Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre torneira gourmet, uma peça com acabamento refinado que deixa a sua cozinha muito mais moderna e versátil. Os produtos gourmets são chamados assim, pois são mais elaborados, confeccionados com peças de melhor qualidade e atendem às necessidades até dos consumidores mais exigentes.

No caso das torneiras gourmet, estes modelos são voltados a uma experiência culinária diferenciada já que esse produto tem múltiplas finalidades.

Com certeza você vai querer adquirir uma torneira gourmet, principalmente após descobrir as principais vantagens do produto, quais são os melhores modelos do mercado e o que levar em conta para comparar cada modelo.

Primeiro, o mais importante

  • A compra de uma torneira gourmet vai trazer inúmeros benefícios para a sua cozinha. A mobilidade é um dos fatores mais relevantes, pois essa torneira conta com duchinha móvel. Alguns modelos oferecem ainda saída de água quente e outros possuem filtro acoplado, que tornam a água própria para beber. Tudo na mesma peça!
  • A torneira gourmet tem o formato e o tamanho imponentes, o que garante à sua cozinha um visual muito mais moderno e sofisticado. Mas é importante ressaltar que decoração é um conjunto, então é preciso pensar em todo o ambiente, não somente na torneira.
  • Sua torneira gourmet pode ser de parede ou de mesa/bancada. É preciso pensar no local onde essa peça será instalada, pois as torneiras gourmet são disponibilizadas em diferentes tamanhos.

Ranking: Os 7 melhores modelos de torneira gourmet

São muitos os modelos de torneira gourmet existentes no mercado. É possível encontrar uma para cada estilo de cozinha, e também diferentes preços. Aqui, você encontra uma seleção com os melhores produtos da categoria existentes no mercado. Confira o ranking abaixo:

1º – Misturador Monocomando Cozinha Gourmet – Deca

O misturador monocomando cozinha gourmet da Deca é produzido em liga de cobre (material feito de bronze e latão), tem peças plásticas e elastômetros e possui um acabamento cromado. Essa torneira tem 61 centímetros e pesa apenas meio quilo.

O misturador monocomando já vem com os misturadores, ou seja, com apenas um comando você consegue abrir e fechar a torneira e misturar as temperaturas quente e frio. Além disso, torneiras desse tipo possuem dois tipos de jatos: concentrado e em spray.

2º – Torneira Monocomando Gourmet Everest – Doan

A torneira monocomando gourmet da linha Everest da Doan foi desenvolvida por engenheiros especializados que buscaram o melhor design, estilo, resistência e qualidade com alto padrão de qualidade e tecnologia.

Essa torneira tem 51,5 centímetros de altura, possui vedação cerâmica, o que garante maior vedação e durabilidade da peça, além de agilidade no acionamento.

Dispara dois tipos de jato, concentrado ou em spray e não espirra, o que garante maior economia de água. A bica tem mobilidade de giro em 360° com mola para suavizar os movimentos e não danificar a mangueira.

3º – Torneira de Luxo Gourmet Flexível – Olimar Metais

A torneira gourmet da linha luxo da Olimar Metais é fabricada em latão cromado, um material de alta qualidade feito à partir do cobre que garante a durabilidade do produto. Possui também um tubo flexível também em metal.

Esse modelo tem duas opções de jato: em spray ou concentrado, que torna o uso mais prático e o consumo consciente. O acionamento é do tipo alavanca e a instalação deve ser de parede.

A torneira gourmet de luxo da Olimar Metais tem 5 anos de garantia contra eventuais defeitos de fabricação.

4º – Torneira Misturador Monocomando Gourmet Pro – PremierDecor

O misturador monocomando Gourmet Pro da Premierdecor oferece um produto sofisticado e moderno, com um único comando que controla a vazão da água e mistura as temperaturas quente e fria com facilidade e comodidade. A água quente chega até 70°C, ideal para desinfetar talheres e remover a gordura das louças com mais facilidade.

Essa torneira tem bica dupla, é fabricada em latão (liga de aço e cobre) e tem acabamento cromado, que garantem alta resistência à corrosão.

O acionamento da torneira é feito por uma peça em formato de alavanca, fácil de abrir e de fechar. Conta ainda com um cartucho cerâmico de 35mm.

5º – Torneira de Cozinha Gourmet Classic – PremierDecor

A torneira gourmet classic da PremierDecor é produzida em liga de zinco e tem acabamento cromado com banho triplo de cromo. Possui ainda mecanismo de vedação cerâmico de alta qualidade, e tudo isso garante maior durabilidade à peça.

A bica móvel possui uma ducha regulável, que facilita o manuseio, e conta com dois tipos de disparo, em spray e concentrado. Tem apenas 25 centímeros de altura, é ideal para cozinhas pequenas, com móveis baixos e pias menores.

A instalação é simples e o fabricante dá um ano de garantia contra defeitos de fabricação.

6º – Torneira Gourmet – Galviani

A torneira gourmet com filtro em metal da Galviani tem exclusivo comprimento regulável, de 30 a 50 centímetros, versátil e adaptável a qualquer tamanho de pia e cozinha. É feito para ser instalado na parede.

A bica é móvel e a torneira tem saída de água em jato ou ducha. Possui ainda um filtro de água feito em PVC cromado, com vela (refil) de carvão ativado. Os mecanismos de vedação da bica e do filtro são subistituíveis. Possui certificação do Inmetro e garantia de 3 meses.

7º – Torneira Gourmet – Aladdin

A torneira gourmet da Aladdin é exclusiva para ser instalada em parede. Feita em metal cromado, tem estilo clássico e imponente e excelente durabilidade.

Por ser um misturador monocomando essa torneira controla a saída de água nas temperaturas quente ou fria e também pode misturar as duas. O fabricante dá um ano de garantia ao produto.

Guia de Compra

Além de ser um objeto extremamente útil, a torneira gourmet deixa a cozinha ainda mais elegante. Elas podem ser de mesa ou parede, e vamos falar mais sobre isso ao longo desse artigo.

Se você quer saber tudo sobre esse produto, siga lendo para não errar na hora de comprar a torneira perfeita para sua casa.

senhora lavando louça com luva em uma pia grande com torneira gourmet

A torneira gourmet, além de ser funcional, deixa qualquer cozinha mais sofisticada. (Fonte: Anna Bizoń / 123rf.com)

O que é uma torneira gourmet e onde utilizá-la?

A torneira gourmet é o que há de mais moderno quando falamos em torneiras. Esse tipo é maior, geralmente tem 50 ou 70 centímetros de altura, mas alguns modelos são menores, tendo cerca de 30 centímetros.

Ela é muito eficiente em diversos quesitos, um dos principais é a mobilidade, pois geralmente esses modelos têm uma ducha extensiva flexível móvel acoplada, que facilita a limpeza da própria torneira, pia, alimentos e utensílios sobre a bancada.

O jato de água dessas torneiras podem ser concentrados ou em spray de alta performance. Alguns modelos possuem função anti-respingo, que promove economia de água.

Imagem mostra torneira de jato de água concentrado enchendo uma pia

A torneira gourmet tem duas opções de jato de água: concentrado ou em spray. (Fonte: Skitterphoto/Pixabay)

Alguns modelos também contam com duas opções de temperatura: água quente ou fria e a mistura dessas duas. É ideal para quem utiliza bastante a cozinha, pois a temperatura da água faz diferença em várias situações: serve para desinfetar talheres, remover gordura de louças, matar bactérias da casca de frutas e legumes e também é ideal para lavar louça e as mãos nos dias mais frios.

Os modelos monocomandos são bastante práticos, porque possibilitam o controle de saída da água, o disparo de água quente ou fria, ou a mistura dos dois, tudo isso em um único acionador, que se move na vertical.

Mas é precio estar atento, já que os modelos monocomandos necessitam de maior pressão de água para funcionar perfeitamente.

Algumas opções de torneira com filtro gourmet têm filtro acoplado, e uma saída independente para água filtrada, o que adiciona mais uma funcionalidade a esse produto versátil.

Se você está pensando em comprar uma torneira gourmet para a sua cozinha, saiba que você vai ter acesso a muitos benefícos e vantagens, mas não podemos deixar de mencionar algumas desvantagens desse produto, os quais estão listados nessa tabela abaixo:

Vantagens
  • É um produto versátil, facilita diversas funções do dia a dia
  • Tem diversas funcionalidades: mangueira extensiva, controle de temperatura, dois tipos de jato e alguns modelos contam até com opção de água filtrada
  • Tem o formato e o tamanho imponentes, o que garante à sua cozinha um visual muito mais moderno e sofisticado
Desvantagens
  • Mais caras comparadas a modelos de torneiras comuns
  • Por serem maiores, exigem mais espaço do que as torneiras comuns
  • Se forem instalados em paredes, os armários devem ser colocados um pouco mais alto do que o normal

Variáveis do produto: torneira gourmet de mesa ou de parede?

A torneira gourmet pode ser instalada na mesa/bancada, assim como qualquer outra torneira convencional desse modelo de instalação, e depende da configuração da tubulação hidráulica da sua casa ou apartamento.

As torneiras gourmet de mesa são ideais para cozinhas no estilo americano, que contam com uma bancada em formato de ilha. Esse, aliás, é o modelo mais moderno de cozinha.

Uma outra opção é instalar a torneira gourmet direto na parede. Como o próprio nome diz, esses modelos são feitos para tubulações de água que terminam na parede da bancada da cozinha.

Como a torneira gourmet geralmente é instalada em cozinhas com o estilo moderno, esse modelo (de parede) é bem menos usado do que o de bancada.

No entanto, em alguns casos essa é a única escolha, pois, como já foi mencionado acima, a instalação da torneira gourmet depende da configuração do seu sistema hidráulico.

Outra variável desse produto é o estilo da curvatura da torneira. Há modelos com curvatura e outros retos, e em geral essas peças são bem grandes, podendo chegar a ter até 70 centímetros de altura.

Por último, outra variável entre os modelos de torneira gourmet, é que alguns possuem um filtro de água acoplados, enquantos outros não possuem essa funcionalidade. O bacana de adquirir um modelo com filtro é que você terá tudo em um só equipamento.

Preparamos uma tabela comparando as principais diferenças entre as torneiras gourmet de bancada/mesa e as de parede, confira abaixo:

Torneira gourmet de parede Torneira gourmet de bancada/mesa
Facilidade de instalação Os armários da cozinha precisam ser instalados mais ao alto para caber esse modelo de torneira Esse modelo de torneira é instalado em uma mesa ou bancada no centro da cozinha, não há necessidade de alterar a posição de outros objetos 
Sistema hidráulico O sistema hidráulico da casa pode ser simples Exige um sistema hidráulico compatível com o modelo de instalação
Tipo de instalação Menos usado Mais usado
Outras características Geralmente só modelos menores são compatíveis com a instalação em parede Tanto os modelos menores quanto os maiores podem ser instalados na mesa/bancada

Instalação

Apesar de não ser novidade no mercado, a torneira gourmet exige uma instalação especial e não são todos os profissionais que têm conhecimento especializado na instalação desse tipo de torneira. A falta de conhecimento pode causar prejuízos e danos irreparáveis a peça.

A instalação de peças hidráulicas devem ser feitas por um profissional especializado nesse tipo de instalação. Qualquer peça, quando mal colocada pode apresentar problemas dentro de algumas semanas ou meses. Isso pode gerar mais gastos com manutenção e reparos ou, em alguns casos, até a troca do aparelho.

Devido a alta tecnologia, cuidado no desenvolvimento e qualidade das peças, a torneira gourmet tem uma durabilidade muito superior a outros modelos de torneira.

Por esses mesmos motivos, a peça também é mais cara, portanto vale a pena tomar cuidado com essa etapa.

 

Quanto custa?

Por se tratar de um tipo de torneira com articulação, design e funcionalidades sofisticadas, o preço de uma torneira gourmet é maior do que outros tipos de torneiras mais comuns.

O mínimo que você vai pagar por uma torneira gourmet é R$60. Quanto mais sofisticado for o modelo, maior o valor do investimento. Logo, uma torneira gourmet com diversas funcionalidades como filtro, dois tipos de jatos, controle de temperatura e bica móvel custa acima de R$100.

O modelo mais caro de torneira gourmet custa até R$4.000.

Onde comprar?

Diversos tipos de lojas vendem torneiras gourmet, desde supermercados como Walmart e Carrefour, lojas que vendem eletrodomésticos como Fast Shop e Casas Bahia e também lojas de departamento como Ponto Frio e Magazine Luiza.

Mas depois de ler o guia de compras da ReviewBox Brasil, você nem vai precisar sair de casa para comprar. Sugerimos que você compre através do site da Amazon.

Lá, é possível encontrar os melhores modelos de diversas marcas, comparar preços e ler as avaliações de outros usuários, o que vai garantir uma compra mais assertiva.

Imagem mostra torneira comprida jorrando jato de água leve na pia.

É possível encontrar muitos modelos de torneira gourmet na internet. (Fonte: kaboompics / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de torneira gourmet

Preparamos para você uma lista com os principais critérios que você deve levar em consideração na hora de comprar um modelo de torneira gourmet para a sua cozinha:

  • Design da peça
  • Tamanho da cozinha
  • Revestimento da cozinha
  • Facilidade de limpeza
  • Economia

Confira, abaixo e em detalhes, como cada um desses itens pode e deve influenciar sua decisão de compra de uma torneira gourmet.

Design da peça

Há diversos modelos de torneiras gourmet: retos e curvados, pequenos, com cerca de 30 centímetros e modelos maiores, de 50 a 70 centímetros de altura, com acabamento totalmente cromado ou com detalhes em cores, e por aí vai.

Uma dica para valorizar o design e a curvatura da torneira é instalar ela na lateral da cuba. Para bancadas grandes ou duplas é possível instalar torneiras diferentes para cada pia.

Sugerimos também que você combine o acabamento da torneira com os demais acessórios da cozinha. É natural que quando se investe em uma torneira gourmet haja a preocupação com a decoração da cozinha como um topo e não apenas com a pia.

Veja um exemplo de cozinha gourmet na imagem abaixo:

Tamanho da cozinha

É comum surgir uma dúvida quando pesquisamos modelos de torneiras gourmet: será que esse tipo de torneira fica bom em qualquer cozinha? A resposta é sim e não.

Você precisa ter em mente que esse tipo de peça tem dimensões e design diferenciados e pode não ser muito compatível com uma cozinha estreita e de móveis baixos.

Entretanto, algumas marcas produzem modelos ideais para cozinhas menos compatíveis com esse tipo de torneira, que são as peças com dimensões menores e que podem ser instaladas diretamente na parede. Desse jeito todo mundo pode ter uma torneira gourmet em casa!

Além disso, apesar de serem maiores do que as torneiras convencionais, as torneiras gourmets são equipadas com bicas manipuláveis, ou seja, é possível manusear a torneira de modo que ela fique mais baixa ou mais alta.

De qualquer forma, leve em consideração a posição dos seus móveis, o tamanho da sua pia e da sua cozinha na hora de comprar um modelo de torneira gourmet.

As cozinhas com ilha central, em estilo americano, são ideiais para as torneiras gourmet, isso porque essa disposição costuma dar um maior grau de detaque a peça, já que além das funcionalidades extras, esse tipo de torneira foi desenvolvida para dar mais charme ao ambiente.

Revestimento da cozinha

Você acredita que até o revestimento da sua cozinha deve ser levado em consideração na hora de escolher um modelo de torneira gourmet? Isso acontece porque alguns tipos ou cores de revestimento podem desvalorizar o design da sua torneira.

Algumas tonalidades de pastilhas, porcelanatos, ou azulejos de cerâmica podem ofuscar a sua torneira gourmet, que geralmente é o centro das atenções da cozinha moderna. Sugerimos que o tom de fundo, não deve ter muito contraste com a tonalidade da torneira.

Uma outra sugestão, que vai deixar sua cozinha ainda mais sofisticada é criar uma iluminação especial direcionada para o balcão da pia, isso vai dar um destaque especial para a sua torneira e tornar sua cozinha um espaço de convivência familiar, uma área gourmet.

Facilidade na hora da limpeza

Fazer a limpeza da torneira gourmet é bem fácil, basta que você utilize panos úmidos ou esponja de louças, que deve ser utilizada na parte suave, nunca a áspera, pois deixa riscos no metal. Evite o uso de produtos químicos muito abrasivos, pois eles podem danificar as peças da torneira.

Os modelos que tiverem filtro devem receber ainda mais atenção na hora da limpeza. É possível remover as impurezas que são barradas no filtro usando água corrente com pressão, mas isso não substitui a troca do refil da vela, que deve ser feita a cada seis meses de uso, aproximadamente.

Alguns modelos podem dar mais trabalho que outros, levando em consideração o design da torneira.

Economia

As torneiras gourmet são muito mais econômicas do que os outros tipos de torneira, por conta da tecnologia dos cartuchos cerâmicos que são responsáveis pela vedação da torneira.

Antigamente essas peças eram de borracha e os vazamentos eram mais frequentes.

Muitos modelos de torneira gourmet possuem uma regulagem para economizar água durante todo o uso, reduzindo o desperdício, isso a torna viável para o usuário e também para o planeta.

(Fonte da imagem destacada: Mark Mccamon/ Pexels)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
28 Voto(s), Média: 4,18 de 5
Loading...