Imagem de buquê com terço de noiva dourado.
Ultima atualização: 30 de setembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu site com as melhores análises da internet. Hoje vamos falar de um assunto muito especial e como deixá-lo ainda mais marcante com um belo terço de noiva.

Seja para as noivas mais religiosas ou apenas para aquelas que não abrem mãos da tradição, esse é um adereço essencial; e para muitas, indispensável. Então, confira nosso artigo para entender mais sobre eles.




Primeiro, o mais importante

  • É importante notar que cada terço é produzido com materiais que exigem cuidados especiais, principalmente para manter a preservação após o casamento.
  • O tamanho do terço também é importante para que ele não chame mais atenção do que o restante dos adereços e da roupa em si.
  • Alguns terços de noiva possuem acessórios, como porta-fotos, para belas imagens do casal ou de familiares falecidos.

Você também pode gostar:

Os melhores terços de noiva: Nossas recomendações

Se você está planejando o seu casamento, já deve ter percebido que não é fácil lidar com todos os detalhes. Para ajudá-lo, confira aqui alguns exemplos que podem facilitar em sua busca.

A melhor opção para noivas mais religiosas

Confeccionado manualmente, esse terço possui pérolas brancas ABS de 12 mm, que não descascam ou se deformam. Cada uma delas é apoiada por uma tulipa com banho de prata. Ele acompanha um crucifixo e a imagem de Santa Terezinha.

O modelo ideal para as noivas que querem brilhar

Medindo aproximadamente 75 cm, esse terço é confeccionado com pérolas apoiadas por tulipas banhadas a ouro, uma cruz e imagem de santa com detalhes em strass e pérolas framboesas brancas de 14 mm apoiadas por tulipas brancas, tudo com um brilho dourado que chama a atenção.

O terço para as noivas que gostam de cristais

Perfeito para as noivas que estão buscando uma opção mais econômica, esse terço conta com cristais boreais tchecos, com uma cruz decorada com strass e entremeio da Nossa Senhora Aparecida. Toda a peça mede 60 cm.

Guia de Compra

O casamento é uma das experiências mais importantes para um casal, já que marca a celebração do amor e da união. Por isso, os terços costumam ser utilizados como símbolo da fé e benção ao novo casal.

Em nosso guia de compra você encontrará mais informações sobre os terços de noivas, assim você pode eliminar mais facilmente um dos itens da imensa lista de preparativos. Confira.

Imagem de noiva segurando um terço branco.

O terço pode deixar de ser apenas um adereço e ganhar destaque, principalmente em uma sessão de fotos. (Fonte: Bernardo Villar / 123RF)

Quais os principais materiais utilizados na fabricação de terços de noiva?

Um dos fatores mais importantes ao determinar o valor do terço é o material. Atualmente, a maioria dos modelos é confeccionado em pérolas, joias, ouro e prata.

É possível encontrar bijuterias que emulam materiais mais caros.

Mas se você está com o orçamento mais apertado, também é possível encontrar bijuterias que emulam materiais mais caros.

Detalhes como brilho e acabamento fazem toda a diferença, principalmente quando você deve considerar que o terço vai compor seu visual. Por isso, procure materiais cujo acabamento combine com os outros adereços.

Além desses fatores, é importante considerar que cada material exige sua própria manutenção e tratamento. A prata, por exemplo, costuma oxidar, enquanto algumas pérolas podem acabar descascando ou perdendo o brilho. Então, fique atento para quando o dia especial chegar, o terço estar impecável.

Quais as vantagens e desvantagens do terço de noiva?

Independentemente de seu material ou valor, o terço simboliza a benção que o casal está recebendo, mas ele também possui outras vantagens. Ele pode ser utilizado para substituir o buquê, por exemplo.

E, para os casais mais religiosos, ele pode fazer parte da troca de alianças e no sacramento. Além disso tudo, depois da cerimônia você pode guardá-lo como uma lembrança de um momento tão especial em sua vida.

Porém, pode ser difícil encontrá-los em cores específicas, eles custam mais caro do que os terços comuns e, modelos com joias exigem manutenção especial. Fique atento a esses detalhes.

Vantagens
  • Os terços de noiva podem ser utilizados após o casamento
  • Eles ajudam a compor o visual
  • Simbolizam a fé do casal
Desvantagens
  • Pode ser difícil encontrar cores específicas
  • Eles custam mais caro que terços comuns
  • Modelos com joias exigem manutenção especial

Quais os diferentes adereços utilizados durante o casamento?

Depois de ter passado pelas alianças de compromisso, noivado e casamento, ainda existem outros importantes adereços que compõe o visual da noiva.

O terço é utilizado nas mãos ou no buquê, simbolizando fé e religiosidade. O preço pode variar muito de acordo com os materiais. Já o véu é utilizado na cabeça, representando a pureza e castidade da noiva. Eles podem ser encontrados em uma faixa de preço intermediária.

Por último, e mais barato, o corsage é um pequeno buquê utilizando no pulso, simbolizando o apreço da noiva pelas madrinhas.

Terço Véu Corsage
Tipo de adereço Utilizado nas mãos ou no buquê Para a cabeça Para os pulsos
Significado Simbolizam fé e religiosidade Simboliza pureza e castidade da noiva Um pequeno buquê simbolizando o apreço da noiva pelas madrinhas
Preço O preço varia de acordo com o material Estão em uma faixa de preço intermediária Estão entre os adereços mais baratos

Quanto custa e onde comprar um terço de noiva?

Como mencionamos, os terços para noivas custam mais caro do que os modelos tradicionais, o que é muito comum em praticamente todo item voltado para a cerimônia de casamento.

Você pode encontrá-los em lojas especializadas em artigos religiosos ou artigos de casamento. Agora, se você está em busca de um terço especial, a internet também é uma ótima opção. É possível encontrar ótimos modelos na Amazon, por exemplo.

foco

Você sabia que os terços surgiram por volta de 800 anos atrás e inicialmente era reservado a mosteiros e conventos?

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um terço de noiva

Se você está no processo de casamento, deve saber que existem muitos detalhes importantes que vão além da maquiagem e do vestido.

Escolher um bom terço é um deles, então veja esses critérios que separamos para ajudá-la na escolha e tornar seu casamento inesquecível.

  • Estilo
  • Adereços adicionais
  • Tamanho
  • Versatilidade

Leia atenciosamente cada um desses tópicos para entender um pouco melhor sobre o que diferencia um terço do outro e como escolher o modelo que vai se destacar.

Estilo

Assim como a escolha do batom perfeito para combinar com seu visual de casamento, selecionar o terço perfeito exige pesquisa para que você encontre um com o estilo ideal.

Existem terços para todos os estilos e gostos, mas a combinação é a parte que pode ser mais complicada. Para noivas mais discretas e tradicionais, modelos sem brilho e com pérolas delicadas são os mais indicados.

Já para noivas mais ousadas, que querem abusar um pouco mais das cores, um terço que se destaque faz toda a diferença, então é possível optar por detalhes em ouro ou dourado.

No fim das contas, o terço é um adereço, uma peça que pode se destacar, mas não pode roubar a cena. Principalmente quando consideramos o vestido o mais importante. Confira o vídeo abaixo com mais dicas e informações de como fazer a combinação ideal e encontrar o equilíbrio perfeito.

Adereços adicionais

Além das contas, os terços costumam vir acompanhados de um crucifixo. Alguns modelos vão além, incorporando imagens de santas e pequenos porta-retratos, seja para imagens religiosas ou fotos do casal.

E, como mencionamos no tópico acima, um equilíbrio entre ele e outros adereços é essencial, então procure por modelos que combinem com os brincos, alianças e com a tiara.

Tamanho

Por último, os terços podem ser encontrados em diferentes tamanhos, variando de 30 a 70 centímetros, alguns chegando a ser ainda maiores. O importante aqui é que ele não incomode durante a cerimônia.

Se você pretende enrolá-lo em sua mão, ou até mesmo utilizá-lo em conjunto com o noivo para a sessão de fotos, o mais indicado é escolher tamanhos maiores. Para o buquê ou apenas a mão da noiva, modelos menores e mais discretos são a melhor opção.

E, além do tamanho geral da peça, também é importante estar atento ao tamanho das contas, e dos adereços adicionais. Modelos com pérolas ou joias excessivamente grandes podem parecer um pouco bregas e acabar destoando do visual esperado para a ocasião.

Imagem de rosas e terço de noiva em pérolas.

Uma ótima dica é utilizar o tamanho ao seu favor, combinando o terço com o buquê. (Fonte: an_photos / Pixabay)

Versatilidade

Por último, os terços de noiva podem ser bastante versáteis. Como dissemos, você pode utilizá-los em conjunto com o buquê ou de diferentes formas enquanto ocorrem os votos, a troca de alianças e o ritual de sacramento em si.

Um belo exemplo disso é um ritual realizado em países hispânicos, onde o terço é colocado sobre as mãos dos noivos formando um 8, em um símbolo de laço eterno.

Também é muito comum que os terços de noiva sejam passados através das gerações. Se esse não é o seu caso, essa é uma ótima oportunidade de começar seu próprio legado, deixando-o de herança para os filhos que virão.

(Fonte da imagem destacada: Heather Moreau / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.