Bulk ink para quatro cores disposto ao lado de impressora.
Ultima atualização: 18 de agosto de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

68Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O artigo de hoje será dedicado a você que precisa compra tinta sublimática e quer dicas para escolher a opção modelo mais adequada às suas expectativas e necessidades.

A tinta sublimática vem ganhando notoriedade no mercado graças a sua versatilidade. A tinta pode ser usada para impressão de imagens, fotos, textos e artes para aplicação e personalização de camisetas, bonés, canecas, mochilas, azulejos, garrafinhas e uma infinidade de outros produtos.

Acompanhe esse Review e confira as principais dicas e informações para que você possa escolher sem medo a tinta sublimática que melhor se encaixe em suas necessidades de impressão.




Primeiro, o mais importante

  • Destinada a imprimir materiais para aplicação por meio de sublimação em outros objetos, a tinta sublimática deve ser escolhida de acordo com o modelo de impressora que irá abastecer e com os objetivos de uso do comprador.
  • Além da marca, qualidade e resolução das cores é recomendável atentar para questões como rendimento e tempo de secagem para fazer a escolha certa.
  • Os valores das tintas sublimáticas vão variar de acordo com a marca e modelo. É possível encontrar opções mais básicas de pequenas quantidades a partir de R$ 20. Já potes mais robustos, de marcas renomadas e qualidade superior podem custar mais de R$ 300.

Você também pode gostar:

Ranking: As 5 melhores tintas sublimáticas

A tinta sublimática é quem está por traz daqueles itens personalizados que tanto nos encantam. Seja uma caneca, camiseta, bolsa ou souvenir, todos nós temos em casa – ou já desejamos ter - ao menos um item ou acessório feito com a técnica da sublimação.

No entanto, uma tinta ruim pode prejudicar não só a qualidade do produto final, como também danificar a cabeça de impressão da impressora. Se você quer afastar esse tipo de preocupação e se aventurar nas infinitas possibilidades da sublimação, vamos apresentar os modelos mais interessantes de tinta à venda no Brasil. Confira:

1º - Tinta Sublimática Conjunto com 4 cores de 100 ml – Sumex

De alta qualidade para impressão de sublimação podem ser transferidas para canecas revestidas, telhas, bonés, tendas, banners, camisetas, selos, arte, presentes, entre outros diversos materiais personalizáveis por sublimação.

Excelente fluência, sem entupimento, as partículas de tinta são distribuídas uniformemente. A tinta é atóxica, ecologicamente correta, possui cores brilhantes, ampla gama e bom efeito de transferência.

Kit contém 4 cores: Preto (Black), Ciano (Cyan), Amarelo (Yellow) e Magento. Compatível com impressoras Epson (bulk in).

2º - Tinta Sublimática 100 ml – ValeJet

Aumente a rentabilidade do seu negócio e surpreenda-se com a gama de cores e qualidade que a tinta ValeJet proporcionará para suas impressões.

De secagem rápida, tem excelente rendimento e maior fidelidade das cores, proporcionando ótima qualidade para suas impressões.

De qualidade certificada, a tinta está disponível nas cores Black, Cyan, Yellow e Magenta, e também em embalagens econômicas de 1 litro.

3º - Tinta para Sublimação Magenta 250ml – Marpax

Qualidade e alta performance são características dessa tinta para sublimação. Indicada para personalização em camisetas de poliéster, canecas, chinelos, bolsas, eco-bags, azulejos, squeeze, xícaras, capas de almofadas e muitos outros produtos preparados para sublimação.

Econômica e eficiente, não danifica sua impressora. Tem secagem rápida, qualidade fotográfica, densidade exata, PH correto e cores mais vivas e vibrantes. É compatível com todos os modelos de impressoras Epson, inclusive as ecotank L110, L200, L220, L210, L355, L365, L375, L1300.

4º - Kit 4 cores Tinta Sublimática 500 ml – Mizink

De alta qualidade, a tinta sublimática da marca Mizink é específica para impressão e transferência térmica em tecidos sintéticos, porcelanas, vidros, chinelos, alumínio, etc.

É compatível com cartuchos recarregáveis ou bulk ink XP241, XP231, XP431, XP441, XP411, XP401, XP214, XP204, XP702, TX620FWD, TX525FW, T25, TX135,TX125, TX560, T42W,TX320F.

Resistente à água, raios UV e luz solar, essa tinta não desbota com o tempo. Não borra mesmo com impressão em papel comum.

5º - Tinta para Sublimação para Ecotank Kit 4 cores 1 litro - Aton

Com alto poder de cobertura o kit de tintas sublimáticas para Ecotank Aton vem com 4 cores de 1 litro cada. Oferece excelente poder de transferência garantindo cores 100% fiéis ao arquivo digital.

A marca promete os melhores resultados para suas sublimações por baixo investimento devido a seu custo x benefício. É compatível com as impressoras Epson L375 | L-375.

Guia de Compra

Como vimos no acima, é a tinta sublimática que permite a impressão naquelas canecas personalizadas que todo mundo tem. Essa tinta pode fazer muito mais.

Então vamos ao Guia de Compra. Nesta seção você terá acesso às informações mais relevantes sobre tinta para sublimação, como indicações de uso, vantagens e desvantagens, valores, onde comprar, etc.

Homem sentado em sua mesa trabalhando bebendo café com caneca personalizada.

A tinta sublimática é usada na impressão de presentes personalizados. (Fonte: dinodia / 123rf)

O que é a tinta sublimática?

A tinta sublimática ou tinta para sublimação é um tipo especial de tinta para impressoras desenvolvidas para o processo de sublimação. À base de água, ela deve ser usada para impressões em papel especial, também sublimático.

A partir do papel transfer sublimático a impressão pode ser aplicada em objetos e tecidos que tenham poliéster em sua composição, acabamento, tratamento ou revestimento.

A aplicação se dá através da técnica de sublimação, que consiste no uso do calor (de no mínimo 160º) para a transferência e aderência da tinta de forma permanente.

A tinta para sublimação enquanto no papel, pode ter aspecto fosco e sem vida. É somente após completar o processo da sublimação, onde a pressão e o calor transformam a tinta em gás colorindo o substrato, que as cores se tornam mais nítidas e vibrantes.

É a tinta ideal para criação de estampas, personalizações e artes em geral, por proporcionar impressões com aspecto muito mais vibrante e real, de cores mais intensas e grande durabilidade.

Caneca personalizada com foto de pessoa sorrindo.

Quanto maior for o índice de poliéster no produto, melhor ficará a aplicação, com cores mais vivas e brilhantes. (Fonte: gekaskr / 123rf)

Quais as vantagens e desvantagens da tinta para sublimação?

De grande versatilidade, a tinta para sublimação pode ser aplicada em vários tipos de materiais utilizando o papel especial sublimático. É capaz de personalizar canecas, squeezes, bonés, bolsas e mochilas, e até criar estampas exclusivas, dentre outras tantas aplicações.

Como é uma tinta de alta tecnologia, tem alto rendimento quando utilizada nas condições ideais, proporcionando baixo custo e investimento para a preparação, produção e finalização dos produtos.

No entanto, a tinta para sublimação não é capaz de reproduzir efeitos como alto relevo ou cores metalizadas, como é possível em outras técnicas de estampa.

A ausência da cor branca também dificulta o trabalho em peças e superfícies escuras, sendo necessária a aplicação de técnicas de dupla aplicação para viabilizar a personalização.

Vantagens
  • Grande versatilidade
  • Praticidade e facilidade no uso
Desvantagens
  • Restrição de cores e efeitos
  • Não existe tinta branca, o que dificulta uso em objetos escuros

Como usar a tinta sublimática?

A tinta para sublimação deve ser usada em impressoras jato de tinta equipadas com tanque de tinta ou bulk ink, e como já mencionamos, a impressão deve ser feita em papel para sublimação.

A aplicação da impressão por sublimação só é eficiente em tecidos e materiais que tenham poliéster na composição ou no acabamento. Quanto maior for o índice de poliéster no produto, melhor ficará a aplicação, com cores mais vivas e brilhantes.

Algumas dicas são necessárias para que você tenha sucesso usando esse tipo de tinta. Anote todas elas:

  • Nunca misture no tanque de tinta a tinta sublimática com tinta de outro tipo, nem mesmo uma marca de tinta para sublimação com outra. Existem diferenças de composição da tinta entre as marcas, e a mistura que pode prejudicar o resultado final da sublimação.
  • Caso você vá trocar de marca de tinta faça a limpeza do reservatório e a sangria de todo resquício da tinta que estava sendo usada anteriormente.
  • Para que seu processo de sublimação ocorra sem imprevistos todo o material deve estar com o mínimo de umidade possível, incluindo o papel e o material que será estampado.
  • Para tirar possíveis traços de umidade do papel sublimático pode ser utilizada uma estufa de armazenagem.
  • Antes de realizar a aplicação aqueça o papel impresso por cerca de 10 segundos na prensa. Repita o processo com o produto que receberá a aplicação. Isso garantirá a melhor fixação da estampa.
  • Por fim, lembre-se de usar sua impressora abastecida com tinta sublimática pelo menos a cada dois dias. A tinta sublimática é mais densa que as tintas de impressora comuns, por isso a falta de uso ocasiona o ressecamento da tinta, frequente causa de entupimento da cabeça de impressão.

Como escolher a melhor tinta sublimática?

A produção de personalizados com sublimação é uma excelente alternativa para incrementar a renda. No entanto, seja para começar ou para expandir o seu negócio, é importante pesquisar antes de escolher a tinta para sublimação.

Antes de qualquer outro ponto, verifique se a tinta escolhida é compatível com o modelo e marca de sua impressora. Não leve em consideração apenas o preço. A qualidade é importante, e o barato pode acabar saindo caro.

Tubos de tinta sublimática e cartucho.

Embora o preço seja um critério importante, ele não deve ser priorizado. Invista em boas tintas para não prejudicar seu trabalho. (Fonte: Piotr Adamowicz / 123RF)

Tintas de má qualidade podem ter baixo rendimento e entregar impressões ruins de baixa fixação e sem fidelidade de cores. Além disso, tintas de má qualidade aumentam o risco de entupimentos e danos às impressoras.

Dê preferência a marcas de tintas que contam com controle de metais pesados como chumbo. Além de serem ecologicamente corretas, essas opções são atóxicas e oferecem menos chances de entupimento das cabeças de impressão do seu equipamento.

Se possível, adquira primeiro potes pequenos da tinta para realizar testes de impressão e comparar resultados antes de partir para frascos maiores. De nada adianta aproveitar a promoção de um frasco enorme se ele se mostrar de qualidade inferior no uso e acabar comprometendo suas personalizações ou ficando encostado no estoque.

Quanto custa?

O preço da tinta para sublimação varia de acordo com a marca, qualidade do produto e tamanho do frasco. É possível encontrar frascos pequenos de 100 ml a partir de R$ 20. Já as embalagens maiores, de marcas renomadas e com qualidade superior podem custar mais de R$ 300.

Onde comprar?

Você pode comprar tinta sublimática em lojas físicas que vendem suprimentos gráficos como Kalunga e Lojas Americanas.

No entanto, é nas plataformas de e-commerce como Amazon, Mercado Livre e ShopFácil que é possível encontrar a maior variedade do produto em diversos modelos e marcas.

Critérios de compra: Fatores para comparar as diferentes ofertas de tinta sublimática

Agora que você já tem várias informações gerais sobre tinta sublimática, listaremos algumas das características que você pode comparar para reconhecer a melhor opção de digitalizador para atender às suas necessidades e expectativas. São elas:

  • Cores
  • Composição
  • Rendimento
  • Tempo de secagem

Agora confira cada um desses pontos em detalhes para saber fazer a melhor escolha.

Cores

As tintas de sublimação mais comuns no mercado são nas cores da paleta CMYK: cyan (azul), magenta (vermelho), yellow (amarelo), black (preto).

Alguns fabricantes trabalham com cores especiais Fluo, para chegar a tons diferenciados. Existem, ainda, as cores light, destinadas a impressoras mais antigas que trabalham 8 cores.

O ajuste de cores pode ser feito pelo software de impressão, usando ou não Perfis de Cores (ICC). O ICC ideal é o fornecido pelo fabricante, que permite a configuração para que a impressão obtenha o resultado em cores esperado. Além de garantir o padrão de qualidade de cor, o uso do ICC também pode gerar economia de tinta, ao calibrar e controlar a saída de tinta.

Caso o fabricante não forneça perfil ICC personalizado para o produto da marca, é possível encontrar perfis ICC genéricos para download na internet.

Rendimento

Embora poucos fabricantes forneçam informações relacionadas ao rendimento das tintas para sublimação, essa característica é importante para ser considerada, especialmente se você pretende usar a impressão sublimática como fonte de renda.

Na ausência de dados oficiais da marca, você pode criar sua própria tabela de rendimento, controlando a relação de gastos tinta x folhas x densidade média das impressões.

Embora a tinta para sublimação seja mais grossa e densa em comparação a outros tipos de tinta para impressoras, o seu uso em periféricos do tipo jato de tinta garante o baixo consumo e alto rendimento, se usada nas condições ideais.

Composição

A tinta para sublimação é um dos poucos tipos de tinta para impressoras e para estamparia que é ecologicamente correta. Sua composição costuma ser à base d’água, sem adição de solventes e fenóis.

Essa característica é importante, especialmente se a tinta for ser aplicada em estamparia, tecidos ou peças de vestuário em geral, pois garantirão um produto atóxico e que não oferece riscos de alergias ou irritações ao consumidor.

Imagem de tintas sublimáticas e impressora.

A tinta sublimática é uma das únicas ecologicamente corretas. (Fonte: Wathanyu Sowong / 123RF)

Tempo de secagem

Embora grande parte das tintas sublimáticas tenha secagem rápida, algumas marcas de tinta podem levar mais de 20 minutos para secar completamente após a impressão.

O tempo de secagem também varia de acordo com o clima ambiente e o tipo de papel para sublimação utilizado na impressão.

Os fabricantes costumam fornecer informações sobre o tempo médio de secagem do produto. Tintas que demoram a secar podem ser prejudiciais à produção, por atrasar o processo e oferecer riscos de borrar ainda na impressora, causando desperdício de material.

(Fonte da imagem destacada: Jirakit Suparatanameta / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.