Mulher vestindo óculos escuro e usando tiara, sentada na rua
Ultima atualização: 20 de dezembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

60Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um acessório que nunca sai de moda: a tiara.

ambém conhecida como arco, a tiara de cabelo é um acessório versátil, que pode combinar com os mais variados estilos. Dependendo do material de fabricação, cor e design, é possível incluir a tiara em vários looks.

Para ajudar você a inserir a tiara no seu visual, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar a sua.




Primeiro o mais importante

  • A tiara, antes considerada um acessório infantil, é presença constante nos cabelos das celebridades e fashionistas.
  • Com diferentes formas e designs, hoje em dia existe uma tiara para todos os estilos, situações e bolsos também.
  • Vamos mostrar neste artigo como você pode utilizar a tiara e o que observar antes de comprar a mais estilosa e confortável.

Melhores modelos de tiara: Nossas recomendações

Quem procura por uma tiara de cabelo quer estilo e conforto em uma única peça. Os fabricantes entenderam o recado e cada vez mais fabricam designs exclusivos e aconchegantes. Por isso, a seguir, vamos apresentar alguns dos melhores modelos de tiara de cabelo disponíveis hoje em dia no mercado.

A tiara ideal para um look elegante

A tiara da Minha Nova Biju é confeccionada com cetim, pérola sintética e strass. Na cor bege, essa tira é ideal para criar um look elegante e cheio de glamour. Leve, esse modelo tem a espessura fina e material maleável para maior conforto ao usar.

Tiara de pérolas para quem quer inovar

No products found.

Essa tiara de pérolas tem uma proposta diferente. Ela deve ser presa por um elástico na parte de trás da cabeça e, na frente, as pérolas seguram o cabelo com muito estilo e bom gosto. É uma boa pedida para quem quer inovar.

Guia de Compra

À primeira vista, comprar uma tiara pode parecer simples. Mas é preciso cuidado para não adquirir um acessório que pode não combinar com seu estilo e ainda ser incômodo de usar.

Para ajudar você a comprar a tiara ideal, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão.

Mulher com tiara de flores e amiga ao lado.

A tiara ideal é aquela que combina com seu estilo. (Fonte: Abo Ngalonkulu/ Unsplash)

O que é uma tiara de cabelo?

Quando se fala em tiara, você pode logo pensar nas luxuosas tiaras das princesas mundo à fora. Imponentes e cheias de brilhantes e peças preciosas, a tiara está sempre no imaginário feminino.

Mas, com o tempo, esse termo também serviu para se referir aos mais diversos tipos de arcos de cabelo: dos mais simples e básicos aos mais luxuosos.

Ou seja, mesmo que tenha surgido na realeza, a tiara também é conhecida como arquinho, faixa, testeira, entre outros.
E não à toa, já que a tiara serve, prioritariamente, para evitar que o cabelo ou a franja caia no rosto.

Além de ser funcional e prática, a tiara ajuda a criar e a compor o look para diferentes situações, seja para trabalhar, passear ou ir a eventos mais formais.

Não à toa, a tiara é muito utilizada em casamentos e festivais de música, seja no formato de brilhantes ou de flores.

O fato é que esse item é extremamente versátil, podendo ser feita com vários materiais e é fácil de combinar com looks diversos.

Além disso, a tiara pode ser firme ou maleável, como no caso dos headbands que são feitos em fita de cetim ou outros tecidos.

Quais são os tipos de tiara existentes no mercado?

Além da tradicional tiara de princesa ou de noiva, que mais parecem coroas, vamos mostrar aqui como a variedade dessa peça é enorme.

O tipo mais comum é a tiara clássica, com estrutura em formato de arco, aberta na base. Mas existem varrições interessantes que você precisa conhecer.

Confira a seguir os mais conhecidos tipos de tiaras existentes:

  • Headband: são faixas que ficam no meio da testa. Popular entre os hippies dos anos 1970, a peça voltou com força em festivais, festas ao ar livre e até na praia.
  • Tiras: são literalmente tiras de elásticos, que podem ser finas ou mais grossas, colocadas na cabeça. Podem compor estilos clássicos ou modernos.
  • Arcos temáticos: geralmente usados no carnaval, esse tipo de tiara virou moda e expressão artística com opções que têm orelhas de bichinhos e desenhos variados.
  • Tiara de flores: sempre na moda, essa tiara começou a ser usada em festivais de música e casamentos, mas hoje já é vista até no dia a dia. Pode ser aberta ou fechada na base.

Como usar a tiara de acordo com a ocasião?

Sempre existem aqueles dias em que você acorda e o cabelo não fica do jeito que você quer. Ou mesmo em um momento de pressa e você acaba prendendo o cabelo com um coque.

A tiara é um ótimo acessório para os dias de pressa.

O fato é que a tiara é um ótimo acessório para te ajudar nesses dias de sufoco. Ela funciona tanto para dar uma turbinada no look, como para driblar um cabelo sem vida ou rebelde.

Por isso, se engana quem pensa que a tiara é um acessório para ser usado apenas em festas sofisticadas. Esse item funciona muito bem no dia a dia.

Para você ter uma ideia de como usar a tiara tanto no dia a dia quanto em eventos mais formais, confira a seguir as nossas dicas:

  • Dia a dia: para ir à faculdade, ao trabalho ou às compras, escolha um modelo simples, sem muitas aplicações e cores como marrom, preto, azul, dourado ou estampa de oncinha.
  • Eventos: para casamentos, baladas e festas você pode ousar e apostar em tiaras com muito brilho e aplicações, seja de couro, dourado ou prateado.
  • Noiva: se você vai se casar, você pode optar por uma tiara estilo princesa, no formato de coroa, um headband bordado ou ainda um casquete com aplicações de renda e pérola.
  • Academia: para fazer atividade física, o recomendável é usar a tiara do tipo headband de tecido, que seja bem confortável e leve.
  • Bebês: para o bebê que ainda não tem cabelo suficiente para colocar presilhas a melhor opção é a tiara de tecido. Elas são confortáveis e não incomodam a criança.

Como combinar a tiara com cabelo preso?

Outra versatilidade da tiara é que ela pode e deve ser usada com os mais variados tipos de cabelo, inclusive com os mais diversos tipos de penteado.

Utilizar a tiara com cabelo preso, por exemplo, é um dos recursos muito utilizados por cabeleireiros e fashionistas.

Isso porque, combinar a tiara com o cabelo preso em um coque, confere um mix de elegância com despojamento.

O fato é que a tiara combinada com um coque, um rabo de cavalo ou um penteado para trás, cria um estilo que chama a atenção.
E você não precisa ir a um salão de beleza para criar esse look.

Se você acordar com o cabelo sujo, sem vida, sem corte ou um pouco rebelde, e sem tempo para lavar e cuidar dele antes de sair de casa, faça um coque básico e complemente com uma linda tiara.

 Mulher usando tiara com cabelo preso.

A tiara pode ser usada com qualquer estilo de cabelo e penteados, incluído o preso com coques e tranças.
(Fonte: Adam Muise/ Unsplash)

Quais as vantagens e desvantagens de se usar a tiara?

A tiara é sem dúvida o acessório de cabelo mais fácil e prático de usar. Uma de suas vantagens é segurar o cabelo e a franja, impedindo que caiam sobre os olhos.

Além disso, esse item ajuda a criar um look diferente especialmente nos dias em que seu cabelo não está de bom humor.

Com a tiara você pode domar os fios, criando um visual charmoso, moderno ou retrô, seja com o cabelo soltou ou até preso.

Outra vantagem é que com as várias opções de modelos, a tiara ajuda a tornar seu look ainda mais luxuoso. Não à toa, é utilizada em festas e eventos elegantes, assim como no dia a dia.

Mas, apesar de todas essas vantagens a tiara também pode apresentar pontos negativos.

A sua principal desvantagem é que, não raro, por conta do material de fabricação, a tiara costuma machucar a cabeça, seja por estar muito apertada seja por ter um formato não adequado.

O resultado pode ser uma forte dor de cabeça.

Outra desvantagem é que as tiaras mais modernas, luxuosas e com design exclusivo podem custar muito caro.

Confira a seguir, a tabela com as principais vantagens e desvantagens de se usar a tiara de cabelo.

Vantagens
  • Completa o look
  • Doma os cabelos
  • Pode ser usada em várias ocasiões
  • Existem modelos para todos os estilos
Desvantagens
  • Pode machucar
  • Pode ser muito cara

Quanto custa?

O preço da tiara de cabelo varia bastante, especialmente por conta do material de fabricação.

Em geral, pode custar entre R$10 e R$500. É claro que se a tiara tiver joias, esse preço pode ser ainda mais alto.

Mas você não precisa investir em um modelo muito caro. Hoje em dia, existem peças exclusivas com preços acessíveis.

Onde comprar?

Você vai encontrar a tiara à venda em lojas de acessórios femininos, de departamento e até em hipermercados como Lojas Americanas e Extra, por exemplo.

Mas se você procura por um modelo único e diferenciado, recomendamos que você opte por lojas online como a Amazon Brasil.

Além de encontrar mais opções de modelos e preços competitivos, você ainda adquire a sua tira do conforto da sua casa.

Critérios de compra: o que você considerar antes de escolher a sua tiara

Antes de você comprar a sua tiara é importante que você entenda quais são as características que irão diferenciar um modelo de outro.

Dessa forma, você poderá escolher pelo modelo que mais combina com o seu estilo e que seja a mais confortável.

Por isso, abaixo nós listamos os principais fatores que você deve levar em conta antes de adquirir a sua tiara de cabelo.

A seguir, vamos detalhar cada um desses fatores para você comprar a tiara ideal e mais adequada de acordo com suas necessidades e expectativas.

Material

O material de fabricação da sua tiara é o fator determinante do conforto que você terá ou não ao usá-la.

Em geral, você vai encontrar modelos feitos com os mais diversos tipos de material como metal, tecido, plástico, elástico, madeira, prata e brilhantes.

Para facilitar a sua escolha, sugerimos que você opte por peças metálicas, já que elas são mais fáceis de moldar ao formato da sua cabeça.

O mais importante é escolher um material que fique confortável e não incomode nem aperte causando dores de cabeça”

Se possível, escolha a tiara que tenha proteção próximo às extremidades, para evitar que a peça machuque sua pele próxima à orelha.

Além disso, as tiaras feitas em tecido costumam também ser bastantes confortáveis.

Mas cuidado porque, em geral, elas são revestidas com estruturas rígidas de madeira que podem ser incômodas ao usar.

O importante é escolher um modelo que fique firme na cabeça sem te apertar ou machucar. Afinal, o principal aqui é garantir o conforto.

Tipos

Podemos classificar a tiara em duas categorias: as simples e as decoradas.

A tiaras podem ser simples ou decoradas.

A tiara simples pode ser encontrada com uma tira sobre a cabeça, duas e até três. Esse tipo é mais clássico e sóbrio, e que pode ser utilizado tanto em situações mais despojadas quanto formais.

Como são simples, esse tipo de tiara não se torna o centro das atenções e serve apenas como mais um acessório para compor o look.

Já a tiara decorada é aquela que pode ser feita com tecidos estampados, pedrarias, joias, adereços aplicados ou pendurados, entre outros itens.

Com isso, esse tipo de tiara acaba criando mais destaque no seu visual. Por isso, são mais indicadas para eventos e festas luxuosas para compor looks mais neutros.

A sua escolha deve se basear no seu estilo, mas também nos ambientes que você frequenta.

Nossa sugestão é que você tenha pelo menos um de cada tipo de tiara. Assim, você estará pronta para qualquer ocasião.

Espessura

Também é importante que você observe a espessura da tiara. Em geral, você vai encontrar modelos largos e estreitos.

A espessura deve ser escolhida de acordo com o seu tipo de cabelo e também com o estilo que você deseja criar.

De acordo com consultores de moda e estilos, a tiara mais fina costuma passar a ideia de clássica e romântica. Já a tiara mais grossa, denota personalidade e ousadia.

Além disso, se você tem cabelos muito finos, sugerimos que opte pela tirara com espessura mais fina. Já se você tem cabelos mais armados e volumosos as faixas e tiaras largas são uma ótima opção.

Cor

Pode parecer bobagem, mas não é. A escolha da cor da sua tiara terá forte influência na imagem que você quer passar.

Seja no trabalho, em um passeio, festa ou viagem, escolher bem a cor dos acessórios fará toda a diferença.

Nesse quesito, as opções de cores de tiara são imensas. Mas os especialistas indicam que você opte primeiro pelas de tons neutros, como as prateadas, pretas, brancas e douradas.

Observe também a cor do seu cabelo e tente fazer uma combinação harmoniosa. Com o tempo, você pode adquirir mais tiaras e ousar nas cores.

foco

Você sabia que a tiara mais cara do mundo pertenceu à princesa Katharina Henckel von Donnersmarck?

A joia possui uma base com 11 esmeraldas, além de diamantes, totalizando cerca de 500 quilates. Em 2011, ela se tornou a tiara mais valiosa já vendida em um leilão, custando US$12,2 milhões.

(Fonte da imagem destacada: Bree Bigelow/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.