Na foto um menino pequeno empurrando um carrinho de compras de brinquedo.
Ultima atualização: 21 de junho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

61Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje falaremos tudo o que há para falar sobre a trave de futebol, o verdadeiro elemento transformador de qualquer bate-bola, o epicentro do objetivo máximo do esporte: o gol.

O que é um campo de futebol senão um espaço com traves? Com um par delas, você pode finalmente viabilizar o tão sonhado campinho no quintal, e organizar aquela pelada semanal. Dá até para jogar sozinho…

No Guia que trazemos a você, vamos mostrar as informações essenciais sobre a trave de futebol. Seus materiais, suas variedades, suas vantagens, desvantagens, os melhores modelos do mercado, enfim, tudo o que possa ajudar na sua busca pela trave de futebol ideal.

Primeiro, o mais importante

  • Há diversos tamanhos de trave de futebol, para diversas idades, modalidades e usos.
  • São três os materiais mais comuns de uma trave de futebol: PVC, ferro e alumínio.
  • Você encontrará em suas pesquisas quatro tipos de traves, as mini-traves, as traves portáteis, as fixas e as móveis.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de trave de futebol: Nossas favoritas

Vamos começar com a nossa lista dos três melhores modelos de trave de futebol. Os produtos foram escolhidos com base não somente em seu material, mas em suas resistência, na facilidade da sua montagem – na experiência do usuário, enfim, e no custo-benefício, é claro.

Trave de futebol juvenil

A trave de futebol juvenil da Fácil Esporte é completa, prática e durável. Seu tubos de fácil montagem são feitos em aço carbono de duas polegadas e sua pintura branca é em EPOXI, clássica e resistente. O conjunto ainda vem com rede reforçada de polipropileno.

Mini trave desmontável

Essa mini-trave chama atenção de cara por sua praticidade, facilmente montável e desmontável. O conjunto também é um ponto positivo, com duas traves e duas redes de nylon seda. No mais, o modelo é completo, feito em aço carbono de cinco polegadas, pintura EPOXI branca e pesando menos de dez quilos quando montado.

Mini traves para a clássica travinha livre

O conjunto de duas mini traves da Klopf é uma opção ideal para aquela clássica partida de “trave livre”. Medindo 78 x 53 x 49 centímetros, as traves são desmontáveis e, portanto, podem ser facilmente transportadas. Na praia, na rua ou no sítio, esse conjunto é diversão garantida!

Guia de Compra

Parte da magia do futebol está em sua simplicidade. Se são mil possibilidades só a partir de uma bola, imagina com um gol. Com as três traves de futebol, você pode jogar uma partida, um gol a gol, uma disputa de pênaltis, até um treino dá para fazer.

Fora que dá para colocar um gol em praticamente qualquer lugar, seja no asfalto, na areia ou no quintal. Há, obviamente, um tipo de gol para cada um deles – para cada situação, aliás. Neste Guia, vamos dar uma olhada nessa variedade, além de seus prós e contras, materiais, tamanhos, entre outros pontos que vão ajudar na sua busca.

Imagem mostra uma pelada entre garotos, no momento e que um dos pequenos jogadores marca o gol. A bola vai entrando na rede enquanto ele comemora, e os três adversários da imagem, lamentam.

As alegrias e decepções que o futebol causa. E bastam uma bola e três traves… (Fonte: 7721622/ Pixabay.com)

Quais os tamanhos da trave de futebol?

O futebol pode ser praticado por todos, em todos os cantos, climas e terrenos, mas para que o jogo transcorra normalmente, são necessárias adaptações para cada um desses lugares. Para a trave de futebol, isso quer dizer diferentes tamanhos.

Só no futebol de campo já uma grande variedade nesse sentido, com os gols tendo medidas diferentes para certas idades. No profissional, isso quer dizer, de quinze anos para cima, as traves medem 2,4 metros de altura e 7,3 de comprimento, a medida oficial.

A medida vai diminuindo conforme a idade, isto é, para as categorias sub-15 (2,1m x 6,4m), sub-12 (1,9m x 5,6m), sub-10 (1,2 x 1,8m). No soçaite, o tamanho é único, sendo 1,8m de altura e 3,6m de comprimento. No salão, 2m x 3m.

Imagem mostra um gol num campo vazio, iluminado pelo sol nascente.

São diferentes tamanhos de trave de futebol para cada modalidade e idade, no campo, pelo menos. (Fonte: MustangJoe/ Pixabay.com)

Quais as vantagens e desvantagens da trave de futebol?

Ter uma trave de futebol no quintal de casa para jogar bola é tudo de bom, mas também tem suas questões. São vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Uma vantagem, por exemplo, é poder organizar uma partida.

Uma não, várias. Ter a trave torna seu quintal uma atração, te dá uma ferramenta para juntar os amigos, socializar, o que também é uma vantagem. Mas dá para jogar sozinho também, ou treinar mesmo, para ser o craque do seu campo, e, quem sabe, de outros por aí – outra grande vantagem.

Imagem mostra o momento em que um chute é desferido na bola. Uma das pernas do batedor está no alto, enquanto a bola, em segundo plano, viaja em direção ao gol, onde podemos ver um goleiro desfocado se preparando para a defesa.

Com uma trave de futebol, não tem dia ocioso nem nada que te impeça de dar aquela treinada. (Fonte: flooy/ Pixabay.com)

Por outro lado, é preciso ter espaço, e um espaço suficiente, o que é uma desvantagem. É preciso também montar as traves, outro ponto negativo. Por fim, se você decidir deixá-las montadas, há as intempéries para testar a resistência da sua aquisição.

Vantagens
  • Organizar partidas de futebol
  • Ferramenta de socialização
  • Local para treino
Desvantagens
  • Precisa de espaço
  • Montagem
  • Intempéries

Mini-traves, traves infantis, profissionais ou portáteis?

Para além dos tamanhos e modalidades, há uma variação entre as traves por motivos mais mercadológicos. Para quem quer bater uma bola despretensiosa de vez em quando, existem as mini-traves. Elas medem cerca de 50 cm x 78 cm e são muito práticas.

Para crianças um pouquinho maiores existem as traves infantis, medindo cerca de 60 cm x 110 cm, com materiais mais seguros, como plástico e PVC. As profissionais são para quem quiser fazer um campo, uma quadra, enfim, um jogo sério. Podem conter rodas ou terem a opção de serem fixadas no chão.

Imagem mostra um menino, com luvas de goleiro, no momento em que chuta a bola para longe do gol de traves infláveis que defende.

A trave de futebol infantil garante a brincadeira na medida certa, e com segurança. (Fonte: fsHH/ Pixabay.com)

O que tem ganhado o mercado recentemente tem sido a trave de futebol portátil, com uma medida similar à mini-trave, e com um funcionamento parecido com uma barraca de fácil montagem, comprimida numa bolsa especial e que se monta instantâneamente após “solta”.

Mini-trave Trave infantil Trave profissional Trave portátil
Uso Jogo adulto, despretensioso Jogo de crianças Jogo adulto, sério Jogo em qualquer lugar
Benefício Leve e prática Segura e adaptada Medida oficial, resistência Praticidade e montagem fácil

Quais os materiais das traves de futebol?

A trave de futebol tem uma característica marcante que é o seu material, que precisa, ao mesmo tempo, ser leve o bastante para ser transportado e montado facilmente, e forte o bastante para que o gol possa ficar de pé.

Os materiais mais comuns são o PVC, o ferro, o alumínio e aço. O primeiro é o mais leve, ideal para um campinho no quintal. O segundo é mais raro, até por ser mais pesado e menos resistente. O alumínio e o aço, nessa sequência, são os que melhor transitam entre leveza e resistência.

Há também as traves de nylon, exclusivas dos modelos portáteis, assim como há os modelos infláveis, que são, obviamente, traves infantis.

Imagem mostra um dos postes de uma trave de futebol de metal, montada sobre uma grama bem conservada. Ao seu lado há uma bola.

Leveza, resistência, segurança, praticidade: o material da trave de futebol tem que ter um pouco de tudo. (Fonte: blueeyes/ Pixabay.com)

Quanto custa uma trave de futebol?

Tamanha distinção entre as traves de futebol, de modelos, tamanhos e materiais, gera, como era de se esperar, uma grande variedade de preços. É possível encontrar traves mais simples a partir de R$ 50 e mais complexas por até R$ 700.

Onde comprar traves de futebol?

No país do futebol, é possível encontrar facilmente uma trave de futebol. As grandes lojas de esporte, como a Centauro e a Decathlon, têm pelo menos um modelo de cada tipo. Há uma oferta grande também de estabelecimentos que fazem as traves sob medida.

Pela internet, você também encontra todos os tipos, mas numa variedade maior de preços e marcas, além de poder fazer a compra no conforto da sua casa. Sites como a Amazon e o Mercado Livre, por exemplo, são indicações valiosas.

View this post on Instagram

Magic soccer training #kidssoccer #madetoplay

A post shared by Wyatt Smith (@wyflysmith) on

Critérios de Compra: como escolher a trave de futebol ideal

Montamos também uma lista de critérios de escolha, para auxiliar na sua busca pela melhor trave de futebol para você. São elementos básicos do produto, mas que, quando notados com atenção, podem ser muito úteis no momento da compra.

Vamos nos aprofundar em cada um dos itens, para que a sua escolha seja de fato bem informada, e, portanto, completa.

Local

O local onde você deseja colocar a sua trave de futebol é muito importante para definir qual o modelo ideal. Campos grandes, ora, pedem traves de maiores dimensões, enquanto quadras devem ter menores modelos.

Da mesma maneira, se o espaço é mais enxuto, que nem configura um campo de tão pequeno, a melhor pedida talvez seja uma mini-trave. E se, no fim, todo lugar for lugar, uma boa trave portátil é o ideal.

Imagem mostra , em primeiro plano, uma mini-trave, com um um grmado no restante do quadro, e uma cerca de madeira, bem ao fundo.

Uma mini-trave combina muito bem com aquele seu espaço no quintal. (Fonte: Photorama/ Pixabay.com)

Idade

A idade é um critério que é mais útil se os jogadores tiverem menos de quinze anos, afinal, é daí para baixo em que se alteram as medidas das traves, e até o material. As traves infantis são recomendadas para crianças menores de sete anos.

Vale também pensar com a cabeça lá na frente. Se o pequeno jogador estiver com próximo das datas limites das medidas (6, 8, 10, 12 anos), não é uma má ideia considerar adquirir uma trave com as medidas da idade seguinte.

Resistência

Um ponto muito importante para determinar o melhor modelo de trave de futebol é a sua resistência, especialmente se você quer deixar o seus gols montados num ambiente externo.

Sol, chuva, vento, frio, calor, tudo isso pode derrubar e danificar a trave. Procure, assim, modelos com metais resistentes, pinturas impermeáveis e, se possível, com tratamento UV.

Imagem mostra um gol em meio à uma neblina densa.

É muito importante que a sua trave seja resistente às viradas no clime. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

Montagem

Muitas dos modelos das traves, sejam profissionais, infantis ou mini-traves, têm de ser montados. A ideia aqui é buscar aqueles que tenham a montagem mais simples, ou seja, menos peças e encaixes práticos.

(Fonte da imagem destacada: Serkan Göktay/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.