Tênis Puma cinza e rosa.
Ultima atualização: 8 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um dos acessórios mais desejados, seja por esportistas, seja por fashionistas: o tênis Puma.

Marca renomada no mundo dos esportes, a Puma vem investindo pesado em modelos tecnológicos com influências da moda. Hoje em dia, é possível escolher entre opções para todos os gostos e situações.

Em meio a tantos modelos, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar o tênis Puma que irá atender as suas expectativas e objetivos.




Primeiro, o mais importante

  • O tênis Puma está entre um dos mais renomados do mercado em termos de conforto, qualidade e versatilidade.
  • Com tecnologias que favorecem corridas, treinos e esportes como futebol e basquete, o tênis Puma também caiu no gosto popular.
  • Vamos mostrar para você quais são os fatores que diferenciam um modelo de outro e como escolher o tênis Puma ideal.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de tênis Puma: Nossos favoritos

Seja para praticar atividade física, seja para criar um estilo fashionista, quem busca pelos tênis Puma quer inovação. Assim, a marca fabricante continua apostando em modelos diferenciados.

A seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de tênis puma disponíveis hoje em dia no mercado.

Modelo com material sintético

O Scuderia Ferrari Kart Cat 3 é um tênis Puma confeccionado em material sintético, cujo cabedal apresenta também partes em mesh que auxiliam a circulação interna de ar.

Além disso, esse modelo vermelho e branco de cano baixo conta com entressola que é feita de Eva e solado que oferece tração, garantindo estabilidade na caminhada.

O clássico para usar no dia a dia

O Smash V2 é um tênis Puma clássico para usar no dia a dia. Com cabedal feito em camurça e recortes em sintético, esse modelo conta com forro acolchoado e palmilha de EVA que pode ser removida.

Esse modelo Puma tem fechamento de cadarço, possui solado emborrachado e vulcanizado, o que confere uma maior aderência e estabilidade na pisada, além de entressola de borracha.

Ideal para treinos, caminhadas e corridas leves

O Wired é um tênis ideal para treinos, caminhadas e corridas leves. Esse modelo conta com entressola em EVA e tecnologia IMEVA, além de palmilha Softfoam, exclusiva da Puma.

Esse tênis da Puma possui solado de borracha para melhor tração, fechamento em cadarço, cano curto e cabedal respirável com faixa elástica no ante pé, que oferece frescor e suporte.

Ótima opção com solado de borracha antiderrapante

O Hybrid Runner é um modelo de tênis Puma recomendado para treinos e corridas. Seu cabedal é feito com material têxtil respirável e vem com partes em sintético.

Além disso, esse tênis possui revestimento interno com acolchoamento no calcanhar e palmilha de EVA. A entressola conta com a combinação das tecnologias IGNITE e NRGY e o solado é de borracha antiderrapante.

Guia de Compra

Com tantos modelos diferentes, não é tão simples escolher o tênis Puma ideal. Para isso, é preciso levar em conta o seu objetivo de uso, estilo e, é claro, as tecnologias envolvidas no processo de fabricação.

Por isso, criamos este Guia de Compra com as principais informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao investir no tênis da Puma.

Pés com tênis Puma e skate.

O tênis Puma é versátil, confortável e fabricado com alta tecnologia.
(Fonte: Adzarael Camacho / Pexels.com)

Como surgiu o tênis Puma?

A história da Puma envolve muito mais do que a criação do seu famoso tênis. Tudo começou na Alemanha, na década de 1920, quando os irmãos Adolph Dassler e Rudolph Dassler criaram uma marca de tênis esportivos.

Pouco tempo depois, após vários desentendimentos, os irmãos se separaram comercialmente. O resultado foi a criação de duas das maiores fabricantes de tênis, e depois de acessórios e roupas esportivas, do mundo: a Adidas e a Puma.

Adolpho investiu na Adidas e Rudolph criou a Puma. A Puma foi inicialmente batizada de Ruda, um acrônimo formado pelas duas letras iniciais do nome e sobrenome de Rudolf.

Mas após um amigo reclamar da sonoridade e falta de significado da palavra “Ruda”, Rudolf trocou o nome da marca para Puma, cujo som era parecido com o original.

Desde a sua criação até hoje, inúmeros investimentos em tecnologia foram aplicados na confecção dos tênis Puma, o primeiro produto da marca.

Tanto que atualmente a Puma é conhecida por unir moda, tecnologia e influências esportivas em calçados, bolsas, roupas e outros acessórios.

Além disso, a Puma foi pioneira em criar coleções usando influências de movimentos culturais, como o hip-hop, por exemplo.

Os tênis da Puma são confortáveis e duráveis.

Ainda assim, o tênis Puma para corrida é um destaque a parte, principalmente por conta do seu excelente custo benefício e das tecnologias de tração e amortecimento.

Hoje é uma unanimidade: os tênis da Puma são confortáveis e duráveis, tem design inconfundível, e possuem amortecimento responsivo na maioria dos modelos.

Quais as principais evoluções do tênis Puma?

Em 1948 a Puma lançou no mercado a chuteira ATOM, iniciando um relacionamento de sucesso com o mundo do futebol.

Dez anos depois, surgiram as tradicionais listras em forma de onda que se tornaram um dos símbolos do tênis Puma. Em seguida, a marca também se consolidou no mundo do atletismo.

Confira a seguir uma breve linha do tempo que mostra a evolução do tênis Puma:

  • 1952: Lançamento da Puma Super Atom, primeira chuteira do mundo com travas removíveis.
  • 1960: A Puma foi a primeira a utilizar a técnica de vulcanização na produção de tênis, que unia o solado às travas de uma maneira mais eficiente e durável.
  • 1962: Nesse ano, a Puma já exportava seus produtos para aproximadamente 100 países em todos os continentes.
  • 1968: A Puma foi a primeira a oferecer velcro em um tênis esportivo e lançou o famoso tênis Puma Suede, com cabedal de camurça, sola e entressola brancos, que se tornou um ícone da marca.
  • 1970: Na Copa do Mundo do México, quando o Brasil foi campeão, Pelé foi eleito melhor jogador usando as chuteiras da marca alemã.
  • 1971: Lançamento do tênis Puma Pelé com assinatura do craque.
  • 1982: Criação do sistema de solado Duoflex, específico para solos naturais mais duros.
  • 1989: Introdução da tecnologia Trinomic, um sistema de amortecimento para absorver impactos com perfeição.
  • 1990: Lançamento da tecnologia para tênis Puma infantil Inspector, que permitia acompanhar o crescimento da criança através de uma janela na meia-sola.
  • 1998: Em parceria com a estilista Jil Sander a marca lança no mercado uma linha de tênis Puma que misturava o estilo esportivo com o fashion.
  • 2000: Introdução de tênis Puma a prova de fogo para pilotos profissionais, em parceria com a Porsche e a Sparco.
  • 2000 a 2018: a Puma desenvolveu outras tecnologias como a IGNITE e a NRGY, e diversificou o design e material do cabedal.
foco

Você sabia que o Puma Suede foi o primeiro tênis da história a contar com a assinatura de um atleta do basquete, antes mesmo da linha criada pela Nike para Michael Jordan?

O responsável foi o jogador americano Walt Frazier, bicampeão da NBA com o New York Knicks.

Quais as diferenças entre os tênis Puma e Adidas?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida por três razões: a primeira é que ambas as marcas são líderes do mercado de fabricação de tênis esportivos de alta qualidade.

A segunda razão é que a escolha de um tênis, e de sua fabricante, é algo muito pessoal, já que leva em conta, principalmente, o design, o estilo e o conforto.

E, por fim, tanto a Puma quanto a Adidas, em geral, investem e trabalham com tecnologias muito vezes similares.

Prova disso é quando avaliamos as tecnologias mais atuais de ambas as marcas no que se refere ao amortecimento da entressola.

Tênis Puma.

O tênis Puma costuma ter formato mais estreito. (Fonte: Mihail Dechev / 123rf.com)

Nos tênis da Adidas, a tecnologia de amortecimento mais atual se chama Energy Boost. Já no tênis Puma ela é denominada NRGY.

A NRGY apresenta uma sola de amortecimento feita de um material sintético chamado poliuretano termoplástico, que é semelhante ao Boost utilizado pela Adidas.

Tanto que as marcas já chegaram a brigar na justiça para garantir o uso exclusivo da tecnologia, que em linhas gerais é a mesma. No entanto, hoje em dia ambas a utilizam.

Ainda assim, podemos dizer que, em geral, os formatos do tênis Puma são mais estreitos se comparados com os modelos da Adidas. Além disso, o tênis Puma é mais barato do que o da Adidas.

Veja a seguir as principais características gerais do tênis Puma e Adidas:

Tênis Puma Tênis Adidas
Tecnologia Avançada Avançada
Formato Mais restrito Variado
Preço Menor Maior

Quais são os tipos de tênis Puma?

Hoje a Puma conta com uma grande variedade de linhas de calçados, desde os tênis casuais, para usar no dia a dia, até os modelos esportivos e profissionais, seja para corrida, basquete, skate, futebol ou tênis.

Além disso, existem o tênis Puma masculino, o tênis Puma feminino e os para adolescentes e crianças.

Ainda assim, em geral, as tecnologias e características próprias da marca costumam estar presentes em todos os modelos, independentemente do gênero.

Confira a seguir algumas das categorias de tênis Puma que você encontrará:

  • Clássicos: Tênis de cano curto, em couro ou suede, com entressola em Eva e sola de borracha. Ideais para o dia a dia e caminhadas curtas.
  • Treino e Academia: Os tênis Puma dessa categoria possuem design inspirado nos anos de 1990, além de cabedal de malha respirável.
  • Corrida: Tênis Puma com amortecimento responsivo e uma combinação da espuma IGNITE e das esferas NRGY.
  • Basquete: Com opções de cano alto ou curto e combinação de tecnologias de tração e amortecimento.
  • Motorsport: Modelos em parceria com marcas como a BMW, Mercedes, Red Bull e Ferrari, com sola que envolve o pé e entressola de TPU.
  • Futebol: Chuteiras Puma ou tênis de futsal, com Tecnologia NETFIT que garante ajuste perfeito e suporte com bloqueio superior.

Dentre essas categorias, você ainda vai encontrar diferentes opções de acordo com a linha de tênis Puma.

As linhas mais famosas e populares hoje em dia são, por exemplo: Flyer Runner, Smash, Pacer Next, Wired, Vikky, Hybrid e Enzo.

Para entender um pouco mais sobre as diferenças entre os tipos de tênis Puma, veja a tabela com um resumo a seguir.

Tênis Puma casual e clássico Tênis Puma para esportes e treinos
Tecnologia Tênis leves, com amortecimento adequado para usar no dia a dia Alta tecnologia de amortecimento e tração de acordo com a modalidade
Design Variado, atemporal e ultramoderno Variado, ultramoderno e funcional
Conforto Alto Superior

Quais são as vantagens do tênis Puma?

São inúmeras as vantagens do tênis Puma. A principal delas é que existem modelos e opções para todos os gostos, estilos e situações de uso, desde os modelos esportivos até os causais.

Além disso, a Puma está entre as líderes do mercado de calçados esportivos, investindo no que há de melhor em tecnologia para diferentes tipos de práticas esportivas.

Tanto que a Puma é referência em chuteiras de futebol e também em tênis para atletismo e basquete.

Tênis Puma.

Uma das vantagens do tênis Puma é o preço acessível. (Fonte: Suraj B / Pexels.com)

Mas o grande diferencial dos tênis Puma é o preço, que acaba sendo mais em conta sem perder a qualidade.

Por outro lado, como desvantagem podemos citar o fato de que o tênis Puma costuma ter uma forma mais estreita.

Por isso, os especialistas recomendam que você opte por comprar numerações um pouco maiores para garantir mais conforto.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do tênis Puma:

Vantagens
  • Confortáveis e com alta tecnologia
  • Modelos casuais e para diferentes tipos de esportes
  • Diversas opções de design e cores
  • Preço acessível
Desvantagens
  • Forma mais estreita

Fit Intelligence: O que vem por aí?

A Puma lançou em 2019 a sua mais nova tecnologia, o Fit Intelligence (Fi), um tênis que é ajustável ao pé via aplicativo para celular.

Voltado para treinos e corridas leves, o tênis Puma com a tecnologia Fi apresenta um micromotor, que alimenta um sistema de cabos para a amarração do tênis.

foco

Você sabia que as cantoras Rihanna, Selena Gomez e o estilista Karl Lagerlfeld já deixaram sua marca nos tênis Puma? Agora é a vez da boneca Barbie: o tênis Puma Suede ganhou versão preta com laço pink para comemorar os 60 anos da boneca e os 50 anos do tênis, celebrados em 2019.

Além disso, a tecnologia Fi apresenta um sistema inteligente que é capaz de ler o formato do pé e, automaticamente, se adaptar a ele.

Para melhorar a experiência, os atletas também poderão monitorar e ajustar seus tênis através de um aplicativo para smartphone ou Apple Watch.

De acordo com a Puma, a tecnologia Fit estará disponível a partir de 2020.

Quanto custa o tênis Puma?

O preço do tênis Puma varia de acordo com o modelo, design e tecnologia envolvida em sua produção. Por isso, você vai encontrar o tênis Puma custando entre R$130 e R$1.000.

Mas você não precisa comprar o mais caro. Como vimos, uma das qualidades da marca é que ela oferece tênis funcionais por preços acessíveis.

Onde comprar o tênis Puma?

Você vai encontrar o tênis puma em lojas de esporte, de calçados e de departamento como Lojas Americanas.

Mas recomendamos que você realize a compra em lojas online como a Amazon Brasil. Com isso, você terá mais opções para escolher e ainda adquire o tênis Puma do conforto de casa.

Critérios de Compra: Fatores a considerar ao escolher o tênis puma

Se você chegou até aqui, já sabe das vantagens de se ter um tênis Puma. Mas agora é hora de entender quais são as características que irão diferenciar um tipo de tênis Puma de outro.

Por isso, selecionamos os principais fatores que você deve levar em conta antes de comprar o seu tênis Puma:

  • Objetivo de uso
  • Formato e material do cabedal
  • Amortecedor
  • Material da sola

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e invista no melhor tênis Puma.

Objetivo de uso

O primeiro fator que você deve levar em conta antes de comprar o seu tênis Puma é o tipo de uso que você fará com ele.

Como vimos, a Puma têm várias categorias de tênis. Mas como os modelos são versáteis eles também podem ser usados em diferentes situações.

No entanto, se você tem um objetivo claro como, por exemplo, usar o tênis Puma para corrida, é importante que você escolha um modelo que esteja dentro dessa categoria para tirar vantagem das tecnologias envolvidas.

Por outro lado, se o seu objetivo é comprar um tênis Puma para praticar esportes específicos como futebol ou basquete, é fundamental que você escolha para esse fim.

Já se você optar pelos modelos de tênis Puma para usar no dia a dia ou mesmo para eventos informais, ainda que seja importante considerar o conforto, você estará mais livre para focar no design e nas cores.

Aqui você poderá escolher tênis de qualquer categoria. Afinal, cada vez mais o mundo fashion se vale de tênis e roupas esportivas para criar looks exclusivos e criativos.

Formato e material do cabedal

Você também deve levar em conta o formato e o material de fabricação do cabedal.

Com relação ao formato, o cabedal do tênis Puma pode ser curto ou longo. Se você vai usar o tênis no dia a dia, a escolha desse quesito deve ser feita de acordo com o seu estilo e levando em conta o conforto.

Tênis Puma de cano alto.

O cabedal do tênis Puma pode ter cano alto ou curto. (Fonte: Amanda Jones / Unsplash.com)

Mas se você irá usar o tênis Puma para esportes, veja qual é o mais indicado de acordo com a modalidade. Por exemplo, em geral, o cabedal de cano alto é mais voltado para a prática de basquete.

Já o material de fabricação pode ser tanto em malha flexível, quanto em couro ou suede.

O de malha flexível e, de preferência respirável, é mais recomendado ideal para a prática de esportes.

Amortecedor

Se você vai usar o tênis Puma para caminhadas, corridas ou a prática de esportes é fundamental que você leve em conta a tecnologia usada para garantir amortecimento na entressola, parte que fica entre a sola e a palmilha.

Isso é importante porque irá garantir uma melhor absorção de impactos, leveza e responsividade.

A maioria dos modelos de tênis Puma possui entressolas compostas por espuma de etileno-acetato de vinila, conhecida como EVA, ou poliuretano (PU).

Solado de tênis Puma.

O tipo de amortecimento varia dependendo do modelo. (Fonte: June Wong / Unsplash.com)

A espuma de EVA é mais leve, enquanto que as entressolas de PU são mais densas e duráveis.

O PU é o famoso material usado também nas entressolas da linha Boost da Adidas, que confere ao calçado uma vida útil maior, ideal para corridas.

Mas além disso, você também deve observar a tecnologia da entressola, que variam dependendo do modelo. Confira as principais:

  • IGNITE: Espuma exclusiva com um mix de PU que auxilia no amortecimento e garante maior retorno de energia na pisada.
  • NRGY: Uma espuma que oferece o máximo de retorno de energia e conforto.

Material da sola

Além da tecnologia de amortecimento da entressola, existem diferentes materiais utilizados na fabricação da sola, que é responsável pela tração do calçado.

Em geral, você encontrará o tênis Puma feito de borracha ou de material sintético. Confira os principais materiais e suas características:

  • Solado emborrachado e vulcanizado: Melhor conforto, menos desgaste na borracha e mais adesão a superfícies com atrito.
  • EverTrack: Aplicação de borracha de carbono nas áreas de maior atrito do solado.
  • Cellasto: Peça em espuma aplicada na região do calcanhar, que gera mais resistência nas áreas de impacto.
  • FlexGroove: Ranhuras em locais específicos do solado que dão maior flexibilidade a cada passada.

(Fonte da imagem destacada: Starkvisuals / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.