Foto de uma mulher de lado, jogando o cabelo chanel, tingido de vermelho, para o lado. Ao fundo, várias árvores.
Ultima atualização: 19 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! A sua companhia é sempre uma boa notícia! O assunto de hoje é a tinta de cabelo, produto de beleza super versátil muito utilizado por homens e mulheres.

Quem ama mudanças de cabelo com certeza já teve seu caminho cruzado ao menos uma vez pelas famosas tintas de cabelo, cosméticos responsáveis pelo tingimento dos fios.

Há uma infinidade de opções quando o assunto é mudar o visual, e este produto vai do tom mais comum ao mais extravagante.

Caso você esteja pensando em apostar nessa ideia, te apresentamos esse guia recheado de dicas e informações sobre as tintas de cabelo.




Primeiro, o mais importante

  • A tinta de cabelo é um produto de beleza que tem como finalidade tingir as madeixas da cor que você desejar.
  • Apesar de proporcionar um resultado incrível, é importante que você dobre os seus cuidados capilares ao fazer uso deste produto, uma vez que ele pode ressecar as madeixas.
  • Esteja atento à fórmula da sua tinta. Algumas composições são bem agressivas enquanto outras colaboram para a hidratação dos fios.

Melhores tintas de cabelo: Nossas recomendações

Tinta permanente e sem amônia

A coloração permanente, sem amônia e sem cheiro da L’oreal tem conquistado muitos salões de beleza por aí. A linha garante coloração total dos fios sem agredi-los, graças à sua tecnologia livre de amônia e à base de óleos. A ideia é proporcionar cor intensa e cuidado dobrado.

São mais de 80 tons que vão desde o mais claro louro até o vermelho mais vivo e poderoso.

Coloração e reparação em um só produto

Reparação é o forte da linha Imedia Excellence. Suas tintas são compostas por três poderosos ativos reparadores: Pró-keratina, que protege e fortalece, Ceramida, que reforça a fibra capilar, e Ionene G, que restaura enquanto colore.

Juntos, os ativos conferem aos fios força e brilho, além da cor duradoura e intensa. Este é um produto que fácil utilização, que pode ser aplicado em casa mesmo, caso você já tenha algum conhecimento.

Tratamento enriquecido com geleia real

O Casting Creme Gloss é outra opção bastante adorada. As tintas dessa linha possuem tratamento enriquecido com Geleia Real, substância que nutre a fibra capilar e intensifica a cor até a próxima aplicação.

Sua cor dura até 28 lavagens sem perder o brilho, mantendo sempre a integridade e maciez dos fios.

Além disso, a linha possui grande variedade de tons, e acompanha kit para realização do procedimento em casa, caso seja da sua preferência.

Guia de compra

Apesar de muita gente viver há anos na companhia da tinta de cabelo, algumas pessoas ainda não conhecem muito bem como funciona este produto.

Se você se encaixa no segundo caso, fique tranquilo! O nosso guia foi idealizado especialmente para tirar suas dúvidas e te explicar em detalhes o funcionamento deste cosmético.

Foto de uma mulher em movimento, olhando pra baixo, de sombra e batom vermelho, com um longo e ondulado cabelo loiro, visivelmente tingido.

Variedade é o que não falta quando o assunto é tinta de cabelo. As marcas produzem desde os loiros mais claros, até os tons mais chamativos. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Tinta de cabelo: O que é e quais as suas vantagens?

quantidade de pessoas com os cabelos tingidos. Esta cena já se tornou tão normal pra nós, que por vezes nem reparamos.

A tinta de cabelo é um dos cosméticos em maior abundância nos salões de beleza. Mudar o visual, mesmo que discretamente, é gostoso e joga a autoestima nas alturas!

A principal vantagem deste produto é exatamente essa: promover a mudança do seu tom natural para qualquer outro que você deseje, seja um dos clássicos, como o castanho ou o louro, ou uma cor viva, como o azul ou o rosa.

View this post on Instagram

Diva, maravilhosa e sem defeitos 💕 @nanaths 💕

A post shared by Catarine Mendes (@catarinemendeshair) on

Muita gente, inclusive, recorre às tintas de cabelo para esconder os temidos fios brancos, que insistem em aparecer com o passar dos anos. Nesse caso, você pode simplesmente pintar a raiz com uma cor exatamente do seu tom.

Ao contrário das antigas tintas de cabelo, as de hoje em dia são mais preocupadas com a saúde dos fios e possuem em sua fórmula ativos capazes de promover também a reparação dos fios.

No entanto, é sempre importante ficar de olhos bem abertos com essa questão e fazer hidratações sempre que possível, uma vez que o uso excessivo da tintura pode ressecar e prejudicar suas madeixas.

É importante citar também, que para tingir fios naturalmente escuros provavelmente será necessário descolori-los antes de iniciar o processo, o que poderá agravar ainda mais uma possível situação de ressecamento.

Sendo assim, nossa dica é que você tenha o cuidado de fazer hidratações com frequência, e que evite o uso excessivo de outros produtos químicos paralelamente.

Por fim, devemos te lembrar que as tintas desbotam com o tempo, e que apesar de terem excelente durabilidade e garantirem tons incríveis, é importante manter uma rotina de tintura regrada.

Para você entender melhor todas as vantagens e desvantagens desse produto, montamos uma tabela explicativa:

Vantagens
  • Te permite ter o cabelo da cor que desejar
  • Cobre os fios brancos
  • Tintas modernas possuem ativos que ajudam na hidratação
Desvantagens
  • Fios podem ficar mais ressecados
  • Em parte dos casos será necessário descolorir o cabelo antes de pintá-lo
  • Desbota

Como funciona a aplicação da tinta de cabelo?

Existem duas possibilidades na hora de tingir os fios. O mais indicado é que você faça o processo em um salão de beleza, acompanhado de um profissional que saberá manejar os produtos e te indicar os melhores caminhos.

No entanto, existem algumas tintas, chamadas “colorações”, que te permitem fazer todo o processo em casa. Nesse caso, a tinta acompanha um kit com luvas, pente e outros produtos necessários.

Quem opta por esse caminho, normalmente está ciente que há grandes chances da cor não ficar tão intensa, uma vez que, como já dissemos, em alguns casos a descoloração é necessária, e ela deve ser feita em um salão de beleza.

Geralmente, a tinta coloração promove pequenas mudanças ou tintura dos fios brancos.

Qual o seu tom ideal?

Antes de se jogar em uma mudança radical ou se inspirar no cabelo das famosas é importante que você saiba quais tons combinam com você.

O ideal é que você consulte um cabeleireiro colorista e faça uma consultoria sobre os tons que mais combinam com o seu tom de pele e com o estilo do seu cabelo.

De acordo com profissionais, pessoas com cabelos naturalmente escuros e pele bronzeada, ficam bem com tons quentes ou mechas com fundo dourado.

Já pessoas de pele e cabelo mais claros, combinam com loiro platinado, mechas acobreadas, e tons mais claros, como até mesmo o rosa desbotado.

Se no seu caso você pretende apostar em uma mudança radical, com uma cor bem viva, a conversa com o colorista é ainda mais importante, uma vez que ele poderá te explicar como funciona o processo de tintura de tons coloridos.

foco

Você sabia que o teste da mecha é fundamental? Trata-se de um pequeno teste, criado por Eugène Schueller, fundador da L’oreal, para apontar possíveis incompatibilidades na hora da tintura.

No processo, aplica-se a tinta em apenas uma mecha de cabelo para observar como os fios irão reagir à química.

É uma forma de reparar se o cabelo aguentará o impacto da tinta, e também de testar se a cor escolhida atingirá o tom esperado.

Quanto custa uma tinta para cabelo?

Apesar de não ser um produto tão caro, o valor da tinta de cabelo pode variar de acordo com a marca escolhida. Porém, por ser um produto bastante popular, você encontra opções que atendam todos os bolsos.

Este produto custa, em média, entre R$20 e R$45 o tubo, no entanto, alguns modelos bem específicos podem acabar saindo um pouquinho mais caro.

Onde comprar tintas para cabelo?

Não há dificuldades na hora de comprar sua tinta de cabelo. O melhor lugar para encontrar o produto é nas lojas especializadas na venda de cosméticos, como a Época Cosméticos. Lá, variedade não será um problema.

Em supermercados de redes maiores, como o Carrefour e o Extra, você também encontra algumas opções de tinta, e até mesmo em lojas de departamento como as Lojas Americanas.

Algumas farmácias também costumam vender este produto, e nesse caso irá variar de acordo com a rede que é forte na sua cidade.

Por fim, se você não tem muito tempo para ir até uma loja, pode comprar pela internet. A Beleza na Web, a Amazon, o Buscapé e o Mercado Livre são boas opções.

 Foto de uma moça oriental de lado, com o rosto virado para frente, sorrindo, com um longo cabelo verde azulado.

Você tem a opção de tingir os cabelos de tons clássicos, ou também pode apostar nos tons coloridos. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Critérios da compra: como comparar as tintas para cabelo

Devemos tomar muito cuidado ao escolhermos os produtos de beleza que usamos, mas no caso da tinta de cabelo, a escolha deve ser ainda mais criteriosa.

Nesse caso, selecionamos alguns fatores que deverão fazer toda diferença na hora de tingir os fios:

A seguir, vamos explicar melhor cada um deles. Dá uma olhada:

Fórmula

Você deve ficar extremamente atento à qualidade e a à fórmula da sua tinta de cabelo, pois isso influencia não só na maneira que o produto age nos fios, mas também no couro cabeludo.

Tintas com fórmulas muito agressivas podem causar irritações em pessoas com peles sensíveis, além dos danos profundos nas madeixas.

É importante que a tinta seja composta por protetores e ativos que colaboram para hidratação e recuperação do cabelo, como a ceramida, a queratina e até substâncias naturais, como o óleo de argan ou o óleo de coco.

Numeração de tons

Ao observar uma caixa de tinta de cabelo, você já deve ter notado que elas possuem numerações, né? O número na embalagem se refere à cor da tinta, e apesar de parecer um pouco confuso, na verdade é bem simples.

O primeiro número da caixa se refere à base. Uma escala internacional com números de 1 a 10 foi criada para facilitar o entendimento:

  1. Preto absoluto
  2. Preto natural
  3. Castanho escuro
  4. Castanho médio
  5. Castanho claro
  6. Loiro escuro
  7. Loiro médio
  8. Loiro claro
  9. Loiro muito claro
  10. Loiro claríssimo

Em seguida, o segundo número da tintura se relaciona com o reflexo que combinada à coloração base dará a tonalidade que se destaca nos fios, principalmente sob a luz do sol.

As tonalidades com o número 0 após o ponto (como 2.0 ou 3.0) são consideradas naturais, sem reflexo, e são indicadas para a pintura de cabelo branco.

  1. Acinzentado
  2. Violeta ou azulado
  3. Dourado
  4. Acobreado
  5. Acaju
  6. Vermelho
  7. Marrom

Ou seja, uma tinta 5.3, por exemplo, garante o tom castanho claro com leves reflexos em tons de dourado. Simples, né?

Durabilidade

Nem todas as tintas de cabelo possuem alta durabilidade. Ao ler a embalagem, você irá notar que algumas delas são livre de amônia.

Isso significa que essas são mais fracas e possuem baixa durabilidade. A amônia é a responsável por abrir as cutículas capilares e tingir os fios mais profundamente.

Modo de usar

Esse é um fator voltado para as pessoas que possuem o hábito de pintar os cabelos em casa, sem o auxílio de um profissional.

Apesar de não ser o mais indicado, algumas tintas permitem que você realize o processo sozinho, e acompanhar um kit contendo os itens necessários para a tintura.

Nesse caso, é importante que você siga à risca as instruções impressas no verso da embalagem, uma vez que qualquer deslize pode acabar manchando seu cabelo, viu?

(Fonte da imagem destacada: Automnenoble Bogomolov/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.