Foto de três meninas sentadas, todas de pernas cruzadas, vestindo saias brancas e tênis também brancos.
Ultima atualização: 16 de maio de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

39Comentários coletados

Seja bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos falar de um produto específico de uma marca que há muitos anos faz a cabeça das meninas: o tênis Melissa.

Para que não sabe, a Melissa é uma marca de calçados femininos, focada nos públicos infantil, adolescente e jovem. Dentre os calçados que ela produz está o tênis, caracterizado por ser infor e divertido, independente do modelo.

No guia de hoje vamos te apresentar alguns modelos deste produto, além de te contar porque ele deve fazer parte das suas escolhas.




Primeiro, o mais importante

  • O tênis Melissa é aquele fabricado pela marca de calçados femininos Melissa, conhecida por produzir somente sapatos em plástico PVC.
  • Estes não são tênis esportivos e sim casuais, para serem usados em diferentes situações do dia a dia.
  • O grande diferencial do tênis Melissa é o seu design, diferente de qualquer outro no mercado, por suas características autênticas, modernas e descoladas.

Você também pode gostar:

Melhores tênis Melissa: Nossos favoritos

Abaixo, selecionamos alguns dos modelos mais bem requisitados da Melissa, para que você possa decidir qual tênis se encaixa melhor em suas necessidades e gostos.

Guia de compras

A Melissa não é especializada na fabricação de tênis, mas isso não quer dizer que ela não o faça bem. A marca produz modelos modernos e práticos que valem a sua atenção.

No guia abaixo iremos te contar um pouco mais sobre esses produtos, além de falar sobre a marca e outros fatores que você deve levar em conta na hora da compra.

Foto de mostra do meio das coxas pra baixo, de uma pessoa que está de lado, usando calça jeans e tênis colorido com aplicações.

O tênis Melissa é jovem, informal e prático, seguindo sempre o estilo da marca. (Fonte: The Lazy Artist Gallery/ Pexels)

O que é o tênis Melissa?

Os tênis Melissa, como o próprio nome já indica, nada mais são do que os tênis fabricados pela marca brasileira Melissa, da Grendene.

Apesar da marca focar sua produção em sandálias, seus tênis também são muito conhecidos entre o público feminino. Sempre em PVC e seguindo o mesmo estilo, eles oferecem conforto e praticidade.

Quais as vantagens e desvantagens dos tênis Melissa?

O que não falta à Melissa é criatividade, bom humor e estilo, e com o tênis não seria diferente. A marca é conhecida por sempre fabricar calçados em PVC e cores vivas, dotados de personalidade.

No caso dos tênis, eles são sempre casuais e jovens, sendo boas escolhas tanto para o dia a dia, quanto para serem usados em festas e eventos informais, como uma reunião entre amigos.

Os tênis da marca são idealizados para promover conforto e praticidade à mulher, sem que ela precise abrir mão do estilo e da boa aparência para isso.

Além do mais, é possível comprá-los não só nas cores tradicionais, como o preto e o branco, mas também nas versões coloridas, desde o vermelho mais vivo, até o rosa mais claro.

Como outros produtos da Melissa, os tênis são sustentáveis, pois são veganos e recicláveis, uma vez que são feitos em PVC.

Inclusive, o fato de serem fabricados em PVC facilita muito na hora da limpeza, pois basta um pano úmido para higienizá-los externamente.

Por outro lado, algumas pessoas reclamam do mau cheiro que o material do calçado pode causar, caso fique por muitas horas no pé.

É importante que você entenda também que o tênis Melissa não é um tênis esportivo, e não deve ser usado para a prática de exercícios físicos. Seu estilo é o casual e urbano, bem streetwear, ok?

Por fim, é interessante citar que, de maneira geral, é um produto barato e que de quebra colabora com o meio ambiente. Ainda que algumas pessoas os achem muito fora da curva e diferenciados, são excelentes escolhas para quem gosta de sapatos modernos e marcantes.

Para sintetizar tudo o que falamos, aqui está uma tabela comparativa das vantagens e desvantagens dos tênis Melissa:

Vantagens
  • São dotados de estilo e criatividade
  • Perfeitos para situações casuais
  • Fabricados em tons clássicos e coloridos
  • São confortáveis
  • São práticos
  • São veganos e recicláveis
  • O PVC facilita a limpeza
Desvantagens
  • PVC pode causar mau cheiros nos pés
  • Algumas pessoas podem se incomodar pois são bm chamativos
  • Nenhum modelos é indicado para eventos não casuais

Quais os principais modelos dos tênis Melissa?

Os tênis Melissa seguem uma identidade muito bem estabelecida e possuem estilos bem semelhantes. No entanto, isso não quer dizer que sejam iguais.

Assim como qualquer marca, cada um deles possui seu próprio design e suas próprias características, que é o que vamos te apontar agora.

Clássicos

Os clássicos são os tênis mais vendidos da marca. Eles normalmente não possuem textura mas têm cadarço, seguindo a estrutura básica de um tênis padrão, mas com o toque final da Melissa, como é o caso dos modelos Be e Mel Be.

Estes são os mais indicados para ocasiões um pouco mais sérias, especialmente nas cores sóbrias.

Descolados

Se você curte tudo o que é diferente e criativo, vai amar os modelos descolados da marca.

Eles são cheios de energia e possuem características que você dificilmente irá encontrar por aí, tipo o Polibolha Sneaker, com textura de bolhas, ou o Ulitsa Sneaker Platform, que possui uma grande plataforma e cadarço que não amarra.

sapato branco ao lado da blusa e camisa rosa e óculos de sol

O Polibolha Sneaker é diferente de tudo o que você já viu, e conquista pelo estilo moderno e divertido. (Fonte: Cathy Yeulet / 123RF)

Inspiração esportiva

Como dissemos, a Melissa não produz tênis indicados para a prática de esportes, no entanto, alguns de seus modelos são inspirados no estilo esportivo e ganham todo o charme do streetwear.

Se você gosta de tênis com essas características, vale dar uma olhada em todos os modelos da linha que a marca criou junto com a Fila.

Clássicos Descolados Inspiração esportiva
Design Básico, com estrutura de tênis padrão Variável, com texturas, recortes e traços diferentes Design de inspiração esportiva
Onde usar No trabalho e em compromissos casuais Em festas e eventos descolados No dia a dia, quando for andar bastante, ou em espaços à céu aberto
Modelos principais Be, Line e Mel Be Pibolha Sneaker, Ulitsa Sneaker Platform e Campana Sneaker Todos da linha da Melissa com a Fila
foco

Você sabia que a primeira Melissa foi criada em 1979? Neste ano, ela era apenas um modelo, o Melissa Aranha, criado pela marca brasileira Grandene.

Inspirada nos pescadores da Riviera Francesa, a Melissa Aranha caiu no gosto das mulheres pelo seu design diferente e por ser feita de plástico.

A partir daí, o modelo se tornou conhecido mundialmente, e a Grandene desenvolveu cada vez mais produtos para linha Melissa, até esta se tornar a grande marca que é hoje, com lojas espalhadas por todo o Brasil.

Quanto custa e onde comprar um tênis da Melissa?

Uma das vantagens dos tênis Melissa, é que eles oferecem excelente custo benefício. De maneira geral, um tênis da marca custa entre R$70 e R$200. Boa notícia para o nosso bolso, né?

Comprar o seu tênis Melissa dos sonhos não é nada complicado. Você pode ir, inicialmente, a alguma loja da própria marca, presente em muitas cidades pelo Brasil.

Lojas de calçados diversos, dessas chamadas multimarcas, também costumam vender tênis Melissa.

E, claro, você também tem a opção de comprar online em sites como Amazon, Buscapé, Mercado Livre, Dafiti e Zattini.

Critérios da compra: como comparar as opções de tênis Melissa

Existe mais de um modelo de tênis Melissa, e antes de você comprar o seu, pode ser interessante analisar alguns pontos, como:

A seguir, vamos explicar em detalhes cada um desses critérios.

Conforto

É essencial que o tênis escolhido fique bastante confortável no seu pé, afinal, ele vai apoiar o seu corpo todo durante muitas horas do dia.

De maneira geral, os tênis Melissa sempre saem ganhando nesse quesito, no entanto, é importante perceber se ele não está apertando seu dedo ou não está pegando nas laterais, ok?

Conforto varia muito de pé para pé, e acaba sendo uma questão um pouco pessoal.

Material

Todos os tênis Melissa são fabricados em PVC, tipo de plástico maleável e bastante versátil. Apesar de não ser muito comum, tênis desse material sujam bem menos e são muito mais confortáveis do que se imagina.

Sem contar que o material agrega muito estilo para o look e se destaca em qualquer produção.

Tamanho

A Melissa trabalha com tamanhos para bebês, crianças e adultos, de forma a atingir mulheres e meninas que se interessem pelos seus produtos.

No caso da linha bebê, ela é chamada de Mini, sendo que vai do número 17 ao 28, ou seja, pequenas com mais ou menos seis meses já conseguem dar seus primeiros passos usando tênis Melissa.

A linha Mel é a linha infantil, com numerações de 26 a 33, para meninas entre três e 10 anos.

Acima dos 10 anos, é possível que a linha adulta já sirva, pois esta cobre da numeração 34 até o 46, sem deixar ninguém de fora.

Design

O design é o quesito que mais chama atenção nos tênis Melissa. Eles são modernos, descolados, alegres e sempre bem jovens.

O que não falta são modelos e cores para você brincar e se inspirar na hora de montar um look.

(Fonte da imagem destacada: Roman Saborskyi/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.