Na foto uma torneira prata de banheiro derrubando água sobre uma cuba branca com flores laranjas ao fundo.
Ultima atualização: 14 de agosto de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

67Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao Review Box Brasil! Hoje falaremos sobre a torneira para banheiro, um dos itens mais importantes para esse espaço e essencial para a higienização.

Antes sem receber muita importância no quesito beleza, hoje em dia esse produto ganhou novas formas, cores e acabamentos e se tornou parte da decoração do banheiro, indo muito além da sua funcionalidade.

Mas diante de tantas opções, quem não é profissional de arquitetura, fica um pouco confuso na hora de fazer a compra e se esse é o seu caso então você veio ao lugar certo. Nesse texto falaremos tudo a respeito da torneira para banheiro e ao final da leitura escolher uma será uma tarefa fácil. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • Existem quatro tipos básicos de torneira para banheiro: de parede, de bancada, de piso e de teto e antes de optar por qualquer uma delas é importante verificar por onde passa a rede hidráulica para não ter surpresas na instalação.
  • As torneiras de metal possuem maior durabilidade e qualidade e ganham diversas cores e acabamentos, sendo que opções mais modernas existem em preto, dourado e até rose gold, se adequando a todos os gostos.
  • O preço da torneira para banheiro é muito variável e é possível encontrar modelos de R$ 12 e outros por mais de R$ 5 mil.

Você também pode gostar:

Ranking: As 5 melhores torneiras para banheiro

Existem centenas de modelos e marcas de torneiras para banheiro e chegar a uma conclusão sobre qual é a melhor no quesito beleza e funcionalidade nem sempre é uma tarefa simples.

Pensando em te ajudar, nós do ReviewBox Brasil fomos atrás de descobrir as mais bem avaliadas nesses quesitos e no Ranking abaixo você confere quais são elas.

1º - Torneira com Misturador Monocomando Modelo Waterfall - Cascata

Com um design moderno e sofisticado, essa torneira para banheiro possui acionamento do tipo monocomando por pino de controle e alia metal com vidro de 8 milímetros criando uma cascata de água quando aberta.

Esse modelo é ideal para cubas baixas e é produzido em latão cobreado, com banho triplo de cromo, garantindo uma alta durabilidade. Até o pino de controle ela possui 17 centímetros de altura e sua instalação é fácil e simples.

2º - Torneira para banheiro de Mesa com Bica Alta Polo - Deca

Possuindo formas retas e planas, essa torneira conta com um design leve, contemporâneo e versátil se ajustando aos mais diversos estilos.

Ela é produzida em uma junção de liga de cobre com plásticos de engenharia e elastômeros e recebe acabamento cromado na cor prata. Ao todo ela possui 24,5 centímetros de altura e é um modelo de mesa, tendo seu acionamento através de uma alavanca monocomando.

3º - Torneira para banheiro de Parede com Chapa Polo - Deca

Simples e sofisticada, essa torneira é de fixação na parede e possui linhas retas e limpas com uma vazão de água em formato laminar. O produto é produzido em liga de cobre com acabamento cromado na cor prata.

Ela conta com um mecanismo de vedação cerâmico de ¼ de volta e com apenas um giro de 90° no volante o misturador libera toda a vazão de água, o que garante equalização da temperatura e precisão no controle de saída.

4º - Torneira para banheiro Loren Quadra Swan - Lorenzetti

Tendo um design trabalhado em linhas retas e minimalistas, esse modelo de torneira de banheiro possui estrutura feita com metal cromado na cor prata que garante resistência ao produto.

Além disso, ela conta com um mecanismo de vedação cerâmica de ¼ de volta e um arejador Neopearl, que proporciona economia de água e raciona seu uso diário. O acionamento da torneira é feito na sua parte superior.

5º - Torneira para banheiro com Misturador Monocomando Alta - Lion

Possuindo formas arredondadas em um design moderno e diferenciado. Esse modelo é fabricado com corpo plástico de engenharia e recebe revestimento em cromo na cor prata.

Ela conta com um misturador de cerâmica, possui acionamento por pino e pode ser utilizada com diferentes temperaturas de água. A torneira tem ao todo 30 centímetros de comprimento e acompanha um kit de instalação que traz mangueiras para água quente e fria, rosca de 35mm de diâmetro com porca e borrachas de vedação.

Guia de Compra

A torneira é um item essencial para qualquer banheiro e deve aliar eficiência com uma beleza que harmonize com os outros elementos do local. Mas somente na hora de construir e reformar que se descobre a infinidade de modelos e formatos que esse produto possui.

Graças a isso a simples tarefa de escolher uma torneira para a pia do banheiro se torna um pouco mais complicada e é para te ajudar a concluí-la com sucesso que trazemos nesse Guia de Compra todas as informações sobre esse item. Basta continuar lendo para saber mais.

Na foto uma mulher dentro de uma banheira em um banheiro cinza.

O banheiro é um dos cômodos mais utilizados no dia a dia e com o passar dos anos passou a ganhar diferentes decorações, sendo que as torneiras são um ponto importante dessa composição. (Fonte: Bruce Mars / Pexels)

O que é uma torneira para banheiro?

Um banheiro ou lavabo sem torneira é um cômodo que perde grande parte da sua funcionalidade, visto que esse produto é extremamente importante e utilizado no dia a dia de todas as pessoas.

As torneiras para banheiro têm a simples, mas essencial função de prover água na pia para momentos de higienização de mãos, dentes e rosto.

E se antigamente contentava-se com um produto meramente funcional, atualmente ele se tornou parte da decoração e ganhou novas tecnologias de acionamento e fechamento e muito mais.

Graças a isso os consumidores passaram a ter uma infinidade de opções e pode-se dizer que as torneiras de banheiro se adequam a gostos, que vão desde o clássico até o mais moderno.

Existem opções produzidas em plástico e metal, que seguem linhas mais retas e outras cilíndricas, sem falar que há diversas cores e acabamentos.

Quais as vantagens de ter uma boa torneira para banheiro?

A grande vantagem desse produto é facilitar o dia a dia, promovendo uma higienização fácil e rápida.

Além disso, ele é um item, que se for de qualidade, possui alta durabilidade e muitos grandes fabricantes garantem isso oferecendo uma garantia que pode até passar dos 10 anos.

A beleza é outro ponto positivo. A simples torneira de antigamente até pode existir em alguns lugares, mas as versões mais novas possuem designs que as tornam imponentes e servem como destaque para o banheiro.

O ponto negativo de toda essa beleza e alta eficiência é o preço, que por muitos é considerado alto, principalmente pensando nas opções mais trabalhadas e diferenciadas.

Vantagens
  • É um item muito funcional
  • Promove a fácil higienização de mãos, dentes e rosto
  • Compõe a decoração do banheiro
  • Alta durabilidade
Desvantagens
  • Preço alto

Quais os tipos de torneira para banheiro?

Diante de tantas opções é fácil de se imaginar que atualmente existem diferentes tipos de torneira para banheiro e mesmo que elas executem o mesmo trabalho o local de instalação muda de acordo com o modelo.

As torneiras de bancada são as mais comuns e ficam instaladas sobre a bancada ou a cuba, existindo em variados modelos e combinando com todo tipo de banheiro. É o famoso simples, mas funcional.

Como o próprio nome já diz, as torneiras de parede são instaladas diretamente na parede do banheiro e tem como principal ponto positivo não ocupar espaço algum na bancada.

Chegando no que há de mais moderno estão as torneiras de teto e de piso. Mais utilizadas em projetos residenciais e comerciais recentes, nesses modelos as torneiras são instaladas diretamente no teto ou no piso do banheiro e é realmente um item que chama a atenção de qualquer um.

Na foto um banheiro branco com detalhes em cinza, possuindo duas pias, uma banheira e um box.

As torneiras de banheiro mais comuns são as de bancada, que podem ser instaladas também na cuba e existem em diversos modelos. (Fonte: Jean van der Meulen / Pexels)

Qual a diferença entre torneira com monocomando e misturador?

As torneiras tradicionais são as mais convencionais e contam com um único registro que permite a saída de água durante o uso. Porém, elas servem apenas para locais no qual só se possui água fria.

Se pensarmos em banheiros que tem com a possibilidade de prover diferentes temperaturas de água na torneira é necessário escolher modelos de torneira que podem ter acionamento do tipo monocomando ou com misturador.

O misturador possui duas alavancas de acionamento e permite que a água quente ou fria saia da torneira de forma individual ou misturando ambas. Ou seja, nesse modelo há dois registros, cada um voltado para uma temperatura e o usuário pode abri-los conforme desejar.

No caso do monocomando existe apenas um registro e com isso a escolha da saída de água quente ou fria irá depender do movimento que se faz com a alavanca, seja para um lado e para o outro, ou para cima e para baixo.

Misturador Monocomando
Design Possui dois registros Apenas um registro em formato de alavanca
Funcionamento Pode-se abrir o quente, o frio ou ambos para regular a temperatura Movimenta-se a alavanca para definir a temperatura da água e também a vazão
Vantagens É mais fácil de escolher qual a temperatura desejada Ocupa menos espaço

Existem outros tipos de acionamento para a torneira para banheiro?

Além dos registros e alavancas, existem também as torneiras para banheiro com fechamento automático, muito comuns em shoppings e restaurantes e menos utilizadas em residências.

Com essas basta dar um toque na sua parte superior para que a saída de água se inicie e após um tempo o temporizador irá fazer fechar a vazão. Esse tipo é ótimo para quem sempre esquece a torneira aberta.

Outra forma de acionamento ainda mais moderna é a torneira com sensor. Essas são as mais caras, não possuem nenhum tipo de registro para a abertura da vazão e basta aproximar a mão do sensor que ele irá começar a liberar a água.

Qual a dimensão correta da torneira para banheiro com a cuba?

Há no mercado diferentes tamanhos de cubas e de torneiras e esse é um grande impasse na hora de escolher ambos os itens, já que se optar por um modelo que não seja o ideal pode-se prejudicar o conforto na hora de utilizá-los.

É fundamental que exista entre a torneira e a cuba um espaço suficiente para movimentar livremente as mãos. Para garantir isso o recomendado manter uma distância de 10 a 15 centímetros entre o bocal da torneira, que é a área por onde a água irá sair, e a borda da cuba.

Se optar por uma torneira muito baixa para a cuba ou instalá-la numa distância maior que o recomendado há grande possibilidade da água escorrer pelas laterais enquanto se lavam as mãos e torneiras muito altas em cubas baixas podem respingar água na bancada.

Quanto a localização, a saída de água deve ser sempre direcionada para o ralo com uma distância de até 4 centímetros dele.

Na foto um homem lavando as mãos com sabonete em uma pia de banheiro.

A dimensão da torneira do banheiro e da cuba devem ser escolhidas de forma que garantam o conforto durante o seu uso e não espalhem água por toda a bancada. (Fonte: Gentle07 / Pixabay)

Quanto custa?

Os modelos de torneira para banheiro possuem preço extremamente variável, que se modifica de acordo com o tamanho, tipo de acionamento e material no qual o produto é produzido.

As mais baratas são as confeccionadas em plástico, que possuem um preço inicial por volta dos R$ 12. As de metal podem ser encontradas por um valor que varia entre R$ 40 e R$ 5 mil, sendo que as mais caras são as que possuem sensores, são mais altas e as de instalação no teto ou no piso.

Onde comprar?

Se você prefere fazer as suas compras em lojas físicas deve procurar as de material de construção para adquirir a sua torneira para banheiro. Elas são facilmente encontradas na C&C, Leroy Merlin, Telha Norte e outras desse segmento.

Lojas online também vendem esse produto e há uma gama imensa de opções. Alguns sites que você pode procurar para escolher o seu modelo são:

  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Americanas
  • Leroy Merlin

E se você gostou de alguma torneira que está no nosso Ranking basta clicar nela que você será direcionado ao site onde poderá adquiri-la.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de torneira para banheiro

A escolha dos metais para o banheiro ou lavado deve ser minuciosa e principalmente falando em torneiras é importante tomar a melhor decisão para não se arrepender depois.

Na hora da compra a decisão pode não ser das mais fáceis, mas se você seguir algumas recomendações na hora de comparar os modelos conseguirá diminuir ao máximo a chance de erros e te mostramos abaixo quais são elas:

  • Tipo de torneira
  • Altura da bica
  • Design
  • Acabamento
  • Saída de água
  • Material

Tipo de torneira

Lembra que te explicamos mais acima que existem basicamente quatro tipos de torneiras para banheiro? Cada uma delas possui vantagens e desvantagens e, além do gosto pessoal, é necessário levar em consideração algumas questões na hora de fazer a escolha.

As de bancada são as mais comuns e com isso mais baratas também. Elas possuem tamanhos variados e são as menos requerem cuidados com a instalação, visto que muitas casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais já possuem estrutura para elas.

Já falando nas de parede, elas são uma boa escolha para pias altas e são ótimas para
otimizar o espaço da bancada, principalmente em banheiros pequenos. O único problema está relacionado a instalação e é importante verificar se o banheiro possui encanamento passando pelo local. Caso contrário será necessário fazer uma obra na parte hidráulica para colocação ou desvio de um ponto de água.

Uma forma de garantir a correta instalação da torneira é levando em consideração que os modelos de parede devem ficar a pelo menos 1 metro do chão e os de bancada no mínimo a 60 centímetros.

A mesma questão da instalação segue para as torneiras de piso e de teto, além do fato de que é necessário pensar minuciosamente sobre a altura da bancada e da cuba para que fiquem corretas com relação a torneira.

Por outro lado, ambas são ótimas porque também não ocupam espaço na bancada e são itens marcantes, ideais para decorações modernas. Mas no quesito preço, elas acabam sendo bem menos em conta.

Na foto uma torneira de bancada na cor dourado, com formato arredondado e dois misturadores.

Como as torneiras de bancada são muito comuns elas existem em variados formatos e acabamentos, sendo também muito fáceis de encontrar para comprar. (Fonte: Augenschaschlik / Pixabay)

Altura da bica

A bica da torneira é basicamente o seu “cano” e esse é outro ponto de atenção na hora da compra.

Uma torneira de bica alta, ou seja, as mais compridas, é mais indicada quando se utiliza cuba de apoio, que é a que fica em cima da bancada. Elas estão em alta atualmente e graças a sua altura garantem que a torneira alcance a cuba de maneira confortável para o usuário.

As de bica baixa normalmente são modelos de mesa e servem para diversos tipos de cuba como as de embutir, sobrepor e de semiencaixe.

Saída de água

As torneiras de banheiro têm diferentes tipos de saída de água e vale pensar nisso para saber qual te agrada mais.

Muitas contam com arejador, que é uma peça localizada na ponta da bica e que faz com que a água saia por pequenos furinhos. Elas são muito comuns na maioria das torneiras e tem como ponto positivo diminuir o volume do jato de água em até 50%, gerando economia.

Mas não pense que isso prejudica a vazão, esse modelo é projetado para garantir que saia água suficiente para o uso, porém sem desperdiçar.

Outra forma de saída de água é em cascata ou laminar, no qual a água sai livremente conforme é acionada, sem existir um mecanismo de economia. Essa é bem comum nas torneiras mais retangulares e nas que possuem detalhes em vidro.

Na foto uma torneira prateada aberta.

As torneiras com arejador possuem microfuros dentro da bica por onde sai a água e são ótimas para economizar água. (Fonte: Skitterphoto / Pexels)

Design

Hoje em dia as torneiras de banheiro existem em diferentes padronagens, sendo que algumas possuem linhas mais retas, outras são mais circulares e assim por diante.

Para criar um ambiente harmonioso é essencial que a torneira e os outros metais e acessórios do banheiro combinem. Ou seja, se o registro do banheiro for mais quadrado, o ideal é que a torneira siga esse padrão e assim por diante.

A torneira não é um item avulso do banheiro, ela deve fazer parte de toda a composição.

Acabamento

A indústria das torneiras acompanha as tendências de design e arquitetura e se antigamente só se encontravam modelos prateados hoje já é possível ver torneiras pretas, douradas, cobre e rose gold. O lado bom disso é que quem busca sair do comum tem variadas opções.

Outra questão relacionada ao acabamento é que possuem modelos com efeito brilhante, fosco e escovado. O brilhante é o mais comum e o escovado é aquele no qual parece que se passou uma esponja de aço deixando riscos leve no produto. Indo no caminho contrário existem as foscas que são as mais modernas.

Pensando em preço, essas cores e acabamentos diferenciados acabam agregando valor no produto e o que dissemos sobre harmonia também vale aqui, sendo que ao escolher uma torneira dourada, você deve ter os outros metais também nesse tom.

Na foto um banheiro todo branco e cinza, com uma banheira no canto.

Na hora de escolher o tom e acabamento da torneira do banheiro deve-se levar em consideração a cor dos outros metais para que todos eles combinem entre si. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Material

Pensando em durabilidade, é importante saber que existem dois materiais nos quais as torneiras são produzidas: o plástico ABS e o metal.

As de ABS, ou também chamado de plástico de engenharia, são as mais baratas e também menos resistentes e duráveis, sendo que normalmente são encontradas na cor branco nos mais diversos tamanhos. Além disso, na maioria das vezes elas possuem formas mais cilíndricas.

Não se deixe enganar, existem modelos de torneira de banheiro produzidas em ABS que recebem acabamento cromado, parecendo muito com as de metal. Por isso, sempre cheque nas especificações do fabricante realmente com o que ela foi confeccionada.

Já as de metal possuem maior qualidade e seu miolo pode ser fabricado em liga de cobre, liga de zinco, aço inoxidável e latão, que é a melhor matéria-prima para isso porque possui alta resistência a corrosão.

Elas recebem acabamento cromado e possuem alta durabilidade, não enferrujam e são as que os fabricantes costumam dar garantias de muitos anos.

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.