Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre uma prática esportiva de alta intensidade e o tênis usado para praticá-la. Pensando em comprar um tênis para crossfit? Você está no lugar certo!

Para escolher o tênis ideal para este esporte, você precisa comprar um modelo flexível, que vai te ajudar a realizar vários tipos de exercícios. Ele também precisa proporcionar firmeza e estabilidade pois os movimentos são de alto impacto.

Não cometa o erro de usar tênis impróprios para o crossfit como o de corrida, pois vários fatores mudam de um modelo para o outro como anatomia, nível de amortecimento, formato do solado, entre outros, que influenciam diretamente no desempenho e segurança.

Primeiro, o mais importante

  • O crossfit é uma atividade física de alta intensidade, por isso é preciso ter um tênis resistente. Um modelo de boa qualidade tem a durabilidade maior, o que faz com que o custo-benefício deste produto seja alto.
  • São características do tênis próprio para crossfit: solado reto, entressola reforçada, cabedal feito de tecido transpirável, antepé mais fino, proteção no retropé e nível de amortecimento mais baixo.
  • Várias marcas fabricam tênis específicos para a prática de crossfit. A Reebok tem o modelo Nano e a Nike tem o Metcom. Outras marcas também têm seus modelos como Adidas, Asics, Fila, Everlast, entre outras.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores de tênis para crossfit

Agora, vamos apresentar os sete melhores modelos de tênis para praticar crossfit. Em nosso ranking, consideramos os produtos preferidos dos consumidores. Você vai poder conferir uma breve descrição dos modelos e os pontos fortes de cada um.

1º – Tênis Response Boost 5 Adidas

[amazon box=”B07GMX2DGC” description_items=”0″]

O Response Boost 5 da Adidas é um dos tênis mais vendidos no mundo pois, além da qualidade excepcional da marca, ele é perfeito para realizar exercícios de alta intensidade como crossfit e cross-training.

Com retorno de energia responsiva, o Response Boost 5 promove uma pisada neutra e livre de impactos negativos para a coluna. É ideal para subir e descer de caixas, dar saltos e fazer corridas curtas.

O tecido que reveste o cabedal (parte externa do tênis) é mesh, ele deixa o calçado arejado e evita o acúmulo de bactérias que criam maus odores. Este tênis pode ser ajustado ao pé e o solado é feito de borracha, dando mais tração aos movimentos de força.

2º – Tênis Metcon 4 Crossfit Nike

[amazon box=”B07G9XST7K” description_items=”0″]

O Metcon 4 da Nike é um modelo indicado para a prática de crossfit, mas também pode ser usado para outros tipos de exercícios, como atletismo e musculação, já que ele conta com suporte flexível.

A base do tênis é reta, o que garante maior estabilidade para fazer levantamentos, flexões e agachamentos. Vem também com apoio para os calcanhares, que facilitam a performance em exercícios de parede. A entressola tem camada dupla para dar amortecimento.

Conta ainda com borracha texturizada (tecnologia Flywire) no mediopé (meio dos pés) que garante sensação de fixação e auxilia em exercícios de corda. A borracha aderente no antepé (ponta dos pés), proporciona tração em sled pushes e o tecido mesh nos calcanhares e tornozelos deixam os pés mais frescos.

3º – Tênis Fxt Pro Feminino Fila

[amazon box=”B07LGFC72V” description_items=”0″]

O tênis Fxt Pro da Fila foi desenvolvido especialmente para quem pratica cross training e crossfit. O solado com evergrip dá tração em superfícies secas e molhadas.

A parte interna do tênis foi desenvolvida com tecido em EVA, Ele também tem estímulo de resposta ao impacto, evitando lesões na coluna e articulações.

4º – Tênis Crossfit Climber Everlast

[amazon box=”B07JPB61JR” description_items=”0″]

O modelo Crossfit Climber da Everlast é um tênis feito para saltar, correr, pular, escalar e levantar peso. Este modelo tem o solado feito de borracha de alto desempenho e amortecimento reforçado que garante estabilidade para a prática de exercícios.

O cabedal do tênis é flexível, feito em tecido de mesh, que deixa os pés respirarem sem ficarem expostos. Você pode escolher entre cinco opções de cores: azul marinho com detalhes em salmão, vermelho com recortes em preto, todo preto, chumbo com azul, e cereja.

5º – Tênis Charged Core Feminino Under Armour

[amazon box=”B0182VA0WQ” description_items=”0″]

O tênis Charged Core da Under Armour tem exclusiva tecnologia Charged Cushioning na palmilha, que garante amortecimento extra contra impactos e tem resposta rápida para os movimentos.

O cabedal tem encaixe moldado para os dedos, a entressola tem duas camadas, sendo uma de Micro G e outra de Charged Cushioning e o solado é feito de borracha com ranhuras anatômicas, para dar tração em qualquer tipo de superfície.

O revestimento do tênis é feito de malha respirável e flexível, que garante liberdade de movimento. Este modelo possui reforço acolchoado no interior do calçado e tem bastante apoio.

6º – Tênis Gel Transition Feminino Asics

[amazon box=”B07M85BXZC” description_items=”0″]

O tênis Gel Transition da Asics está entre os melhores modelos para praticar treinos de alta intensidade como o crossfit, pois ele tem alta capacidade de amortecimento por causa da tecnologia Midsole Fuzegel, que é a fusão do gel e da espuma.

O cabedal é feito de tecido sintético respirável, a entressola é feita de EVA, que garante passos macios e confortáveis, e o solado é de borracha com tecnologia AHAR, que garante maior resistência ao modelo e menor desgaste.

7º – Tênis Fxt Energized Full Masculino Fila

[amazon box=”B07LGFVM1G” description_items=”0″]

O tênis Fxt Energized Full da Fila é uma ótima opção para treinos de crossfit, pois a entressola é feita em EVA e possui as tecnologias Superaction e Energized que proporcionam amortecimento, leveza e flexibilidade aos movimentos.

O solado de borracha tem ranhuras, que contribuem para melhorar a aderência ao solo e aumentar a vida útil do calçado. O cabedal é composto de materiais sintéticos e tecido mesh, que garantem estruturação e permitem que os pés respirem.

Guia de Compra

O crossfit é uma atividade física que exige força, resistência, agilidade, equilíbrio e um bom par de tênis específicos para a praticá-lo. O mais interessante é que os resultados desses exercícios são visíveis em pouco tempo.

Procurando um tênis para crossfit? Leia nosso Guia de Compra e saiba tudo o que for necessário para escolher o seu.

Imagem de um grupo de pessoas praticando crossfit

O crossfit é uma atividade física de alto impacto que é realizada em grupos. (Fonte: Victor Freitas/ Unsplash)

O que é o crossfit?

Antes de falarmos sobre o tênis adequado para a prática de crossfit, vamos te contar um pouquinho mais sobre o que é este treinamento. O crossfit foi criado por Greg Glassman e é uma marca registrada da empresa norte americana CrossFit Inc.

Além de ter criado o esporte, a empresa realiza treinamentos para professores de educação física, para capacitá-los a ensinar a técnica aos alunos de academias em todo o mundo.

O crossfit é voltado para o condicionamento físico em três modalidades: levantamento de peso, ginástica olímpica e outras atividades de condicionamento metabólico, tais como corrida, ciclismo e remo.

Esta prática oferece resultados rápidos por ser uma atividade que envolve alongamento, aquecimento, treinamento técnico para aperfeiçoar os exercícios e “Work Out of the Day” (WOD) que é a execução destes exercícios em um circuito no menor tempo possível.

Por ser uma atividade com vários tipos de exercícios, todos de alta intensidade, os resultados do crossfit são visíveis por dentro e por fora. É comum que o praticante adquira mais força, desenvolvimento muscular, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação motora e resistência cardiorrespiratória.

Imagem de uma pessoa praticando levantamento de peso olímpico (LPO), um exercício do crossfit

Legenda: O crossfit é uma atividade física que trabalha o corpo inteiro. Os resultados são: condicionamento físico, resistência, flexibilidade, força, entre outros. (Fonte: Victor Freitas/ Pexels)

Como deve ser um tênis para crossfit?

Como o crossfit é uma prática que gera um estresse grande no corpo, é preciso adquirir um tênis que possua o suporte necessário, pois o calçado será condicionado a situações muito agressivas como impacto, superfícies adversas, atritos e suportar muito peso.

O calçado para a prática de Crossfit deve ter suporte, estabilidade, bom amortecimento, mobilidade para os calcanhares, flexibilidade para os pés, ventilação e conforto.

É imprescindível que o tênis para crossfit tenha solado reto e entressola forte e plana.

Ele também deve ter um bom amortecimento para evitar quedas e o solado deve ter a estrutura antiderrapante. Uma coisa legal é que esses modelos não têm cadarços, e os modelos que têm são bem curtos e prendem bem.

A maioria dos modelos de tênis usados para essa finalidade são feitos especialmente para a prática do crossfit, mas alguns também podem ser usados para praticar outros exercícios como musculação e atletismo.

Comprar um calçado inadequado para o crossfit pode causar lesões, torções e vários problemas na coluna, pois eles não absorvem o impacto dos exercícios adequadamente.

 Imagem de um homem empurrando um pneu com as mãos

Usar calçados inadequados para praticar crossfit pode causar lesões. (Fonte: tacofleur/ Pixabay)

Como conservar o tênis para crossfit?

Algumas atitudes ajudam a conservar o tênis para crossfit por mais tempo. Uma delas é não usar este tênis para outras finalidades como caminhadas, corridas ou trilhas.

Usar o tênis de crossfit para outros tipos de atividades físicas pode sobrecarregar o solado ao longo do tempo e modificar o seu formato.

Preste atenção também à limpeza, que deve ser feita de acordo com o manual de instruções da marca. Não lave-o em máquina de lavar, evite produtos abrasivos e seque-o à sombra.

Guarde o par em um local arejado onde o tênis tenha espaço para que a malha retorne a posição original, já que ele é comprimido durante a utilização, por causa dos pés e do nó do cadarço.

Nunca empreste o seu tênis, pois com o passar do tempo a fibra do tecido e a sola se adaptam aos seus pés, e emprestá-lo pode afetar isso, além do risco de proliferação de bactérias.

A cada dois anos troque seu tênis por um par novo. Se o uso for diário, troque de um em um ano, pois os calçados se desgastam ao longo do tempo e isso prejudica a eficiência do tênis.

Uma dica para aqueles que praticam crossfit diariamente, é comprar dois pares e alternar o uso pois, desta forma, o desgaste é menor, o pé marca menos o calçado, a sola não vicia e os tênis duram mais.

Qual a diferença entre um tênis para crossfit e um tênis de corrida?

Como você pôde perceber, o tênis próprio para praticar crossfit é um pouco mais caro do que os modelos comuns. Por essa razão, muitas pessoas utilizam tênis de corrida para fazer atividades de crossfit, na tentativa de economizar.

Mas “o barato sai caro” e além do tênis se desgastar muito rapidamente, há um aumento no risco de lesões que podem fazer com que você precise gastar com consultas médicas, fisioterapia e remédios.

Isso acontece, pois, cada modelo de tênis foi projetado de acordo com as características daquele esporte, e isso os torna incompatíveis, pois nem o tênis de crossfit deve ser usado para correr nem o de corrida deve ser usado para o crossfit.

Imagem de uma mulher usando um par de tênis para corrida

O tênis de corrida tem uma anatomia diferente do modelo usado para praticar crossfit. O usado para correr tem o formato similar ao dos pés. (Fonte: PIX1861/ Pixabay)

Os tênis de corrida apostam no amortecimento para minimizar os impactos no solo, mas este mesmo amortecimento desestabiliza os movimentos do crossfit. Outra diferença é na anatomia: enquanto o tênis de corrida segue o formato natural dos pés, o de crossfit tem a sola plana.

Confira agora as principais diferenças e similaridades entre os dois modelos:

Tênis para crossfit Tênis de corrida
Indicação de uso Crossfit e cross training Caminhada e corrida
Anatomia Solado reto Acompanha o formato dos pés: biqueira elevada e corte nos calcanhares
Drop (distância entre o calcanhar e a planta do pé) De 4mm a 6mm Em torno de 8mm
Amortecimento Baixo, solado apenas absorve o necessário Alto índice de amortecimento
Preços O modelo mais barato custa acima de R$ 200 O modelo mais barato custa abaixo de R$ 100

Quanto custa?

Os tênis próprios para a prática de crossfit possuem, na grande maioria, preços elevados, mas todos apresentam um excelente custo-benefício, pois são modelos bastante resistentes e com vida útil longa.

Os preços variam de um modelo para o outro e de acordo com a marca. O mais barato custa em torno de R$ 230, há excelentes opções entre R$ 350 e R$ 500 e o mais caro custa cerca de R$ 600.

Onde comprar?

Você pode comprar um tênis para crossfit em lojas de artigos esportivos como Centauro (física), Dafiti ou Netshoes (virtuais), em lojas de tênis como Authentic Feet, World Tennis, entre outras.

Se você preferir, também dá para comprar através da internet. O mais legal é que pela internet dá para encontrar um preço um pouco mais baixo e você tem uma grande variedade de modelos e marcas de várias cores e tamanhos.

Recomendamos que você dê uma olhada na Amazon. Lá, além de poder conferir os modelos de tênis para crossfit de diversas marcas, faixas de preços e estilos, você ainda pode ler o que outros consumidores acharam daquele produto, através de avaliações e notas.

Critérios de compra: Fatores que lhe permitem comparar os diferentes modelos de tênis para crossfit

Quando for escolher um tênis para praticar crossfit você deve ir muito além da aparência e estar atento a vários fatores que devem ser levados em consideração na hora da escolha como: segurança, conforto, amortecimento, estabilidade, peso, aderência e resistência.

Outras características essenciais na hora de escolher um modelo para praticar crossfit são:

  • Estrutura do tênis
  • Anatomia
  • Drop
  • Solado
  • Entressola
  • Durabilidade

Agora vamos explicar item por item, para que você não fique com nenhuma dúvida e acerte na escolha do seu tênis.

Estrutura do tênis

Assim como a prática esportiva, o tênis precisa ser versátil para se adequar a uma ampla variedade de atividades típicas do crossfit. O tênis deve ser estável, para auxiliar no levantamento de peso e ter amortecimento (leve) para corridas e saltos.

Também é muito importante que o tênis seja respirável, tanto para evitar a proliferação de bactérias e o mau cheiro no calçado, quanto para deixar os seus pés livres desses males.

Modelos feitos com tecido mesh no cabedal são mais confortáveis, respiráveis e auxiliam na troca de calor dos pés com o ambiente.

Anatomia

É possível encontrar modelos bastante anatômicos com afinamento do tecido na região do antepé (dedos dos pés), sola reta na região do médiopé (meio dos pés) e proteção do retropé (calcanhares).

A proteção nos calcanhares e entorno dos pés asseguram estabilidade aos movimentos. O afinamento da sola na região do antepé auxilia quando você estiver pulando corda.

Drop

O drop do tênis se refere à distância entre o calcanhar e a planta do pé. Ele varia de acordo com a atividade física para o qual o tênis será usado. Por exemplo, o drop de um tênis de corrida é acima de 8mm, enquanto o de um tênis para crossfit é cerca de 4 mm.

Imagem de uma pessoa usando um tênis esportivo

O drop do tênis usado para praticar crossfit é menor do que nos modelos de corrida. (Fonte: Shane Aldendorff/ Pexels)

Para a prática de levantamento de peso olímpico (LPO) no crossfit, o drop é ainda menor, isso ajuda a dividir o peso do corpo por igual em cada pé, auxiliando no agachamento e na extensão do corpo.

Se você for um iniciante, ou praticar crossfit apenas de maneira amadora, um tênis com drop de 6mm já é suficiente para oferecer estabilidade, conforto e prevenir a ocorrência de lesões. Você pode trocar por um com drop menor conforme for se adaptando.

Solado

O solado de um tênis próprio para a prática de crossfit deve ser reto, firme e feito de borracha resistente. É essencial que tenha tração em qualquer tipo de terreno. Alguns modelos têm até ranhuras para evitar possíveis escorregões e acidentes.

A borracha deve ser dura, pois, a prática do crossfit exige muito saltos, então quando você pular, ela deve amortecer seu retorno ao solo, para evitar desvios de coluna e outros problemas.

Entressola

A entressola é uma parte do tênis que não é vista com facilidade. Está localizada entre o cabedal (parte externa do tênis) e o solado. Nesta área do tênis há os amortecedores e a espuma que são usados para absorver os impactos.

A maioria dos modelos de tênis de crossfit contam com entressolas reforçadas nas laterais internas dos pés para absorverem melhor os impactos. Modelos assim são fundamentais se na modalidade que você pratica há escalada em corda.

Para quem pratica levantamento de peso olímpico (LPO) há uma preferência maior por entressolas de perfil reto, que garantem a sensação de estabilidade, controlam o seu peso rente à superfície e absorvem os impactos quando necessário.

Durabilidade

É essencial que a pessoa que pratica crossfit use um tênis de excelente qualidade. Esses modelos não costumam ser baratos, mas são a melhor opção pois apresentam maior proteção à saúde e duram mais.

O ideal é que você troque seu tênis a cada dois anos se a sua frequência de treino for regular, ou a cada um ano se você praticar crossfit várias vezes por semana ou diariamente.

Você pode comprar dois pares de tênis e intercalar o uso para evitar o desgaste do acessório.

(Fonte da imagem destacada: micheal0424 / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,53 de 5
Loading...

Publicado por REVIEWBOX