Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quer comprar um trator de brinquedo para seu filho? Então vamos apresentar nesse artigo tudo o que você precisa saber para fazer a escolha ideal. Queremos você e a criança satisfeitos!

Brincar com representações de atividades da vida adulta é muito importante para as crianças. Ajuda a desenvolver um senso de concentração, responsabilidade e estratégia. Tudo isso, é claro, de maneira lúdica e muito divertida!

Mas como escolher o melhor trator de brinquedo? É preciso levar em conta vários fatores, como material, idade ideal e funcionalidades. É hora de conhecer todos os fatores que influenciam na compra e tomar a decisão perfeita.

Primeiro, o mais importante

  • Sempre preste atenção se o brinquedo está de acordo com as necessidades da criança. Há fatores como idade mínima recomendada, tamanho e peso que devem ser levados em consideração.
  • Brincar com trator é interessante para as crianças por simular uma atividade adulta. Será ainda melhor se puder ser feito em espaços naturais, como areia ou barro.
  • Há os tratores de empurrar, a controle remoto e os de montar, que são pedalados e “dirigidos” pelas crianças. Os primeiros são bem mais baratos que os demais, mas não piores: as habilidades desenvolvidas são diferentes.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de trator de brinquedo

São vários os tratores de brinquedo à venda no mercado brasileiro. Eles variam muito na sua proposta e estilo e são indicados para tipos diferentes de brincadeiras. Por isso, apresentamos a seguir os modelos mais populares e recomendados:

1º – Combo Agro Cardoso Amarelo

Esse não é um simples trator, mas sim um combo agrário completo. Além da tradicional pá, também apresenta uma garra de carregar toras e rodas de tamanhos diferentes. Uma real representação de uma máquina agrícola.

A pá é articulada e a garra se move em 360º, permitindo uma brincadeira bastante lúdica e criativa. Apesar disso, trata-se de um brinquedo bastante pequeno e leve. É recomendado para crianças a partir de 3 anos de idade.

2º – Trator de Brinquedo Workers Roma 27,5 cm

Também recomendado para crianças acima de 3 anos de idade (sempre com supervisão de um adulto), esse modelo da linha Workers representa perfeitamente o funcionamento de um trator. Muita diversão na areia garantida!

O funcionamento é a partir de duas alavancas. A da direita movimenta o braço de elevação para cima e para baixo e a da esquerda mexe a caçamba. Tem um comprimento de 27,5 cm e é fabricado em polipropileno.

3º – Trator de Brinquedo Massey Ferguson 7624

O que você procura é uma réplica? Então essa pode ser a escolha perfeita. Em 2012, a série de tratores da Massey Ferguson foi escolhida a “máquina do ano” por uma votação na Alemanha. Essa é a sua cópia exata em brinquedo!

A haste é regulável e pode ser retirada, bem como pode-se adicionar itens ao encaixe traseiro. Isso facilita bastante a versatilidade do produto, que é recomendado para crianças acima de 3 anos. Também é possível abrir as portas e os capôs para adicionar pilotos ou outros brinquedos!

Bônus – Trator de Brinquedo Bandeirante Amarelo

Esse não é um simples modelo de empurrar ou brincar fora dele, mas sim de pilotar e agir como se fosse um real motorista! É uma possibilidade ainda maior para que as crianças entendam como funciona o mundo adulto.

Conta com banco regulável, buzina, tração nas rodas que dá conforto e agilidade ao pedalar. Há duas alavancas, uma que movimenta a pá para cima e para baixo, outra que serve para carregar e descarregar. A recomendação é para crianças acima de três anos.

Guia de Compra

Quais os diferentes tipos de tratores de brinquedo? Por que é tão importante para as crianças terem contato com esse tipo de atividade? Vamos analisar esses aspectos e ajudar você a fazer a sua compra. Afinal, seus filhos merecem brinquedos de qualidade.

Imagem mostra uma menina empurrando um trator de brinquedo.

Brincar com tratores é recomendado para ambos os sexos e desenvolve muitas habilidades. (Fonte: Jessica Lewis / Pexels)

O que é um trator de brinquedo e para que ele serve?

Como o nome já indica, um trator de brinquedo é uma miniatura de um trator feita para que crianças possam brincar. Ele normalmente é bastante pequeno e reproduz a maioria das funções dessa máquina tão conhecida nas áreas urbanas e, principalmente, rurais.

Há três estilos diferentes de trator de brinquedo: o mais comum e barato é aquele simplesmente de empurrar. Normalmente conta com alavancas para movimentar a pá e algumas outras funções eventuais. É bastante simples e eficaz na brincadeira.

Aqueles que funcionam via controle remoto são um pouco mais caros. Podem ser muito divertidos, mas não ajudam no desenvolvimento de tantas habilidades.

Maior e mais caro é o trator de montar, no qual a criança pode realmente pilotar uma miniatura. Esse tipo já requer um amadurecimento maior e pode ser muito mais legal.

De uma forma ou de outra, é necessário libertar a criança e permitir que ela se suje para que a brincadeira seja eficiente! O lugar ideal para brincar de trator é na areia ou no barro. E isso, acredite, é muito bom para o desenvolvimento infantil!

Por que deixar a criança brincar na areia?

Muitos pais não gostam que suas crianças brinquem na areia. Existem alguns problemas, como sujar roupas, necessidade de banhos mais complexos e possíveis alergias.

Porém, é importante que as crianças possam fazer essas brincadeiras. O contato com a areia é um contato direto com a terra, elementos naturais e até pequenos animais. Também há um desenvolvimento sensorial, principalmente do tato.

Além disso, muitas habilidades são desenvolvidas: a coordenação motora, por precisar manusear esse material; a concentração, por precisar estar atento com as movimentações feitas e a estrutura da brincadeira; e o respeito pelo meio ambiente e seus limites.

Quando falamos especificamente da brincadeira do trator na areia, há mais algumas questões. A criança entende algo do mundo adulto e alguns conceitos extras, como o da capacidade da pá e a necessidade de movimentação para recolher e despejar o material.

Confira na tabela abaixo vantagens e desvantagens de brincar na areia:

Vantagens
  • Desenvolve habilidades como coordenação motora, concentração e respeito à natureza
  • Desenvolve o tato pelo contato com uma nova textura
  • Coloca a criança em contato direto com um elemento natural
Desvantagens
  • Suja as roupas e a própria criança, necessitando de mais lavagens e banhos mais completos
  • É preciso checar a limpeza do lugar para impedir possíveis doenças

Trator de brinquedo de empurrar, a controle remoto ou de montar?

Existem diferenças entre o trator de empurrar, a controle remoto e o de montar. Apesar de todos representarem o funcionamento normal da máquina, no de empurrar a criança tem um contato mais direto com a areia, manuseando-a e pegando os grãos, no de montar, apenas “pilota” a máquina, sendo mais distante da natureza.

O a controle remoto pode ser bem mais divertido, mas não desenvolve tantas habilidades. A melhor forma de escolher é respondendo a algumas perguntas: Quem pediu o brinquedo foi a criança? Qual modelo ela quer? E caso seja sua opção esse tipo de objeto, quais são as habilidades que você quer desenvolver?

Na tabela abaixo, apresentamos características dos tratores de empurrar e de montar:

Trator de empurrar Trator de montar
Principais habilidades desenvolvidas Contato com elementos naturais, o sentido do tato Coordenação motora específica para pedalar, representação próxima da vida adulta
Recomendação Crianças pequenas de ambos os sexos, mas é preciso tomar cuidado com possíveis peças pequenas Crianças pequenas de ambos os sexos
Preço Normalmente barato Normalmente bem mais caro

Quanto custa?

O preço de um trator de brinquedo varia muito de acordo com o seu estilo e qualidade. Modelos bem mais simples, de empurrar, feitos de plástico, podem custar até mesmo na casa de R$ 20. Quanto mais complexos eles ficam, mais o valor sobe.

Réplicas de modelos reais já podem chegar até aos três dígitos. Mais caros ainda são os modelos de montar ou a controle remoto, que são maiores e requerem mais cuidado dos fabricantes. Esses podem girar na casa dos R$ 600, ou até passar um pouco disso.

Onde comprar?

O primeiro lugar para procurar sempre será na loja de brinquedos. Não importa se de bairro ou de shopping center, com certeza algum modelo de trator existirá. Resta saber se atenderá as suas expectativas.

Caso deseje uma variedade bem maior de modelos, recomendamos uma compra pela internet. A Amazon brasileira será a melhor pedida, seguida pelo Mercado Livre, Amazon internacional e e-commerces das grandes redes de lojas de brinquedos.

Critérios de compra: O que considerar ao escolher um trator de brinquedo

Existem alguns quesitos importantes para escolher o melhor trator de brinquedo para seu filho. Listamos quatro abaixo:

  • Idade recomendada
  • Material e durabilidade
  • Tamanho e peso
  • Funcionalidades

Vamos agora explicar melhor cada um deles.

Idade recomendada

Todos os brinquedos têm uma idade mínima requerida para serem manuseados. Isso tem dois motivos principais:

  • O estágio de desenvolvimento esperado da criança;
  • O risco de acidentes (por exemplo, ingestão de peças pequenas).

Sempre respeite a idade mínima recomendada do brinquedo. Não adianta comprar algo que é para crianças acima de 5 anos para quem ainda tem 3. O interesse não será o mesmo e ainda haverá riscos desnecessários!

Imagem de criança brincando com trator vermelho e preto pequeno.

Cuidado com os brinquedos menores, que podem ter peças desmontáveis e serem engolidas pelas crianças. (Fonte: Markus Spiske / Pexels)

Material e durabilidade

Sabemos que algumas crianças normalmente não são muito cuidadosas e costumam quebrar com facilidade seus brinquedos. Por isso, é importante optar por aqueles que são feitos com materiais mais duráveis.

Evite plásticos muito simples ou que tendem a se desfazer com qualquer impacto ou queda. O ideal é avaliar a qualidade e a resistência do material de que é feito o trator escolhido!

Essa também é uma questão de segurança, pois materiais que se desfazem facilmente também podem acabar sendo engolidos, gerando acidentes indesejáveis.

Tamanho e peso

É preciso escolher bem o tamanho do trator de brinquedo. Por exemplo, não faz sentido ele ser muito grande em relação à criança, dificultando a brincadeira, certo? Nem ser pesado demais para o manuseio infantil.

Analise bem o que é o ideal para seu filho de acordo com o tamanho dele e o peso com o qual consegue brincar. Afinal, o maior interessado em poder brincar é ele!

Imagem mostra um trator de brinquedo na areia.

É importante escolher modelos de trator de brinquedo que sejam duráveis. (Fonte: schweiz1 / Pixabay)

Funcionalidades

Quanto mais funcionalidades um brinquedo tiver, mais interesse ele despertará na criança. Isso também é válido no caso dos tratores.

Algumas das funcionalidades mais comuns e requisitadas são a movimentação da pá, caçamba e de outras hastes, podendo assim simular um real trator. No caso dos de pedalar, buzina e representações de um modelo real são muito interessantes!

(Fonte da imagem destacada: VIVIANE6276 / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
47 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...