
Como escolhemos
Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se o chão da sua casa, do escritório ou da área externa está desgastado, ou se você deseja mudar o visual do ambiente, existem duas opções: Trocar todo o revestimento, e encarar uma obra, ou utilizar a tinta para piso.
Nesse artigo, nós vamos mostrar quais as vantagens de pintar o chão, como e onde usar a tinta de piso e quais são os aspectos que você deve considerar para comprar a ideal, de acordo com o seu objetivo.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Melhores tintas para piso: Nossas recomendações
- 4 Guia de Compra
- 4.1 O que é a tinta para piso?
- 4.2 Tinta para piso e tinta de parede: Qual a diferença?
- 4.3 Tinta para piso: Como e onde aplicar?
- 4.4 Quanto tempo dura a tinta para piso?
- 4.5 Como manter a pintura do piso em bom estado?
- 4.6 Quais as vantagens e desvantagens da tinta para piso?
- 4.7 Qual o preço da tinta de chão e onde comprar?
- 5 Critérios de Compra: Como comparar as tintas para piso
Primeiro, o mais importante
- A tinta para piso é eficaz para a renovação da superfície, sem a necessidade de obras ou gastos excessivos.
- Existe um tipo de tinta específico para cada piso, seja interno ou externo.
- Para comprar a tinta correta, você deve considerar o tipo da tinta, da superfície e o rendimento do galão.
Você também pode gostar:
- Tinta para piscina: Como escolher a melhor em 2021
- Trincha: Saiba escolher a melhor de 2021
- Pistola de pintura: Como comprar a melhor em 2021
Melhores tintas para piso: Nossas recomendações
- A melhor tinta para piso fosco
- A melhor tinta de piso vermelha
- A melhor tinta antiderrapante para pisos
A melhor tinta para piso fosco
A tinta para piso da Suvinil é do tipo acrílica e serve para piso fosco, tanto em ambientes externos quanto internos. Com 18 litros, essa tinta rende a pintura de até 380 m² e requer entre duas e três demãos.
A melhor tinta de piso vermelha
Na cor vermelha, a tinta para piso da Novacor, a Sherwin Williams, rende até 350 m² e a lata conta com um total de 18 litros. Acrílica, essa opção pode ser usada tanto em piso exterior quanto interior.
A melhor tinta antiderrapante para pisos
A Contra Quedas da Drylevis é uma tinta antiderrapante preta à base de água. Ideal para aplicação em superfícies lisas, porosas ou pouco absorventes, ela garante mais segurança em pisos escorregadios, rampas e escadas. A lata tem 1kg e leva 24 horas para a secagem.
Guia de Compra
A seguir, você vai tirar essas e outras dúvidas para comprar a melhor tinta para piso de acordo com o seu objetivo e necessidade.
O que é a tinta para piso?
Mas além de embelezar, o piso também pode interferir na sensação de amplitude do local, no conforto térmico, na segurança de quem caminha sobre ele, entre outros fatores.
E como acaba sofrendo desgaste ao longo do tempo, em algum momento é preciso trocá-lo, o que significa um alto investimento e transtornos com obras.
Para evitar a troca do revestimento do chão e, ainda assim, garantir a sua renovação, uma ótima alternativa é a tinta para piso.
Essa tinta serve tanto para mudar o visual de ambientes domésticos, como cozinha, banheiro ou varanda, quanto para garantir a segurança, no caso de demarcações em pistas e estacionamentos.
Tinta para piso e tinta de parede: Qual a diferença?
A tinta de chão tem como principal característica oferecer um acabamento mais rústico. Isso se dá justamente porque o piso precisa ser mais resistente às passadas e aos móveis que ficarão sobre ele.
Além disso, utilizar a tinta para piso correta evita a necessidade de reparos por mais tempo.
Isso porque, a tinta de chão é preparada para resistir ao ir e vir de pessoas e até de veículos. O que não ocorre com a tinta de parede, que é menos resistente a esse tipo de atrito.
Com isso, você poderia pensar que é possível pintar a parede com a tinta de piso, certo? Mas, não.
Se você aplicar uma tinta para piso na parede, automaticamente perderá a garantia do produto, caso ocorram problemas como manchas, por exemplo. Sem contar que o acabamento não ficará bonito.
Tinta para piso: Como e onde aplicar?
Mas é preciso ficar atento à recomendação do fabricante, já que cada tinta é específica para um tipo de superfície. Falaremos disso em Critérios de Compra.
A tinta para piso é um produto de fácil aplicação.
No entanto, como cada superfície requer um cuidado especial antes de receber a cobertura de tinta, é preciso realizar uma preparação para torná-la porosa. Para tanto, você deve lixar o chão e depois limpá-lo.
Em seguida, basta aplicar a tinta de piso, utilizando um rolo ou pincel. Para não errar, siga as instruções da fabricante.
De modo geral, a tinta para piso deve ser aplicada de duas a três vezes, lembrando que é importante respeitar o tempo de secagem antes de aplicar uma nova demão de tinta.
Também é recomendado que você utilize os equipamentos de proteção individual na hora de pintar o chão. Entre eles, os principais são: Luvas e óculos ou máscaras de proteção.
- Lixe bem o chão e remova o excesso do pó;
- A superfície deve estar limpa e seca;
- Siga as instruções do fabricante para a correta mistura e diluição da tinta;
- Lembre-se de proteger as áreas que não vão receber a tinta, como tomadas, rodapés e batentes;
- Apos a pintura, espere 48h para a liberação de pessoas e 72h para veículos.
Quanto tempo dura a tinta para piso?
Em linhas gerais, esse tipo de pintura pode durar, em média, dois anos sem desbotar e craquelar. No entanto, ela pode durar até cinco anos, se for aplicada corretamente.
Como manter a pintura do piso em bom estado?
O recomendado é que você utilize água e sabão neutro, e água sanitária, para limpar o chão que recebeu a tinta.
No entanto, também é preciso ficar atento com o que não se deve fazer para manter a tinta do piso em boas condições.
Os especialistas alertam que é proibido usar produtos à base de solventes ou ceras, já que eles podem danificar a cor da tinta.
Outra recomendação para conservar a tinta de piso é colocar protetores nos pés de mesas, cadeiras e sofás para evitar ranhuras no chão.
Você também pode evitar arrastar móveis e objetos e usar tapetes para proteger a superfície.
Quais as vantagens e desvantagens da tinta para piso?
A tinta para piso, além de mais barata, também tem fácil aplicação. Além disso, com ela você pode trocar a decoração do ambiente sempre que desejar e realizar marcações no chão.
Outra vantagem é que é possível pintar todo tipo de piso, além de aumentar a segurança do local com as tintas antiderrapantes. Vale destacar ainda a durabilidade da tinta para piso que, se bem aplicada, pode resistir bem por até cinco anos.
Por outro lado, esse tipo de pintura oferece um acabamento mais rústico e grosseiro, o que nem sempre é ideal para todos os ambientes e decorações.
A seguir, você confere a tabela que preparamos com os principais prós e contras da tinta para piso.
Qual o preço da tinta de chão e onde comprar?
Hoje em dia, porém, a melhor opção é comprar sem sair de casa. Nesse caso, recomendamos lojas online de renome como a Amazon Brasil.
Ali você também encontra uma grande variedade de marcas e de preços que variam entre R$ 20 a R$ 2 mil. Essa variação ocorre dependendo da marca, do tipo de tinta e do tamanho da lata.
Critérios de Compra: Como comparar as tintas para piso
Para acertar na compra da melhor tinta, é preciso considerar alguns fatores que farão a diferença no seu investimento.
Para lhe ajudar, nós listamos a seguir os principais fatores que você deve verificar. São eles:
Abaixo, você descobre como analisar esses critérios.
Tipos de tinta para piso
Existem duas opções de tinta para piso: Acrílica e epóxi. A acrílica é à base de resina acrílica, diluída em água e mais indicada para contrapiso e cimento.
Já a tinta para piso epóxi é de resina espessa. Mais durável, mais resistente à umidade e atritos, essa opção é indicada para pisos cerâmicos.
Em ambas as opções é possível ter diferentes tipos de acabamento: Fosco, acetinado, semibrilho e brilhante.
Para ambientes externos, prefira o acabamento fosco e a tinta de chão acrílica. Já para salas e cozinhas, por exemplo, a opção com brilho ou acetinada torna o ambiente mais moderno.
Tipos de piso
Como vimos, existe uma tinta ideal para cada piso. Existem tintas especiais para pisos cimentados, para demarcação de garagens, calçadas, pisos comerciais e áreas de lazer.
Mas também existem opções para serem aplicadas em pisos de porcelanato, cerâmica, madeira, mármore, metal, vidro, alvenaria, etc.
Cores
Ao escolher a sua tinta para piso você também deve levar em conta as cores do ambiente e dos móveis. Isso porque, com o piso pintado, é possível manter ou criar uma decoração nova.
Se quiser arriscar, é possível até criar desenhos geométricos e demarcações no chão utilizando a tinta de piso.
As cores mais comuns que você vai encontrar são: Vermelho, preto, amarelo demarcação, cinza, concreto puro, verde, branco e azul.
Antiderrapante ou não
Já mencionamos aqui que existem tintas antiderrapantes para piso. Mas o fato é que a maioria não possui esse recurso. Por isso, sempre que possível, recomendamos que você escolha essa opção.
Por ser antiderrapante, a tinta vai conferir máxima aderência e mais segurança, principalmente em pisos escorregadios, em rampas, escadas e em ambientes sujeitos à umidade.
Além disso, a tinta para piso que é antiderrapante também pode ser aplicada nos mais diversos tipos de superfície como porcelanato, cerâmica, madeira e mármore.
Quantidade e rendimento
Observe também a quantidade de tinta que você vai precisar. Esse cálculo deve levar em conta o tamanho da superfície a ser pintada.
De modo geral, os fabricantes especificam na embalagem a quantidade em litros e o rendimento correspondente em metros quadrados.
Para exemplificar: Uma lata de tinta para piso com 18 litros pode pintar uma área de aproximadamente 380 m².
Para não errar e comprar menos tinta do que você vai precisar, os especialistas recomendam que você sempre compre uma quantidade a mais.
(Fonte da imagem destacada: Przemyslaw Koch/ 123rf.com)