Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

30Horas investidas

7Estudos avaliados

77Comentários coletados

Assim como um colchão, o travesseiro também é um elemento chave que influencia a qualidade do nosso sono. Portanto, para garantir uma boa noite de sono, é importante que sua cabeça, pescoço e coluna vertebral estejam corretamente alinhados.

Entretanto, nem sempre damos ao travesseiro a importância que ele merece, pois não investimos muito tempo para escolhê-lo.

Ao comprar um travesseiro, podemos encontrar diferentes tipos, materiais, graus de firmeza e tamanhos. Devemos conhecer as características de cada tipo de travesseiro e ver quais são as mais adequadas para a forma como dormimos.

Mas você sabe qual travesseiro é ideal para você? Felizmente, neste artigo vamos ajudá-lo a escolher um bom travesseiro.




O mais importante

  • Uma boa escolha de travesseiro garantirá que nosso sono seja agradável e de alta qualidade, por isso é essencial escolher um travesseiro que lhe proporcione múltiplos benefícios.
  • A duração média dos travesseiros é de 2 a 7 anos, mas obviamente isso dependerá da qualidade, uso e cuidado.
  • De acordo com especialistas, travesseiros viscoelásticos são considerados a melhor escolha para um sono agradável.

Travesseiro: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre o travesseiro

Se você achava que o travesseiro era uma parte insignificante da cama, você está totalmente errado. Se você tem problemas constantes de sono, dores nas costas ou no pescoço, talvez uma mudança de travesseiro seja a solução que você procura.

Não queremos que você tome uma decisão precipitada, por isso elaboramos este guia de compras para ajudá-lo a escolher o produto certo.

Una hermosa mujer joven con pelo largo durmiendo en la cama en el dormitorio

Uma boa escolha de travesseiro garantirá que seu sono seja agradável e de boa qualidade, por isso é essencial escolher um travesseiro que lhe ofereça múltiplos benefícios. (Fonte: lopolo: 85532530/ 123rf.com)

Que tipos de travesseiros existem?

Hoje, com os vários avanços tecnológicos no desenvolvimento de materiais e produtos, novos tipos de travesseiros têm surgido. Como resultado, você pode achar difícil escolher o tipo certo de travesseiro para você.

Na tabela a seguir, você encontrará os principais tipos de travesseiros com suas respectivas características, vantagens e desvantagens.

Types Characteristics Benefits Disadvantages
Viscoelastic Pleasant texture and comfortable Greater firmness, greater adaptability, hyppoallergenic and do not give heat They are thermosensitive, cannot be wash in the washing machine and are not suitable for those who sleep on their stomachs.
Cervical Adapta-se à forma do pescoço e é ideal para viagens Alivia dores de lesões na coluna vertebral, elimina enxaquecas e regula a temperatura Nem todos se acostumam com seu design, não é adequado para crianças com menos de 2 anos de idade.
Látex Adapta-se à forma da cabeça e pescoço Hipoalergênico e frio Preço elevado e odor desagradável (não tóxico)
Gel Fino e de alta densidade, macio e leve Durável, hipoalergênico, hipoalergênico e frio. São duráveis, hipoalergênicas e frias Não são confortáveis para os adormecidos laterais
Pena Adaptáveis, leves e respiráveis Confortáveis e macias Não recomendadas para alérgicos e difíceis de limpar.

Como lavar um travesseiro?

Alguns de nós normalmente levam nosso travesseiro para uma lavanderia, mas isso não é totalmente necessário, pois os travesseiros podem ser lavados em casa como de costume. Na verdade, sugere-se lavá-lo regularmente porque com o tempo as bactérias, fungos e ácaros se acumulam.

Então, como devemos lavar nosso travesseiro sem estragar seu material?

O mais importante é ler sua etiqueta e seguir as instruções de lavagem indicadas pelo fabricante, pois a lavagem varia de acordo com o tipo de travesseiro.

Travesseiros de algodão são os mais comuns e podem ser lavados na máquina sem qualquer problema. Finalmente, é recomendado que você os seque ao ar e não use um secador de roupa.

Quando eu devo trocar um travesseiro?

A maioria dos especialistas recomenda trocar um travesseiro a cada dois anos, no máximo. Entretanto, isso dependerá de sua qualidade, material e cuidados.

Além disso, um travesseiro deformado pode causar queixas no pescoço e na coluna.

Com o tempo, o tecido dos travesseiros pode começar a causar alergias. Além disso, você deve verificar seu travesseiro da seguinte maneira para saber se é hora de jogá-lo fora: dobre seu travesseiro ao meio e se ele ficar assim, significa que está muito velho.

Se ele voltar à sua forma normal, significa que ainda está em boas condições e você só precisa lavá-lo.

Mujer sosteniendo un montón de ropa de cama para dormir

Para evitar bactérias e ácaros, além de trocar as capas dos travesseiros regularmente, é necessário lavá-los adequadamente. (Fonte: Olga Nikiforova: 116424891/ 123rf.com)

Qual é o travesseiro ideal para dormir?

O melhor travesseiro para dormir depende das necessidades de cada pessoa. Ao escolher um travesseiro, você deve primeiro descobrir qual é o mais adequado para seus movimentos, sua cabeça e postura.

Mas nossa postura ou posição de sono é o que mais influencia a escolha do travesseiro perfeito para descansar.

Para que um travesseiro garanta nosso sono descansado, é muito importante que seus materiais sejam de boa qualidade e tenham as últimas tecnologias em repouso. O material de cobertura deve ser macio, sedoso, confortável e respirável.

Mas também devemos levar em conta o tipo de enchimento que contém. Especialistas recomendam o uso de penas, látex e viscoelástico. Este último é ideal para os que dormem lateralmente.

Qual é o travesseiro mais frio?

Existem travesseiros no mercado que regulam a temperatura corporal: travesseiros termo-reguladores são perfeitos para evitar excesso de calor no verão, mas também frio no inverno.

Por exemplo, travesseiros de látex ou travesseiros viscoelásticos são mais adaptáveis à temperatura corporal e também são respiráveis. Graças a estes travesseiros, você terá um sono mais agradável e se sentirá totalmente fresco e confortável.

Quando se trata de dormir, nossa qualidade de sono é essencial para ter um descanso descansado. Como todos sabemos, dormir em noites quentes de verão é difícil, porque o cérebro está em alerta. Portanto, ao escolher um travesseiro para dormir, certifique-se de que o material esteja fresco e respirável.

Mujer durmiendo con almohada azul

Para ter um sono agradável, é importante escolher o travesseiro certo. (Fonte: Bruce Mars: s8PTWCu5maQ/ Unsplash.com)

Como usar um travesseiro de pescoço

Travesseiros de pescoço são benéficos para aqueles que sofrem de problemas no pescoço ou nas costas. Para usá-lo corretamente, devemos verificar se a cabeça e o pescoço estão alinhados com a coluna da mesma forma que quando em pé.

Se você dorme de costas, sua cabeça deve estar totalmente apoiada no travesseiro cervical, mas seus ombros devem estar sobre o colchão.

Se você dorme de barriga para baixo, não é recomendado o uso deste tipo de travesseiro, pois a curvatura que suporta os cervicais, faria seu pescoço girar um pouco na direção oposta. Se você sofre de dor no pescoço ou costuma dormir de costas ou de lado, este tipo de travesseiro é ideal para você.

Quando colocar um travesseiro em um bebê?

Os bebês não precisam usar um travesseiro por pelo menos os primeiros 24 meses de vida. A maioria dos especialistas recomenda dar-lhes um travesseiro entre dois e três anos de idade, já que, dada sua maturidade, eles já têm melhor controle de seu corpo.

Quando chegar a hora de seu pequeno começar a usar um travesseiro, é importante seguir algumas recomendações para escolher o travesseiro certo para seu bebê. O travesseiro para uma criança a partir dos 2 anos de idade deve ser

  • Fino e baixo para que a cabeça, pescoço e costas estejam corretamente alinhados.
  • Baixa firmeza, porque as crianças pesam pouco e um travesseiro de média ou alta firmeza que não afunda pode causar dor no pescoço.
  • Com tampa removível para que possa ser lavada regularmente.

Por que os travesseiros ficam amarelos?

Uma das principais razões pelas quais os travesseiros ficam amarelos é o suor, como quando você dorme, seu corpo transpira para manter uma temperatura confortável. Além disso, a saliva é outra causa de manchas amarelas em seu travesseiro.

Outra razão pela qual seu travesseiro fica amarelo é porque você o expôs ao sol por muito tempo quando o secou ao ar. Suas camadas com agentes branqueadores começam a quebrar e isso fará com que a cor real do tecido se mostre, que geralmente é amarelada.

La madre y su niña están peleando con almohadas.

Para garantir a qualidade do sono das crianças, devemos fornecer um travesseiro adequado a partir dos 2 anos de idade. (Fonte: choreograph: 51826071/ 123rf.com)

Critérios de compra

Se você chegou até aqui, você está quase pronto para tomar sua decisão final. Mas antes de fazer isso, é importante levar em conta uma série de aspectos para fazer uma boa escolha do produto.

Abaixo, mostraremos os critérios-chave para garantir sua compra.

Usar

O uso correto do travesseiro é vital para um sono saudável e para evitar a dor. É importante, portanto, saber se estamos usando um travesseiro corretamente ou não. Isto tem a ver com diferentes fatores, pois o travesseiro perfeito para você dependerá de sua postura, morfótipo, possíveis lesões ou rigidez na coluna.

Se você acordar com dores no pescoço, ombro ou costas, você pode precisar trocar seu travesseiro ou adotar uma postura correta ao dormir em seu travesseiro.

Seu uso também dependerá do tipo de travesseiro que você comprar que melhor se adapte às suas necessidades de sono, sempre lembrando que o mais importante é a saúde e o bem-estar do seu corpo.

Material

Há uma grande variedade de materiais no mercado que são comumente usados na fabricação de travesseiros. Os materiais mais usados e vendidos atualmente são fibra sintética e viscoelástico, porque são confortáveis e resistentes.

O tipo de material de travesseiro será fundamental ao decidir sobre o travesseiro que melhor se adapta às suas necessidades.

Por exemplo, se você sofre de qualquer tipo de alergia, recomendamos o uso de um travesseiro viscoelástico, que é o mais notável por ser hipoalergênico. Também tem uma alta capacidade de adaptação à anatomia do seu corpo.

Mas se você preferir materiais tradicionais, você pode optar por um travesseiro de penas ou fibras sintéticas.

Manta de cama de madera entre sillas en el interior del dormitorio gris con lámparas y almohadas

A maioria dos especialistas recomenda trocar um travesseiro a cada dois anos, no máximo. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 107307817/ 123rf.com)

Tamanho

O tamanho do travesseiro dependerá da largura do colchão. Portanto, é aconselhável medir sua largura antes de comprar um travesseiro. Os tamanhos dos travesseiros no mercado variam em intervalos de 10 cm.

Travesseiros de todos os tamanhos e medidas estão disponíveis no mercado. Na lista a seguir mostraremos os tamanhos de travesseiros para cada tamanho de colchão

  • Travesseiros de 70 cm: Estes são suficientemente largos para uma cama de solteiro, mas ideais para camas de casal de cerca de 135 cm.
  • Travesseiros de 75 cm: Este tamanho é ideal para casais que querem dormir em travesseiros separados, mas em uma cama de 150 cm de largura.
  • Travesseiros de 90 cm: Este é o tamanho padrão para colchões para jovens ou camas de solteiro.
  • Travesseiros de 135 cm: Este tamanho é usado quando se compartilha um travesseiro com seu parceiro, pois é um travesseiro grande. Eles são para colchões de 135 cm de largura.
  • Almofadas de 150 cm: Este é o tamanho mais padrão por excelência. Eles são para colchões de 150 cm de largura, e podemos encontrar este tamanho de travesseiro em muitos tipos de materiais: viscoelástico, látex, gel e espuma.

Conservação

Para ter um descanso ideal, precisamos ter nosso travesseiro bem preservado, por isso é necessário fazer uma manutenção correta dele. Somente desta forma ela durará muito tempo e nós desfrutaremos de seus benefícios.

Na lista a seguir você encontrará algumas recomendações para cuidar adequadamente do seu travesseiro

  1. Use sempre uma fronha, de preferência feita de algodão, pois os materiais sintéticos diminuem as propriedades do enchimento natural.
  2. Ao fazer a cama, agite o travesseiro para revitalizar o enchimento e distribua-o uniformemente. Isto garantirá que o enchimento não perca seus atributos e que o travesseiro mantenha sua firmeza.
  3. Mantenha-o em um local fresco e seco, onde não haja umidade.
  4. Para evitar que ela se deforme, você deve virá-la de tempos em tempos. Por outro lado, se o travesseiro é feito de penas ou fibras, ele deve ser sacudido todas as noites ou todas as manhãs para restaurar sua forma e aumentar seu volume.

Resumo

Um travesseiro é tão importante quanto um colchão, mas nós não investimos muito tempo na escolha de um bom travesseiro que nos dê conforto e um descanso agradável. Como resultado, nós sofremos de dores no pescoço, coluna e costas. Além disso, não dormimos o suficiente ou acordamos sem energia no dia seguinte.

De acordo com o explicado no artigo, a escolha do travesseiro perfeito dependerá de muitos fatores, tais como a postura em que você dorme, o material ou sua manutenção, entre outros.

Portanto, convidamos você a seguir nossas recomendações para que você possa escolher facilmente o melhor travesseiro do mercado de acordo com suas necessidades.

(Fonte da imagem em destaque: Daria Minaeva: 115397043/ 123rf.com)

Resenhas