo é que existem diversas opções e isso faz com que seja possível encontrar uma opção de acordo com que se deseja.

O tênis infantil de menina rosa é o mais comum, mas para quem quer fugir do padrão existem opções em azul, preto, branco e até mesmo os metalizados.

Inclusive, para as crianças maiores que já estão andando e se aventurando por aí vale mais a pena investir nos tons mais escuros. Dessa forma, eles irão sujar menos e a limpeza será mais fácil.

Na foto uma menina sentada em um sofá com um tablet nas mãos.

Os tênis mais claros são ótimos para serem usados em lugares mais fechados, enquanto que os escuros são bons para atividades externas. (Fonte: georgerudy / 123rf)

Número

Escolher o tamanho adequado de um tênis infantil de menina não é fácil. Isso se deve ao fato de que as marcas têm fôrmas diferente e que nem sempre o tamanho de um chinelo é idêntico ao de um tênis, por exemplo.

Para isso a dica é sempre verificar a medida em centímetros, no caso da compra online, ou fazer com que a criança prove o tênis antes da adquiri-lo. Nessa hora, para saber se o produto está no tamanho correto, lembre-se que a parte da frente do tênis deve permitir que os dedos se espalhem naturalmente.

(Fonte da imagem destacada: Kirill Ryzhov / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.