Imagem de um homem utilizando um tradutor portátil.
Ultima atualização: 15 de agosto de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Aprender uma língua estrangeira é muito interessante, mas requer tempo disponível, dedicação e dinheiro para investir num bom curso. Caso você não tenha tempo hábil para aprender um novo idioma antes de uma reunião de negócios ou viagem internacional, você pode utilizar um tradutor portátil.

Este dispositivo inteligente realiza a tradução instantânea e bidirecional, basta selecionar o idioma que você deseja traduzir e iniciar um diálogo. Para saber mais sobre esse dispositivo inovador, continue a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • Um tradutor portátil possibilita a conversação em um idioma completamente estrangeiro. O dispositivo traduz aquilo que é dito, de uma língua para a outra, simultaneamente. Ou seja, tanto as suas falas em português, quanto às falas da outra pessoa em um idioma estrangeiro serão traduzidas.
  • Caso você não queira realizar a tradução simultânea, você pode utilizar o tradutor portátil para traduzir textos ou imagens – essas funções não estão disponíveis em todos os modelos.
  • Um tradutor portátil realiza a tradução de até 75 idiomas ou dialetos estrangeiros, sejam palavras, frases, expressões ou gírias. Além de entender o significado desses termos, você aprenderá a pronunciá-los.
  • O tradutor eletrônico é muito útil para aprender novos idiomas, praticar pronúncia, fazer amigos estrangeiros e realizar atividades no exterior como fazer compras, negociar preços, participar de uma reunião de trabalho, entre outros.

Você também pode gostar:

Os melhores tradutores portáteis: Nossas recomendações

Antes de comprar um tradutor portátil, é importante conhecer as funcionalidades oferecidas pelo dispositivo e certificar-se que o produto serve para você. Para simplificar sua pesquisa, selecionamos os melhores modelos a venda pela internet.

O tradutor portátil ideal para trabalho

Para quem está procurando um dispositivo com design ergonômico, simples e discreto, esse tradutor portátil é o modelo ideal. Possui alto falante e microfone com alta sensibilidade e precisão e oferece traduções em apenas um segundo, perfeito para facilitar a comunicação em uma reunião de trabalho, conferência ou viagem ao exterior. Conta com bateria de 850mAh que oferece funcionamento de cerca de oito horas. Traduz até 38 idiomas.

Um tradutor portátil com bateria de longa duração

Esse tradutor portátil reconhece 52 idiomas e traduz simultaneamente o que está sendo falado e ouvido, facilitando seu entendimento e possibilitando uma comunicação efetiva. Possui conexão Wireless e tela sensível ao toque. A bateria tem 1200mAh de capacidade.

O tradutor portátil mais moderno

Este tradutor portátil oferece tradução bidirecional em 68 idiomas, seja em modo online ou offline. Um dos diferenciais deste modelo é que você pode escolher a linguagem de acordo com o ambiente de uso, seja trabalho, estudo ou viagens ao exterior. O dispositivo possui interface simples e design discreto. A bateria possui capacidade de 800mAh que oferece oito horas de funcionamento.

Um tradutor portátil completo

Com design moderno e sofisticado, esse dispositivo oferece tradução simultânea para 40 idiomas. Um diferencial é a tradução de imagens - esse recurso é utilizado em conjunto com o smartphone. O aparelho possui design sofisticado, excelente sistema de captação de voz, som surround, compatibilidade com rede móvel 4G ou rede Wireless.

Guia de Compra

Um tradutor portátil possui inteligência artificial e sistema de reconhecimento de voz que permite identificar, traduzir e pronunciar palavras, expressões e gírias em até 75 idiomas estrangeiros.

O dispositivo pode ajudar uma pessoa que está aprendendo uma nova língua a se comunicar em diferentes idiomas com falantes nativos, seja durante viagens à negócios, estudos ou lazer. Para saber mais sobre esse dispositivo tecnológico, continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de um garoto caminhando nas ruas de Nova Iorque.

Com um tradutor portátil, você pode viajar para qualquer lugar do mundo. (Fonte: Joshua Earle/ Unsplash.com)

Como funciona um tradutor portátil?

Um tradutor portátil possui microfones internos que captam as frases ditas em um idioma estrangeiro, o sistema de inteligência realiza a tradução dessas frases e um alto-falante reproduz as falas já traduzidas.

Você só precisa selecionar o idioma falado e a língua que você deseja traduzir. O gadget é indispensável para quem está estudando um novo idioma ou realizará uma viagem a trabalho, estudo ou lazer.

O tradutor portátil é capaz de traduzir até 75 idiomas e dialetos falados ao redor do mundo. Além da tradução de voz, alguns modelos traduzem textos e imagens com até 98% de precisão.

O preço de um aparelho desses varia de acordo com a interface, funcionalidades, design e marca, mas você encontra opções de R$200 a R$700.

Quais são as vantagens de um tradutor portátil?

Quem está em dúvida se deve ou não deve comprar um tradutor portátil, precisa conhecer as vantagens deste dispositivo. Listamos os principais aspectos positivos e negativos do gadget abaixo:

  • O dispositivo reconhece e traduz dezenas de idiomas e todos são intercambiáveis. Perguntas e respostas podem ser compreendidas com uma simples alteração nas configurações.
  • O gadget possui design portátil, cabe facilmente em seu bolso, bolsa ou mochila, perfeito para uso diário.
  • Vem pré-carregado com dezenas de idiomas e você pode baixar outros idiomas e dialetos, basta conectar o dispositivo à rede móvel ou Wi-Fi.
  • Simples de configurar e utilizar. Basta seguir um passo-a-passo inicial e utilizar os botões de gravação e reprodução para manter o diálogo.

Ainda está em dúvida se vale a pena investir em um tradutor portátil? Conheça mais algumas vantagens e desvantagens do produto na tabela abaixo:

Vantagens
  • Dezenas de idiomas disponíveis
  • Tradução unidirecional ou bidirecional
  • Interface estável
  • Captação e saída de áudio aprimorada
  • Bateria de longa duração
  • Design moderno e discreto
  • Fácil de configurar e utilizar
Desvantagens
  • Requer conexão com internet
  • É um produto caro
  • Algumas traduções podem ser equivocadas

Em quais situações posso utilizar um tradutor portátil?

Você vai realizar uma viagem internacional, mas não sabe falar o idioma local? Sem problemas, com o auxílio de um tradutor portátil é possível conversar com nativos, seja na sala de aula, em uma reunião de negócio ou momentos de lazer.

O dispositivo pode ser utilizado para traduzir seus diálogos, frases lidas em livros, revistas ou jornais e para traduzir placas na rua, depende apenas das funcionalidades disponíveis no dispositivo escolhido.

Imagem de um dicionário de inglês.

É muito mais prático utilizar um tradutor portátil do que um dicionário. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Como usar um tradutor portátil?

Configurar um tradutor portátil é bastante simples. Basta conectá-lo com a rede móvel ou Wireless, digitar ou digitalizar o código QR do produto e realizar o download do aplicativo de tradução.

Depois, você deve definir as configurações básicas do dispositivo como idioma falado e idioma que deseja traduzir – lembre-se de alterar as configurações sempre que desejar traduzir um novo idioma.

Depois pressione o botão para iniciar a gravação e aperte-o até finalizar a pergunta ou resposta.
O tradutor reconhecerá o que foi dito e transmitirá essa frase no idioma selecionado. Depois, pressione o botão novamente para gravar a fala da outra pessoa e aguarde a tradução.

Importante mencionar que cada dispositivo funciona de uma maneira um pouco diferente, portanto, leia o manual do produto antes de utilizá-lo.

Por que utilizar um tradutor portátil ao invés de um aplicativo de smartphone?

Talvez você esteja questionando o porquê de comprar um tradutor portátil se você pode utilizar um smartphone para realizar a tradução de textos, imagens e frases, correto?

A vantagem de um tradutor portátil é a capacidade de captar e traduzir esses textos, áudios ou imagens de forma instantânea.

Além disso, muitos desses aparelhos não necessitam de conexão com internet, seja rede móvel ou Wireless, ou seja, você não precisa ficar preocupado se estiver em um local sem acesso à rede de internet.

É importante ressaltar que alguns dispositivos de tradução simultânea devem ser conectados ao smartphone via Bluetooth e controlado por um aplicativo de celular. Importante verificar essa informação antes de finalizar a compra.

Imagem de um aplicativo de tradução.

Um aplicativo de tradução não oferece as mesmas funcionalidades de um tradutor portátil. (Fonte: Edho Pratama/ Unsplash.com)

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de tradutor portátil

Existem vários modelos de tradutores portáteis. Alguns precisam ser pareados com o smartphone, outros precisam ser conectados à internet e outros tantos realizam todas as funções sem depender do celular ou de internet.

Embora tenhamos compartilhado algumas sugestões de tradutores eletrônicos, selecionamos alguns critérios que você precisa analisar e comparar ao escolher um dispositivo que se adeque às suas necessidades.

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra abaixo. Afinal, você prefere investir em um tradutor portátil ou carregar um dicionário no bolso? Compartilhe qual é a sua experiência com o dispositivo na seção de comentários.

Tradução unidirecional ou bidirecional

Alguns dispositivos de tradução simultânea oferecem apenas traduções unidirecionais, ou seja, em apenas um idioma, o que pode ser uma alternativa bastante útil e econômica para algumas pessoas.

No entanto, a maioria das pessoas precisa de um dispositivo de tradução bidirecional, ou seja, que realiza a captação e tradução de frases em dois idiomas ao mesmo tempo.

Imagem de dois rapazes conversando.

Prefira um tradutor portátil bidirecional a um modelo unidirecional. (Fonte: Anna Van Der Stel/ Unsplash.com)

Tipos de traduções

Um tradutor eletrônico portátil pode realizar três tipos de traduções: Tradução de voz, texto e imagem.

A tradução de voz utiliza tecnologia inteligente de reconhecimento vocal para facilitar a captação e tradução em idioma estrangeiro que será retransmitido pela saída de voz do aparelho.

Já a tradução por texto pode ser feita por digitação em teclado físico ou mesmo teclado virtual – que permite que você desenhe à mão as letras ou símbolos que precisam de tradução.

A tradução por imagem é realizada por leitor de código QR ou câmera. É muito útil para traduzir placas de trânsito, letreiros, embalagens e outras imagens.

Funcionalidades

Em primeiro lugar, verifique se o aparelho possui modo online – ativado via Bluetooth, Wireless ou rede móvel (funciona com cartão SIM) – e modo offline, e quais são os idiomas e dialetos traduzidos em ambos os modos.

Alguns modelos permitem enviar as traduções por e-mail quando o modo online é ativado e a internet conectada.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de conectar dois fones de ouvido simultaneamente para manter a conversa em particular.

Alguns modelos possuem câmera que permite fotografar placas, letreiros urbanos e embalagens de produtos.

Imagem de placas de trânsito.

Um tradutor portátil que reconhece imagens pode ajudá-lo a ler as placas de trânsito. (Fonte: Brendan Church/ Unsplash.com)

Idiomas traduzidos

A quantidade de idiomas traduzidos é uma característica muito importante e que deve ser analisada no momento da compra. Cada dispositivo oferecerá tradução para determinados idiomas.

Alguns modelos oferecem tradução para apenas um idioma e outros traduzem até 75 línguas e dialetos. Portanto, é muito importante verificar a lista de idiomas traduzidos antes de efetuar a compra do dispositivo.

Bateria

Outra característica que merece sua atenção é a capacidade da bateria. Além de analisar a capacidade total, é importante entender a duração em modo de espera, modo offline e online, pois as diferenças são muito grandes.

Por exemplo, você pode encontrar um dispositivo que funciona por sete dias em modo de espera, 12 horas em modo offline e apenas 6 horas em modo online.

Preço

O preço de um tradutor eletrônico é um fator relevante. Você precisa considerar a média de preço e o quanto você está disposto a pagar – certifique-se de fazer essa pesquisa para descobrir o valor mínimo, médio e máximo que em nossas pesquisas ficou entre R$200 e R$700.

Ao delimitar um orçamento disponível para a compra do eletrônico, sua pesquisa será simplificada. O preço pode variar de dezenas a centenas de reais, quanto você gastará dependerá de suas necessidades.

(Fonte da imagem destacada: Aleksandr Davydov/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.