Ultima atualização: 8 de outubro de 2021

Bem-vindo ao nosso grande teste de impressão a jato de tinta 2021. Aqui nós apresentamos todas as impressoras a jato de tinta que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web. Nós queremos facilitar sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor impressora a jato de tinta para você. Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia.

Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar uma impressora a jato de tinta.

Índice




O mais importante

  • As impressoras a jato de tinta são perfeitas para imprimir páginas de texto e fotos de alta resolução. Ao contrário de uma impressora a laser a cores, você também pode imprimir transparências muito bem.
  • Ao escolher uma impressora a jato de tinta adequada, você pode escolher entre impressoras DOD, impressoras multifuncionais a jato de tinta e impressoras CIJ. Dependendo do tipo de impressora DOD, é feita uma distinção entre impressoras piezoeléctricas e a jato de bolhas.
  • O comportamento de impressão, resolução, velocidade, volume de impressão e transmissão de dados são fatores técnicos que você deve considerar ao comprar uma impressora.

impressora jato de tinta nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar uma impressora a jato de tinta

Quais são as vantagens das impressoras a jato de tinta em relação às impressoras a laser?

Além das impressoras a jato de tinta, você também encontrará impressoras a laser em residências. O que é certo para você depende muito do que você quer usar a impressora. Também é importante conhecer seus hábitos de impressão ao tomar sua decisão. Se você quiser imprimir fotos, a impressora a jato de tinta é ideal para você porque as impressoras a jato de tinta podem lidar melhor com as cores do que as impressoras a laser.

As impressoras a jato de tinta são melhores na mistura de cores e, com papel fotográfico e tintas especiais, podem produzir resultados que raramente são igualados mesmo por impressoras a laser caras. As impressoras a jato de tinta são baratas de produzir e, portanto, baratas de comprar, graças ao seu design simples. Com as impressoras a laser, por outro lado, você pode esperar custos de aquisição mais altos.

As impressoras a jato de tinta reproduzem as cores particularmente bem. Portanto, eles são muito adequados para a impressão de fotos. (Fonte da imagem: pixabay.com / rawpixel.com)

As impressoras a jato de tinta são fáceis de manter porque, além dos cartuchos, a cabeça de impressão só precisa ser substituída de tempos em tempos. Os outros componentes raramente estão sujeitos a desgaste e quase nunca se quebram. Os kits de recarga de tinta também podem ser usados para recarregar os cartuchos facilmente e a um custo muito baixo.

A impressora a jato de tinta também é imbatível quando se trata de imprimir em transparências. Além disso, ao contrário das impressoras a jato de tinta, as impressoras a laser não podem imprimir diretamente em outras mídias, tais como CDs.

Além disso, a impressora a jato de tinta é ideal para impressão de texto em uso privado, se a velocidade de impressão não for de alta importância para você. Se você tende a imprimir mais ocasionalmente e não quer imprimir centenas de páginas todos os dias, a impressora a jato de tinta é muito bem adequada aos seus hábitos de impressão.

Eu preciso de uma impressora a jato de tinta habilitada para Wi-Fi?

Uma impressora com capacidade Wi-Fi é ideal para residências onde vive mais de uma pessoa. Mas mesmo sem uma impressora Wi-Fi, você ainda pode imprimir sem fio. Muitos roteadores hoje têm uma porta USB que você pode usar para conectar a impressora ao roteador e integrá-la à rede doméstica.

A função Wi-Fi permite que você configure sua impressora a jato de tinta em todos os seus computadores através de uma rede. A vantagem disso é que você pode colocar a impressora no local mais conveniente para todos. Ele também elimina a necessidade de comprar várias impressoras ou de ter o computador de uma pessoa para tratar de toda a impressão.

Então, se você vive em uma casa com várias pessoas e todos confiam em uma impressora, ou se você é apenas o tipo de lazer que prefere colocar sua impressora em um local mais conveniente, este recurso é muito valioso para você.

Como eu instalo uma impressora a jato de tinta no meu computador?

Basicamente, após conectar os cabos necessários, a instalação da impressora a jato de tinta é feita através da instalação do arquivo do driver da impressora. Eu explicarei o procedimento de instalação em detalhes abaixo. Para configurar sua impressora a jato de tinta em seu computador, você deve ter todos os cabos necessários, CDs com software de impressão e, se disponível, todas as outras ferramentas em mãos.

Uma vez que você tenha colocado a impressora no local mais conveniente, conecte o cabo da impressora na tomada de energia e o outro cabo no seu PC ou laptop. Agora você completou a conexão da impressora e nós podemos passar para a instalação. O driver da impressora é o coração da instalação. Quando você compra uma impressora nova, ela vem com um CD que contém o driver da impressora e o software da impressora.

Como regra, uma janela se abre imediatamente após a inserção do CD para instalar o driver. Tudo que você tem que fazer é seguir o assistente de instalação e o driver é instalado. Entretanto, se você não tem um CD, ou nos tempos modernos você não tem mais um drive de CD no seu laptop, você pode simplesmente baixar o driver da impressora do website do fabricante da sua impressora. Depois de ter instalado o driver com sucesso, você pode fazer as configurações da impressora que são certas para você.

Por exemplo, você pode ajustar as configurações de tamanho de papel, cor, qualidade e, em alguns casos, usar um modo de economia de energia. Uma vez que você tenha terminado de configurar a impressora a jato de tinta e tenha feito todas as configurações apropriadas, você pode imprimir uma página de teste. Quando você imprime a página de teste, você completou com sucesso a instalação e pode desfrutar ao máximo da impressora a jato de tinta.

As impressoras a jato de tinta são prejudiciais à minha saúde?

Não, as impressoras a jato de tinta não são prejudiciais à saúde. Com as impressoras a laser, por outro lado, tem havido vários estudos. Estes mostraram que muitos dispositivos emitem um número considerável de partículas muito finas durante o processo de impressão; estas são partículas ultra-finas que podem entrar nos pulmões.

Estes podem, portanto, penetrar profundamente nos pulmões e ser depositados lá. Em um artigo datado de 25.08.2016, o governo alemão fez as seguintes declarações: "As impressoras a laser liberam poeira fina em partículas de tamanho ultra-fino - o que é particularmente perigoso. Ele penetra nos tubos bronquiais e alvéolos.

As partículas ultrafinas chegam até a entrar na corrente sanguínea. As consequências variam da inflamação respiratória à trombose e ao câncer de pulmão"

Decisão: Que tipos de impressoras a jato de tinta existem e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, uma distinção pode ser feita entre os seguintes tipos de impressoras a jato de tinta

  • Impressora DOD
    • Impressoras Piezo
    • Impressoras BubbleJet
  • Impressoras multifuncionais a jato de tinta
  • Impressora CIJ

Para cada um desses tipos, a tecnologia ou design de impressão é ligeiramente diferente, cada um deles com vantagens e desvantagens individuais. Dependendo de seus hábitos de impressão e das coisas que você mais valoriza, um tipo diferente de impressora é o melhor para você. Na seção seguinte eu gostaria de ajudá-lo a descobrir qual tipo de impressora a jato de tinta é melhor para você.

Para fazer isso, vou apresentar a você os tipos de impressoras a jato de tinta mencionados acima e delinear claramente as vantagens e desvantagens de cada uma. Hoje, quando falamos de impressoras a jato de tinta, estamos falando principalmente de impressoras DOD, pois estas podem ser encontradas tanto em casa quanto no escritório.

Quais são as características de uma impressora DoD e quais são as vantagens e desvantagens?

O processo Drop on Demand (DOD) usa uma tecnologia de impressão que apenas ejeta gotas de tinta sob demanda. Isto é possível abrindo os bicos de uma cabeça de impressão para cada gota de tinta individual do tipo de letra. Esta abertura é controlada pelo driver da impressora associada.

Vantagens
  • Excelente qualidade de impressão de fotos
  • Baixo preço de compra
  • impressão de CD assim como impressão de papel especial
  • recarga de cartuchos de tinta com kits de recarga de tinta
Desvantagens
  • Altos custos de acompanhamento
  • Velocidade de impressão
  • Cabeça de impressão pode secar
  • Não resistente aos raios UV

A vantagem especial das impressoras a jato de tinta é que elas têm excelente qualidade de impressão de fotos em papel especial. Então, se você está planejando fotos do seu último feriado, festa de Natal ou da sua próxima parede de fotos de família, não há como contornar uma impressora a jato de tinta.

Dependendo do fabricante, há dois processos diferentes usados nas impressoras a jato de tinta DOD, cada um com vantagens e desvantagens em comparação com o outro processo de impressão.

O que é uma impressora piezoeléctrica e quais são suas vantagens e desvantagens?

Com impressoras piezoelétricas, a tinta é pressionada mecanicamente para fora do bico. Um componente conhecido dos isqueiros é responsável por isso: o cristal piezo. A tensão elétrica causa a deformação deste cristal piezoelétrico. Esta deformação gera uma pressão que força as gotas de tinta de qualquer tamanho para fora do bico.

Vantagens
  • A tinta não seca muito rápido
  • a tinta é resistente à água
  • cabeça de impressão duradoura
Desvantagens
  • A tinta é relativamente cara
  • a tecnologia de impressão é bastante cara

A vantagem especial das impressoras piezoeléctricas são as cabeças de impressão. Eles não estão sujeitos a desgaste e, por não serem substituídos pelos cartuchos da impressora, permanecem intactos por toda a vida útil da impressora.

O que é uma impressora BubbleJet e quais são as vantagens e desvantagens?

A impressora BubbleJet usa um processo térmico que aquece a tinta. Durante o processo, a tinta evapora e forma uma bolha de vapor. Conforme a bolha de vapor aumenta, a pressão no bocal aumenta até que a bolha dispare uma gota de tinta do bocal.

Vantagens
  • A tinta é relativamente barata
  • as impressoras têm tecnologia simples
Desvantagens
  • A tinta da impressora seca muito rapidamente
  • a tinta da impressora é frequentemente solúvel em água
  • a cabeça de impressão eventualmente queima

A impressora BubbleJet tem uma vantagem particular para as pessoas que imprimem com pouca frequência, já que as impressoras que não são usadas frequentemente tendem a secar. Aqui, as cabeças de impressão são integradas ao cartucho de tinta. Ao substituir sua antiga cabeça de impressão de cartucho seco por sua nova, sua impressora irá funcionar como nova novamente.

Quais são as características de uma impressora multifuncional a jato de tinta e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Naturalmente, as atuais impressoras a jato de tinta DOD não estão disponíveis apenas como impressoras puras, mas também como impressoras multifuncionais a jato de tinta. Isto se caracteriza pelo fato de, além da impressora, conter também um scanner e uma copiadora e, em alguns casos, um aparelho de fax. A vantagem de uma impressora multifuncional é seu preço de compra mais baixo. Como regra, você paga menos do que se você comprasse todos os produtos separadamente.

Vantagens
  • Preço de compra mais baixo
  • Economia de espaço
  • Caminhos de trabalho curtos
  • Configuração necessária apenas para um dispositivo
Desvantagens
  • Tamanho e peso
  • Sempre precisa substituir o dispositivo inteiro

Além disso, a impressora multifuncional é ideal para proprietários com espaço limitado, pois combina três produtos em um, economizando assim espaço. Portanto, é muito adequado para estudantes, que normalmente precisam das três funções durante seus estudos e não costumam morar nos maiores apartamentos.

O que distingue uma impressora CIJ e quais são suas vantagens e desvantagens?

Para lhe mostrar o escopo completo das impressoras a jato de tinta, vou terminar explicando como funciona a impressora CIJ. Não será mencionado no resto do site, pois é apenas de interesse para a indústria. CIJ significa Continuous Ink Jet e é um processo de impressão industrial para impressoras a jato de tinta. Neste processo, um jato de tinta contínuo é quebrado em gotículas por cargas elétricas e, assim, disparado através de um bico.

Vantagens
  • Alta velocidade de marcação
  • Grande escolha de tintas
  • Baixo custo inicial (Para impressoras industriais)
  • Baixo consumo de tinta
Desvantagens
  • Não é possível impressão multicolorida
  • Não é possível marcação de alta resolução
  • Não é adequado para uso privado e de escritório

A vantagem especial das impressoras CIJ é que elas podem marcar metais, plásticos e quase todos os outros materiais. O processo de impressão é ideal para impressão em meios irregulares, tais como datas de validade em latas ou garrafas.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar impressoras a jato de tinta

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar impressoras a jato de tinta. Isto tornará mais fácil para você decidir se um item em particular é adequado para você ou não. Em resumo, estes são:

  • Funções
  • Comportamento de impressão
  • Resolução de impressão
  • Velocidade de impressão
  • Tamanho da impressora a jato de tinta
  • Transmissão de dados
  • Volume de impressão
  • Bandeja de papel
  • Capacidade de armazenamento
  • Características e funções extras

Nos parágrafos seguintes você pode ler sobre os critérios de compra individuais e como você pode classificá-los.

Funções

Ao escolher entre a impressora laser a cores originalmente favorita, a impressora a jato de tinta simples com suas várias tecnologias e o dispositivo multifuncional a jato de tinta, o critério mais importante é provavelmente quais são as suas necessidades. Em outras palavras, quais funções você precisa em uma impressora.

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é quais funções você precisa. Se as funções de cópia, digitalização e fax são importantes para você e você não quer gastar muito dinheiro em dispositivos individuais, então você deve escolher a impressora multifuncional inkjet.

A impressora multifuncional inkjet normalmente não é muito cara para comprar, você também economiza na compra de produtos adicionais, mas os cartuchos são normalmente um pouco mais caros. No entanto, você não precisa das outras funções e só quer imprimir seus documentos de texto. Então uma simples impressora a jato de tinta é a melhor escolha para você. Na forma da impressora Piezo ou da impressora BubbleJet.

Comportamento de impressão

Você deve conhecer seu comportamento de impressão, ou seja, com que freqüência e quanto você imprime. Isto irá determinar que tipo de impressora se adequa melhor a você. Muitas vezes as pessoas compram impressoras que parecem baratas à primeira vista, mas depois acabam sendo caras quando chega a hora de comprar mais consumíveis.

Se você é uma daquelas pessoas que imprimem muito e constantemente, então uma impressora a jato de tinta com tecnologia piezoelétrica é particularmente adequada para você

. Como a impressora tem uma cabeça de impressão integrada, você não precisa comprar cartuchos de tinta com uma cabeça de impressão integrada, mas pode usar cartuchos individuais. Isto lhe dá a opção de substituir apenas os cartuchos de tinta que estão realmente vazios. Se, por outro lado, você é uma pessoa que raramente imprime, então uma impressora a jato de tinta com tecnologia de impressão térmica, também conhecida como impressora a jato de tinta de bolhas, é uma boa opção.

Uma impressora a jato de tinta que raramente é usada tende a secar. Com a impressora BubbleJet, você tem uma grande oportunidade de combater isso. Os cartuchos de tinta necessários têm cabeças de impressão integradas, então tudo o que você precisa fazer é substituí-los e sua impressora funcionará como nova novamente.

Resolução de impressão

Se você só quer usar a impressora a jato de tinta para seus documentos de texto em casa, então é necessária uma resolução de impressão menor do que para imprimir fotos. Como você quer ver suas impressões com a melhor qualidade possível, você deve procurar uma alta resolução de impressão, mas a regra geral é que 600 x 600 dpi é suficiente para documentos de texto e 1200 x 600 dpi para fotos.

Velocidade de impressão da impressora a jato de tinta

A velocidade de impressão de uma impressora é muito importante. Se você trabalha em um escritório e não quer atrasos no seu fluxo de trabalho ou precisa imprimir algo para a universidade no último minuto antes de seu ônibus sair. Dependendo da qualidade que você deseja atingir para sua impressão, a velocidade de impressão variará. A velocidade é medida em páginas impressas por minuto.

Você sabia que a impressora mais rápida do mundo imprime 150 páginas por minuto? E em cores! É isso que a impressora a jato de tinta do fabricante Riso pode fazer. Em comparação, a maioria dos impressores só pode imprimir cerca de 15 a 30 páginas por minuto em cores.

Cada impressora a jato de tinta tem diferentes modos de qualidade e velocidades de impressão relacionadas. No modo rascunho, os impressores alcançam os resultados mais rápidos, mas às custas da qualidade, que é a pior com a maior velocidade. A velocidade de impressão também tem um grande impacto sobre o preço de um dispositivo.

As especificações de velocidade de impressão do produto nesta página incluem todas as velocidades de impressão medidas de acordo com o método ISO nas páginas do fabricante. Isto dá aos fabricantes um método de medição padronizado para melhor avaliar a produtividade da impressora.

Tamanho da impressora a jato de tinta

As impressoras a jato de tinta sempre ocupam espaço em sua mesa ou em outro local de sua escolha. Dependendo de quais características você precisa em sua impressora a jato de tinta, você vai querer dar-lhe mais ou menos espaço. Para encontrar a opção que mais economize espaço para você, você precisa conhecer suas necessidades.

Se você precisa absolutamente das funções de cópia, digitalização e fax em sua casa, então a impressora multifuncional a jato de tinta é a opção ideal e que mais economiza espaço para você. Desta forma você tem todas as funções em um único dispositivo e não precisa criar espaço para cada produto individual.

Nem todos os impressores têm as mesmas funções. As impressoras multifuncionais são muito versáteis. Outros, no entanto, são apenas para impressão. (Fonte da imagem: pixabay.com / andreas160578)

Entretanto, se você diz: Eu só preciso da função de impressão, então uma impressora a jato de tinta sem multifuncional é a escolha mais adequada para você. Estes estão disponíveis como impressoras BubbleJet ou impressoras Piezo.

Se sua impressora também tem uma função wi-fi, o dispositivo não precisa necessariamente estar conectado ao computador por cabo; você pode colocá-lo em qualquer lugar da sala para que você não tenha que se preocupar com onde ele deve ser colocado na mesa.

Transmissão de dados

A maneira como você quer transmitir o trabalho de impressão para a impressora é muito importante. Porque faz diferença se você está sentado sozinho em seu apartamento usando sua impressora ou uma casa multi-familiar ou um pequeno escritório compartilhando uma impressora. Há muitas maneiras de transferir dados, mas as mais comuns são Wi-Fi e USB. Se você usa sua impressora sozinho, você está em uma situação muito confortável.

Você não precisa compartilhar a impressora com mais ninguém, então você tem a liberdade de escolher entre as diferentes opções de transferência de dados. Se, por outro lado, você vive em uma casa multi-familiar ou trabalha em um pequeno escritório, então uma impressora com função WLAN é ideal para você.

Você pode colocar a impressora em um local conveniente em sua casa ou escritório e todos podem acessá-la a partir de seu computador. Outra vantagem para você é que ninguém vai incomodá-lo sobre se eles podem usar seu computador para impressão.

Volume de impressão

O volume máximo de impressão mensal, que é determinado pelo fabricante, indica a carga que a máquina é projetada para manusear. Claro, você pode imprimir mais do que o recomendado, mas isto irá colocar uma tensão na longevidade da impressora a jato de tinta.

Você sabia que a maior impressora do mundo pode imprimir 600 metros quadrados sem problemas? Isso é o equivalente a 12 x 50 metros! O Infinitus 2, desenvolvido pela Big Image Systems, é usado para imprimir cenários de teatro e filmes.

Isto também é interessante em termos da garantia da sua impressora. Se sua impressora avariar dentro do período de garantia e você a enviar para o fabricante, eles irão ler o número de páginas impressas. Se o número de páginas impressas for muito maior do que o número de páginas recomendado pelo fabricante para o período de garantia, a garantia poderá ser recusada.

Bandeja de papel

Encher a bandeja de papel com papel pode ser um incômodo, então certifique-se de que você saiba com antecedência: Quantas pessoas estarão usando a impressora e quanto provavelmente será impresso. Isto tornará sua decisão mais fácil. Se você só a usa sozinho, uma bandeja de papel menor provavelmente é suficiente.

No entanto, se você tiver que compartilhar a impressora com outros, pode ser divertido. Porque é o seu trabalho de impressão que é interrompido porque o papel se esgota novamente. Agora você é quem tem que recarregar o papel e talvez até mesmo procurar por papel.

Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento de uma impressora a jato de tinta é especialmente importante em uma aplicação onde várias pessoas estão imprimindo ao mesmo tempo. Porque uma maior capacidade de memória significa que um trabalho é processado mais rapidamente. Isto significa que não há atrasos extremos no fluxo de trabalho ou no cronograma.

Na maioria dos casos, arquivos menores são carregados completamente na memória da impressora e processados. No caso de arquivos maiores, o arquivo é recarregado peça por peça quando uma peça foi processada e assim o espaço fica livre novamente. Os arquivos gráficos geralmente têm um tamanho de arquivo muito grande, então uma grande capacidade de memória é particularmente vantajosa para estes arquivos.

Recursos e funções extras

Muitas impressoras a jato de tinta no segmento de preço mais alto brilham com impressão mais profissional em cores para fotos ou a opção de impressão em diferentes formatos, como A3 ou A2.

Múltiplas opções de interface são particularmente vantajosas, pois você pode imprimir de seus dispositivos Apple ou Google, por exemplo, sem ter que baixar ou instalar drivers primeiro. Verifique aqui na última etapa, se necessário, se um produto pode se destacar de forma positiva se você não tiver certeza de qual escolher.

Fatos interessantes sobre impressoras a jato de tinta

Quem inventou a impressora a jato de tinta?

Quem inventou a impressora a jato de tinta depende de como você olha para ela. Entre 1963 e 1970, o Teletype Inktronic foi desenvolvido nos EUA pela Teletype Corporation. É considerada a primeira impressora a jato de tinta do mundo, mas não era uma impressora clássica, mas um dispositivo de saída que funcionava em conjunto com um monitor. No entanto, teve problemas para transferir a tinta precisamente para o papel.

No início dos anos 70, a IBM introduziu as primeiras impressoras jato de tinta funcionais, mas estas só foram utilizadas na indústria. Em 1984, a HP desenvolveu o HP ThinkJet, uma das primeiras impressoras jato de tinta para o mercado consumidor. Em 1990, a HP lançou a HP Deskjet 500, a primeira impressora a jato de tinta para o mercado de massa.

Devo comprar meus cartuchos de impressora novos ou recarregá-los com tinta de impressora?

Como as empresas vendem impressoras a preços tentadoramente baixos, muitas pessoas esquecem os altos custos a longo prazo quando as compram. Portanto, você está diante de uma decisão importante entre o reabastecimento e a compra de cartuchos de impressora. Comprar um novo cartucho de impressora é certamente a opção mais fácil, mas é também a mais cara. Você retira os cartuchos velhos da impressora e coloca os novos. Isto é definitivamente mais rápido e mais limpo.

Mas se você não se importa de sujar seus dedos, você pode economizar muito dinheiro. Entretanto, se você quiser recarregar seus cartuchos de impressora, você o faz por sua própria conta e risco. Muitas impressoras hoje em dia têm um chip de consumo no cartucho da impressora, o que indica que o nível de tinta está vazio, mesmo que tenha sido reabastecido. Mas há uma solução para isso também.

Eles estão disponíveis comercialmente e restabelecem o nível de tinta da impressora. Outra opção, se você não quer sujar seus dedos, é recarregar os cartuchos de tinta em uma estação de recarga de tinta. Não deixe de conferir as análises de clientes anteriores para estes, pois existe uma grande variedade entre fornecedores respeitáveis e refillers não-profissionais.

O que eu posso fazer para evitar que os cartuchos de tinta sequem?

Como é muito complicado reparar cartuchos de impressora depois de secarem, você deve evitar isso. A maneira mais fácil de fazer isso é imprimir a página de teste regularmente, de preferência semanalmente. Se a impressão semanal for muito cara devido ao consumo de tinta, você também pode imprimir a página de teste a cada duas ou três semanas.

Uma opção um pouco menos prática é remover os cartuchos da impressora se você não espera imprimir por um longo tempo. Você também deve embrulhar o cartucho de impressão em papel alumínio fino e armazená-lo na geladeira.

O que posso fazer para economizar cartuchos de tinta seca da impressora a jato de tinta?

Não há garantia de que um cartucho de impressora possa ser salvo depois de secar. No entanto, há três opções de leigos que se mostraram bem sucedidos em muitos casos. Muitas impressoras a jato de tinta vêm com software que permite a limpeza automática da máquina. Para você, é uma questão de procurar por palavras-chave, como limpeza de bico ou limpeza de cabeça de impressão depois de abrir o programa.

Se sua impressora não tiver este software, você pode procurar por sua impressora na lista de dispositivos instalados e selecionar o item de menu Manutenção. Aí você tem a opção de realizar uma limpeza normal ou uma limpeza intensiva. Basicamente, isso envolve um pouco de umedecer a área seca. Para limpeza manual, você só deve usar produtos suaves como cotonetes, toalhetes ou almofadas de algodão. A água quente é a melhor para o processo de limpeza. Também é possível salvar os cartuchos de impressão usando um banho de água morna.

Para fazer isso, retire o cartucho de impressão da impressora a jato de tinta e coloque-o em uma bolsa plástica à prova d'água. Então você enche um banho de água a cerca de sessenta graus Celsius e coloca o cartucho de impressora embalado nele. Depois de esperar pelo menos cinco minutos, você pode remover o cartucho e ver se o método foi bem sucedido.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas