Mulher dormindo sobre travesseiro.
Ultima atualização: 22 de setembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

22Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um acessório importante para você ou o seu bebê que sofre de refluxo: o travesseiro antirrefluxo. Com formato diferenciado, esse travesseiro é um aliado no tratamento da doença do refluxo gastroesofágico.

Hoje em dia existem diversos modelos, com tamanhos e espessuras diferentes para cada pessoa. Por isso, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar o travesseiro antirrefluxo ideal, que irá atender às suas expectativas e necessidades.




Primeiro, o mais importante

  • O travesseiro antirrefluxo é feito em formato triangular para ajudar a elevar o tronco e a cabeça enquanto o bebê ou o adulto estão deitados.
  • Esse travesseiro é recomendado apenas em caso de diagnóstico positivo para a doença, que muitas vezes é confundida com o regurgitar comum em bebês.
  • Vamos mostrar para você quais as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher o travesseiro antirrefluxo ideal.

Você também pode gostar:

Os melhores travesseiros antirrefluxo: Nossas sugestões

O travesseiro antirrefluxo precisa ser eficiente para aliviar os sintomas da doença enquanto o bebê ou o adulto dormem. Os fabricantes sabem disso, e investiram em modelos para todos os perfis.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de travesseiro antirrefluxo disponíveis hoje em dia no mercado.

Travesseiro antirrefluxo impermeável perfeito para bebês

No products found.

O Fibrasca é um travesseiro antirrefluxo fabricado com revestimento 100% algodão e com enchimento 100% poliuretano. Esse modelo tem 60cm de largura, 83cm de comprimento e 15 cm de altura. Além disso, o revestimento externo desse travesseiro é impermeável e conta ainda com a presença do zíper para retirar a capa e facilitar a lavagem.

Indicado para bebês

O Copespuma é um travesseiro antirrefluxo bebê, que acompanha uma capa removível e lavável. Fabricado com 100% algodão, esse modelo possui enchimento feito em espuma de poliuretano. Além disso, esse travesseiro antirrefluxo é compacto, dobrável e mede 60cm de largura, 88cm de comprimento e 12cm de altura.

O modelo terapêutico

O FA Maringa é um travesseiro antirrefluxo adulto que possui gomos massageadores para auxiliar também na circulação e combater as varizes. Esse modelo é fabricado com revestimento externo de percal 100% algodão e enchimento de espuma 100% Poliuretano. Além disso, tem medidas de 60 de largura, 62cm de comprimento e 14cm de altura.

O preferido dos adultos

O Fribrasca é um travesseiro antirrefluxo adulto feito com revestimento em 100% de algodão. Esse modelo acompanha ainda uma capa em matelassê percal 200 fios com zíper para fácil remoção e lavagem. Além disso, esse travesseiro antirrefluxo é totalmente impermeável e tem dimensões de 60cm de largura, 83cm de comprimento e 15cm de altura.

Guia de Compra

Á primeira vista, pode parecer simples escolher um travesseiro antirrefluxo. Mas é preciso entender as suas necessidades e os diferentes modelos desse acessório para ter a eficácia desejada.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao adquirir o seu travesseiro.

Mulher dormindo sobre travesseiro.

O travesseiro antirrefluxo tem uma inclinação que ajuda a prevenir o refluxo durante o sono. (Fonte: bruce mars / Pexels)

O que é um travesseiro antirrefluxo?

O travesseiro antirrefluxo é um acessório que ajuda no combate ao refluxo gastroesofágico, doença que pode atingir tanto adultos quanto crianças, e é caracterizada pelo retorno involuntário do alimento, do estômago para o esôfago ou garganta.

Entre o tratamento com remédios e mudanças nos hábitos alimentares, o travesseiro antirrefluxo é utilizado para aliviar os sintomas.

Fabricado no formato de um triângulo, o travesseiro antirrefluxo permite que bebês e adultos fiquem deitados com um pequeno ângulo de inclinação.

Isso faz com que a cabeça e o tronco permaneçam mais altas do que o resto do corpo, ao contrário de ficarem totalmente na horizontal. E, dessa forma, evita o refluxo.

O fato é que quem sofre com refluxo tem dificuldade de permanecer deitado, quando há uma maior ocorrência do retorno do conteúdo estomacal.

E é aí que a inclinação do travesseiro antirrefluxo ajuda a evitar que o suco gástrico e os alimentos escapem do estômago, permitindo uma noite de sono mais tranquila.

Mais do que isso, o travesseiro antirrefluxo também evita outros sintomas da doença, como tosse, ronco e problemas respiratórios.

Como saber se o travesseiro antirrefluxo é necessário?

Existem dois tipos de refluxo: o fisiológico e o patológico. O fisiológico é o refluxo esporádico, que pode ocorrer em qualquer pessoa.

É o que a maioria dos bebês tem, e ocorre com o regurgitar ou golfar após as mamadas. Ou seja, a maior parte das crianças que golfam não tem a doença do refluxo.

Já o refluxo patológico é constante e incômodo. Nesse último caso, ocorrem sintomas como: queimação no peito na garganta, regurgitação ácida, tosse seca, entre outros.

Nos bebês, a doença causa irritação, dificuldade de respirar e pode interferir no ganho de peso.

Bebê dormindo sobre travesseiro antirrefluxo.

Antes de comprar o travesseiro antirrefluxo para bebês é preciso consultar o pediatra. (Fonte: ferhat66 / Pixabay)

É, portanto, em caso de diagnóstico positivo para a doença, que o travesseiro antirrefluxo é indicado para auxiliar no tratamento. Você pode desconfiar quando o seu filho devolve regularmente o conteúdo das mamadas a ponto de interferir no ganho de peso normal.

Mas antes de imaginar que você ou seu filho tem o problema, consulte o médico para que ele faça a avaliação e a recomendação de uso correto do travesseiro.

Como usar o travesseiro antirrefluxo?

É importante que você saiba que existe uma forma correta de usar o travesseiro antirrefluxo. Seja para bebê ou adulto, a dica é manter todo o tronco sobre o travesseiro antirrefluxo.

Somente assim é possível deixar o corpo levemente inclinado e evitar que o refluxo ocorra durante as horas de sono.

O travesseiro antirrefluxo bebê deve ser colocado sempre debaixo do lençol.

Os especialistas alertam que é errado encostar somente a cabeça na parte mais baixa da peça. Além disso, o travesseiro antirrefluxo bebê deve ser colocado sempre debaixo do lençol.

Dessa forma, o travesseiro ficará estável e não sairá do lugar enquanto o seu bebê dorme, evitando também que o bebê escorregue.

Já o travesseiro antirrefluxo adulto costuma ser de difícil adaptação. Por isso, os especialistas recomendam que você coloque um travesseiro tradicional ou almofadas sobre o modelo antirrefluxo. Algumas pessoas preferem colocá-lo debaixo do colchão. Com isso, você terá um suporte extra na cabeça e uma maior sensação de conforto.

Quais as vantagens do travesseiro antirrefluxo?

Como vimos, o travesseiro antirrefluxo tem muitas vantagens. A começar pela prevenção do retorno ácido estomacal e alívio dos sintomas do refluxo, uma doença incômoda que requer acompanhamento médico.

Outra vantagem é que existem modelos, com tamanhos e material de fabricação diferentes, que podem servir tanto aos bebês como aos adultos.

Sem contar que o travesseiro antirrefluxo também ajuda a amenizar os sintomas causados pelo refluxo gastresofágico como, por exemplo, ronco, tosse, azia, rouquidão, entre outros.

Mais do que isso, esse travesseiro, pode, inclusive, ser utilizado para aliviar dores nas pernas e varizes e amenizar obstruções nasais.

Ainda assim, existem alguns pontos que podem ser considerados como desvantagens no que se refere ao travesseiro antirrefluxo.

Como vimos, esse tipo de travesseiro pode ser de difícil adaptação para os adultos, em um primeiro momento. Além disso, é comum que os bebês escorreguem do acessório.

Confira a seguir, as principais vantagens e desvantagens do travesseiro antirrefluxo:

Vantagens
  • Previne o refluxo gastresofágico
  • Previne tosse, azia e rouquidão
  • Diminui o ronco
  • Reduz a obstrução nasal
  • Alivia dores nas pernas e varizes
Desvantagens
  • Difícil adaptação para adultos
  • Bebês podem escorregar

Quanto custa um travesseiro antirrefluxo?

O preço do travesseiro antirrefluxo varia bastante em função do material de fabricação e do tamanho. Por isso, você vai encontrar esse tipo de travesseiro custando entre R$ 20 a R$ 270.

Em geral, os mais baratos são travesseiros antirrefluxo bebê. Já os mais caros, além de possuírem tecnologias como os gomos massageadores, são travesseiros antirrefluxo adulto.

Onde comprar um travesseiro antirrefluxo?

Você vai encontrar o travesseiro antirrefluxo à venda em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Riachuelo e Extra.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil. Dessa forma, você terá mais opções de modelos, preços mais competitivos e ainda adquire o travesseiro antirrefluxo do conforto da sua casa.

Critérios de Compra: Fatores a considerar ao comprar o travesseiro antirrefluxo

Para ter a certeza de que você está investindo em um travesseiro eficiente e adequado para você, é preciso levar em conta as características de cada um dos modelos disponíveis.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar o travesseiro antirrefluxo:

  • Material de fabricação
  • Tamanho
  • Inclinação
  • Extras

A seguir, vamos explicar cada um desses detalhes para que você tome a melhor decisão ao adquirir o travesseiro antirrefluxo ideal.

Material de fabricação

Um dos fatores que você deve considerar antes de comprar o seu travesseiro antirrefluxo é o material de fabricação, tanto do revestimento externo quanto do interno.

Esse fator é o que vai determinar a qualidade, eficiência e durabilidade do seu travesseiro.

Os modelos mais recomendáveis são os que possuem revestimento interno feitos com 100% algodão, já que evitam alergias e são mais fáceis de lavar e secar.

 Mulher dormindo.

O algodão é o material mais recomendado para a fabricação do travesseiro antirrefluxo. (Fonte: Claudio_Scott / Pixabay)

Porém, você também encontrará modelos com revestimento externo feitos de poliéster. Esse material costuma ser mais barato, mas pode esquentar mais do que o algodão.

Já com relação ao revestimento interno, o mais comum é encontrar travesseiro preenchido com espuma feita 100% de poliuretano, que é flexível e de alta qualidade.

Fique longe do enchimento feito com fibras sintéticas, já que este material tem vida útil curta.

Tamanho

Você também deve observar as medidas do travesseiro antirrefluxo. Seja para o bebê ou para o adulto, existem muitas variações de tamanho.

Se você optar por um travesseiro antirrefluxo bebê, você encontrará medidas que começam com cerca de 36cm de largura e 60cm de comprimento. Já o travesseiro antirrefluxo adulto mede cerca de 60cm de largura e 88cm de comprimento.

Vale dizer que existem travesseiros antirrefluxos que podem ser utilizados tanto por crianças como para adultos.

foco

O importante é que, ao se deitar, o tronco e cabeça estejam perfeitamente apoiados sobre o travesseiro. Para a sua maior segurança consulte o seu médico ou pediatra sobre o tamanho ideal do travesseiro.

Inclinação

Além da dimensão de largura e comprimento, é fundamental que você leve em consideração a inclinação e a altura do travesseiro antirrefluxo.

Como já vimos neste artigo, a inclinação é uma característica comum a todos os travesseiros antirrefluxo.

Ou seja, eles possuem o formato anguloso e levemente inclinado. Mas, ainda assim, pode haver variações. Por isso, você poderá optar por modelos que tenha inclinação que variam de 30 a 45 graus.

Homem dormindo na cama.

O travesseiro antirrefluxo tem inclinações que variam entre 30 e 45 graus. (Fonte: rawpixel / 123RF)

Em geral, você pode também avaliar a variação da inclinação com base na altura do travesseiro antirrefluxo. Essa altura pode variar entre 8cm e 15cm.

No caso dos bebês, recomendamos que você escolha a inclinação ou altura ideal em conjunto com o seu pediatra.

Extras

Quando você for comprar o travesseiro antirrefluxo fique de olho também nas funções e acessórios extras que acompanham o produto.

Os modelos mais modernos vêm acompanhados de uma capa protetora impermeabilizante e antiácaro.

Essa capa garante uma maior durabilidade do travesseiro antirrefluxo e também praticidade pelo efeito impermeabilizante.

Além disso, você também poderá optar pelo travesseiro antirrefluxo adulto que vem com gomos massageadores. Esse modelo ajuda a proporcionar ainda mais conforto físico e boas noites de sono e descanso.

Outros modelos também tem a função de serem dobrável, o que significa que é possível levar o travesseiro antirrefluxo em viagens e passeios, o que é ideal no caso dos bebês.

(Fonte da imagem destacada: dolgachov / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.