Imagem de uma mulher aplicando tonalizante no cabelo.
Ultima atualização: 13 de novembro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

21Horas investidas

5Estudos avaliados

71Comentários coletados

Bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o tonalizante, o cosmético que substitui a coloração em transformações, reaviva a tonalidade do cabelo natural ou tingido e consegue cobrir os primeiros fios brancos.

Mas você conhece as características do tonalizante? As diferenças entre este produto e a tintura permanente? Para esclarecer essas e outras dúvidas, criamos um guia completo sobre o cosmético. Continue lendo.




Primeiro, o mais importante

  • O tonalizante está dividido em duas categorias: Semipermanente e banho de brilho. Ambos podem ser usados para acentuar a cor das madeixas, corrigir tonalidades indesejadas e promover mais saúde, brilho e vitalidade ao cabelo.
  • Este produto pode ser utilizado após químicas como alisamento, relaxamento, permanente, coloração, luzes e reflexos, pois não há risco de incompatibilidade química.
  • A fórmula do tonalizante é livre de amônia e oxidantes, por isso o efeito do produto dura apenas algumas lavagens. O retoque do tonalizante deve ser feito a cada 30 ou 60 dias.

Você também pode gostar:

Melhores opções de tonalizante: O ideal para cada caso

Deseja experimentar um tonalizante, mas não sabe qual produto comprar? Então confira algumas sugestões de compra abaixo. Os produtos da lista intensificam e revitalizam a tonalidade dos fios, enquanto tratam as madeixas. O resultado é um cabelo com aspecto natural e saudável.

Um produto versátil

O tonalizante Color Intense da C.Kamura é um produto versátil. Pode ser usado por quem nunca coloriu o cabelo deseja experimentar novas tonalidades sem agredir as madeixas, para quem deseja iluminar o tom natural ou quer reforçar o efeito da coloração. O produto é enriquecido com aminoácidos e ativos marinhos, que tratam o cabelo enquanto colorem. O resultado dura até oito lavagens. São 22 opções de cores.

O preferido dos profissionais

O tonalizante Diarichesse da L’Oréal Professional é indicado para transformações, cobertura dos primeiros fios brancos e neutralização de mechas. A fórmula alcalina e livre de amônia proporciona um cuidado excepcional com a fibra capilar, deixando as madeixas saudáveis e com tonalidade natural. Os resultados duram até seis semanas.

O melhor tonalizante para cobrir fios brancos

O tonalizante da Acquaflora oferece uma perfeita cobertura dos fios brancos, brilho intenso e efeito prolongado. A fórmula é enriquecida com silício orgânico e proteína da pérola preserva a queratina e o aspecto natural do cabelo. O tubo vem com 60g, ideal para uma aplicação. Acompanha um sachê de reestruturação da fibra capilar.

Uma opção para os homens

O tonalizante Stilo Men da Alfaparf atua na cobertura dos fios brancos, mas possui efeito natural que realça o tom natural do cabelo, sem deixar reflexos avermelhados nos fios. O produto possui complexo botânico com efeito revitalizante que trata a fibra capilar, proporcionando brilho e maciez. O produto age em apenas cinco minutos.

Guia de Compra

A mulherada ama mudar o visual, não é mesmo? A coloração é uma das alternativas para experimentar uma nova aparência. Mas surgem dúvidas: “E se eu não gostar do resultado?” “E se a cor não combinar comigo?” “E se meu cabelo ficar danificado?”

Se você está enfrentando esses dilemas, a solução pode ser fazer uma mudança mais sútil, utilizando um tonalizante. Quer saber mais sobre esse cosmético? Continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher escolhendo a cor do tonalizante.

O tonalizante é a melhor opção para quem deseja mudar o visual de maneira discreta. (Fonte: Dolgachov/ 123RF.com)

O que é um tonalizante?

O tonalizante é uma coloração semipermanente com ação superficial. Este produto pode ser utilizado para mudar o tom do cabelo de modo discreto, reavivar a coloração ou a tonalidade natural das madeixas e cobrir os primeiros fios brancos.

O produto forma uma película na superfície dos fios, proporcionado um resultado mais natural. O produto é menos agressivo, pois é livre de amônia e oxidantes – a concentração de água oxigenada é inferior a 10 volumes.

Por causa da composição, o tonalizante não penetra profundamente na fibra capilar, por isso não altera a estrutura do cabelo. O produto pode ser usado por quem tem outros tipos de químicas como escova progressiva, relaxamento, coloração, entre outros.

No entanto, a durabilidade do resultado é menor e o retoque deve ser feito com regularidade. O tonalizante vai saindo dos fios durante as lavagens, mas a durabilidade depende do produto, alguns duram oito e outros 28 lavagens.

Imagem de uma mulher ruiva.

Você pode substituir a coloração permanente pelo tonalizante. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)Imagem de uma mulher ruiva.

Quem deve usar o tonalizante?

O tonalizante pode ser usado por homens e mulheres com cabelo louro claro, louro escuro, castanho claro, castanho escuro ou preto.

foco

Você sabia que o tonalizante pode ser usado na gravidez? Por ser livre de amônia, o cosmético não apresenta perigo à saúde do bebê. No entanto, o produto não deve ser utilizado no primeiro trimestre de gestação.

O produto também é indicado para quem tem alergia à água oxigenada, pois a emulsão reveladora contém níveis insignificantes de oxidantes, diferente da coloração, que exige água oxigenada com 20, 30 ou 40 volumes.

Quais são os efeitos do tonalizante?

O tonalizante serve para reavivar a cor do cabelo natural ou colorido. Além de intensificar o tom, o produto garante brilho intenso. Para essa finalidade, utilize um tonalizante com a mesma tonalidade da coloração – no máximo um tom mais claro – fique tranquila, o tonalizante não clareia as madeixas.

O tonalizante também é indicado para cobrir os fios brancos, desde que a pessoa tenha até 30% de fios brancos dispersos pela cabeça. Escolha um tonalizante com tom mais claro do que o cabelo natural se desejar um efeito de luzes.

O produto também tem ação desamareladora, ou seja, elimina o aspecto amarelado ou alaranjado que pode ficar depois da coloração dos fios claros. Nesse caso, o ideal é utilizar um tonalizante com pigmentos acinzentados ou prateados – também pode ser usado para proporcionar reflexos prateados a cabelos grisalhos.

O produto também é ideal para quem está passando por transição capilar, ou seja, utilizava coloração permanente no cabelo mas deseja voltar ao tom – ou textura – natural do cabelo.

O tonalizante também pode ser usado como matizador. Basta adicionar o produto na tintura permanente e água oxigenada para anular algum tom indesejado ou mesmo para reforçar a fixação de pigmentos.

Conheça mais vantagens do tonalizante na tabela abaixo:

Vantagens
  • É ideal para quem deseja mudar o visual de maneira natural
  • Não danifica os fios
  • O resultado dura até 28 lavagens
  • Trata o cabelo enquanto colore
Desvantagens
  • Dura apenas algumas lavagens
  • Não clareia os fios
  • Não cobre fios totalmente brancos

É verdade que existe tonalizante incolor?

Você também encontra o tonalizante incolor. O produto é ideal para quem não tem coloração e não deseja alterar o tom dos fios mas quer realçar a cor do cabelo e esbanjar brilho intenso.

Este produto também é indicado para quem costumar fazer outras químicas, como escova progressiva, reflexo ou descoloração.

Júnior CarvalhoCabelereiro

" O produto age fechando as cutículas, por meio da troca de oxigênio, aumentando ainda mais o brilho do cabelo e evitando o ressecamento ou quebra."

Como aplicar o tonalizante ?

O modo de aplicar o tonalizante é exatamente o mesmo da coloração. A diferença é que o tonalizante deve ser aplicado com o cabelo totalmente limpo, para um resultado mais eficaz e duradouro – pois a fixação dos pigmentos é superficial.

O produto pode ser aplicado em casa, sem o auxílio de um cabelereiro, pois diferente da tinta de cabelo, não há risco de o cabelo manchar. Basta seguir as instruções presentes no verso da embalagem.

Outra forma de usar o tonalizante é através do popular banho de brilho. A técnica consiste na aplicação de tonalizante misturado a uma máscara de hidratação branca – são duas medidas de creme para uma de tonalizante. Realize esse tratamento uma vez ao mês ou sempre que sentir os fios opacos.

Como deve ser feita a manutenção do tonalizante?

Antigamente, o tonalizante desbotava após algumas lavagens, por isso, a manutenção devia ser a cada 20 dias. Com o avanço na cosmetologia, a durabilidade do resultado é maior e você pode reaplicar o produto a cada 30 dias, principalmente por causa do crescimento da raiz.

Para diminuir o desbotamento, você pode usar produtos que mantêm a cor como shampoo, condicionador e máscara tonalizante. Além da concentração de pigmentos, esses produtos oferecem nutrientes necessários para cuidar dos fios.

 Imagem de uma mulher aplicando um creme no cabelo.

Para manter o efeito do tonalizante, utilize shampoo, condicionador e máscara tonalizantes. (Fonte: Puhhha/123RF.com)

Tonalizante ou tintura permanente?

Quem pretende colorir o cabelo fica em dúvida sobre qual produto escolher: Tonalizante ou coloração permanente. Apesar de ambos terem a mesma finalidade, esses produtos têm propostas diferentes.

A coloração permanente é ideal para cobrir fios brancos.

A coloração é definitiva, por essa razão, o procedimento é indicado para quem tem plena certeza de que quer mudar a tonalidade do cabelo – o produto só é eliminado com o crescimento dos fios e corte das pontas. Também é ideal para quem deseja cobrir os fios brancos.

Após o procedimento, é preciso redobrar os cuidados com o cabelo, pois as madeixas podem ficar ressecadas e quebradiças. A dica é investir no cronograma capilar, tratamento em três etapas – hidratação, nutrição e reconstrução – que reestabelece a saúde e beleza dos fios.

Entretanto, nem todas as tintas de cabelo são indicadas para quem realiza outros procedimentos químicos, pois pode ocorrer incompatibilidade entre químicas e eventuais reações adversas como queda, quebra, ressecamento, opacidade e corte químico.

Ainda está em dúvida se deve utilizar um tonalizante ou uma tinta de cabelo? Confira uma tabela comparando os dois cosméticos:

Tonalizante Coloração
Clareamento Um ou dois tons Três a quatro tons
Cobertura dos fios brancos 70% dos fios brancos 100% dos fios brancos
Compatibilidade com outros procedimentos químicos Compatível com todos os tipos de químicas Não é compatível com todos os tipos de químicas
Durabilidade Oito a 28 lavagens Depende do crescimento do cabelo
Amônia?

Conclusão: A escolha entre o tonalizante ou a tinta de cabelo depende do seu objetivo com a mudança de visual, estado atual do cabelo e como você pretende cuidar das madeixas após a transformação.

Critérios de compra: Fatores para analisar ao comprar um tonalizante

Decidiu apostar em um tonalizante para mudar o visual? Excelente escolha. No momento da compra, reserve um momento para avaliar alguns aspectos importantes, que estão listados abaixo:

Tonalidade

A principal característica a ser analisada no momento da compra é a cor do tonalizante. Não faltam tonalidades e nuances e, quanto maior a variedade, mais chances de encontrar a cor desejada.

Escolha um tom que valorize suas características pessoais.

Para escolher um tom que valorize suas características pessoais como tom de pele, cor natural do cabelo e dos olhos, você pode realizar a colorimetria capilar, uma técnica utilizada pelo cabelereiro com os seguintes objetivos:

  • Identificação de tons naturais
  • Combinação de nuances, contrastes e reflexos
  • Processos de neutralização

O profissional também deve conhecer o círculo cromático, que permite modificar o tom do cabelo através da combinação de cores. A classificação dos tons está presente na embalagem do tonalizante.

 Imagem de uma moça maquiada e com o cabelo arrumado.

A colorimetria ajuda a valorizar a beleza natural. (Fonte: Terribileclaudio/ Pixabay.com)

Também é importante analisar a altura do tom, ou seja, o tom alcançado com a aplicação do tonalizante. Avalie se o tonalizante possui uma ou mais nuances, que produzem reflexos no cabelo.

É muito importante realizar um teste de mecha para verificar se a cor do tonalizante é o que realmente deseja para o seu cabelo. Lembre-se: O teste de mecha deve ser realizado antes de qualquer procedimento químico no cabelo.

Cores fantasia

Quem deseja pintar o cabelo ou as pontas em cores fantasia – cores diferentes do padrão tradicional – pode apostar em um tonalizante para a mudança. As principais cores são rosa, lilás, roxo, azul, verde, prateado, vermelho, amarelo e laranja. Você encontra esses tonalizantes em tons pasteis ou cores vibrantes.

É importante que você saiba que para aderir a essas cores, o cabelo deve ser descolorido previamente. Como esse processo danifica as madeixas, é importante que o cabelo esteja saudável.

Imagem de uma mulher com as pontas do cabelo coloridas.

O tonalizante em cor fantasia pode ser aplicado apenas nas pontas do cabelo. (Fonte: Starkvisuals/ Pixabay.com)Componentes da fórmula

Componentes da fórmula

Conforme mencionamos anteriormente, o tonalizante trata o cabelo enquanto colore. Por isso é importante analisar os componentes da fórmula do cosmético. Procure por produtos com ativos reconstrutores, nutritivos ou hidratantes.

Os principais ativos reconstrutores são os aminoácidos e proteínas – como a queratina. Para nutrir os fios, são usados óleos ou ceras nutritivas. Para hidratar são utilizadas vitaminas e extratos vegetais.

Tonalizante semipermanente ou banho de brilho

Você encontra duas versões de tonalizante. O tonalizante semipermanente não contém amônia, mas apresenta uma baixa proporção de oxidante (água oxigenada) em sua formulação. Trata-se da “emulsão reveladora” que acompanha o tubo de tonalizante.

Imagem de uma mulher de cabelo claro.

O tonalizante pode ser usado para realçar a cor natural do cabelo. (Fonte: Terribileclaudio/ Pixabay.com)

Já o tonalizante “banho de brilho” é livre de amônia e de oxidantes. O produto é ainda mais suave do que o tonalizante semipermanente, por isso não apresenta qualquer contraindicação.

O cosmético serve para realçar a cor do cabelo e proporcionar brilho intenso. É comum ver a indicação “tonalizante hidratante” na embalagem, pois o produto oferece esses resultados.

Esses dois produtos podem ser utilizados para corrigir tonalidades indesejadas (efeito matizador/ corretor de cor), acentuar a cor dos fios naturais ou tingidos e promover brilho intenso.

(Fonte da imagem destacada: Puhhha/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.