
Como escolhemos
Bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o tonalizante, o cosmético que substitui a coloração em transformações, reaviva a tonalidade do cabelo natural ou tingido e consegue cobrir os primeiros fios brancos.
Mas você conhece as características do tonalizante? As diferenças entre este produto e a tintura permanente? Para esclarecer essas e outras dúvidas, criamos um guia completo sobre o cosmético. Continue lendo.
O mais importante
- O tonalizante está dividido em duas categorias: Semipermanente e banho de brilho. Ambos podem ser usados para acentuar a cor das madeixas, corrigir tonalidades indesejadas e promover mais saúde, brilho e vitalidade ao cabelo.
- Este produto pode ser utilizado após químicas como alisamento, relaxamento, permanente, coloração, luzes e reflexos, pois não há risco de incompatibilidade química.
- A fórmula do tonalizante é livre de amônia e oxidantes, por isso o efeito do produto dura apenas algumas lavagens. O retoque do tonalizante deve ser feito a cada 30 ou 60 dias.
Você também pode gostar:
- Óleo de argan: Como escolher o melhor em 2023
- Cronograma capilar: Como escolher os melhores produtos em 2023
- Protetor térmico: Como escolher o melhor para o seu cabelo em 2023
Tonalizante nossa recomendação dos melhores produtos
Deseja experimentar um tonalizante, mas não sabe qual produto comprar? Então confira algumas sugestões de compra abaixo. Os produtos da lista intensificam e revitalizam a tonalidade dos fios, enquanto tratam as madeixas. O resultado é um cabelo com aspecto natural e saudável.
- Um produto versátil
- O preferido dos profissionais
- O melhor tonalizante para cobrir fios brancos
- Uma opção para os homens
Um produto versátil
O tonalizante Color Intense da C.Kamura é um produto versátil. Pode ser usado por quem nunca coloriu o cabelo deseja experimentar novas tonalidades sem agredir as madeixas, para quem deseja iluminar o tom natural ou quer reforçar o efeito da coloração. O produto é enriquecido com aminoácidos e ativos marinhos, que tratam o cabelo enquanto colorem. O resultado dura até oito lavagens. São 22 opções de cores.
O preferido dos profissionais
O tonalizante Diarichesse da L’Oréal Professional é indicado para transformações, cobertura dos primeiros fios brancos e neutralização de mechas. A fórmula alcalina e livre de amônia proporciona um cuidado excepcional com a fibra capilar, deixando as madeixas saudáveis e com tonalidade natural. Os resultados duram até seis semanas.
O melhor tonalizante para cobrir fios brancos
O tonalizante da Acquaflora oferece uma perfeita cobertura dos fios brancos, brilho intenso e efeito prolongado. A fórmula é enriquecida com silício orgânico e proteína da pérola preserva a queratina e o aspecto natural do cabelo. O tubo vem com 60g, ideal para uma aplicação. Acompanha um sachê de reestruturação da fibra capilar.
Uma opção para os homens
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
O tonalizante Stilo Men da Alfaparf atua na cobertura dos fios brancos, mas possui efeito natural que realça o tom natural do cabelo, sem deixar reflexos avermelhados nos fios. O produto possui complexo botânico com efeito revitalizante que trata a fibra capilar, proporcionando brilho e maciez. O produto age em apenas cinco minutos.
Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre tonalizante
Se você está enfrentando esses dilemas, a solução pode ser fazer uma mudança mais sútil, utilizando um tonalizante. Quer saber mais sobre esse cosmético? Continue lendo este Guia de Compra.
O que é um tonalizante?
O produto forma uma película na superfície dos fios, proporcionado um resultado mais natural. O produto é menos agressivo, pois é livre de amônia e oxidantes – a concentração de água oxigenada é inferior a 10 volumes.
Por causa da composição, o tonalizante não penetra profundamente na fibra capilar, por isso não altera a estrutura do cabelo. O produto pode ser usado por quem tem outros tipos de químicas como escova progressiva, relaxamento, coloração, entre outros.
No entanto, a durabilidade do resultado é menor e o retoque deve ser feito com regularidade. O tonalizante vai saindo dos fios durante as lavagens, mas a durabilidade depende do produto, alguns duram oito e outros 28 lavagens.
Quem deve usar o tonalizante?
O produto também é indicado para quem tem alergia à água oxigenada, pois a emulsão reveladora contém níveis insignificantes de oxidantes, diferente da coloração, que exige água oxigenada com 20, 30 ou 40 volumes.
Quais são os efeitos do tonalizante?
O tonalizante também é indicado para cobrir os fios brancos, desde que a pessoa tenha até 30% de fios brancos dispersos pela cabeça. Escolha um tonalizante com tom mais claro do que o cabelo natural se desejar um efeito de luzes.
O produto também tem ação desamareladora, ou seja, elimina o aspecto amarelado ou alaranjado que pode ficar depois da coloração dos fios claros. Nesse caso, o ideal é utilizar um tonalizante com pigmentos acinzentados ou prateados – também pode ser usado para proporcionar reflexos prateados a cabelos grisalhos.
O produto também é ideal para quem está passando por transição capilar, ou seja, utilizava coloração permanente no cabelo mas deseja voltar ao tom – ou textura – natural do cabelo.
O tonalizante também pode ser usado como matizador. Basta adicionar o produto na tintura permanente e água oxigenada para anular algum tom indesejado ou mesmo para reforçar a fixação de pigmentos.
Conheça mais vantagens do tonalizante na tabela abaixo:
É verdade que existe tonalizante incolor?
Este produto também é indicado para quem costumar fazer outras químicas, como escova progressiva, reflexo ou descoloração.
Como aplicar o tonalizante ?
O produto pode ser aplicado em casa, sem o auxílio de um cabelereiro, pois diferente da tinta de cabelo, não há risco de o cabelo manchar. Basta seguir as instruções presentes no verso da embalagem.
Outra forma de usar o tonalizante é através do popular banho de brilho. A técnica consiste na aplicação de tonalizante misturado a uma máscara de hidratação branca – são duas medidas de creme para uma de tonalizante. Realize esse tratamento uma vez ao mês ou sempre que sentir os fios opacos.
Como deve ser feita a manutenção do tonalizante?
Para diminuir o desbotamento, você pode usar produtos que mantêm a cor como shampoo, condicionador e máscara tonalizante. Além da concentração de pigmentos, esses produtos oferecem nutrientes necessários para cuidar dos fios.
Tonalizante ou tintura permanente?
A coloração é definitiva, por essa razão, o procedimento é indicado para quem tem plena certeza de que quer mudar a tonalidade do cabelo – o produto só é eliminado com o crescimento dos fios e corte das pontas. Também é ideal para quem deseja cobrir os fios brancos.
Após o procedimento, é preciso redobrar os cuidados com o cabelo, pois as madeixas podem ficar ressecadas e quebradiças. A dica é investir no cronograma capilar, tratamento em três etapas – hidratação, nutrição e reconstrução – que reestabelece a saúde e beleza dos fios.
Entretanto, nem todas as tintas de cabelo são indicadas para quem realiza outros procedimentos químicos, pois pode ocorrer incompatibilidade entre químicas e eventuais reações adversas como queda, quebra, ressecamento, opacidade e corte químico.
Ainda está em dúvida se deve utilizar um tonalizante ou uma tinta de cabelo? Confira uma tabela comparando os dois cosméticos:
Tonalizante | Coloração | |
---|---|---|
Clareamento | Um ou dois tons | Três a quatro tons |
Cobertura dos fios brancos | 70% dos fios brancos | 100% dos fios brancos |
Compatibilidade com outros procedimentos químicos | Compatível com todos os tipos de químicas | Não é compatível com todos os tipos de químicas |
Durabilidade | Oito a 28 lavagens | Depende do crescimento do cabelo |
Amônia? | ✗ | ✔ |
Conclusão: A escolha entre o tonalizante ou a tinta de cabelo depende do seu objetivo com a mudança de visual, estado atual do cabelo e como você pretende cuidar das madeixas após a transformação.
Critérios de compra: Fatores para analisar ao comprar um tonalizante
Decidiu apostar em um tonalizante para mudar o visual? Excelente escolha. No momento da compra, reserve um momento para avaliar alguns aspectos importantes, que estão listados abaixo:
Tonalidade
A principal característica a ser analisada no momento da compra é a cor do tonalizante. Não faltam tonalidades e nuances e, quanto maior a variedade, mais chances de encontrar a cor desejada.
Para escolher um tom que valorize suas características pessoais como tom de pele, cor natural do cabelo e dos olhos, você pode realizar a colorimetria capilar, uma técnica utilizada pelo cabelereiro com os seguintes objetivos:
- Identificação de tons naturais
- Combinação de nuances, contrastes e reflexos
- Processos de neutralização
O profissional também deve conhecer o círculo cromático, que permite modificar o tom do cabelo através da combinação de cores. A classificação dos tons está presente na embalagem do tonalizante.
Também é importante analisar a altura do tom, ou seja, o tom alcançado com a aplicação do tonalizante. Avalie se o tonalizante possui uma ou mais nuances, que produzem reflexos no cabelo.
É muito importante realizar um teste de mecha para verificar se a cor do tonalizante é o que realmente deseja para o seu cabelo. Lembre-se: O teste de mecha deve ser realizado antes de qualquer procedimento químico no cabelo.
Cores fantasia
Quem deseja pintar o cabelo ou as pontas em cores fantasia – cores diferentes do padrão tradicional – pode apostar em um tonalizante para a mudança. As principais cores são rosa, lilás, roxo, azul, verde, prateado, vermelho, amarelo e laranja. Você encontra esses tonalizantes em tons pasteis ou cores vibrantes.
É importante que você saiba que para aderir a essas cores, o cabelo deve ser descolorido previamente. Como esse processo danifica as madeixas, é importante que o cabelo esteja saudável.
Componentes da fórmula
Conforme mencionamos anteriormente, o tonalizante trata o cabelo enquanto colore. Por isso é importante analisar os componentes da fórmula do cosmético. Procure por produtos com ativos reconstrutores, nutritivos ou hidratantes.
Os principais ativos reconstrutores são os aminoácidos e proteínas – como a queratina. Para nutrir os fios, são usados óleos ou ceras nutritivas. Para hidratar são utilizadas vitaminas e extratos vegetais.
Tonalizante semipermanente ou banho de brilho
Você encontra duas versões de tonalizante. O tonalizante semipermanente não contém amônia, mas apresenta uma baixa proporção de oxidante (água oxigenada) em sua formulação. Trata-se da “emulsão reveladora” que acompanha o tubo de tonalizante.
Já o tonalizante “banho de brilho” é livre de amônia e de oxidantes. O produto é ainda mais suave do que o tonalizante semipermanente, por isso não apresenta qualquer contraindicação.
O cosmético serve para realçar a cor do cabelo e proporcionar brilho intenso. É comum ver a indicação “tonalizante hidratante” na embalagem, pois o produto oferece esses resultados.
Esses dois produtos podem ser utilizados para corrigir tonalidades indesejadas (efeito matizador/ corretor de cor), acentuar a cor dos fios naturais ou tingidos e promover brilho intenso.
(Fonte da imagem destacada: Puhhha/ 123RF.com)