Na foto uma tesoura de poda entre flores amarelas.
Ultima atualização: 14 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

73Comentários coletados

Quem tem jardim em casa ou trabalha com jardinagem sabe que uma boa poda faz diferença para o crescimento e desenvolvimento das plantas. E uma ferramenta essencial para esse trabalho é a tesoura de poda, produto que falaremos hoje no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo!

Sendo produzidas em diferentes materiais e tendo variados tamanhos e modelos, a tesoura de poda é um item importante para o cuidado com o jardim e existem opções para todos os tipos de plantas.

E para conseguir a performance desejada é preciso escolher corretamente a tesoura e é para te ajudar nisso que trazemos nesse texto todas as informações sobre esse produto. Para saber mais basta continuar lendo!




Primeiro, o mais importante

  • As tesouras de poda são ferramentas que promovem um corte preciso dos galhos, auxiliando no crescimento da planta e evitando a propagação de parasitas.
  • Existem dois modelos principais de lâminas para tesoura de poda, a bypass e a bigorna, e cada uma serve para um tipo de galho.
  • Há opções com cabo extensível, que são ótimas para poda em altura evitando a necessidade do uso de escada.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores tesoura de poda

Saber qual é a melhor tesoura para poda não é tarefa fácil. E para facilitar a sua vida separamos abaixo as melhores opções e descobrimos que a marca Tramontina lidera o mercado com as tesouras mais bem avaliadas.

1º - Tesoura de Poda Bypass Profissional

Esse modelo de tesoura é ideal para a poda de frutíferas, flores e plantas ornamentais. Ele é produzido em aço carbono temperado e possui lâminas afiadas, que possibilitam um corte preciso e sem rebarbas, tendo alta durabilidade de afiação.

A tesoura conta com cabo em borracha, tem trava de segurança para quando não está sendo utilizada e é confeccionada na cor laranja com branco.

2º - Tesoura de Poda com Lâmina Metálica

Indicada para orquídeas, bonsais, flores e plantas em geral, essa tesoura de poda possui lâmina em aço carbono e cabo produzido com polipropileno termoplástico de alta resistência com formato anatômico e ergonômico.

Ela possui trava de segurança e mola e suas lâminas tem afiação feita em máquinas do tipo CNC, que conferem melhor qualidade de fio às peças.

3º - Tesoura para Grama de Aço Carbono

Produzida com lâminas de aço carbono temperado, que conferem precisão de corte e mantém o fio por mais tempo, essa tesoura de poda é ideal para gramas e conta com cabo confeccionado nylon termoplástico, sendo leve e confortável durante o uso.

O modelo tem também uma trava de segurança e lâminas giratórias a 90° proporcionando nove posições operacionais que se adequam a qualquer contorno.

4º - Tesourão de Poda tipo Bypass com Cabo Extensível

Essa é uma opção de tesourão de poda curvo do tipo bypass. Ela possui cabo extensível de 46,5 centímetros a 78 centímetros e conta com lâminas feitas em aço carbono especial temperado que confere um corte preciso e macio.

A tesoura possui ainda um sistema de articulação que potencializa a força de corte e se ajusta em função do diâmetro do galho a ser cortado. Tem também empunhaduras emborrachadas com formato ergonômico e pode ser utilizada para poda de frutíferas, flores e plantas ornamentais, além de galhos secos grossos ou altos.

Guia de Compra

Regar, adubar e podar são atividades típicas de quem trabalha com jardins e são tarefas minuciosas para quem deseja ter plantas sempre bonitas. Para isso são utilizadas diversas ferramentas importantes e entre elas está a tesoura de poda.

Esse produto é muito útil e funcional e deve ser escolhido com cautela para se adequar corretamente aos tipos de plantas que se deseja podar. E se você está confuso e não sabe como fazer isso, fique tranquilo! Nesse Guia de Compra todas as suas dúvidas serão resolvidas.

 Na foto uma mulher sorrindo podando os jardim.

O ato de podar as plantas ajuda a mantê-las sempre bonitas. (Fonte: Jozef Polc / 123RF)

O que é a tesoura de poda?

A tesoura de poda é uma ferramenta de jardinagem essencial para o cuidado e a manutenção das plantas. Com elas é possível eliminar galhos e folhas mortas, cortar flores e controlar o tamanho e as formas de crescimento das plantas.

Esse produto é composto por um cabo, que pode ser fixo ou extensível, uma lâmina afiada e uma contra lâmina, que possuem tamanhos e formatos diferentes para cada tipo de planta.

Alguns modelos têm ainda trava de segurança para quando não estão sendo utilizadas e sistemas de mola ou engrenagens de potência que diminuem o esforço durante o corte.

foco

Você sabia que é sempre importante para garantir uma maior durabilidade da tesoura de poda guardá-la sempre limpa?

O ideal é ao final do uso limpar a ferramenta e passar algumas gotas de óleo nas lâminas e articulações. Assim você terá uma tesoura funcional por muito mais tempo.

Quais as vantagens e desvantagens da tesoura da poda?

As tesouras de poda têm como maiores vantagens auxiliar no controle de parasitas e revigorar e deixar as plantas saudáveis, o que promove um melhor crescimento de flores e frutos.

Se utilizadas corretamente elas também proporcionam um corte preciso e sem rebarbas, o que é ideal para evitar o risco de contaminações no galho e facilitar a sua cicatrização.

Outro ponto positivo é que esse produto foi desenvolvido pensando nos diferentes tipos de plantas e com isso existem opções que se adequam a todas elas e que facilitam o corte de determinadas espessuras de galhos e plantações.

Pode-se citar como único ponto negativo que existem muitos modelos de tesouras de poda feitas com lâminas de aço carbono e esse é um material que se não for cuidado corretamente pode enferrujar.

Vantagens
  • Auxilia no controle de fungos
  • Revigora e deixa as plantas mais saudáveis
  • Facilita a cicatrização do galho
  • Tem corte preciso e sem rebarbas
Desvantagens
  • Lâminas de aço carbono podem enferrujar

Quais os principais modelos de tesoura de poda?

Para cada tipo de planta existe um modelo mais indicado de tesoura de poda e é essencial saber disso para promover um corte correto e eficaz.

As tesouras de corte cruzado, ou também chamadas de bypass, tem maior precisão e são indicadas para o corte de galhos verdes porque evitam que eles sejam amassados durante o corte.

Os modelos bigorna são ideais para galhos secos, tendo lâminas muito afiadas e uma base fixa que comprime o local antes de ele ser cortado.

Seguindo esses dois modelos de lâminas ocorrem variações no tamanho da tesoura e com isso existem os tesourões e as de cabo extensível e de cabo longo.

Na foto uma mesa com um par de luvas, um chapéu e duas tesouras de poda.

As tesouras de poda bypass sempre possuem lâminas com formato em arco. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Os tesourões são voltados para o corte de galhos grossos, que possuem entre 20 e 50 milímetros de espessura. Neles o tamanho da lâmina é relativamente curto, porém o cabo é um pouco mais longo, diminuindo a força necessária para o corte.

Já as tesouras de cabo extensível são bem parecidas com os tesourões, porém possuem cabos que alteram seu comprimento e com isso podem alcançar lugares mais altos sem precisar de uma escada.

Há também as de cabo longo que são voltadas para poda em grandes alturas, tendo um comprimento fixo de até 2 metros de altura ou extensível podendo chegar a 5 metros.

Por fim, existem as tesouras de poda elétricas que são voltadas para grandes plantações. Elas servem para cortar galhos maiores e possuem lâminas do tipo bypass. Não exigem nenhum esforço durante o uso e são recarregáveis.

Na tabela abaixo você consegue ver todos os modelos e suas funções:

Tipo Função
Tesoura bypass Podar galhos verdes
Tesoura bigorna Podar galhos secos
Tesourão Podar galhos com espessura entre 20 e 50 mm
Tesoura de cabo extensível Podar plantas de altura média a alta
Tesoura de cabo longo Podar plantas com altura entre 2 e 5 metros
Tesoura elétrica Podar sem esforço plantas com galhos finos e grossos

Quanto custa?

Você pode encontrar tesouras de poda para comprar por valores que variam entre R$ 10 e R$ 700.

Essa grande margem de preço está associada ao fato de ser um modelo manual ou elétrico, ao tipo de lâmina e ao tamanho do cabo, lembrando que as elétricas são as mais caras.

Onde comprar?

Lojas que vendem materiais para jardinagem como Leroy Merlin, C&C e hipermercados com esse setor são bons lugares para adquirir uma tesoura de poda.

Online isso também é possível, sendo que muitas vezes há maior variação de modelos disponíveis. Alguns sites que possuem esse produto são Amazon, Americanas, Tramontina Store, dentre outros.

Inclusive se você gostou de algum modelo do nosso Ranking basta clicar nele que você será direcionado para efetuar a compra.

foco

Ao podar as plantas é importante que a lâmina afiada fique sempre na parte superior da posição de corte e a contra lâmina na parte inferior. Com esse posicionamento é possível evitar danos na parte do galho que ficará plantada.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de tesoura de poda

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre a tesoura de poda te ajudaremos mostrando quais são os principais pontos que você deve levar em consideração ao comparar os modelos disponíveis. São eles:

  • Tipos de plantas que irá podar
  • Espessura do galho
  • Modelo de cabo
  • Material da lâmina

Para fazer a melhor compra, confira cada um dos critérios em detalhes.

Tipos de plantas que irá podar

O primeiro passo para escolher uma boa tesoura de poda é determinar quais são os tipos de plantas que mais serão podadas com elas. Dependendo da espécie de planta um tipo de lâmina será melhor que outro.

Normalmente para plantas ornamentais, frutíferas e de flores os modelos bypass costumam ser mais indicados, porém vale sempre olhar na descrição do fabricante e escolher e que se adeque melhor ao seu jardim.

Na foto a mão de uma pessoa com uma tesoura de poda em uma rosa amarela.

As plantas com flores de galhos verdes podem ser podadas com as tesouras do tipo bypass. (Fonte: artursfoto / Pixabay)

Espessura do galho

Outro fator importante de comparação é a espessura do galho das suas plantas. É de extrema importância escolher uma tesoura que seja correta para o diâmetro do galho, caso contrário, além de precisar fazer um esforço maior para o corte, ele pode nem acontecer ou estragar a planta e a tesoura.

Modelo de cabo

Os modelos de tesoura de poda mais simples possuem um cabo relativamente curto que serve para plantas baixas ou médias.

Se você tiver plantações mais altas vale a pena escolher uma tesoura com cabo mais comprido, sendo que há diferentes medidas, podendo ele ser extensível ou não.

O modelo extensível é bom porque pode auxiliar em locais onde há variações de altura, sem falar que evita o uso da escada. Porém, no caso de cortes altos é sempre bom utilizar um óculos de proteção para evitar machucados nos olhos.

Na foto uma mulher agachada podando um canteiro.

As tesouras de poda de cabo longo são ideais para plantas altas e podem ser utilizadas também para cortes de canteiros, que exigem precisão. (Fonte: RonPorter / Pixabay)

Material da lâmina

O material da lâmina da sua tesoura é outro ponto a ser levado em consideração pensando em durabilidade.

Como te dissemos mais acima, a maioria das tesouras são produzidas em aço carbono, o que por um lado é muito positivo, visto que ele possui excelente corte. Porém, é necessário um grande cuidado para evitar que ele enferruje.

Verifique se ele possui informações a respeito da presença de revestimentos que evitem a corrosão, se sim, pode ser uma melhor escolha.

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.