Ultima atualização: 22 de junho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja você profissional, aspirante ou até mesmo amador na arte de cortar cabelos, é imprescindível que tenha as ferramentas certas para atingir um bom resultado. Entre elas, a principal é de fato a tesoura de cabeleireiro.

Mas você sabe o que é preciso levar em conta para comprar uma boa tesoura de cortar cabelo?Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Nesse artigo, vamos mostrar quais são os tipos e formatos de tesoura de cabeleireiro e quais são as melhores à venda hoje em dia.




Primeiro, o mais importante

  • Uma boa tesoura para cabeleireiro é fundamental para acertar no corte e proteger os fios.
  • Atualmente é possível encontrar diversos tipos de tesouras de cortar cabelo.
  • Para escolher a ideal, você deve analisar as polegadas e os dentes do acessório, assim como o tipo de tesoura de acordo com o objetivo do corte.

Você também pode gostar:

Melhores tesouras de cabeleireiro: Nossas recomendações

A melhor tesoura com 5,5 polegadas

A tesoura de cabeleireiro da Marco Boni é do tipo fio navalha. Esse modelo é feito em aço inox, possui 5,5 polegadas, além de apoio de dedo, anéis removíveis e amortecedor de silicone entre os cabos. A embalagem para guardar a tesoura acompanha óleo e chave de ajuste.

A melhor tesoura de cabeleireiro fio laser

A tesoura Pre Style Ergo da Jaguar tem 5,5 polegadas e é do tipo fio laser. Feita em aço inoxidável, com uma das lâminas micro serrilhada, essa tesoura possui acabamento acetinado, afiação polida em ambos os lados e anéis internos removíveis.

O melhor kit de tesouras de cabeleireiro

O conjunto com duas tesouras de cabeleireiro da Ostrich é ideal para os profissionais. Uma das tesouras é do tipo fio navalha e possui 5,5 polegadas. A outra tesoura é do tipo desfiadeira com 5,5 polegadas. Além disso, o kit acompanha navalha, navalhete e estojo.

Guia de Compra

É claro que dominar as técnicas de cortes são importantes, mas sem uma boa tesoura de cabeleireiro o desafio será ainda maior e os danos podem ser desastrosos.

Mas como existem muitos modelos à venda, é preciso saber como escolher a melhor tesoura de corte. Para tanto, criamos esse Guia de Compra. A seguir, você vai poder tirar suas dúvidas sobre a tesoura para cabeleireiro.

Uma boa tesoura de cabeleireiro é ferramenta essencial de um profissional.

Uma boa tesoura de cabeleireiro é ferramenta essencial de um profissional. (Fuente: Engin_Akyurt: 4682912/ Pixabay.com)

Por que investir em uma tesoura de cabeleireiro?

Se você é um cabeleireiro profissional já sabe a importância de ter, além do conhecimento teórico e prático, as ferramentas certas para garantir o melhor resultado.

Mas, se você ainda está iniciando na arte de cortar cabelo, ou apenas deseja realizar os cortes em casa mesmo, é preciso destacar o papel da ferramenta de trabalho principal: a tesoura de cabeleireiro.

O fato é que não se deve usar qualquer tesoura para cortar os fios sob risco de danificá-los e ainda errar o corte.

Tesoura cortando cabelo.

Uma tesoura específica para cortar o cabelo protege os fios. (Fonte: NomeVisualizzato/ Pixabay.com )

A tesoura específica de cortar cabelo, chamada de tesoura de cabeleireiro, é fabricada com material, design e estrutura especiais para garantir o corte certo e a proteção dos fios.

Tanto é que, hoje em dia, você vai encontrar diversos modelos de tesouras para cortar cabelo e, cada uma é desenvolvida especialmente para um tipo específico de corte e tipo de fio.

Não à toa, os profissionais costumam ter mais de uma tesoura de cabeleireiro, justamente para atender aos mais variados tipos de cabelo e desejos de cortes das clientes.

foco

Você sabia que a vida útil de uma tesoura de cabeleireiro pode chegar a quase uma década?

Tanto é que a maioria dos cabeleireiros apenas trocam o acessório por um mais novo no intuito de acompanhar as novas tecnologias e os modelos mais novos de tesouras.

Quais os tipos de tesoura de cabeleireiro?

Na hora de escolher uma tesoura específica para cortar cabelos você vai se deparar com uma grande variedade de tipos e modelos. Afinal, como vimos, cada tipo de tesoura de cabeleireiro tem uma finalidade de corte diferente.

Como veremos logo mais nesse artigo, existe uma variedade de tesouras que se diferenciam pelo tamanho e material de fabricação.

Mas, o primeiro passo para entender os diferentes tipos de tesoura para cabeleireiro é considerar o estilo de corte. Confira a seguir os três principais tipos de tesouras de cabeleireiro de acordo com o corte que se deseja:

  • Tesoura fio navalha: Esse tipo de tesoura de cabeleireiro conta com duas lâminas muito afiadas. Por isso, ela é ideal para quem quer desfiar ou repicar cabelos de forma assimétrica;
  • Tesoura fio laser: Essa opção é recomendada para quem busca precisão em um corte reto e sem pente. Uma ou duas de suas lâminas possuem micro serras e, com isso, você realiza o corte sem deixar a tesoura escorregar;
  • Tesoura de desbaste: Também conhecida como tesoura dentada, esse modelo é o mais indicado para realizar cortes que diminuam o volume de fios cacheados, além de ser ideal para fazer acabamentos.

Além dessas opções, existem outros tipos como, por exemplo, a tesoura de cabeleireiro térmica. Esse tipo de tesoura aquece a lâmina e quando corta o cabelo as pontas são seladas. Assim, o corte fica mais reto e sem pontas duplas.

Qual a melhor marca de tesoura de cabelo?

É claro que na hora de escolher uma tesoura de cortar cabelo a marca fabricante é um aspecto importante a se considerar.

Como se trata de uma ferramenta de trabalho, os especialistas afirmam que o ideal é optar por marcas que tenham expertise na fabricação de acessórios de cabeleireiro.

Uma dica é optar por marcas que produzam navalhas, por conta da qualidade de afiação desse tipo de acessório para cortar cabelo.

Como cuidar da tesoura de cabeleireiro?

Ainda que uma tesoura de cabeleireiro dure longo anos, isso não significa que esse tipo de acessório não precise de cuidados.

Afinal, ter uma tesoura afiada é imprescindível para o trabalho de um cabeleireiro. Por isso, é importante que você saiba como cuidar da sua tesoura.

A seguir, nós reunimos uma lista com os principais cuidados que você deve ter com a sua tesoura de cabeleireiro para que ela dure mais e realize os melhores cortes. Veja:

  • Limpeza: Quando você terminar de usar a tesoura, o ideal é limpá-la. Isso vai ajudar não apenas no próximo corte, mas também na própria higiene e preservação dos cabelos dos clientes. Limpe a tesoura com uma esponja macia, sabão neutro e água morna, e seque depois;
  • Manutenção: Para manter a tesoura de cabeleireiro amolada, lubrifique a ferramenta após a lavagem, no final do dia. Fique atento, pois existe um óleo de limpeza específico para tesouras de cabelo;
  • Proteção: Quando não estiver usando a sua tesoura, o ideal é guardá-la dentro de uma bolsinha específica para este fim. Mas, caso você não tenha esse acessório, envolva a tesoura de cabeleireiro em um pano seco;
  • Uso: Os especialistas também alertam que, para manter a integridade da tesoura de cabelo, você nunca deve usá-la para cortar um cabelo que está passando por química, já que o produto pode danificar as lâminas da tesoura.

Quanto custa e onde comprar a tesoura de cabeleireiro?

O preço de uma tesoura de cabeleireiro vai variar de acordo com a marca fabricante, o tipo, tamanho e a tecnologia envolvida. Assim, a faixa de preço das tesouras de cabelo costumam variar entre R$ 20 e R$ 3 mil.

Se você é iniciante opte por uma mais barata. Isso porque as mais caras requerem mais cuidados como, por exemplo, evitar quedas e batidas.

Tesoura de cabeleireiro.

Existem tesouras de cortar cabelo baratas e caras. (Fonte: Hairdresserooo/ Pixabay.com)

Já para encontrar o melhor preço, além das melhores marcas e modelos, recomendamos que você compre a sua tesoura de cabeleireiro em lojas online como na Amazon Brasil.

Ainda assim, é possível encontrar marcas nacionais e modelos mais básicos em lojas diversas, incluindo as de departamento e hipermercados como, por exemplo, Casas Bahia e Extra.

Critérios de Compra: Como comparar as tesouras de cabeleireiro

Se você chegou até aqui, já percebeu que, na hora de comprar a sua tesoura de cortar cabelo, primeiro é preciso escolher o tipo.

Mas, é preciso ir além, e analisar outros aspectos se você deseja adquirir a melhor tesoura de cabeleireiro.

Para lhe ajudar, listamos os principais critérios que devem ser comprados na hora da compra. Veja:

A seguir, você vai entender como analisar cada um desses pontos e garantir que está comprando a melhor tesoura de cabeleireiro.

Polegadas

O primeiro aspecto que você deve levar em conta na hora de comprar a sua tesoura de cabeleireiro é o tamanho do acessório, que é medido em polegadas.

O tamanho da tesoura de cortar cabelo vai ter influência tanto no tipo de corte que você fará, quanto no conforto ao segurar a ferramenta.

Por isso, a tesoura correta deve ficar confortável em sua mão, sem que você precise forçar demais o braço, o ombro e as costas.

Pessoa cortando cabelo de mulher.

É importante escolher a polegada certa da tesoura de cabeleireiro, para o tipo de corte e o seu conforto. (Fonte: jackmac34/ Pixabay.com)

Dessa forma, você vai encontrar à venda no mercado tesouras de cabeleireiro com tamanhos que variam entre 4,5 a 8 polegadas.

As tesouras menores, que têm entre 4,5 e 5,5 polegadas, são as mais recomendadas para cortes precisos, de franja e para estilização.

Já as tesouras de cabeleireiro mais longas, que possuam mais do que 6 polegadas, são melhores para técnicas de corte com tesoura sobre o pente e para definir comprimento.

Material de fabricação

Outro fator importante a ser levado em conta na hora de escolher a melhor tesoura de cabeleireiro é o material que foi utilizado para a sua fabricação.

O material de fabricação vai influenciar não apenas na durabilidade do acessório, mas também na sua saúde, especialmente se você for alérgico a algum produto como o níquel, por exemplo.

O melhor material de fabricação de uma tesoura para cabelo é o aço inox.

De todo modo, os especialistas garantem que o melhor material de fabricação de uma tesoura para cabelo é o aço inox.

Isso porque, em geral, os cortes são feitos nos cabelos úmidos e esse procedimento pode causar a oxidação de lâminas da sua tesoura.

Além disso, é importante considerar a vida útil do material da tesoura de cabelo. O aço inoxidável dura, em média, dois anos. Já as tesouras feitas de titânio podem durar até dez anos.

Formato

Além do tipo de tesoura que se diferencia por conta do objetivo de corte, é importante observar o formato do acessório. Nesse caso, podemos considerar três tipos de formatos: O clássica, o deslocado e o com curva.

Para você fazer a escolha certa, é importante conhecer as características que diferenciam um formato de outro. Veja:

Tesoura clássica Tesoura deslocada Tesoura com curva (Crane)
As lâminas superior e inferior possuem o mesmo comprimento e os anéis estão alinhados com o eixo do instrumento Um dos lados formam ângulo para além do eixo da tesoura, o que resulta em um anel específico para o encaixe do polegar Uma das lâminas é reta e a outra é curvada para além do eixo da tesoura

Cabo

Outro aspecto que você deve observar na hora de escolher a melhor tesoura de cabeleireiro é o cabo, que pode ter empunhadura reta ou anatômica.

É claro que, os cabos com empunhaduras anatômicas são mais confortáveis, especialmente se você vai trabalhar com a tesoura de cabeleireiro durante o dia inteiro.

Dentes

Não deixe de comparar também os fatores que envolvem os dentes da tesoura para cabeleireiro.

É importante verificar a quantidade de dentes entalhados na lâmina, o espaçamento entre eles e ainda se os dentes estão presentes em ambas as lâminas.

(Fonte da imagem destacada: viarami / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.