Galão de tinta, com pincel, sobre piso.
Ultima atualização: 12 de agosto de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

53Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se o chão da sua casa, do escritório ou da área externa está desgastado, ou se você deseja mudar o visual do ambiente, existem duas opções: Trocar todo o revestimento, e encarar uma obra, ou utilizar a tinta para piso.

Nesse artigo, nós vamos mostrar quais as vantagens de pintar o chão, como e onde usar a tinta de piso e quais são os aspectos que você deve considerar para comprar a ideal, de acordo com o seu objetivo.




Primeiro, o mais importante

  • A tinta para piso é eficaz para a renovação da superfície, sem a necessidade de obras ou gastos excessivos.
  • Existe um tipo de tinta específico para cada piso, seja interno ou externo.
  • Para comprar a tinta correta, você deve considerar o tipo da tinta, da superfície e o rendimento do galão.

Você também pode gostar:

Melhores tintas para piso: Nossas recomendações

A melhor tinta para piso fosco

A tinta para piso da Suvinil é do tipo acrílica e serve para piso fosco, tanto em ambientes externos quanto internos. Com 18 litros, essa tinta rende a pintura de até 380 m² e requer entre duas e três demãos.

A melhor tinta de piso vermelha

Na cor vermelha, a tinta para piso da Novacor, a Sherwin Williams, rende até 350 m² e a lata conta com um total de 18 litros. Acrílica, essa opção pode ser usada tanto em piso exterior quanto interior.

A melhor tinta antiderrapante para pisos

A Contra Quedas da Drylevis é uma tinta antiderrapante preta à base de água. Ideal para aplicação em superfícies lisas, porosas ou pouco absorventes, ela garante mais segurança em pisos escorregadios, rampas e escadas. A lata tem 1kg e leva 24 horas para a secagem.

Guia de Compra

Antes de você investir em uma tinta para piso, é importante entender como funciona esse tipo de pintura, onde ela pode ser aplicada e como. Para tanto, nós criamos um Guia de Compra.

A seguir, você vai tirar essas e outras dúvidas para comprar a melhor tinta para piso de acordo com o seu objetivo e necessidade.

Pessoa segurando lata de tinta.

A tinta para piso pode ser usada nos mais diversos locais. (Fonte: Fonte: Anete Lusina/ Pexels.com)

O que é a tinta para piso?

O piso, seja da área externa ou interna, de casa ou do trabalho, também faz parte da decoração do ambiente. Tanto que, muitas vezes, se investe caro em revestimentos de chão.

Mas além de embelezar, o piso também pode interferir na sensação de amplitude do local, no conforto térmico, na segurança de quem caminha sobre ele, entre outros fatores.

E como acaba sofrendo desgaste ao longo do tempo, em algum momento é preciso trocá-lo, o que significa um alto investimento e transtornos com obras.

Homem usando rolo para pintar.

A tinta para piso é específica para criar um novo visual e suportar atritos. (Fonte: rawpixel.com/ Pexels.com)

Para evitar a troca do revestimento do chão e, ainda assim, garantir a sua renovação, uma ótima alternativa é a tinta para piso.

Essa tinta serve tanto para mudar o visual de ambientes domésticos, como cozinha, banheiro ou varanda, quanto para garantir a segurança, no caso de demarcações em pistas e estacionamentos.

Tinta para piso e tinta de parede: Qual a diferença?

A tinta para piso é diferente da tinta para parede e, por isso, uma não pode substituir a outra.

A tinta de chão tem como principal característica oferecer um acabamento mais rústico. Isso se dá justamente porque o piso precisa ser mais resistente às passadas e aos móveis que ficarão sobre ele.

Utilizar a tinta para piso correta evita a necessidade de reparos.

Além disso, utilizar a tinta para piso correta evita a necessidade de reparos por mais tempo.

Isso porque, a tinta de chão é preparada para resistir ao ir e vir de pessoas e até de veículos. O que não ocorre com a tinta de parede, que é menos resistente a esse tipo de atrito.

Com isso, você poderia pensar que é possível pintar a parede com a tinta de piso, certo? Mas, não.

Se você aplicar uma tinta para piso na parede, automaticamente perderá a garantia do produto, caso ocorram problemas como manchas, por exemplo. Sem contar que o acabamento não ficará bonito.

Tinta para piso: Como e onde aplicar?

A tinta para piso pode ser aplicada tanto em ambiente externos, como calçadas, jardins, varandas, quadras de esporte e garagens, assim como em locais internos, como escritórios, lojas e residências.

Mas é preciso ficar atento à recomendação do fabricante, já que cada tinta é específica para um tipo de superfície. Falaremos disso em Critérios de Compra.

A tinta para piso é um produto de fácil aplicação.

No entanto, como cada superfície requer um cuidado especial antes de receber a cobertura de tinta, é preciso realizar uma preparação para torná-la porosa. Para tanto, você deve lixar o chão e depois limpá-lo.

Em seguida, basta aplicar a tinta de piso, utilizando um rolo ou pincel. Para não errar, siga as instruções da fabricante.

De modo geral, a tinta para piso deve ser aplicada de duas a três vezes, lembrando que é importante respeitar o tempo de secagem antes de aplicar uma nova demão de tinta.

Também é recomendado que você utilize os equipamentos de proteção individual na hora de pintar o chão. Entre eles, os principais são: Luvas e óculos ou máscaras de proteção.

foco

Dicas para uma boa aplicação da tinta de piso:

  • Lixe bem o chão e remova o excesso do pó;
  • A superfície deve estar limpa e seca;
  • Siga as instruções do fabricante para a correta mistura e diluição da tinta;
  • Lembre-se de proteger as áreas que não vão receber a tinta, como tomadas, rodapés e batentes;
  • Apos a pintura, espere 48h para a liberação de pessoas e 72h para veículos.

Quanto tempo dura a tinta para piso?

A durabilidade da tinta de chão vai depender da forma de aplicação e de como o chão será usado.

Em linhas gerais, esse tipo de pintura pode durar, em média, dois anos sem desbotar e craquelar. No entanto, ela pode durar até cinco anos, se for aplicada corretamente.

Como manter a pintura do piso em bom estado?

Além de aplicar a tinta corretamente, você também pode adotar outros procedimentos para aumentar ainda mais a vida útil da tinta para piso. Um deles é realizar uma boa limpeza periodicamente.

O recomendado é que você utilize água e sabão neutro, e água sanitária, para limpar o chão que recebeu a tinta.

No entanto, também é preciso ficar atento com o que não se deve fazer para manter a tinta do piso em boas condições.

É proibido usar produtos à base de solventes ou ceras.

Os especialistas alertam que é proibido usar produtos à base de solventes ou ceras, já que eles podem danificar a cor da tinta.

Outra recomendação para conservar a tinta de piso é colocar protetores nos pés de mesas, cadeiras e sofás para evitar ranhuras no chão.

Você também pode evitar arrastar móveis e objetos e usar tapetes para proteger a superfície.

Quais as vantagens e desvantagens da tinta para piso?

De fato, as vantagens da tinta de piso são muito superiores às suas desvantagens. O primeiro grande benefício é que, ao pintar o chão, você evita gastos maiores com uma obra para trocar todo o revestimento.

A tinta para piso, além de mais barata, também tem fácil aplicação. Além disso, com ela você pode trocar a decoração do ambiente sempre que desejar e realizar marcações no chão.

Piso pintado com marcação amarela.

Você pode fazer marcações no chão com a tinta para piso. (Fonte: Gianluca Baron/ Unsplash.com)

Outra vantagem é que é possível pintar todo tipo de piso, além de aumentar a segurança do local com as tintas antiderrapantes. Vale destacar ainda a durabilidade da tinta para piso que, se bem aplicada, pode resistir bem por até cinco anos.

Por outro lado, esse tipo de pintura oferece um acabamento mais rústico e grosseiro, o que nem sempre é ideal para todos os ambientes e decorações.

A seguir, você confere a tabela que preparamos com os principais prós e contras da tinta para piso.

Vantagens
  • Alternativa mais fácil e barata para renovar ou mudar o visual do chão
  • Boa durabilidade
  • Pinta diversos tipos de pisos
  • Fácil de aplicar
  • Serve para demarcar
  • Pode aumentar a segurança
Desvantagens
  • Acabamento mais rústico
  • Dura no máximo cinco anos

Qual o preço da tinta de chão e onde comprar?

A tinta para piso é facilmente encontrada em lojas especializadas e de departamento, assim como em grandes redes de supermercados, como Lojas Americanas e Carrefour.

Hoje em dia, porém, a melhor opção é comprar sem sair de casa. Nesse caso, recomendamos lojas online de renome como a Amazon Brasil.

Ali você também encontra uma grande variedade de marcas e de preços que variam entre R$ 20 a R$ 2 mil. Essa variação ocorre dependendo da marca, do tipo de tinta e do tamanho da lata.

Critérios de Compra: Como comparar as tintas para piso

Para acertar na compra da melhor tinta, é preciso considerar alguns fatores que farão a diferença no seu investimento.

Para lhe ajudar, nós listamos a seguir os principais fatores que você deve verificar. São eles:

Abaixo, você descobre como analisar esses critérios.

Tipos de tinta para piso

Existem duas opções de tinta para piso: Acrílica e epóxi. A acrílica é à base de resina acrílica, diluída em água e mais indicada para contrapiso e cimento.

Já a tinta para piso epóxi é de resina espessa. Mais durável, mais resistente à umidade e atritos, essa opção é indicada para pisos cerâmicos.

Homem pintando quadra de esporte.

A tinta para pintar o chão de uma quadra de esporte precisa ser mais resistente. (Fonte: Eugene/ Unsplash.com)

Em ambas as opções é possível ter diferentes tipos de acabamento: Fosco, acetinado, semibrilho e brilhante.

Para ambientes externos, prefira o acabamento fosco e a tinta de chão acrílica. Já para salas e cozinhas, por exemplo, a opção com brilho ou acetinada torna o ambiente mais moderno.

Tipos de piso

Como vimos, existe uma tinta ideal para cada piso. Existem tintas especiais para pisos cimentados, para demarcação de garagens, calçadas, pisos comerciais e áreas de lazer.

Mas também existem opções para serem aplicadas em pisos de porcelanato, cerâmica, madeira, mármore, metal, vidro, alvenaria, etc.

Cores

Ao escolher a sua tinta para piso você também deve levar em conta as cores do ambiente e dos móveis. Isso porque, com o piso pintado, é possível manter ou criar uma decoração nova.

Se quiser arriscar, é possível até criar desenhos geométricos e demarcações no chão utilizando a tinta de piso.

As cores mais comuns que você vai encontrar são: Vermelho, preto, amarelo demarcação, cinza, concreto puro, verde, branco e azul.

Antiderrapante ou não

Já mencionamos aqui que existem tintas antiderrapantes para piso. Mas o fato é que a maioria não possui esse recurso. Por isso, sempre que possível, recomendamos que você escolha essa opção.

Por ser antiderrapante, a tinta vai conferir máxima aderência e mais segurança, principalmente em pisos escorregadios, em rampas, escadas e em ambientes sujeitos à umidade.

Além disso, a tinta para piso que é antiderrapante também pode ser aplicada nos mais diversos tipos de superfície como porcelanato, cerâmica, madeira e mármore.

Quantidade e rendimento

Observe também a quantidade de tinta que você vai precisar. Esse cálculo deve levar em conta o tamanho da superfície a ser pintada.

De modo geral, os fabricantes especificam na embalagem a quantidade em litros e o rendimento correspondente em metros quadrados.

Para exemplificar: Uma lata de tinta para piso com 18 litros pode pintar uma área de aproximadamente 380 m².

Para não errar e comprar menos tinta do que você vai precisar, os especialistas recomendam que você sempre compre uma quantidade a mais.

(Fonte da imagem destacada: Przemyslaw Koch/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.