Imagem de uma mulher deitada.
Ultima atualização: 18 de agosto de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

80Comentários coletados

Você já ouviu falar sobre o travesseiro de corpo? Também conhecido como Body Pillow, este modelo agrega uma série de benefícios à rotina noturna, sendo um dos principais pontos positivos a melhora postural.

Você encontra diversos modelos de travesseiro de corpo, em diferentes dimensões, formatos, densidades e materiais de confecção. Mas independente do modelo escolhido, não faltam motivos para investir num Body Pillow, continue a leitura e saiba mais.




Primeiro, o mais importante

  • O travesseiro de corpo é maior do que um travesseiro comum – mede entre 130cm e 330cm – e acomoda todo o tronco, deixando o corpo alinhado e reto.
  • Geralmente, o travesseiro de corpo possui enchimento em fibra sintética siliconada e o revestimento interno pode ser em algodão ou poliéster.
  • O travesseiro de corpo pode ser utilizado por crianças, adultos e gestantes, basta escolher um modelo com dimensões compatíveis.
  • A qualidade do travesseiro de corpo pode ser avaliada pelo conforto que oferece, materiais que foram utilizado em sua fabricação, acabamento da peça e aceitação da marca no mercado.

Você também pode gostar:

Os melhores travesseiros de corpo: Nossas recomendações

O travesseiro de corpo oferece o máximo de conforto, pois não acomoda apenas a cabeça, mas o corpo inteiro. O produto está ganhando popularidade e diversas marcas estão oferecendo opções de travesseiro de corpo, conheça as melhores abaixo:

O melhor travesseiro para corpo

O travesseiro de corpo da Fibrasca é anatômico, ou seja, se adapta a crianças, adultos e gestantes. Flexível, pode ser utilizado como aparador de berço, almofada de amamentação e almofada de contenção para bebês. O travesseiro possui enchimento em fibra siliconada e capa de algodão. Possui 25cm de largura, 15cm de altura e 160cm de comprimento.

O melhor travesseiro de corpo para gestantes

O travesseiro de corpo para gestante da BabyKinha possui formato anatômico que envolve todo o corpo, oferece suporte para a barriga e acomoda as pernas. Possui enchimento de fibra siliconada com proteção antialérgica e antimofo, além de capa lavável 100% algodão e com zíper. Está disponível em várias cores e estampas. Esse modelo possui 160cm de comprimento.

O travesseiro de corpo mais macio

O travesseiro de corpo da BF Colchões é leve, macio e suave, ideal para dormir abraçado. Deve ser utilizado para manter a coluna cervical e lombar alinhadas, pois serve para apoiar todo o corpo. Esse travesseiro possui enchimento em fibra siliconada, capa lavável em poliéster e algodão. Contém as seguintes medidas: 50cm de largura, 20cm de altura, 130cm de comprimento.

O travesseiro de corpo mais bem avaliado

Este travesseiro de corpo ajuda a manter a postura correta para quem dorme de lado, pois mantém a coluna alinhada e impede a flexão do pescoço. Evite ainda atrito entre os joelhos e tornozelos e impede o corpo de virar de bruços ou de costas. Pode ser utilizado por crianças, adultos e mulheres grávidas.

Guia de Compra

Utilizar um travesseiro de boa qualidade é fundamental para desfrutar de uma boa noite de sono. É possível encontrar diferentes modelos de travesseiros como travesseiro comum, travesseiro cervical e travesseiro de corpo.

Além de favorecer um repouso tranquilo, o travesseiro de corpo mantém a coluna alinhada e os músculos relaxados, podendo ser utilizado por crianças, adultos e gestantes. Continue lendo este Guia de Compra para saber mais sobre o produto.

Imagem de uma mulher dormindo com um travesseiro de corpo.

O travesseiro de corpo oferece muito mais conforto durante as horas de sono. (Fonte: Divulgação/ Amazon.com)

O que é um travesseiro de corpo?

Também chamado de Body Pillow, o travesseiro de corpo é utilizado para apoiar todo o corpo, da coluna cervical à lombar.

Ao manter a postura correta na hora de dormir, a criança, jovem ou adulto experimentará uma noite de sono mais tranquila e confortável, além de melhora na postura, redução nas dores na coluna e desconfortos musculares.

O travesseiro para corpo também é uma excelente opção para as mulheres grávidas, pois acomoda a barriga e alivia a pressão na coluna. Esses travesseiros podem possuir formato em C ou U.

foco

Você sabia que é recomendado dormir com mais de um travesseiro?

Para que sua coluna permaneça reta e alinhada, é importante dormir com um travesseiro entre o ombro e o pescoço, outro entre os braços e um terceiro entre joelhos e tornozelos. Para não precisar dormir com três travesseiros, invista em um travesseiro de corpo.

Maior do que um travesseiro tradicional, o travesseiro para corpo pode ser encontrado em diferentes tamanhos, de 130 a 330cm, sendo os tamanhos mais comuns 145cm ou 160cm.

Geralmente, o travesseiro de corpo possui enchimento em fibra de silicone, pois esse material possui a capacidade de retornar ao formato e tamanho originais após a utilização.

Já a capa de revestimento pode ser 100% algodão, poliéster ou uma mistura desses materiais.

Geralmente, a fronha possui tratamento antialérgico, antiácaros e antimofo. Essa capa pode ser colocada e retirada conforme necessidade, pois possui um zíper.

foco

Você sabia que o travesseiro de corpo pode ser utilizado em diferentes finalidades de uso?

Os mais comuns são suporte para notebook, aparador para berço, almofada de amamentação, contenção para bebês e objeto de decoração para a cabeceira da cama.

Quais são os benefícios do travesseiro de corpo?

Você costuma acordar sentindo dores nas costas ou tensões musculares persistentes que atrapalham suas atividades? Então descubra todos os benefícios de utilizar um travesseiro para o corpo e veja se não é de um desses que você precisa para se sentir melhor:

Ajuda a manter a postura correta

O travesseiro de corpo é ideal para quem busca melhora na postura, pois possibilita o alinhamento da coluna vertebral (da cervical à lombar), além de diminuir o atrito com o corpo e moldar-se perfeitamente ao corpo e rosto.

É anatômico e adapta-se a diferentes formatos de corpo

O travesseiro de corpo é anatômico e se adapta a diferentes formatos e tamanhos de corpo, sendo perfeito para crianças, adolescentes e adultos. Também acomoda mulheres grávidas.

Melhora a circulação sanguínea

Outra vantagem do travesseiro de corpo é melhorar a circulação sanguínea, um male que pode causar vários problemas no corpo como aumento de pressão arterial, inchaço nas pernas e pés, trombose e varizes. Ao utilizar um travesseiro de corpo inteiro, seu corpo estará em uma posição favorável para o sangue circular livremente.

O travesseiro de corpo é aconchegante

Para quem prioriza o conforto durante o sono, saiba que o travesseiro de corpo é suave ao toque, aconchegante e muito macio – mas não é mole demais ao ponto de ceder diante do peso corporal. O travesseiro estimula o relaxamento muscular, diminui o estresse, aumenta a disposição e melhora o humor.

É confeccionado com matérias-primas de excelente qualidade

Além de tecnológico, o travesseiro de corpo é confeccionado com matérias-primas de máxima qualidade. Geralmente, possui enchimento em fibras de silicone que permitem completa recuperação volumétrica após o uso. Outro diferencial é o revestimento em algodão, uma matéria-prima natural, antialérgica e antimofo.

Garante conforto térmico

Outro diferencial do travesseiro para corpo é a vantagem de propiciar conforto térmico. Como seu revestimento externo é de algodão, um material que se adapta a temperatura corporal, é possível aproveitar uma noite de sono sem preocupações.

Além disso, o travesseiro de corpo não provoca alergias e nem absorve odores, pois é projetado para que haja maior fluxo de ar entre as fibras.

Evita atrito entre joelhos e tornozelos

O atrito entre joelhos e tornozelos podem causar desconforto, dores e lesões principalmente para quem costuma dormir de lado. Isso pode fazer com que a pessoa durma de bruços ou costas, posições muito prejudiciais à coluna. Com um travesseiro de corpo, haverá uma barreira entre os joelhos e tornozelos, evitando os males citados acima.

Agora que você conhece os diversos benefícios do travesseiro de corpo, deve estar curioso para experimentá-lo, certo? Antes, conheça mais algumas vantagens e desvantagens dessa peça na tabela abaixo:

Vantagens
  • Pode ser utilizado por pessoas de todas as idades
  • Alinha a coluna, diminui dores e desconfortos
  • Oferece conforto térmico em noites geladas ou quentes
  • Retorna ao formato e tamanho originais após a utilização
Desvantagens
  • Exige uma fase de adaptação
  • Ocupa bastante espaço na cama
  • É mais caro do que um travesseiro comum

Qual posição correta para dormir com um travesseiro de corpo?

O travesseiro de corpo é ideal para dormir de lado. Para utilizá-lo corretamente é necessário ficar com a coluna e ombros retos, posicionar um dos braços por debaixo dele e entre as pernas, joelhos e tornozelos.

O modelo voltado para mulheres grávidas também pode ser utilizado na posição sentada, oferecendo apoio para as costas.

Ivan Dias da RochaMédico ortopedista

"As melhores posturas para iniciar o sono são de lado ou de barriga para cima, pois em geral são as posições que fazem com que a coluna permaneça sempre o mais alinhada possível"

Como combinar o travesseiro de corpo com a roupa de cama?

Uma dúvida comum entre as pessoas que optam por um travesseiro de corpo é como incorporar essa peça à decoração da cama e fazer com que o travesseiro combine com o lençol, fronhas, colcha e cobertas.

Sugerimos que você escolha um travesseiro de corpo de tonalidade neutra ou invista em fronhas com cores e estampas diferenciadas e troque-as conforme necessidade.

Uma ideia é centralizar o travesseiro de corpo na cabeceira da cama e colocar almofadas por cima, todas as peças devem respeitar a mesma paleta de cores e padronagem de estampas.

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de travesseiro de corpo

Agora que você conhece os muitos benefícios de um travesseiro de compro, chegou a hora de escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades e começar as desfrutar dos benefícios para o corpo e mente. Para escolher o modelo ideal siga as seguintes dicas:

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo da seção. Se atente à essas característica e faça uma ótima compra.

Dimensões

Conforme mencionamos ao longo do texto, o travesseiro de corpo possui dimensões diferenciadas. A começar pela altura que pode ser de 10, 15 ou 20cm. Já a largura pode ser de 25 a 50cm e o comprimento de 130, 145 ou 160cm – os travesseiros de corpo para gestantes podem chegar a 330cm.

Em relação a altura do travesseiro, o modelo de 10cm de altura é ideal para quem dorme com o corpo reto, enquanto o com 15cm ou 20cm são perfeitos para quem dorme de lado, pois essa proporção ajuda a manter o pescoço alinhado com o corpo.

A largura e comprimento do travesseiro devem ser compatíveis com seu biotipo e altura, não existem maiores recomendações nesse sentido.

Imagem de uma mulher dormindo com um travesseiro de corpo.

Analise as dimensões do travesseiro de corpo antes de comprá-lo. (Fonte: Puhhha/ 123RF.com)

Material

Pensando nas necessidades de cada indivíduo, os fabricantes estão oferecendo opções de travesseiros confeccionados em diferentes materiais.

A espuma interna pode ser de fibra siliconada com tratamento antimofo e antiácaro. Já o revestimento externo pode ser de algodão, poliéster ou uma mistura de ambos os materiais. É importante que a fronha seja removível e possua zíper.

Densidade

A densidade é representada pela quantidade de espuma por metro cúbico utilizada no enchimento do travesseiro de corpo.

Um travesseiro muito denso pode causar desconforto.

Recomendamos a escolha de um modelo que não seja muito macio, nem muito rígido.

Um travesseiro com baixa densidade pode ceder ao peso corporal e ao invés de manter a coluna alinhada, pode causar o efeito contrário. Já um travesseiro muito denso pode causar desconforto.

Formato

Além das dimensões, é importante avalia o formato do travesseiro de corpo. Você encontra modelos maleáveis que podem ser torcidos em um nó, parecido com uma almofada estilizada – depende do material e densidade do travesseiro.

Já os travesseiros de corpo para gestantes são encontrados nos formatos de C ou U e são bastante compridos.

(Fonte da imagem destacada: Serezniy/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.