Termômetro digital com um mini cachecol enrolado nele, como se eles estivesse doente, marcando 40,3ºC.

Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Apesar de ser um item indispensável em casa, as pessoas só lembram dele quando colocam a mão na testa e percebem o quanto estão quentes. No artigo de hoje vamos falar sobre termômetro digital.

O termômetro digital é um instrumento muito importante para medir febre e variações de temperatura corporal. Ele é prático, leve, moderno e muito preciso. Em casa com criança e idoso é essencial ter pelo menos um termômetro guardado na gaveta, ou na caixinha de remédios.

A medição da temperatura pode acontecer via oral, pela axila, testa ou então pelo ouvido. No texto abaixo vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens do termômetro digital, quais são os melhores atualmente no mercado, onde comprar, dentre outras dicas.



Primeiro, o mais importante

  • Precisão, resultados rápidos e sem riscos de contaminação ao meio ambiente. Esses são os principais diferenciais dos modelos de termômetro digital.
  • Fazer o manuseio correto do termômetro digital é extremamente importante. Se a pessoa se mexer muito durante a medição, ele pode fazer uma leitura errada e atrapalhar o tratamento de saúde.
  • Os valores dos termômetros digitais variam de acordo com a tecnologia, rapidez no resultado e a necessidade ou não de contato. Os modelos que possuem raios infravermelhos são bastante eficientes e costumam exigir um investimento maior.

Você também pode gostar:

Os melhores termômetros digitais do mercado: Nós indicamos

Um termômetro de alta precisão é muito importante para medir a temperatura corporal com segurança. Os termômetros digitais abaixo são os melhores e mais populares atualmente no mercado.

Uma opção prática e segura

O grande diferencial deste termômetro digital, da Tomate, é que ele não entra em contato com a pele na hora da medição. Ele é de fácil manuseio e bastante higiênico. Basta posicioná-lo em direção a testa da pessoa que ele já aponta a temperatura corporal na hora.

O termômetro possui função relógio, memoriza a última medição e ajuda acompanhar a evolução da febre. Sua leitura é dada em apenas 1 segundo, sinalizando a temperatura por cor.

Termômetro digital fácil de usar

Um termômetro moderno e fácil de usar, principalmente em crianças. Não precisa de contato, basta apontar para a testa, em uma distância de 5 a 15 centímetros e acionar o gatilho até escutar o barulho do bip (aproximadamente 1 segundo).

A temperatura corporal aparece rapidamente e com precisão no display de LCD iluminado. Possui alarme sonoro que avisa se a pessoa está com febre ou não, além de cores diferentes conforme a temperatura, que varia entre verde, amarelo e vermelho, sendo a última um alerta para febre intensa.

Seu desligamento é automático após sete segundos sem uso. Este termômetro digital funciona com duas pilhas AAA.

Uma opção confortável e precisa

A ponta flexível deste termômetro digital, da Omron permite medições bastante seguras, confortáveis e precisas. Ele pode ser usado tanto via oral, como axilar. Sua tecnologia digital é bastante segura e elimina qualquer preocupação com o vidro quebrado ou vazamento de mercúrio. Ele é bastante resistente à água.

O termômetro digital possui aviso sonoro, com alarme que informa o resultado da medição de temperatura. Ele armazena somente a última medição. Funciona à bateria e tem garantia de um ano.

Um dos modelos de termômetro digital mais comuns e populares no mercado atualmente. Ele é bastante acessível. Sua ponta flexível é confortável, pode ser usado via oral ou axilar.

O termômetro digital da G-Tech tem design moderno e oferece precisão e rapidez na medição da temperatura corporal. Ele é 100% à prova d’água, possui bip sonoro, alarme de febre e display em LCD de fácil visualização.

Guia de Compra

Ter um termômetro digital em casa é realmente uma praticidade enorme. Com um baixo investimento, você pode ter um desse em casa. Agora que você conheceu alguns dos mais recomendados disponíveis atualmente no mercado, vamos falar sobre como escolher o seu, onde comprar e quanto custa.

A foto mostra uma mão em destaque segurando um termômetro que marca 38,75 ºC.

Investir em um bom termômetro é muito importante. (Fonte: guvo59 / Pixabay)

Quais os diferentes tipos de termômetro digital?

Existem diferentes tipos de termômetro digital no mercado. Entender suas características é uma garantia extra de que você está comprando exatamente o produto que precisa. Por isso é tão importante conhecer cada um deles antes de tomar sua decisão. Confira cada modelo:

  • Termômetro digital retal: Este termômetro mede a temperatura corporal pelo ânus. Ele é bastante preciso e o mais indicado para recém-nascidos. O resultado aparece em alguns minutos. É fácil de utilizar, não causa desconforto e nem machuca.
  • Termômetro digital Infravermelho: Este modelo é o mais novo disponível no mercado e considerado um dos melhores. Popularmente é conhecido como termômetro de testa. Por meio de um scanner infravermelho ele mede a temperatura corporal. Não há necessidade de contato com a pele.
    Seu uso é muito simples, basta aproximar da testa que ele dá a temperatura rapidamente. Este modelo é bastante utilizado em hospitais, por serem mais higiênicos, seguros e confortáveis. Ele é bastante popular também entre os pais, pela facilidade do uso em bebês e crianças.
  • Termômetro digital multiuso: Um dos mais comuns e baratos no mercado. A temperatura corporal é medida por meio de um sensor que fica na ponta de metal do termômetro digital. É possível utilizá-lo via oral, retal ou axilar.
  • Termômetro digital de ouvido: Este termômetro digital também é conhecido como termômetro de tímpano. A temperatura corporal é medida por meio de raios infravermelhos. Eles são bastante rápidos e seguros, basta introduzir levemente no canal auditivo. É rápido e não causa desconforto. Para uma leitura eficiente é importante inseri-lo de forma correta. Indicado para bebês maiores de seis meses de idade.
  • Termômetro digital oral: Usado abaixo da língua. A medição da temperatura do corpo é feita em alguns minutos por meio da ponta do termômetro.
  • Termômetro digital de axilas: Como o próprio nome diz, ele foi feito para medir a temperatura corporal abaixo dos braços. São bem fáceis de usar e seguros. A medição é feita em alguns minutos. Não é tão preciso como o retal e os infravermelhos para testa e ouvido, no entanto é bastante confiável.
  • Termômetro digital smart: Novidade no mercado, ele foi desenvolvido para interagir com sistemas operacionais de telefones, tablets e demais gadgets. Alguns modelos vêm com uma faixa para você colocar no braço. A leitura é feita como um termômetro normal, pode ser utilizado via oral, retal ou na axila. O grande diferencial é que ele se conecta aos aparelhos via WiFi e manda as informações para o telefone da pessoa. Existem aplicativos que disponibilizam gráficos para monitorar a febre. As informações podem ser compartilhadas com os profissionais de saúde em tempo real.

Quais são as vantagens e desvantagens do termômetro digital?

Bastante precisos, com resultados rápidos e sem riscos de contaminação ao meio ambiente. Esses são os principais diferenciais dos modelos de termômetros digitais, em comparação aos termômetros de mercúrio.

O termômetro digital é fácil de usar e muito seguro.

Os termômetros digitais ganharam espaço no mercado e conquistam cada vez mais adeptos, justamente pela facilidade de uso, segurança e resultados assertivos. É um excelente investimento e oferece um ótimo custo-benefício.

Fazer o manuseio correto do termômetro digital é extremamente importante. Se a pessoa se mexer muito durante a medição, ele pode fazer uma leitura errada e atrapalhar o tratamento de saúde. Esse é um dos poucos pontos negativos do aparelho.

Após o uso é prudente você limpar com um paninho seco, no caso dos termômetros infravermelhos. Nos termômetros digitais multiuso, você pode utilizar um lenço levemente umedecido com álcool.

Vantagens
  • Precisão e segurança na medição
  • Resultados rápidos e confiáveis se usado de maneira correta
  • Não há risco de contaminação ao meio ambiente, já que não utiliza mercúrio
  • Facilidade no uso
  • Excelente custo-benefício.
Desvantagens
  • Não pode se mexer durante a medição &#8211
  • resultado pode ser incorreto
  • Limpar após o uso.

Como medir a febre com termômetro digital?

Existem diferentes meios de fazer a medição da temperatura e isso vai depender do termômetro que você adquirir. No entanto, seja ele qual for, é muito simples de usar, basta seguir alguns passos:

  1. Verifique se o termômetro digital está funcionando corretamente ou se já está na hora de trocar a bateria.
  2. Se o seu termômetro é do modelo multiuso, é só colocar a ponta prateada embaixo da axila ou embaixo da língua e aguardar entre três e cinco minutos.
  3. Nos modelos com raios infravermelhos, basta apertar o botão próximo a testa ou no canal do ouvido. O resultado sai bem rápido.
  4. Desligue o termômetro e limpe antes de guardar.

foco

Importante ressaltar que a temperatura corporal ideal é entre 36º C e 36,7º C, segundo os médicos. Quando a temperatura está entre 37,3º C e 37,8º C é considerado estado febril. Já acima de 37,8º C é, de fato, febre.

O ideal é não medir a febre após um banho quente ou então se a pessoa estiver debaixo de coberta, já que nos dois casos a temperatura corporal fica mais elevada naturalmente.

Quanto custa um termômetro digital?

Existem termômetros digitais com uma grande variedade de preços no mercado. É possível encontrar modelos que ultrapassem R$ 300, assim como também é possível comprar com cerca de R$ 15.

Os valores variam de acordo com a tecnologia, precisão e também a necessidade ou não de contato. Os termômetros digitais que possuem raios infravermelhos, que possibilitam a medição da temperatura corporal sem contato, costumam exigir um investimento maior, assim como os de ouvido.

Já os termômetros digitais mais básicos, usados embaixo da axila, além de serem os mais comuns e fáceis de encontrar, são os mais em conta do mercado.

A imagem mostra ursinho de pelúcia sentado, com um termômetro digital encostado na sua barriga. O urso está com um lenço de papel próximo ao nariz e outro ao lado, no chão. Um frasco de xarope e um copinho medidor completam a imagem.

Um termômetro digital de alta precisão é muito importante para garantir uma medição corporal correta. (Fonte: Myriams-Fotos / Pixabay)

Onde comprar um termômetro digital?

Com uma busca rápida na internet, você consegue encontrar diferentes opções de termômetro digital para comprar. Lojas online como Amazon, Lojas Americanas, Submarino, Carrefour, Walmart, dentre outras, oferecem modelos de acordo com o que você procura.

Há ainda uma boa variedade disponível em farmácias como Drogaria Onofre, Drogaria São Paulo, CliqueFarma e Droga Raia, por exemplo, tanto nas lojas físicas como online.

Lojas grandes de brinquedos como a RiHappy, por exemplo, que também vendem artigos para cuidados com bebê, costumam disponibilizar algumas opções de termômetros em suas prateleiras.

Critérios de compra: Fatores para avaliar um termômetro digital

A eficácia do termômetro digital é o primeiro ponto a ser levado em consideração. É fundamental que ele seja confiável. Isso contribui e muito no início de um tratamento de saúde. Antes de você adquirir o seu, preste atenção nos seguintes pontos:

  • Idade
  • Tempo
  • Display
  • Bateria

Continue lendo para saber mais sobre cada um deles.

Idade

A questão da idade não diz respeito ao produto em si, mas sim em quem o termômetro digital será utilizado. É importante ressaltar que nem todos os aparelhos são ideias para todos os moradores da casa.

O modelo multiuso é indicado para todas as faixas etárias. Os melhores para bebês recém-nascidos são os retais, que oferecem uma excelente precisão. Os termômetros de testa são ótimos para bebês acima dos 3 meses e crianças, que não param quietas por muito tempo.

A imagem mostra um menino doente com termômetro na boca e sua mãe com a mão sobre a testa dele.

É muito importante ter termômetro em casa (Fonte: Александр Ермолаев / 123rf)

Tempo

Aqui a decisão do modelo se relaciona também a idade. Com bebês e crianças pequenas quanto mais rápido o resultado da medição corporal acontecer, melhor. Os modelos de termômetro digital com raios infravermelhos são bastante precisos e eficientes nestes casos.

Nos modelos mais comuns e populares, como o multiuso, o via oral, axilar e retal a medição acontece geralmente após três minutos.

Display

O display é um diferencial que deve ser levado em consideração quando você vai medir a temperatura corporal de alguém no meio da noite e não quer acender a luz, ou sair do quarto para ver o resultado.

Alguns modelos de termômetros digitais possuem displays retroiluminados, bem fáceis de ler no escuro.

View this post on Instagram

Kalau mak mampu untuk beli bag RM500, jam RM300, kasut RM200, maka jangan lah mak berkira untuk beli termometer semurah RM15.00 untuk digital termometer ini. Bukan apa, sewaktu anakanda mak demam senang mak boleh periksa sini sendiri kat rumah sebelum bawak anakanda kesayangan jumpa doktor. Jangan biarkan anakanda kesayangan demam ye mak, bahaya! Macam macam komplikasinya. Lebih senang jika Mak guna jenis infrared thermometer yang tetap murah, RM65.00 sahaja. Jenis ni sekali picit dah dapat tahu suhu badan anakanda kesayangan Mak🥰. Jugak, kekakakss misi ada sendiri punya untuk kegunaan sewaktu bertugas, takyah lah nanti terpekik pekik mencari termometer yang satu tu kat wad atau klinik. Betul tak? Ayuh lah cecepat hantar pinangan sebelum habis stok. Whatsapp kak yong segera sebelum dipinang orang lain😅 http://www.wasap.my/60109621422 #infraredtermometer #termometrodigital #termometermurah #teammisiviral #misiviral

A post shared by BUTIK Jururawat ™️ (@butikjururawat.co) on

Bateria

Os termômetros digitais disponíveis no mercado atualmente funcionam a base de bateria ou então pilhas alcalinas, daquele padrão ou então modelos menores.

Opte pelos modelos que indicam que a bateria tem um longo prazo de duração. Esses termômetros digitais são mais convenientes, já que você não precisa se preocupar em ficar trocando pilha ou bateria a cada três meses, por exemplo.

(Fonte da imagem destacada: Congerdesign / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.