Imagem da mão de uma mulher sob uma superfície rosa e com unhas rosa.
Ultima atualização: 2 de novembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja bem-vinda ao ReviewBox Brasil! Neste artigo vamos falar sobre o top coat, um produto capaz de estender a duração do esmalte na unha!

Esse item é um finalizador para as unhas que pode ser aplicado sob qualquer esmalte. Após a aplicação ele forma uma camada de proteção que além de aumentar a durabilidade do esmalte, também protege as unhas e potencializa efeitos de acabamento. Se você tem interesse em manter suas unhas ainda mais bonitas, confira todas as nossas dicas a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • Todos os top coats ajudam na durabilidade do esmalte, porém cada um oferece um tipo de acabamento.
  • O top coat deve ser aplicado em toda a extensão da unha, caso contrário ele pode enrugar ou rachar o esmalte.
  • Alguns top coats só secam em câmaras UV.

Você também pode gostar:

Os melhores top coats: Nossas recomendações

A partir de agora, mostraremos os melhores top coats. Nessa lista você encontrará versões para diferente gostos e ocasiões. Dessa forma você conseguirá analisar as opções disponíveis no mercado. Tem muita coisa cool, confira!

Muito brilho com esse top coat gel

Esse top coat é um fixador transparente em gel que cria uma película avolumada e ultra brilhante. Sua composição conta com ingredientes que garantem um acabamento em gel perfeito, sem a necessidade de secar as unhas em lâmpada UV. Além disso, também entrega efeito 3D.

O top coat com maior rendimento

Se você busca muito brilho para as suas unhas esse é o top coat indicado. O melhor é que além disso ele possui secagem ultrarrápida e rende 12 vezes mais do que os demais produtos.

A versão pink do top coat gel

Esse top coat oferece um acabamento bem brilhoso ao esmalte. O melhor é que ele também protege as unhas, evitando que elas lasquem. Sem falar que você leva um kit para casa, que também está composto por um builder gel.

Guia de Compra

Conhecer mais sobre o top coat é fundamental para você fazer uma boa escolha no momento da compra. Sabendo disso, criamos um Guia de Compras onde explicamos todas as características do produto.

Também falamos sobre algumas variações do produto e quais são as peculiaridades de cada um. Confira!

Imagem da mão de uma mulher com esmalte holográfico.

O top coat é um produto usado por cima do esmalte. (Fonte: Anton Papulov / 123rf)

O que é top coat?

Top coat trata-se de um produto finalizador para unhas, que deve ser usado sob o esmalte. Sua principal função é garantir uma maior durabilidade do esmalte na unha, em alguns casos a unha se mantém esmaltada por até 10 dias.

Apesar de sua principal função ser prolongar a vida útil do esmalte, o top coat agrega diversas outras funções, dentre elas diferentes efeitos, que variam de acordo com a versão do produto.

Quais as vantagens do top coat?

Além de proporcionar maior durabilidade do esmalte, o top coat também é capaz de intensificar sua cor ou o efeito que ele possui. Soma-se a isso a correção de possíveis imperfeições, como bolinhas e sua função de agilizar o processo de secagem.

Porém, é bom ficar de olho no modo de aplicação e seguir todas as instruções à risca. Caso contrário, você não terá o efeito desejado ou, ainda pior, seu esmalte ficará com defeitos.

A seguir preparamos uma tabela mostrando todas as vantagens e desvantagens do top coat. Confira!

Vantagens
  • Ajuda na secagem
  • Aumenta a durabilidade do esmalte na unha
  • Oferece diferentes efeitos
  • Corrige imperfeições
  • Protege o esmalte de arranhões
Desvantagens
  • Pode estragar o esmalte se for aplicado incorretamente

Quais são os diferentes tipos de top coat?

Não é novidade que as mulheres sempre buscaram soluções para manter a qualidade do esmalte por mais tempo. E foi justamente isso que o top coat proporcionou, afinal essa é sua principal função.

Porém, além disso, os tops coats também entregam diferentes tipos de acabamentos. O top coat extra brilho, por exemplo, oferece acabamento ultra brilhoso.

Já o tipo gel também entrega brilho, mas ainda protege as unhas de possíveis danos. Contudo, é bom lembrar que alguns deles precisam secar dentro da cabine UV.

A versão fosca, por sua vez, pode ser usada tanto para potencializar os esmaltes que já são opacos como para deixar um esmalte comum com esse acabamento.

Tem ainda o top coat holográfico que proporciona uma cobertura que oscila a cor de acordo com a luz. Além dessas opções, também é possível encontrar o top coat com glitter e os que proporcionam efeito 3D.

O top coat serve para o esmalte durar mais tempo. (Fonte: ferli / 123RF)

Qual a diferença entre top coat e esmalte extra brilho?

O top coat assim como o esmalte extra brilho, garante um acabamento brilhoso às unhas. Porém, além disso, também prolonga a vida útil do esmalte, garante secagem rápida, dentre outros.

Para deixar mais claro a diferença entre esses dois produtos, criamos uma tabela que compara os efeitos de ambos. Confira!

Top coat Esmalte extra brilho
Oferece acabamento brilhoso Sim Sim
Agiliza o processo de secagem Sim Depende da versão do produto
Elimina imperfeições Sim Não
Protege as unhas Sim Não
Possui várias versões com efeitos diferentes Sim Não

Como usar top coat?

Existem duas maneiras de usar o top coat. Explicaremos melhor abaixo!

  • Com pincel: Da mesma forma que se aplica o esmalte com um pincel, é possível aplicar o top coat com esse acessório. Basta passar o esmalte e em seguida aplicá-lo, inclusive alguns top coats já vêm com o pincel.
  • Como película: Também é possível transformar o líquido do top coat em uma fina película que pode ser “colada” na unha. Para fazer esse processo você precisará usar a parte interna de uma caixa Tetra Pak como suporte para a construção da película.

Na parte interna da caixa (lembrando que a caixinha do leite serve), você deverá fazer um retângulo, um pouco maior do que a sua unha. Esse retângulo precisará ser construído com 3 ou 4 camadas de top coat. Sendo assim, após a secagem do produto, será formada uma película fina, porém resistente.

Depois que o líquido secar retire-o com a ajuda de uma pinça e com a mesma pinça, cole a película na unha.

Imagem das mãos de uma mulher com unhas rosa e uma das mãos aplicando um esmalte com glitter sob o esmalte rosa da outra mão.

É possível aplicar o top coat com um pincel ou transformá-lo em uma película. (Fonte: Element5 Digital / Canva.com)

Como evitar que o top coat encolha ou rache?

Se for mal aplicado, o top coat pode causar o encolhimento ou rachaduras no esmalte. Para evitar esse tipo de situação é importante que as pinceladas ou a colagem da película cubram totalmente a unha.

Caso sobre algum espaço, seja na lateral ou nas pontinhas, há o risco do seu esmalte estragar.

Gi CamargoManicure

"Às vezes quando passa o top coat muito rápido, acaba não chegando até as pontinhas, o que pode fazer o esmalte trincar o encolher."

Por isso, o ideal é que você aplique o produto em abundância, mesmo que ele escorra para os lados. Além disso, é importante passar o top coat sob o esmalte ainda úmido. Isso fará com que os produtos se mescle, evitando que o top coat enrugue o esmalte.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um top coat

Depois de entender as características e variações do top coat, é hora de fazer sua compra. Mas não antes de entender quais critérios usar para escolher um produto que atenda às suas necessidades.

Por isso, separamos os pontos que você deve analisar antes de efetuar sua compra. Confira!

  • Cor
  • Efeito
  • Embalagem
  • Hipoalergênico

Agora que você já sabe o que considerar no momento da compra, explicaremos melhor cada critério, abaixo!

Cor

O primeiro ponto a analisar no momento da compra é a cor do top coat. É importante que você compre um produto que tenha a mesma cor do esmalte ou que seja transparente.

Lembrando que a versão transparente é ainda mais indicada quando você quer efeito extra brilho ou glitter.

Mas se você quer um top coat holográfico saiba que a cor do esmalte não se manterá a mesma. Portanto, não pense em comprar um modelo que potencialize a cor do esmalte e sim em adquirir um top coat que tenha exatamente a cor que você quer na unha.

Imagem de três frascos pequenos e retangulares, cada um com o líquido interno de uma cor.

Compre um top coat que tenha a mesma cor do esmalte ou que seja transparente. (Fonte: Suzy Hazelwood / canva.com)

Efeito

Após escolher um top coat que corresponda a cor do esmalte, é importante pensar em qual efeito você quer. Por exemplo, se você quer usar um esmalte preto precisará de um top coat transparente ou preto.

Perceba que existem vários esmaltes com essas cores com efeitos diferentes. Logo, você deve decidir se você quer um top coat preto ou transparente que ofereça efeito opaco, 3D ou brilhoso.

Imagem de um frasco pequeno com líquido brilhante e esverdeado.

Cada top coat oferece um efeito de acabamento. (Fonte: Suzy Hazelwood / Canva.com)

Hipoalergênico

Se você tem alergia a esmaltes ou possui pele sensível é muito importante optar por top coats hipoalergênicos.

Esse tipo de produto é testado por dermatologistas e desenvolvido com ingredientes que minimizam a possibilidade do surgimento de alergias.

Embalagem

Em geral, os tops coats são vendidos em vidros similares aos usados para os esmaltes. Isso facilita bastante, pois tanto para aplicar nas unhas como para construir a película você precisará de um pincel.

Porém, algumas marcas disponibilizam esse produto em frascos com tampas de rosca. Nesse caso fique ciente que você precisará adquirir um pincel avulso ou usar aquele do esmalte.

(Fonte da imagem destacada: Canva.com / Valeria Boltneva)

Por que você pode confiar em mim?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.