Imagem mostra uma torradeira com pão tostado.
Ultima atualização: 18 de junho de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

72Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a torradeira, um eletrodoméstico essencial para a sua cozinha, porque traz mais praticidade para o preparo do seu café da manhã e lanche da tarde.

As torradeiras elétricas podem preparar de 2 a 4 fatias simultaneamente, alguns modelos possuem fendas mais largas, que possibilitam o preparo de vários tipos de pães como pão de fôrma, francês, italiano, de hambúrguer, baguete e até pedaços de bolo que podem ser torrados de 6 a 9 níveis de tostagem diferentes.

Então, se você está pensando em comprar uma torradeira veio ao lugar certo! Preparamos um guia de compras com tudo o que você precisa saber para comprar um modelo ideal para as suas necessidades: quais as melhores opções disponíveis no mercado, quanto custam, onde comprar e quais características mudam de um modelo para o outro.




Primeiro, o mais importante

  • A torradeira é um eletroportátil bem prático, é só colocar as fatias de pão dentro dos compartimentos e rapidinho seu pão estará pronto e saltando para cima. Esses aparelhos são seguros, relativamente fáceis de limpar e consomem pouca energia elétrica.
  • Os diversos níveis de tostagem deixam seus pães do jeito que você quiser, é possível deixá-lo com o miolo mole, mais ou menos dourados ou bastante torrados e crocantes, basta selecionar a opção desejada e esperar alguns minutos até que o pão fique pronto.
  • Antes de comprar um modelo de torradeira, veja quais tipos de pães você pode preparar no aparelho. Alguns têm entradas menores que só comportam pães de fôrma, outros são mais largos e permitem outros tipos de pães como francês, baguetes, italiano, pão de hambúrguer, entre outros tipos.

Você também pode gostar:

Melhores torradeiras: Nossas favoritas

A torradeira é um dos eletrodomésticos mais comprados no Brasil. A cada mês são vendidas quase 100 mil unidades. Considerando isso, preparamos um ranking com os melhores modelos para que você saiba escolher o ideal para sua casa.

A torradeira com melhor custo-benefício

A torradeira da Hamilton Beach é um aparelho de excelente qualidade e design moderno em aço inox escovado e detalhes em plástico vermelho. As laterais da torradeira se mantêm frias durante o uso do produto, evitando o risco de acidentes. As peças podem ser lavadas na lava-louça.

Possui abertura mais larga que acomoda 2 fatias de pão, que podem ser de vários tipos além do pão de fôrma, como pão francês e de hambúrguer. Conta com 7 níveis de tostagem ideais para diversificar o ponto de preparo da torrada. Vem com bandeja coletora de migalhas que facilita a limpeza do aparelho.

Torradeira com 7 níveis de tostagem

A torradeira Easyline TOE11 da Electrolux deixa seu pão tostado na medida certa, pois conta com 7 níveis de tostagem, além das funções de descongelar e reaquecer pães semiprontos.

A abertura é larga, o que ajuda a acomodar diversos tipos de pães e você pode interromper a tostagem a qualquer momento. Esse produto possui bandeja de migalhas removível, que auxilia na hora da limpeza.

A melhor torradeira importada

A torradeira CPT-180 é um modelo importado produzido pela norte-americana Cuisinart, tem design moderno e sofisticado e é feita em aço inox com acabamento escovado. Possui 6 níveis de tostagem e prepara até 4 fatias de pães que podem ser de diversos tipos: pão de fôrma, francês, italiano e até pedaços de bolo.

Essa torradeira possui botões específicos para cada tipo de preparo: Bagel para pães maiores e com casca, Defrost para descongelar e tostar pães e Reheat para reaquecer sem torrar, além da opção Cancel, caso você queira interromper o preparo.

Torradeira para os maiores fãs de pão

A torradeira Smart 69045011 da Tramontina possui acabamento em inox e corpo de alumínio fundido. Tem espaço fundo e largo e prepara duas fatias de pão ao mesmo tempo que podem ser de qualquer tipo. Tem ainda bandeja para migalhas removível.

Possui várias configurações que auxiliam no preparo da sua torrada. Possui ainda função timer, que emite um sinal sonoro quando a torrada estiver pronta (você pode colocar em volume baixo, alto ou mudo) e indicador de progresso com contagem regressiva para mostrar quanto tempo falta para seu pão ficar pronto.

Torradeira Britânia com 3 funções

A torradeira Tosta Pane da Britânia tem espaço para 2 fatias de pão por vez, que podem ser torrados em até 7 níveis de tostagem.

Além disso, conta com 3 funções: reaquecer torradas já prontas, descongelar fatias e cancelar processo. Possui bandeja coletora de resíduos e migalhas, que pode ser removida do aparelho na hora de limpar, facilitando o processo.

Guia de Compra

A torradeira é uma grande aliada no dia a dia por ajudar no preparo de lanches rápidos. Embora não seja indispensável, é um eletrodoméstico que deixa o seu pão crocante e delicioso, como nenhum outro.

Se você pretende comprar uma dessas, é importante aprender tudo as torradeiras antes de fazer sua escolha. Para isso, siga lendo!

Menino retirando pão de uma torradeira no balcão da cozinha.

A torradeira auxilia no preparo de lanchinhos rápidos. (Fonte: belchonock / 123RF)

O que é uma Torradeira e onde utilizá-la?

A torradeira é um aparelho usado para tostar fatias de diversos tipos de pães ou de bolo, retirando parte da sua umidade e tornando a massa mais escura e seca com textura crocante.

Os modelos mais comuns são de torradeiras elétricas, um tipo de grelha, geralmente vertical, formada por três resistências dentro do compartimento de metal que serve para colocar as fatias de pão.

Apesar de aparentarem ter o funcionamento simples, por dentro as torradeiras possuem diversos mecanismos que fazem “a mágica acontecer”.

A alavanca leva os pães para baixo e ativa o funcionamento elétrico, formado por dois contatos que se unem e transformam a eletricidade em calor emitindo raios infravermelhos que aquecem o pão e caramelizam os açúcares e amidos, deixando a fatia com o aspecto de torrada.

A trava mantém o pão dentro do compartimento até as fatias alcançarem o ponto selecionado. Após atingir esse nível a corrente de eletricidade é desativada e libera-se a mola que leva os pães para cima, facilitando sua retirada sem queimar as mãos.

Os modelos mais modernos têm um cronômetro que regula o tempo de uso e após esse período desativam o sistema elétrico e emitem sinal sonoro avisando que o pão está pronto.

As torradeiras têm diversas funções além de torrarem fatias de pão, elas também descongelam e assam pães semiprontos, reaquecem torradas já prontas, interrompem o funcionamento na metade se a pessoa apertar o botão de cancelar e há modelos que sobem as fatias para a pessoa verificar o ponto de torragem sem interromper o processo.

Apesar de serem feitas de pão, as torradas são mais leves para comer, e combinam com diversos tipos de geleias, manteigas, queijos, patês e pastas. Também podem ser usadas no preparo de pratos e aperitivos como as bruschettas italianas e canapés.

Testes foram realizados para descobrir o custo mensal em energia elétrica que uma torradeira elétrica representa, considerando o uso uma vez por dia e no nível máximo de temperatura, quando leva três minutos para ficar pronta. Segundo os cálculos, o gasto seria de menos de R$ 0,15 para preparar 2 torradas ao dia. Esse é um valor bem baixo.

Preparamos uma lista com as principais vantagens e desvantagens de adquirir uma torradeira elétrica para a sua cozinha:

Vantagens
  • Torra diversos tipos e tamanhos de pães e bolo
  • Tem de 6 a 9 níveis de torração
  • Prepara as torradas rapidamente, em nível mais alto leva cerca de 3 minutos
  • Baixo consumo de energia
Desvantagens
  • É preciso limpar toda vez após o uso para garantir a durabilidade do produto
  • Alguns níveis podem torrar o pão mais do que deveriam
  • Dificuldade para limpar a parte interna da torradeira

O que diferencia uma torradeira da outra?

Algumas características mudam de um modelo de torradeira para outro, sendo que uma das principais é a quantidade de pães que dá para colocar no compartimento interno do aparelho. A maioria dos modelos só cabem 2 fatias, mas alguns têm capacidade para 4 fatias.

Observe a largura do compartimento interno do aparelho, se for mais estreito cabe fatias de pão de fôrma apenas, entretanto se for mais largo é possível colocar outros tipos de pães.

A torradeira também deve ter ajuste de temperatura, pois se você precisar controlar o tempo que ele vai ficar dentro da máquina é possível que o pão saia queimado.

Alguns modelos têm seis opções de temperatura, a maioria 7, mas há aparelhos que chegam a ter 9 níveis de torração.

Depois que atingem o nível de torração e temperatura os aparelhos devem ser desligados para desativar a parte elétrica da máquina. A maioria dos aparelhos têm desligamento automático quando as fatias de pão saltam de dentro da torradeira, mas mesmo assim fique atento nas descrições dos produtos.

Imagem mostra duas fatias de pães em uma torradeira.

As torradeiras elétricas têm até 9 níveis de torração do pão. (Fonte: CordMediaStuttgart / Pixabay)

Muitos consumidores se queixam do quão difícil é limpar a parte interna de uma torradeira elétrica, isso porque as migalhas grudam nas grades das resistências e não saem com facilidade. Mas fique ligado que alguns modelos vêm com bandeja de migalhas removível e isso facilita muito a limpeza.

As torradeiras feitas de inox são muito resistentes e duráveis, mas é importante escolher um modelo que não aqueça as laterais externas, pois você pode acabar se machucando. Alguns modelos contam com tecnologia que evita o aquecimento externo.

Além de torrar o pão, alguns modelos têm outras funcionalidades como descongelar pães semiprontos, reaquecer torradas já prontas e opção de cancelamento durante o funcionamento.

Alguns modelos ainda têm função de observação, ou seja, levantam as fatias para que você possa observar em que ponto estão sem interromper o preparo.

Além da torradeira tradicional, mais compacta e de menor espessura, existe a torradeira de bancada, que se assemelha a um forno elétrico menor e que tem algumas funções a mais do que o modelo de torradeira tradicional.

Essa torradeira pode ser usada para torrar pães, esquentar outros tipos de alimentos, assar e gratinar e possui diversos níveis de temperatura.

Confira abaixo quais características mudam de um modelo para o outro:

Torradeira convencional Torradeira de bancada
Tamanho Modelo compacto e mais leve É maior e mais pesada, se parece com um mini forno elétrico
Capacidade Assa de 2 a 4 fatias de pães de diversos tipos e tamanhos Prepara uma quantidade maior de fatias de pão
Funções Descongela, assa e torra pães e bolos Descongela, assa, torra e gratina pães e outros alimentos
Limpeza É mais difícil de limpar É mais fácil de limpar
Custo É mais barata É mais cara

Quanto custa?

A torradeira é um dos eletrodomésticos mais comprados no Brasil. A cada mês são vendidas por volta de 98 mil unidades.

Os preços variam, o modelo mais barato custa um pouco mais de R$ 40, e há vários modelos de excelente qualidade, com diversas funcionalidades e designs diferenciados abaixo de R$ 100. A torradeira mais cara custa em torno de R$1.800.

Onde comprar?

Você pode comprar sua torradeira em lojas de eletrodomésticos como Magazine Luiza e Ponto Frio, em lojas de departamento como Americanas ou nos supermercados Extra ou Carrefour.

Mas ao ler o guia de compras da ReviewBox Brasil você nem vai precisar sair do conforto da sua casa para comprar uma torradeira.

Indicamos que você compre o seu modelo no site da Amazon, um e-commerce mundialmente conhecido pela variedade de produtos e melhores preços. Além disso, você pode conferir as versões digitais das lojas físicas mencionadas.

foco

Você sabia que a torradeira foi inventada pelo norte americano George Schneider? Ele pediu a patente do aparelho entre os anos de 1893 e 1900. As primeiras torradeiras elétricas foram vendidas em 1909 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, pela General Eletric Company.

Em 1913 foi patenteada a torradeira elétrica que torrava os dois lados do pão ao mesmo tempo, mas esses modelos só foram vendidos anos depois, em 1925. Em 1921 foram lançados os modelos que ejetavam os pães automaticamente depois de prontos.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de torradeira

Estamos quase lá! Agora falta pouco para você saber tudo que precisa e escolher a sua. Antes de finalizar, precisamos abordar alguns critérios que são essenciais para você analisar e ficar satisfeito com sua compra. São eles:

  • Material
  • Potência
  • Compartimento para torradas
  • Funcionalidades extras

Material

Uma torradeira pode ser feita de plástico ou metal. Os modelos de plástico geralmente são mais leves e mais baratos e podem vir em diversas opções de cores, mas sempre têm o interior de metal.

Os modelos de metal são mais sólidos e pesados e até mais resistentes do que as de plástico, mas também são mais caros. Escolha um modelo com acabamento fosco, pois as torradeiras metálicas com acabamento brilhante podem ficar cheias de marcas de dedos.

Independentemente do material da sua torradeira, observe se ela tem isolamento térmico, que deixa a superfície externa fria durante o funcionamento, esse é um recurso muito importante.

Potência

A maioria dos aparelhos têm de 600 a 1.600 watts de potência, mas há modelos que chegam a 2.500 watts. Aparelhos com potência mais alta consomem mais energia elétrica, mas preparam as torradas mais rapidamente.

Mas, o mais importante é encontrar um modelo com controle de temperatura e potência, para preparar suas torradas no nível de tostagem preferido.

Compartimentos para torradas

O compartimento para torradas pode comportar de 2 a 4 fatias de pão, escolha um modelo que seja compatível com a quantidade de pessoas na sua casa.

Esses compartimentos podem ter espessura mais fina ou mais grossa, os com fendas menores só preparam fatias de pão de fôrma, já os maiores podem ser usados para preparar outros tipos de pães.

A profundidade é outra característica que varia de modelo para modelo, preste atenção nesse detalhe, as fendas muito fundas podem não conseguir levantar até a borda as fatias de torrada, então você vai precisar usar um pegador (nunca use garfos ou facas metálicas, pois há risco de tomar um choque).

Funcionalidades extras

Alguns aparelhos têm funções extras além dos níveis de tostagem do pão. Algumas delas são função descongelar, centralizar, observar, auto levantar, desligar e personalizar. Confira suas características:

  • Descongelar: É essencial para quem gosta de armazenar o pão na geladeira ou congelador.
  • Centraliza: Ajuda a colocar o pão na posição certa do interior da torradeira, para que todos os lados assem por igual.
  • Observação: É ideal para conferir o ponto de tostagem que o pão alcançou sem precisar interromper o funcionamento do aparelho.
  • Auto levantar: Faz com que o pão pule depois do tempo de cozimento, e a cancelar permite interromper o processo na metade.
  • Desligamento automático: Após atingir o ponto de torração selecionado, e dá para escolher modelos que emitam um sinal sonoro quando as torradas estiverem prontas.
  • Personalizar: Permitem “queimar” a superfície das torradas com imagens como personagens famosos, flocos de neve, frases e até o rosto do dono da torradeira (modelos feitos sob medida), deixando seu café da manhã muito mais divertido.

(Fonte da imagem principal: StockSnap / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.