Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber na hora de comprar a sua torneira com filtro acoplado. Afinal, nada melhor do que ver a água limpinha saindo direto da torneira, não é mesmo?

A torneira com filtro oferece praticidade e economia ao seu dia-a-dia. Isso porque a torneira de uso geral e o filtro de água, que antes eram dispostos separadamente, agora podem ser unidos em um só equipamento, ocupando menos espaço na cozinha e com um custo muito inferior quando comparado a compra desses produtos separadamente.

Nesse artigo você vai descobrir quais são principais características desse tipo de torneira, conhecer os melhores produtos do mercado, saber quais são as vantagens e desvantagens, o que varia de um modelo para o outro, quanto custa e onde comprar a sua torneira com filtro. Venha com a gente!

Primeiro, o mais importante

  • O filtro de água é um item indispensável em qualquer residência, isso porque a água de abastecimento percorre tubulações e é armazenada em caixas d’água, e durante esse percurso pode acumular e arrastar várias impurezas, bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde.
  • Optar por galões, bebedouros ou purificadores de água pode sair muito caro, e por essa razão existem outras opções no mercado. A alternativa mais vantajosa é a torneira com filtro acoplado, que além de ser mais econômica, ocupa menos espaço na cozinha e a instalação é simples.
  • A torneira com filtro possui dois acionamentos distintos: um para torneira e outro para a água filtrada.
  • Um modelo simples de torneira com filtro custa a partir de R$40, as mais sofisticadas podem custar até R$ 1.500.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de torneira com filtro

Ligar a torneira e saber que a água que está saindo dali é purinha, pronta para beber. Parece um sonho, mas isso pode se tornar realidade com os modelos abaixo de torneira com filtro, que separamos especialmente para você.

1º – Purificador de água com torneira de parede Acqua Bella Lorenzetti

Esse produto da Lorenzetti é uma excelente combinação entre filtro e torneira que permite que você possa além de lavar louças, utilizar água purificada para beber, preparar bebidas quentes ou frias, lavar verduras e frutas e usar água potável para cozinhar alimentos.

É feito em polipropileno, um termoplástico resistente e possui dimensões. Seu processo de purificação conta com 3 camadas, garantindo água pura, cristalina e livre de odores e sabores indesejados.

A troca de refil é recomendada a cada 1000 litros de água consumida (cerca de seis meses) e é muito fácil de ser feita, sem a necessidade de um profissional.

2º – Torneira com filtro Tivoli Sigma Metais

A torneira com filtro Tivoli da Sigma Metais é fabricada em liga de cobre, material de excelente qualidade e alta durabilidade, que não oxida (enferruja), mantém o acabamento suave e brilhante e deixa sua cozinha mais moderna, já que o design desse produto é similar ao das marcas italianas.

As dimensões dessa torneira são maiores e ela pesa cerca de 2kg.O produto é certificado pelo Inmetro e possui 10 anos de garantia. Apresenta um excelente custo-benefício.

3º – Misturador monocomando de mesa com filtro Twin Deca

O misturador monocomando de mesa com filtro Twin traz a união de design e tecnologia. A torneira é feita em liga de cobre (bronze com latão), tem peças de plástico e elastômeros, e é cromada, um design moderno e sofisticado.

Geralmente a filtragem das impurezas nas torneiras com filtro é feita com carvão ativado, mas diferente de outros modelos e marcas, a Deca utiliza Carbon Block, uma das formas mais raras de carvão, que tem formato compacto e alta capacidade de filtragem da água.

4º – Torneira com filtro C40 Bognar

A torneira com filtro C40 é um produto exclusivo da linha Classic da Bognar. É fabricada em metal e tem o acabamento cromado. Possui bica móvel e o filtro é em formato de copo de metal.

O acionamento das torneiras é convencional e ele promove uma maior economia de água. O produto tem certificação do Inmetro e garantia de 5 anos dada pelo fabricante.

5º – Torneira bica móvel com filtro Herc

A torneira com bica móvel e filtro plus da Herc é vendida na cor branca e vem com uma vela de carvão ativado, que é responsável pela filtragem de impurezas e retenção de partículas sólidas como ferrugem, ferro, barro, areia, limo, excesso de cloro, odores e sabores desagradáveis.

O produto é feito em plástico e tem selo de garantia do Inmetro.

6º – Torneira móvel com filtro BMV E05- Acquabios

A torneira móvel com filtro E05 da linha Colors da Acquabios possui filtro eficiente na remoção de partículas, odores e turbidez da água. A troca do refil é simples, basta seguir o manual de instruções disponibilizado pelo fabricante.

O produto é feito em plástico ABS e tem detalhes em cromado com diversas opções de cores como preto, branco, vermelho, azul, entre outras. O equipamento é certificado pelo Inmetro.

Guia de Compra

Preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber quando for comprar a sua torneira com filtro: quais são as vantagens e desvantagens, o que varia de um modelo para o outro, quanto custam e onde comprar. Siga lendo e descubra qual tipo de torneira com filtro é ideal para sua casa!

Criança de toca em close bebendo copo d’água.

Com uma torneira com filtro, vai ficar mais fácil tomar aquele refrescante copo de água potável. (Fonte: Johnny McClung / Unsplash)

O que é uma torneira com filtro?

Uma torneira com filtro acoplado é um produto dois em um que traz muito mais praticidade e economia para a sua cozinha. As torneiras com água comum e com água filtrada são acionadas de maneiras distintas. Para lavar louças e panelas use a bica móvel e para beber, cozinhar e lavar alimentos use o filtro.

O filtro precisa ter seu refil trocado regularmente. Esses refis devem ser trocados a cada seis meses, aproximadamente, pois após esse período o filtro já reteu tantas impurezas, que passa a ser ineficaz. Uma boa hora para trocar o seu refil é quando você perceber que a água começou a sair com pouca pressão.

Isso ocorre porque as sujeiras retidas pelo filtro começam a atrapalhar a saída da água. Na maioria dos filtros de torneira, são retidas partículas sólidas como ferrugem, barro, areia e limo, e também o excesso de cloro, que altera a cor, gosto e odor da água. Essa filtragem é feita por carvão ativo (ou ativado), que absorve as impurezas sem reter água.

Quais as vantagens e desvantagens de uma torneira com filtro?

Em geral, as torneiras com filtro ocupam pouco espaço, são fáceis de serem instaladas e não custam caro. Você também não vai precisar pagar por manutenção. O único gasto que você vai ter além do valor do produto é com os refis do filtro.

Os modelos podem ser fabricados em diferentes materiais como metal, liga de cobre, termoplásticos, aço inox ou latão. Esses materiais possuem alta durabilidade.

Algumas marcas desenvolvem seus modelos em designs diferenciados. Existem torneiras com filtro em diversas opções de cores, modelos cromados, monocromáticos e até opção com o design inspirado nas marcas italianas.

Outro destaque da torneira com filtro é a facilidade na hora de limpá-la. Basta aplicar um pouco de detergente neutro na parte macia da bucha de lavar louças e esfregar para a remoção de sujeiras e resíduos de gordura.

Você também pode utilizar água morna para facilitar o processo. Mas evite o uso de produtos abrasivos e o lado áspero da bucha.

Quem adquire uma torneira com filtro vai se deparar com muitas vantagens, otimização de tempo e recursos na rotina, mas há também algumas desvantagens. Preparamos uma tabela para que você possa comparar os prós e contras:

Vantagens
  • Praticidade: torneira de uso geral e filtro de água em um único equipamento, mas com acionamentos distintos
  • Economia de espaço na cozinha
  • Custo reduzido quando comparado a comprar esses dois equipamentos separadamente
  • Fácil instalação, não é preciso contratar um técnico
Desvantagens
  • É preciso estar atento ao prazo de troca do refil do filtro
  • É preciso limpar com mais frequência a caixa d’água
  • Os filtros não são eficazes na remoção de bactérias da água, apenas de impurezas e cloro ativo

Devo escolher uma torneira com filtro de que material?

As torneiras com filtro acoplado podem variar em algumas características, Uma das principais é o material de fabricação do produto: algumas são feitas de plástico (geralmente modelos nesse material são mais baratos), enquanto outras são feitas de materiais metálicos como liga de cobre (cobre com latão), metal ou até aço inoxidável.

Geralmente, as torneiras feitas de metal têm maior durabilidade e os fabricantes dão garantias maiores, de 5 a 10 anos, por conta da qualidade do material. Marcas que respaldam seus consumidores com garantias tão longas confiam na qualidade de seus produtos.

Torneira com filtro ou purificador de água?

Outra informação muito importante que você deve levar em consideração é que existem diferentes equipamentos que tornam a água que bebemos potável e livre de impurezas, odores, colorações e sabores.

Os filtros funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas, porém não reduzem o índice de cloro nem eliminam as bactérias. Os modelos podem ser acoplados a torneira, feitos de barro ou cerâmica, ou de galão reutilizável.

Os filtros são mais indicados para cidades que tenham o sistema de coleta e tratamento de água mais eficazes.

Já os purificadores de água, conseguem matar e eliminar as bactérias, odores e sabor de cloro, mas geralmente esses aparelhos são muito mais caros do que os filtros de água, o que o torna um pouco menos acessível.

Há também os ozonizadores, que purificam a água através do contato com o gás ozônio em um período de 10 a 15 minutos, sendo que é preciso esperar a água esfriar para consumi-la . E o filtro central tem a função de filtrar toda a água da casa, deve ser instalado após o hidrômetro ou antes da caixa d’água.

Independente do modelo que você escolha, se é um filtro ou um purificador de água, o mais importante é verificar se o equipamento conta com o selo de certificação do Inmetro. Preparamos uma tabela comparativa entre uma torneira com filtro e um purificador de água, levando em consideração a relação custo-benefício:

Torneira com filtro Purificador de água
Eficácia Retém impurezas da água Retém impurezas e elimina bactérias
Espaço Não ocupa espaço, é acoplado à torneira da pia Precisa de um espaço só para ele, mas alguns podem ser instalados na parede
Manutenção Simples, basta trocar o refil do filtro a cada seis meses Dá mais trabalho
Preço Mais barato Mais caro

Quanto custa?

Os modelos de torneiras com filtro têm preços variados, principalmente por causa dos diferentes materiais de composição. As de plástico são as mais baratas, custam a partir de R$ 40, e já vem com o refil incluso. Apenas como comparação, esse valor é mais barato do que um filtro para galão.

Os modelos metálicos, feitos em aço, liga de cobre ou metal são mais caros, custam a partir de R$ 90. Em compensação, há modelos que chegam a ter dez anos de garantia, e isso ressalta o excelente custo-benefício do produto.

Torneiras com filtro muito sofisticadas podem custar até R$ 1500, mas poucos modelos chegam a esse preço.

Onde comprar?

Você pode encontrar facilmente as torneiras com filtro em lojas de Casa e Construção, como Leroy Merlin, Telha Norte, C&C, entre outras. Também são vendidas em lojas de multimarcas como Americanas e nos supermercados Extra e Walmart.

Mas se você quiser comparar modelos, preços, marcas e ler opiniões verdadeiras de consumidores, tudo isso no conforto da sua casa, recomendamos que você compre na Amazon, um dos sites de compras mais completos da web.

View this post on Instagram

#torneira #torneiracomfiltro #torneiracolonial

A post shared by Importados Miami (@miamimetais) on

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de torneira com filtro

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de uma torneira com filtro, quais características diferenciam um modelo do outro, quanto custa e onde comprar, chegou a hora de conhecer os principais critérios de compra.

Ou seja, quais informações você precisa saber comparar na hora de escolher o modelo ideal para as suas necessidades.

  • Material de fabricação da peça
  • Troca de refil
  • Formato da bica
  • Peso e tamanho da torneira
  • Acabamento e design
  • Selo de certificação do Inmetro e garantia

Vamos te explicar item por item, para que você não fique com nenhuma dúvida na hora de escolher a torneira com filtro para a sua cozinha.

Material de fabricação da peça

Uma torneira com filtro pode ser feita de dois tipos de materais: de origem metálica ou plástica. As torneiras de plástico podem ser feitas em polipropileno, um termoplástico ou plástico ABS. Já as metálicas podem ser feitas em metal, liga de cobre ou em aço inoxidável, embora seja bem raro encontrar modelos de inox.

As de plásticos são as mais baratas, enquanto as feitas de metal têm um valor superior, mas por serem de material melhor duram mais.

Troca de refil

Os fabricantes sugerem trocar o refil do filtro a cada 1000 litros de água consumida. Essa é a quantidade média de consumo em seis meses, se consideramos uma família de quatro pessoas que tomem cerca de 1,5 litro de água por dia cada.

Alguns modelos extendem essa quantidade de água para até 1500 litros, então é interessante observar qual medida o fabricante do modelo de seu interesse considera como ideal para trocar de refil.

O valor de um refil varia muito, os bem simples custam a partir de R$10, os mais caros podem ultrapassar o valor de R$100. Então fique atento no valor do refil do seu filtro, pois ele vai precisar ser trocado sempre.

Formato da bica

Caso você não conheça o termo, bica é a torneira em que sai água não tratada. Há modelos fixos e versões móveis, que permitem você direcionar o jato de água para lados opostos da pia.

A bica pode ter o formato reto, em U ou alto e esse é um detalhe muito importante na hora de escolher um modelo, pois a forma da bica pode garantir mais conforto na hora da utilização.

Para escolher o formato ideal, meça a distância entre o ponto da torneira e o tampo da pia, caso ela tenha aproximadamente 15 centímetros, opte por modelos altos ou com formato em U. Caso a distância ultrapasse essa medida, opte por um modelo de bica reto.

Peso e tamanho da peça

O tamanho e o peso da sua torneira com filtro podem ser relevantes caso você tenha um espaço pequeno e não queira uma torneira de tamanho inadequado ao da sua cozinha.

Há modelos em grandes dimensões, tanto em altura quanto largura, e feitos de materiais pesados, como liga de cobre.

Já outros que são leves e compactos, principalmente os modelos de plástico. Para descobrir essa informação, leia a ficha técnica do produto, disponibilizada pelo fabricante.

Acabamento e design

Embora a função seja a mesma, o acabamento e design da peça pode ser um fator essencial se você busca uma torneira com filtro que também sirva para trazer mais charme para a sua cozinha.

Alguns fabricantes possuem linhas de torneiras com filtro coloridas, e não se limitam a modelos branco ou preto, tem peças azuis, vermelhas, roxo berrante, verde limão e até rosa choque.

Outros fabricantes usam do brilho do metal para produzirem peças sofisticadas e modernas, até com inspiração em produtos de origem europeia.

Selo de certificação do Inmetro e garantia

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), é o órgão responsável por avaliar se determinados produtos atendem a critérios técnicos, como riscos associados à saúde, segurança e proteção dos consumidores e meio ambiente.

Produtos que têm esse selo possuem garantia de qualidade. Por Lei, as marcas devem dar garantia mínima de 3 meses aos produtos, algumas marcas de torneira com filtro chegam a dar garantia de até 10 anos.

(Fonte da imagem destacada: arcaion / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
39 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX