Imagem de produtos de uso facial.
Ultima atualização: 25 de janeiro de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vinda ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos falar sobre o tônico facial, um produto que não pode ficar de fora de sua rotina de cuidados com o rosto, principalmente se você deseja uma pele mais saudável.

O tônico facial traz inúmeros benefícios, mas muitas pessoas evitam o cosmético, sem saber que ao pular a tonificação, as demais etapas de cuidados são prejudicadas. Se você quer entender a importância do tônico facial e aprender como usá-lo, continue a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • O tônico facial deve ser usado após a lavagem com sabonete facial e antes de aplicar creme hidratante e protetor solar. O tônico facial é capaz de potencializar a ação dos demais produtos.
  • Além de limpar profundamente, o tônico facial ativa a microcirculação sanguínea, desobstrui os poros, ajuda a eliminar toxinas e radicais livres e auxilia no reequilíbrio do pH.
  • O tônico facial pode ser usado por homens e mulheres com diferentes tipos de pele: normal, seca, oleosa, mista, acneica, sensível e madura.

Você também pode gostar:

Os melhores tônicos faciais: Os favoritos da redação

Se você quer descobrir qual é o melhor tônico facial para o seu tipo de pele, veio ao lugar certo. Preparamos uma lista com as melhores opções de tônico facial para diferentes tipos de pele. Se você gostar de algum produto, basta clicar no link que você será redirecionado ao site de compra.

Uma opção para refrescar a pele

O tônico facial da Clarins remove resíduos, tonifica a pele, fecha os poros e normaliza o nível de oleosidade. O resultado é uma pele limpa, com aparência fresca, saudável e radiante. O produto possui os seguintes ativos: Bio-Ecolia, Hamamélis e Aloe Vera.

A melhor opção para pele oleosa

O tônico adstringente da Vichy é ideal para pele oleosa. O produto limpa, tonifica e acalma a pele, deixando-a com a aparência matificada devido à associação de ingredientes que promovem o efeito peeling.

O produto ideal para pele acneica

O tônico facial da Darrow é uma loção adstringente que faz parte da linha Actine, voltada para o tratamento da acne. O produto elimina as impurezas, regula a produção de oleosidade e fecha os poros. Este tônico é hipoalergênico e não contém álcool.

O produto ideal para pele sensível com tendência a acne

O tônico facial Acne Proofing da Neutrogena é ideal para peles sensíveis com tendência a acne. O produto ajuda a desobstruir os poros e controlar a oleosidade, pois possui microesferas esfoliantes e ácido salicílico na composição.

Guia de Compra

Muitas vezes, as pessoas deixam de utilizar alguns cosméticos por desconhecer suas características, benefícios e modos de usar, como consequência perdem todos os benefícios que o produto poderia oferecer.

Um desses cosméticos é o tônico facial, essencial na rotina de cuidados com a pele, mas que deixa de ser utilizado porque as pessoas o consideram desnecessário. Se você deseja conhecer mais sobre este produto e completar sua rotina de cuidados, continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher aplicando um tônico facial no rosto.

É fundamental incluir o tônico facial em sua rotina de cuidados com a pele. (Fonte: Dolgachov/ 123RF.com)

O que é tônico facial?

Você limpa sua pele apenas com um sabonete facial? Então saiba que você está fazendo a higienização de maneira incompleta.

Quando a limpeza da pele não é realizada da maneira correta, há um acúmulo de sujeira e resíduos que causam o entupimento dos poros causando irritações, infecções, surgimento de acne, linhas de expressão e rugas.

O tônico facial remove resíduos que o sabonete não consegue eliminar.

Após lavar o rosto com sabonete, é importante aplicar um tônico facial, responsável por remover resíduos que o sabonete não consegue eliminar, desobstruir os poros e preparar a pele para os produtos que serão aplicados em sequência.

O tônico facial é um produto à base de água, por isso realiza a limpeza de forma equilibrada, sem estimula a produção de sebo.

Quais são os benefícios do tônico facial?

Com certeza você já ouvir falar que é preciso limpar, tonificar e hidratar a pele, correto? O tônico facial deve ser usado na segunda etapa de tratamento. Conheça os benefícios do produto abaixo.

  • Limpeza profunda: O tônico facial complementa a limpeza realizada pelo sabonete. Devido a ação profunda, o cosmético consegue remover completamente os resíduos de produtos e impurezas da pele.
  • Reequilibra o pH da pele: Diariamente, somos expostos a agentes nocivos que podem desequilibrar o pH da pele. O tônico facial é capaz de reequilibrar o nível de acidez e normalizar o pH. O produto também ajuda a eliminar toxinas.
  • Prepara a pele: Com os poros desobstruídos, a pele consegue absorver com mais facilidade os nutrientes do hidratante facial e obter o máximo de benefícios do cosmético.
  • Ação personalizada: Cada tipo de pele demanda cuidados diferentes. Por essa razão, você encontra opções de tônico facial com diferentes propostas. Conheça mais benefícios deste produto na tabela abaixo:
Vantagens
  • Limpa profundamente
  • Prepara a pele para a ação de outros cosméticos
  • Elimina toxinas
  • Estimula a microcirculação sanguínea
  • Você encontra opções para todos os tipos de peles
  • Há opções para todos os gostos e bolsos
Desvantagens
  • Produtos com álcool na composição podem irritar peles sensíveis
  • O produto não substitui a ação de outros cosméticos

Como usar o tônico facial?

Agora que você conhece a importância do tônico facial, aprenda como incluir a etapa de tonificação em sua rotina de cuidados com a pele:

Se você estiver maquiada, remova os produtos com o auxílio de um demaquilante ou água micelar. Depois, realize a limpeza com um sabonete adequado ao seu tipo de pele.

AO FINPara remover eventuais resíduos e preparar a pele para receber a hidratação, aplique o tônico facial por todo o rosto com o auxílio de um disco de algodão ou com as pontas dos dedos – realize movimentos suaves ou dê leves batidinhas.

Imagem de uma mulher segurando um disco de algodão.

Você pode aplicar o tônico facial com um disco de algodão. (Fonte: Chezbeate/ Pixabay.com)

Espere a pele secar ou use uma toalha de rosto. Depois aplique um creme hidratante. Para finalizar, utilize protetor solar facial, o dermocosmético inibe o envelhecimento precoce, câncer de pele, linhas de expressão e rugas. O fator de proteção mínimo é 30.

É importante utilizar cosméticos de uma mesma linha e marca, pois os produtos são complementares.

Tônico facial ou água micelar: Qual é o melhor cosmético para sua pele?

Após lavar o rosto com um sabonete, espuma de limpeza ou esfoliante facial, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual produto devem utilizar, um tônico facial ou água micelar.

A água micelar combina água termal com micelas, um conjunto de moléculas que atraem impurezas. O produto é multifuncional, pois serve para demaquilar, limpar, tonificar e hidratar a pele.

Conheça mais diferenças entre os produtos no vídeo abaixo, produzido por Letícia Menezes:

Critérios de Compra: Como comparar as opções de tônico facial

Você encontra diferentes opções de tônico facial. Cada produto atende a um determinado tipo de pele e necessidades de cuidados, por essa razão, no momento da compra é fundamental avaliar algumas características:

Vamos detalhar cada um dos critérios listados acima ao longo desta seção. Com essas dicas, você irá encontrar um produto adequado a sua pele.

Tipo de pele

Você encontra opções de tônico facial para diferentes tipos de peles: normal, seca, oleosa, acneica, sensível e madura. Cada produto possui características e componentes adequados às particularidades da pele.

O tônico facial para pele acneica controla a oleosidade e acelera o processo de cicatrização da acne, pois possui ação secativa e anti-inflamatória. Quem tem pele oleosa deve optar por um produto que regule a produção de sebo e tenha efeito matificante.

Quem tem pele sensível deve optar por um tônico facial calmante e sem álcool na composição. A sensação de frescor promovida pelo dermocosmético garante alívio e conforto nas áreas mais irritadas.

Quem tem a pele madura deve investir em um produto com ação antioxidante e revitalizante, para garantir ainda mais firmeza e luminosidade a pele. O produto combate os danos causados pelos radicais livres, como linhas de expressão, rugas e flacidez.

Imagem de um homem lavando o rosto.

Os homens também devem incluir o tônico facial na rotina de cuidados com a pele. (Fonte: Lumin/ Unsplash.com)

Tipos de tônicos

A escolha do tônico facial também deve se basear na composição do produto, que pode ter ação refrescante, calmante, hidratante, antisséptica ou adstringente, depende da sinergia de componentes utilizados na fórmula do produto. Conheça as opções na tabela abaixo:

Tipo de pele Principais ativos Efeito esperado
Tônico calmante Pele sensível Camomila, Calêndula, Chá verde e Aloe Vera Diminui sensação de ardência, vermelhidão e coceira
Tônico Hidratante Pele seca ou madura D-Pantenol, Glicerina, Ácido Hialurônico, Alantoína Retém água e mantém a hidratação por mais tempo
Tônico Adstringente Pele oleosa e acneica Mentol, hortelã, argila, Zinco PCA, enxofre e ácido salicílico Contém a proliferação de bactérias e controla a produção de oleosidade
Tônico Esfoliante Todos os tipos de pele Ácido Glicólico e Ácido Salicílico Remove células mortas e renova a superfície da pele

Tônico comum ou adstringente?

O tônico comum pode ser usado por todos os tipos de peles, mas não é tão eficaz
em peles mistas ou oleosas, pois oferece limpeza suave e efeito hidratante. Nesse caso, vale a pena investir em um tônico adstringente, que oferece limpeza profunda, controle da oleosidade e redução de cravos e espinhas.

foco

Você sabia que o termo Adstringente se refere a uma especificação do tônico facial e não a um determinado produto? Esse nome faz menção a capacidade do produto de adstringir (fechar) os poros da face.

Com ou sem álcool?

Muitas pessoas não utilizam o tônico facial, pois a maioria dos produtos contém álcool na composição, um componente que pode causar sensibilidade na pele – embora a concentração seja reduzida.

No entanto o álcool é antisséptico, refrescante e regula a oleosidade da pele, portanto, a presença desse componente em concentração adequada não significa que o produto fará mal a pele, pelo contrário, o produto pode ser muito eficiente no que se propõe a fazer.

Imagem de uma mulher colocando tônico facial em um disco de algodão.

Avalie a fórmula do tônico facial no momento da compra. (Fonte: Erstudiostock/123RF.com)

O componente deve ser evitado por quem apresenta hipersensibilidade ao álcool – embora, em alguns casos, o componente esteja presente na fórmula de produtos desenvolvidos especialmente para peles sensíveis.

(Fonte da imagem destacada: The Honest Company/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.