Pés femininos em uma pista com tênis para corrida
Ultima atualização: 20 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

28Horas investidas

6Estudos avaliados

85Comentários coletados

Embora muitas pessoas ainda acreditem que é uma besteira, encontrar o melhor tênis para corrida pode ser determinante para praticar o exercício com segurança e eficiência. Não se trata de moda ou estilo, é uma questão de saúde e desempenho.

Pensando nisso, elaboramos um material completo que mostra as vantagens de usar o calçado correto na hora de colocar o pé na pista. Vamos deixar dicas para você escolher o modelo ideal, com uma seleção dos mais vendidos de 2021. Confira!




Primeiro, o mais importante

  • O tênis para corrida é indicado não apenas para corredores profissionais, mas para todas as pessoas que pretendem iniciar neste tipo de atividade física.
  • Existem diversos modelos de tênis para corrida. Cada pessoa precisa avaliar o tipo de pisada para definir qual é o calçado ideal.
  • A escolha do melhor tênis para corrida envolve fatores como a finalidade, a inclinação do solado e o sistema de amortecimento.

Melhores tênis para corrida: nossas recomendações

Entre diversas marcas e modelos, encontrar um bom tênis para corrida pode ser bem complicado para qualquer corredor. Para facilitar essa busca, fizemos uma pesquisa entre os mais vendidos. E estes estão no topo da lista.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o tênis para corrida

Se você ainda não sabe muito bem como diferenciar um tênis para corrida de um modelo casual, por exemplo, suas dúvidas estão próximas do fim. Nesta seção, vamos mostrar as principais características deste calçado. Vem com a gente!

grupo de pessoas usando tênis para corrida

Cada pessoa precisa avaliar o tipo de pisada para definir qual é o calçado ideal. (Fonte: Artem Ermilov/ 123rf.com)

O que é um tênis para corrida?

O tênis para corrida é um calçado desenvolvido especificamente para essa prática esportiva. Ao contrário dos modelos comuns, ele é mais flexível e leve, e conta com sistema de amortecimento.

Em outras palavras, podemos dizer que ele é projetado para reduzir impactos durante o exercício e minimizar o risco de lesões nos tendões, calcanhar e joelhos. Existem fabricantes que atuam focados apenas neste tipo de tênis.

Quais os tipos de tênis para corrida?

Os modelos são quase infinitos. Mas todos eles podem ser classificados em um dos três tipos básicos de tênis para corrida. Essas categorias foram definidas com base na finalidade dos calçados:

  • Asfalto - indicado para correr na rua, ele tem sola plana e é muito acolchoado, proporcionando muito conforto e leveza durante a corrida;
  • Trilha - ideal para áreas de grama ou terra. O solado costuma ter travas para aumentar a aderência e evitar escorregões. Fica mais firme no pé e costuma ser menos confortável;
  • Pista - este é o tipo usado por corredores profissionais, projetados para pistas de atletismo. Também contam com travas de aderência, mas são mais leves.

Quem pode usar o tênis para corrida?

Não há restrição no uso do tênis para corrida, a menos que você vá praticar uma atividade específica, que exija calçado apropriado. Por apresentar modelos muito confortáveis, é comum que, especialmente os adolescentes, utilizem esse tipo de tênis no dia a dia.

Além disso, o tênis para corrida pode ser usado em alguns esportes de quadra, como vôlei, tênis e para a tradicional caminhada. Mas é bom ficar atento. Se você pretende praticar algum desses esportes com assiduidade, é recomendado usar o calçado mais indicado para cada situação.

mulher amarrando o tênis de corrida

O tênis de corrida é indicado para todas as pessoas que pretendem iniciar neste tipo de atividade física. (Fonte: Vadim Guzhva/ 123rf.com)

Qual a diferença entre o tênis para corrida e o casual?

Apesar de ser comum que muitas pessoas usem os tênis para corrida no dia a dia, o contrário não é indicado. Os modelos causais, como o AllStar, por exemplo, não oferecem proteção em atividades de alto impacto como as corridas.

Esta é uma diferença técnica entre os dois tipos, mas não é a única, como você pode conferir no quadro abaixo:

Tênis para corrida Tênis casual
Solado Leve inclinação, com maciez Plano e mais rígido
Sistema de amortecimento Possui Não possui
Respirabilidade Maior Menor
Flexibilidade Maior Menor
Conforto Alto Médio

Quais as vantagens do melhor tênis para corrida?

Se um calçado é projetado para determinado uso, essa já é uma vantagem, pois o fabricante diz ao consumidor exatamente o que esperar daquele produto. No entanto, vamos apresentar aqui os benefícios de escolher este tipo de tênis para as suas corridas:

  • Evita lesões nos músculos e articulações;
  • Auxilia na melhora do desempenho físico;
  • Pode ser usado para outras atividades de impacto;
  • Conta com tecnologia de aderência, para evitar derrapadas ou quedas.

O que é o sistema de amortecimento do tênis para corrida?

Falamos várias vezes aqui sobre a importância de um tênis para corrida para a proteção contra lesões. Um dos principais responsáveis por essa segurança é o sistema de amortecimento do calçado.

É ele que atenua o impacto do corpo com o solo a cada passada e, de certa forma, ajuda a manter o corredor livre de lesões. As tecnologias de amortecimento mais utilizadas são:

  • Gel - com cápsulas de material gelatinoso, promove maciez a cada pisada e ajuda a diminuir a fadiga muscular;
  • Ar - bolhas de ar entre a sola e a entressola diminuem o impacto no retorno do pé ao solo;
  • Espuma - confeccionados em espuma EVA, trazem mais leveza aos passos;
  • Polímero - ajuda o tênis a responder rapidamente às passadas, evitando desperdício de energia pelo corpo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher um tênis para corrida

Depois de conhecer as principais características de um tênis para corrida e suas vantagens, você já deve estar no aquecimento para comprar o preferido! No entanto, é importante avaliar alguns pontos antes de fechar o pedido. Veja o que destacamos.

Tipo de pisada

O modelo de tênis para corrida que o seu irmão ou uma amiga adora pode não ser o mais adequado para você. Isso acontece porque o desempenho desse tipo de calçado está muito ligado ao tipo de pisada, que varia de pessoa para pessoa.

Assim, quando for escolher o seu tênis, é importante saber como você pisa. Se ainda não sabe, pode seguir essas dicas:

Tipo de pisada Características
Pronada Pisada para dentro
Supinada Peso se concentra na lateral externa do pé
Neutra Os pés não se inclinam para as extremidades

Finalidade

Lembra quando falamos sobre os tipos de tênis para corrida? Então, eles são definidos com base no uso. E é pensando nisso que você vai conseguir encontrar o melhor modelo para suas atividades.

Em resumo, funciona da seguinte forma: o tênis que será usado em uma corrida off road não é o mesmo que você vai usar para praticar na cidade, nas ruas do seu bairro, por exemplo. Este ponto é fundamental para o seu desempenho. Não descuide dele!

homem passando por um terreno com água com tênis de corrida azul

A escolha do melhor tênis de corrida envolve fatores como a finalidade, a inclinação do solado e o sistema de amortecimento. (Fonte: Petr Joura/ 123rf.com)

Drop

Apesar de não ser muito comum falar sobre este critério, o drop do seu tênis para corrida pode interferir na postura e causar lesões sobretudo nas costas e panturrilhas. Esta característica nada mais é do que a medida da inclinação do solado.

A diferença entre a altura da sola na frente do tênis e a altura da região próxima ao calcanhar deve ser próxima a zero. Isso deixa o pé mais próximo da posição natural e evita a sobrecarga em regiões como dedos, calcanhar e tornozelos.

Material

Como você já sabe, há uma infinidade de modelos de tênis para corrida no mercado, cada um prometendo materiais mais exclusivos e revolucionários. No entanto, o ideal é contar com flexibilidade, conforto e respirabilidade.

O cabedal do tênis — a lateral, que envolve os pés — precisa, acima de tudo, conferir firmeza para as passadas e permitir a troca de ar com o ambiente. Já para o solado, é necessário combinar leveza e resistência.

Acabamento

Não dá para falar em conforto se você sair para correr com as costuras do tênis machucando os pés. Por isso, priorize marcas que têm reconhecida qualidade em todos os detalhes na confecção de tênis para corrida.

Se ficar em dúvida sobre um determinado modelo, consulte as avaliações de outros compradores. Se ele não for bem acabado, você certamente vai encontrar alguém falando sobre isso!

Resumo

Quem quer mudar a rotina e começar a praticar a corrida já deve ter em mente a importância de usar o tênis certo. Por essa razão, preparamos um material especial contando tudo o que é preciso saber para fazer a escolha certa.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a encontrar o modelo ideal de tênis para os seus treinos de corrida. Aproveite a nossa seleção de produtos para encontrar modelos elegíveis a frete grátis na Amazon! Obrigado e até mais!

(Fonte da imagem destacada: lzflzf/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas