Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você gosta de ter uma boa mesa posta, confira nossa matéria de hoje sobre a travessa.

Uma cozinha ideal é aquela que conta com itens úteis, funcionais e que também sejam bonitos e adornem a mesa. Um utensílio que atende a todos estes quesitos é uma boa travessa. Ela é perfeita para qualquer ocasião e pode comportar uma infinidade de pratos. No entanto, deve ser escolhida com cuidado.

Por isso, neste artigo vamos dar todas as dicas necessárias para você escolher uma travessa perfeita para tudo que você precisa! Abordaremos os melhores modelos, materiais e funções e muito mais. Confira!

Primeiro, o mais importante

  • Caso você deseje colocar sua travessa no forno, não deixe de certificar-se de que o material é refratável para que não haja danos à saúde da sua família, sua ou de amigos.
  • Cada formato de travessa é mais indicado para um tipo de alimento, por isso, escolha com cuidado e opte por um formato que vá bem com o que for cozinhar.
  • Uma boa dica é escolher uma travessa decorativa para compor a mesa em situações especiais e eventos.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de travessa

Apesar de ser um item indispensável e muito fácil de ser encontrado em qualquer cidade, a travessa não é simples de comprar. Por contar com vários modelos, materiais, cores e formatos, uma travessa pode ser um item bem complexo para escolher.

Por isso, separamos os melhores modelos de travessa para facilitar sua vida e simplificar suas escolhas na hora de comprar este item tão essencial para sua cozinha.

1° – Travessa Refratária Retangular Vidro

Se você deseja uma travessa versátil, prática, fácil de limpar e que pode ir ao forno quando você precisar, este modelo de travessa de vidro é ideal para suprir todas suas necessidades culinárias.

Ela conta com dimensões de 30x20cm e é perfeita para comportar uma deliciosa lasanha em uma noite de domingo. Além disso, ela pode ser lavada na máquina de lavar louças e possui capacidade para 2,5 litros.

2º – Travessa Peixe, Haus Concept

Não há quem resista a uma belíssima travessa decorativa como esta, em formato de peixe. Ela é super bonita e ainda comporta seu peixe assado ou frito de maneira formidável e muito bem apresentável.

A travessa possui acabamento texturizado e é feita de uma porcelana super resistente. Além disso, ele pode ler lavada na lava-louças, pois foi produzida com 100% de melamina, que é uma tendência mundial.

3º – Travessa Retangular Buffet

Caso sua busca seja por uma travessa clássica, super bonita, mas que possa ser usada com tranquilidade no dia a dia, a melhor pedida é esta travessa retangular branca.

Sua porcelana é de alta resistência e seu formato faz com que ela seja a pedida perfeita para a maioria dos pratos que você precisará servir em um jantar comum. Além de tudo, ela conta com um custo benefício incrível.

4º – Travessa Folha Acervo Panelinha Canela

Se o que você deseja é muito luxo e estilo, esta travessa de folha não irá lhe decepcionar em nenhum aspecto. Ela é linda, versátil e, para completar, super resistente!

Esta peça, que é tão linda que você nem irá querer tirar da mesa, é vendida na cor canela, que deixa tudo com mais vida. Ela é ótima para servir, desde entradas até o prato principal, sendo assim, uma companheira para todas as horas.

Guia de Compra

Coloque a mesa em grande estilo com a travessa que você ama! A travessa pode ser um dos destaques da sua mesa de jantar visto que ela pode conter o prato principal. Então, com uma travessa bonita, você define o tom para a sua experiência de jantar e expressa seu estilo pessoal.

Por isso, ela deve ser escolhida com cuidado, prestando atenção em uma diversidade de aspectos. Confira quais são eles em nosso Guia de compras exclusivo.

Grande mesa com familiares almoçando e rindo.

A travessa deixa suas refeições em famílias mais bonitas. (Fonte: rawpixel / 123rf)

O que é uma travessa?

A travessa é um item perfeito para servir qualquer alimento ou para levá-lo ao forno e até mesmo ao congelador. Por isso, este é um utensílio essencial para qualquer um que deseje um item versátil de cozinha.

Ela pode ser utilizada para comportar uma infinidade de alimentos, desde saladas até sobremesas verdadeiramente deliciosas. Além disso, uma travessa pode comportar tanto pratos quentes, como frios.

Para completar, a travessa pode ser encontrada em uma infinidade de tamanhos e modelos, sendo ideal para quem possui uma família grande ou apenas deseja fazer um jantar íntimo a dois.

foco

Você sabia que nem toda travessa vai ao forno? A não ser que sua composição seja de materiais refratários!

Quais a vantagens e desvantagens de uma travessa?

A travessa é um dos itens mais versáteis e úteis em uma cozinha. Ela pode ajudar a cozinhar os alimentos, seja no forno, seja no micro-ondas. Além disso, ela pode fazer a função de recipiente para congelar seus alimentos, principalmente sobremesas.

À mesa, este item é, acima de tudo, um atrativo decorativo para deixar sua mesa ainda mais bonita. Por serem itens extremamente versáteis, elas podem combinar com qualquer estilo de louça que você tiver escolhido.

A desvantagem é, principalmente, o preço, uma vez que uma travessa de boa qualidade e design diferenciado pode ser cara. Além disso, elas são itens quebráveis. Por isso, é necessário ter sempre cuidado ao manuseá-las.

Vantagens
  • Versátil
  • Serve para congelar ou esquentar alimentos
  • É um item decorativo
  • Combina com tudo na sua cozinha
Desvantagens
  • Pode quebrar
  • Pode ser cara
  • Ocupa espaço maior para armazenar

Qual o melhor material para uma travessa?

Antes de começar a pensar em estilos e cores, é útil começar sua pesquisa concentrando-se no material de que você gosta. Cada tipo de travessa tem suas próprias vantagens que podem ajudá-lo a fazer sua seleção:

Porcelana Chinesa: Leve e elegante, a porcelana chinesa é uma opção durável tanto para os utensílios de uso diário como para as ocasiões especiais, porque resiste ao corte. Ela é super resistente e pode ser colocada na lava-louças.

Porcelana: Este material versátil possui superfície não porosa e excelente durabilidade, resultado de altas temperaturas de queima. Estas peças são tipicamente utilizáveis em lava-louças, micro-ondas e forno. Fique atento para travessa de porcelana com detalhes metálicos, pois estas não podem ir ao micro-ondas!

Comida servida em travessa em formato de folha.

A travessa de porcelana deixa suas refeições mais sofisticadas. (Fonte: Divulgação / Amazon)

Faiança: A travessa de barro oferece valor, durabilidade e apelo casual. É um dos mais antigos materiais industriais, e dá a você um peso substancial na louça. É uma boa ideia evitar mudanças repentinas de temperatura, altas temperaturas do forno ou altas regulações no micro-ondas, para manter a louça com a melhor aparência possível.

Vidro: Muitos preferem a praticidade e a simplicidade de uma travessa de vidro. Elas não são tão bonitas como os outros materiais, mas são duráveis e possuem um custo benefício incrível.

Porcelana Chinesa Porcelana Faiança Vidro
Destaque Leve, durável e elegante Durável e versátil Bom valor, durabilidade e apelo casual Barata e versátil
Desvantagens Cara e sensível Cara e sensível Pode deformar em altas temperaturas Simples e não tão bonita

Quais os diferentes tipos de travessas?

Se engana quem acredita que todas as travessas são iguais. Há uma travessa para cada tipo de prato e é muito importante escolher corretamente, de acordo com o jantar que você irá servir. Por isso, confira cada um dos tipos:

  • Saladeira: A saladeira é um item de cozinha de profundidade média ou mais rasa, que pode contar com um pegador de legumes e folhas. Se a salada contar com itens cremosos, há também a opção de saladeira com tampa, que facilita o armazenamento.
  • Travessa para peixe e assados: As travessas compridas e ovais costumam ser as mais encontradas nas cozinhas de todo mundo. Este tipo é conhecido por comportar peixes e carnes assadas, mas é um item super versátil que fica perfeito com uma variedade de pratos.
  • Sopas e molhos: A sopeira é um item de maior profundidade e, normalmente, possui uma tampa e concha acompanhando.
  • Molheira: Já a molheira é quase uma pequena sopeira, uma vez que seu formato e uso são bastante similares. A diferença é que comportam apenas cerca de 200 a 300 ml de molhos.
  • Travessa de macarrão: Este é um dos modelos mais conhecidos e apreciados de travessas de comida, isto porque não há nada mais apetitoso que uma deliciosa travessa de macarrão.
Lasanha em travessa vermelha.

A travessa retangular é a mais comum para servir pratos principais como lasanha. (Fonte: komarinansk /123rf)

Quanto custa uma travessa?

Uma travessa poderá custar bem barato ou exageradamente caro, tudo depende do material do qual ela é feita. No entanto, os modelos mais comuns e que apresentam boa durabilidade custam na faixa de R$ 50, isso depende também do tamanho.

Agora, se você desejar itens mais finos, como os feitos de porcelana chinesa ou travessas pintadas à mão, você terá que desembolsar uma pequena fortuna para isso. Mas se você deseja um item singular na sua mesa, sem dúvidas, vale a pena!

Onde comprar uma travessa?

A travessa pode ser encontrada em uma infinidade de estabelecimentos. Desde de pequenos supermercados, até grandes redes que vendem itens de cozinha, como a Camicado e as Lojas Americanas.

Outra opção é comprar este item em lojas online, onde os preços são mais reduzidos e a variedade é muito maior. Uma das melhores lojas online para isso é a Amazon, que possui uma diversidade incrível de travessas e um atendimento incrível.

Critérios de Compra: Fatores que para comparar diferentes tipos de travessa

Dos mais simples aos mais finos, os modelos de travessa são variados e estão presentes em qualquer cozinha. No entanto, esta variedade pode tornar a travessa um item um pouco complicado de escolher.

Observando os critérios a seguir, você conseguirá escolher sua travessa com facilidade e rapidez. Confira cada um deles:

  • Material
  • Refratária
  • Tamanho
  • Formatos

Então, vamos detalhar cada um desses itens para que você possa escolher a melhor travessa para a sua cozinha.

Material

O material é o ponto principal a ser observado ao escolher uma travessa. Isso porque ele tem tudo a ver com a apresentação dos alimentos, com o preço e também com a capacidade do produto de receber cada tipo de comida.

O material vai interferir no preço e capacidade da travessa.

Materiais mais finos, como a porcelana chinesa, devem ser escolhidos com um cuidado extra, pois você irá desejar que sua travessa dure por bastante tempo por causa de seu preço. Agora, outros materiais, como o vidro, podem ser escolhidos com maior tranquilidade.

Refratária

Um dos principais critérios a serem observados é se a sua travessa pode ser colocada no forno ou esquentada no micro-ondas. Para isso, ela precisa ser feita de material refratário. Caso contrário, irá estragar ou soltar partículas nocivas na sua comida.

 Travessa no forno.

Lembre-se sempre de escolher uma travessa que aguente altas temperaturas, caso você deseje assar algo nela. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Por isso, certifique-se das propriedades do material e de suas capacidades na hora da compra. Se a travessa for apenas para servir, não é necessário que ela seja refratária.

Tamanho

Há travessas de todos os tamanhos, desde mini travessas, que cabem apenas alguns aperitivos, como os modelos verdadeiramente gigantes, que tem a função de servir muitas pessoas.

Ao comprar a sua, tenha em mente os alimentos que você deseja servir nela e também como você irá armazená-la depois de lavada. O melhor é sempre optar por tamanhos que fiquem entre o pequeno e o médio.

Formato

O formato de uma travessa deve ser o melhor para o que você deseja servir. Peixes, por exemplo, cabem muito bem em travessas de formato oval. Enquanto tortas ficam perfeitas em recipientes quadrados e retangulares. Por isso, esteja atento a este critério ao escolher sua travessa.

Imagem de travessa no forno com legumes e queijo.

A travessa pode ter diferentes formatos e cada alimento pode ser assado em um tipo. (Fonte: Hans / 123RF)

Elas podem inclusive ter formatos bem peculiares, e assim, deixar sua mesa mais elegante. O interessante é ter vários tipos de travessa, com diferentes tamanhos, formatos e materiais.

(Fonte da imagem destacada: RitaE / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...