Pílulas jogadas em um fundo rosa.
Ultima atualização: 25 de agosto de 2020

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Se você pratica atividade física, adota uma alimentação balanceada em sua rotina mas, ainda assim, não consegue eliminar a gordura corporal, o suplemento termogênico pode ajudar com o seu objetivo. É sobre esse tipo de suplemento que vamos falar hoje, no ReviewBox Brasil

O melhor termogênico é aquele que acelera o metabolismo, obrigando o organismo a queimar mais gordura. Mas como existem muitas fórmulas, é preciso escolher bem o suplemento. Nesse artigo nós vamos mostrar como acertar nessa escolha.




Primeiro, o mais importante

  • Os termogênicos são suplementos alimentares muito usados por quem busca emagrecer, já que atuam no metabolismo, aumentando a temperatura do corpo e o gasto calórico.
  • São muitas fórmulas disponíveis no mercado e é preciso levar em consideração a dosagem ideal e a sua condição de saúde.
  • Se usado em excesso, até o melhor termogênico pode causar efeitos colaterais indesejáveis.

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O melhor termogênico com alta concentração de cafeína

O Therma Pro Hardcore da IntegralMédica é um termogênico à base de extrato de guaraná com alta concentração de cafeína. O consumo de duas cápsulas por dia oferece 280 mg de cafeína. O frasco vem com 120 cápsulas.

O suplemento termogênico mais completo

Com 60 cápsulas, o Max Cut da Max Titanium é um blend de ingredientes com ação termogênica, que promovem a queima de gordura e aceleram o metabolismo. Esse termogênico contém em sua fórmula: Psyllium, gengibre, pimenta vermelha, além de vitaminas do complexo B e cafeína.

O melhor termogênico de óleo de coco

O suplemento Pure Coco, da Ekobé, é feito com óleo de coco extravirgem, que é rico em ácidos graxos saturados, entre eles o ácido láurico, mirístico e oléico que têm efeito termogênico. O frasco vem com 60 cápsulas.

Guia de Compra

De nada adianta tomar suplementos para emagrecer sem adotar uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável. Mas com esses dois bons hábitos é possível sim contar com efeitos positivos da suplementação.

E o queridinho do momento é o termogênico: Um suplemento que atua como coadjuvante no processo de emagrecimento. Mas você sabe como escolher o melhor termogênico em meio a tantos à venda no mercado? Nesse Guia de Compra vamos lhe ajudar nessa decisão.

Os termogênicos têm efeito se combinados com exercícios físicos e boa alimentação. (Fuente: skeeze: 888016/ 123rf.com)

O que é um termogênico e para que serve?

Seja em movimento, seja parado, o nosso corpo realiza, diariamente, a termogênese, que é um processo que transforma nutrientes em energia e, para isso, utiliza a gordura corporal como principal combustível.

O resultado desse processo é o aquecimento do nosso corpo e o seu pleno funcionamento. E, como a termogênese utiliza as reservas de gordura corporal para acelerar o metabolismo e aumentar a energia do corpo, esse processo acaba sendo um reforço para quem quer emagrecer.

E o fato é, além do processo natural, a termogênese também pode ser estimulada através da nutrição, seja com alimentos ou suplementos alimentares, que podem ajudar a diminuir a quantidade de gordura corporal e a melhorar a definição muscular.

Mão de pessoa com cápsula de suplemento e laranjas na mesa.

O termogênico, se usado corretamente, ajuda no processo de emagrecimento. (Fonte: Polina Tankilevitch/ Pixabay.com)

Além disso, esse tipo de suplemento alimentar com ação termogênica também atua na eliminação de líquidos, beneficiando que tem muita retenção.

Não à toa, hoje em dia, existem diversos alimentos naturais com efeito termogênico que são usados na dieta de quem quer emagrecer e também nas fórmulas dos suplementos alimentares. O alimento mais conhecido por sua ação termogênica é, de fato a cafeína, mas ela não é a única.

Todo termogênico possui cafeína?

De fato, a substância mais utilizada em suplementos termogênicos é a cafeína. Isso ocorre porque a cafeína acelera o metabolismo, o que ajuda a aumentar a resistência durante a prática de exercícios. Por consequência, a cafeína acaba auxiliando na queima de mais calorias.

Mas os seus benefícios estão relacionados ao consumo de doses baixas. Tanto que, se consumida com moderação, a cafeína pode não apenas melhorar a performance em alguns exercícios, mas pode também ajudar na atividade cerebral.

Xícara de café e especiarias ao lado.

A grande maioria dos termogênicos possui cafeína em sua composição. (Fonte: grafmex / Pixabay.com)

No entanto, em doses elevadas, o efeito da cafeína pode ser bem negativo para a sua saúde, como explicaremos logo mais nesse artigo.

Além da cafeína, também existem outras substâncias que podem fazer parte da composição de suplementos termogênicos.

De maneira geral, assim como a cafeína, a maioria dessas substâncias estimula a produção da noradrenalina que, assim como a serotonina, a dopamina e a adrenalina, influencia o humor, na ansiedade e no sono. Ou seja, em excesso podem causar o efeito rebote.

foco

Confira uma lista de alimentos que possuem ação termogênica:

  • Café;
  • Chá verde e mate;
  • Gengibre;
  • Pó de guaraná;
  • Canela;
  • Pimenta.

Existe um termogênico para cada objetivo?

O que vai definir a ação do termogênico no seu corpo é uma combinação da fórmula do suplemento com os seus hábitos diários. Por isso, é importante consultar um médico e ler bem o rótulo de ingredientes do suplemento antes de iniciar o seu consumo.

Mas, geralmente, o termogênico pode ser utilizado para alguns objetivos. São eles:

  • Treino: Nesse caso, o suplemento termogênico pode ajudar a aumentar a disposição para que você treine mais pesado ou por mais tempo;
  • Corrida: Muitos corredores usam o termogênico para aumentar a energia e resistência;
  • Emagrecer: O objetivo mais buscado com o uso de um termogênico é de fato perder peso, além de queimar a gordura da barriga;
  • Ganhar e definir massa muscular: Como ajuda a aumentar a energia e a queimar gordura, o termogênico pode atuar também no ganho da massa muscular magra.

Termogênicos possuem efeitos colaterais?

Sim. Tanto o termogênico natural quanto o suplemento, se consumidos de forma errada ou em excesso podem acarretar efeitos colaterais indesejados e sérios problemas de saúde.

Por isso, reforçamos a importância de você ter um acompanhamento médico durante o consumo desse tipo de suplemento.

Tanto é que o termogênico não é recomendado para quem sofre de pressão alta, para quem tem problemas cardiovasculares ou psicológicos.

Como acelera o metabolismo, o termogênico pode gerar alterações de humor, tremores, insônia, boca seca, arritmia cardíaca, infarto e até AVC.

Além disso, o consumo de termogênicos sem orientação médica pode causar interação com certos medicamentos que a pessoa já esteja usando.

Para você ter uma ideia do perigo do uso excessivo de suplementos termogênicos, veja a seguir os riscos que os alimentos naturais podem causar:

  • Café, chá verde e chá mate: Mais do que três a quatro xícaras de 50 ml por dia pode gerar insônia, problemas cardíacos e gástricos;
  • Canela: Consumir muita canela de uma vez, ou mais de duas vezes ao dia, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlceras e alergias;
  • Gengibre: Quando ingerido em excesso, além de 4 gramas no dia, pode favorecer hemorragias;
  • Pimenta: Muita pimenta pode causar queimaduras, bolhas na boca ou na língua, náuseas, alteração respiratória e vômito. Não consuma mais do que meia colher de chá por dia.

Qual o perigo do termogênico com efedrina e sinefrina?

De modo geral, a segurança do consumo de um termogênico está relacionada à dosagem e a composição do suplemento, que devem ser escolhidos de acordo com a sua condição de saúde.

Mas quando consideramos substâncias como a efedrina e a sinefrina, os especialistas são categóricos ao afirmar que elas podem provocar sérios problemas de saúde, principalmente no sistema circulatório, cardiovascular e muscular.

Por isso, recomendamos que você passe longe dos suplementos termogênicos que contenham essas substâncias em sua lista de ingredientes.

Como tomar termogênico?

Para evitar os efeitos colaterais do termogênico, é indispensável que você passe por uma avaliação médica e tenha o acompanhamento de um nutricionista.

Somente um especialista poderá indicar a composição e a dosagem indicadas para você, com base no seu estilo de vida e exames. Além disso, o ideal é que você siga as instruções de uso do fabricante e não exceda a dosagem diária recomendada.

De todo modo, o mais comum é que o termogênico seja usado antes da atividade física. O ideal é nunca consumir esse tipo de suplemento à noite, para não atrapalhar o seu sono.

Quem pode usar o suplemento termogênico?

Em geral, pessoas com metabolismo lento são as que mais se beneficiam do uso de termogênicos.

Quem tem mais dificuldade em perder peso, também costuma ter bons resultados com a ação do termogênico aliado a um plano de atividade física e alimentar.

Homem malhando com halteres.

O termogênico pode ser utilizado por quem quer aumentar a disposição nos treinos. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

No entanto, existe um consenso de que o termogênico só deve ser usado por quem pratica exercícios físicos e tenha uma boa saúde. Tanto é que esse tipo de suplemento é bastante indicado para treinos.

Mas hipertensos, grávidas e pessoas sedentárias não devem utilizar o suplemento. Além disso, o termogênico é contraindicado para quem sofre de ansiedade, gastrite, úlcera, doenças do coração, distúrbios do sono e depressão.

Quais são as vantagens e as desvantagens do termogênico?

O termogênico como suplemento alimentar tem prós e contras. Como ponto positivo está o fato de que, se associado à uma rotina de atividades físicas e um bom plano alimentar, o termogênico pode ajudar no processo de emagrecimento.

Além disso, esse tipo de suplemento pode melhorar a disposição para os treinos, queimar gordura, ajudar na diminuição da retenção de líquido e definir a massa muscular do corpo.

Até mesmo o melhor termogênico terá pontos negativos.

No entanto, até mesmo o melhor termogênico terá pontos negativos, principalmente se usado em excesso e de forma indiscriminada.

O fato é que o termogênico pode causar efeitos colaterais.

Além disso, esse tipo de suplemento pode ter interações negativas com outros medicamentos e ainda pode causar o efeito rebote, gerando indisposição, cansaço, desatenção, dores de cabeça e náuseas.

A seguir, você confere a tabela que aponta as principais vantagens e desvantagens do consumo de termogênicos.

Vantagens
  • Acelera o metabolismo
  • Melhora a disposição e rendimento do treino
  • Ajuda na definição muscular e aumento da massa magra
  • Reduz o apetite
  • Diminui a retenção de líquido
  • Pode melhorar a atenção
  • Atua como coadjuvante no processo de emagrecimento
Desvantagens
  • Tem efeitos colaterais e contraindicações
  • Pode causar problemas de saúde
  • Pode dar efeito rebote
  • Pode ter interações negativas com medicamentos

Qual o preço e onde comprar o melhor termogênico?

Lojas Americanas e Magazine Luiza, além de supermercados como o Extra, e farmácias são exemplos de locais onde você vai encontrar suplementos termogênicos à venda.

Ainda assim, a maior variedade de marcas e fórmulas você vai encontrar em lojas online como a Amazon Brasil.

Outra vantagem de comprar na internet é que você adquire o seu termogênico sem sair do sofá e muitas vezes com preços promocionais que podem variar entre R$ 30 e R$ 100.

Critérios de Compra: Como analisar o melhor termogênico

Se você chegou até aqui, já sabe que é preciso acompanhamento de um especialista para iniciar a suplementação com termogênico.

Mas, além disso, também é importante saber como diferenciar um suplemento de outro. Para lhe ajudar nessa etapa, nós fizemos uma lista com os principais critérios que merecem a sua atenção. São eles:

A partir daqui, você vai entender como comparar cada um desses pontos e comprar o melhor termogênico.

Fórmula

Como já vimos, a fórmula correta de um suplemento para emagrecer é fundamental, não apenas para garantir o efeito desejado, mas, principalmente, para evitar problemas de saúde.

Ainda que a cafeína seja a principal componente da maioria das fórmulas, há quem não possa consumi-la, como os hipertensos.

Em casos como esse, é possível escolher termogênicos com os ativos de pimenta, gengibre, guaraná, chá verde e até óleo de coco.

Além dos componentes estimuladores da termogênese, os suplementos também podem contar com outras substâncias como as vitaminas do complexo B, que são indispensáveis para que o nosso metabolismo funcione corretamente.

Cápsulas ou em pó

O termogênico pode ser consumido em cápsulas ou em pó. A opção em cápsulas é a mais encontrada e também a mais prática. Já a versão em pó é sempre a melhor opção para quem tem problemas com deglutição ou quer complementar a suplementação com shakes nutritivos.

Dosagem

Observe que cada fabricante determina uma dose e uma dosagem diferentes. Mas, para você ter uma noção, é importante saber que a dose de termogênico indicada para consumo pode variar entre duas e quatro cápsulas, que devem ser consumidas diariamente.

Quantidade

Não deixe de levar em conta também a quantidade de cápsulas ou o peso em gramas do termogênico que vem na embalagem. Existem frascos que vêm com 30, podendo chegar a até 120 cápsulas, o que garante um consumo a longo prazo.

Nesse caso, porém, é importante verificar também o prazo de validade do suplemento. É comum encontrar promoções nas quais são vendidos kits com mais de um frasco, mas com validade próxima de expirar.

(Fonte da imagem destacada: Christina Victoria Craft / Unsplash.com)

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Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.