Imagem de trena laser sobre mesa.
Ultima atualização: 25 de agosto de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja sempre muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, esperamos que você curta bastante a estadia aqui. E que goste muito das coisas nos mínimos detalhes, afinal, o assunto de hoje é a trena a laser.

Realizar tarefas de medição em pequena e média escala sempre foi um trabalho complicado. Existem obstáculos a serem removidos ou contornados, a “barrigueira” da trena aumenta o tamanho real ou o mecanismo emperra.

Isso mudou com a chegada da trena digital. Portátil e de grande precisão, ela facilita muito o trabalho, e nós vamos te apresentar aos melhores modelos!




Primeiro, o mais importante

  • Uma trena a laser, continua sendo uma trena. Apesar de algumas virem com funções pouco mais complexas, o objetivo delas é a medição linear de distâncias.
  • Repletas de funcionalidades, os modelos mais avançados permitem medir até mesmo áreas e calcular volumes de formas geométricas.
  • Seu dispositivo laser tem elevada precisão, que aumenta conforme o limite máximo de distância capaz da trena, diferente das manuais.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de trena a laser

Tendo em mente que a escolha dos equipamentos é importante, nós vamos te ajudar desde o ponto de partida. Pode ser muito difícil escolher uma trena a laser, tendo em vista a variedade de opções e modelos. Por isso reunimos as melhores nesse Ranking, confira:

1º - Trena a laser Lufkin

Trena a laser indicada para uso em ambientes internos de até 40 metros. Repleta de funções, realiza, além de medição linear, cálculo de área e volume. Também aplica Pitágoras de 2 ou 3 pontos (medição indireta, quando existem obstáculos).

Sua tela em LCD permite a visualização simultânea de até quatro medições ao mesmo tempo. A alta capacidade de memória grava até as 20 últimas realizadas. Resistente a impactos, possui também proteção contra poeira e respingos de água.

2º - Trena a laser Bosch

Trena com faixa de medição entre 0,15 e 40 metros, com aproximadamente 100 gramas. Extremamente portátil, mede distância, cálculo de área e volume.

Com precisão de +/- 1,5 mm é ideal para qualquer utilização. Seu mostrador iluminado maximiza a legibilidade enquanto a função memória permite acessar as últimas 10 medições realizadas. Possui função para alterar unidades em metros, centímetros, pés e polegadas.

3º - Trena digital Stanley

Trena a laser com alcance máximo de 30 metros. Seu formato leve e compacto permite elevada portabilidade do equipamento. Conta com apenas um botão para operação, permitindo a medição em metros e polegadas.

Sua proteção emborrachada nas laterais permite maior aderência e resistência. Vem com painel em LCD luminoso, com desligamento automático em 30 segundos. Utiliza duas pilhas AAA para funcionamento. Armazena até duas medidas no visor.

Guia de Compra

Comprar uma trena parece ser algo simples e banal, não é mesmo? Mas a trena a laser possui uma boa quantidade de tecnologia embutida. Tanto que é possível você adquirir algo que não sirva ao seu propósito. Para evitar este acontecimento, nós preparamos um Guia sobre o assunto. Vem com a gente!

Homem fazendo medição usando uma trena a laser.

A trena a laser oferece praticidade e precisão. (Fonte: davidoff205020 / 123RF)

O que é a trena a laser?

Realizar medições com uma trena, sempre exigiram tempo e esforço. Além de comprometerem, geralmente, duas pessoas para realização da tarefa. Uma segurando a base e outra a extremidade da fita.

Da mesma forma que as trenas comuns, as trenas a laser tem como principal objetivo a medição de distâncias. Leves e até mais compactas que sua versão anterior, eles são disponíveis em diferentes modelos e funções, conforme aquilo que se deseja medir.

Quais as vantagens e desvantagens da trena a laser?

Uma das maiores vantagens deste equipamento é possibilitar a medição em lugares de difícil acesso, como dois locais elevados sem acesso rápido.

O laser, sempre visível, facilita também o posicionamento do medidor, que deve ser apontado exatamente no local onde se deseja medir.

A trena digital pode realizar a medição de dezenas de metros em menos de um segundo. As mais sofisticadas são capazes, inclusive, de interpretar a medição de uma forma geométrica e informar a área ou volume existente.

Algumas são capazes até mesmo de se conectar a um computador ou smartphone, replicando os dados conforme medição. O resultado? Uma representação em 2D ou 3D daquilo que se está medindo, ao vivo.

Vantagens
  • Elevada precisão
  • Medição de até 250 metros
  • Pequenas e leves
  • Algumas possibilitam cálculo de área e volume
  • Algumas permitem o cálculo de distância por medição indireta
Desvantagens
  • Preços elevados
  • Funciona com bateria

Trena digital ou manual?

Uma trena a laser pode suprir todas as necessidades de uso ligadas a uma trena manual, isso é um fato. Mas isso não significa que você precise abandonar ou jogar fora a que já possui.

Para medidas menores, a trena manual continua sendo uma ferramenta prática e precisa. A desvantagem acaba sendo em medições maiores ou em grandes quantidades, onde a eficiência produtiva da trena digital se sobressai.

Uma trena a laser precisa de apenas uma pessoa para a medição, independente da distância a se marcar.

Várias opções fazem inclusive registros de medição em memória, de maneira que você sequer precisa realizar anotações. Vamos entender melhor o comparativo entre elas com uma tabela.

Trena digital Trena manual
Utilização Uma pessoa Uma ou duas pessoas
Tamanho Compactos, independente da distância máxima Podem ser pesadas e de pouca ergonomia, conforme distância máxima medida
Precisão Quanto maior a distância, mais precisas Quanto maior a distância menor a precisão
Unidades de medida Permite o ajuste em várias unidades, por uso de botões Costumam vir com duas unidades aparentes
Informação adicional Algumas acompanham função “Stake-Out”, que pode alertar quando a trena atingir um valor de medida pré-estabelecido Não possui

Onde você pode utilizar uma trena a laser?

O principal objetivo de uma trena (seja qual tipo for), é realizar a medição de distâncias lineares entre dois pontos. E também é a função principal da trena a laser.

Porém, alguns modelos com maior tecnologia embutida permitem o uso da trena a laser para funções ainda mais específicas. Equipamentos com elevada precisão vão tornar a instalação de uma porta ou janela muito mais eficiente e planejada.

Da mesma maneira, com o cálculo do volume se é possível dimensionar, por exemplo, a metragem cúbica de concreto para uma laje. Ou então o volume de um cômodo para a escolha da potência de um ar condicionado ou aquecedor.

Fotografia aérea de um grupo de trabalhadores sobre uma laje, instalando ferragens.

com uma trena a laser de última geração, é possível calcular inclusive o volume de concreto necessário para preencher uma área. (Fonte: joffi / Pixabay)

Talvez você se depare com algo difícil de ser removido em alguma medida a realizar. Isso exigirá alguma ginástica mental, não é mesmo? Pois com alguns modelos, você pode realizar uma medição indireta e a própria trena calcula a distância real pelo método de Pitágoras.

Não há limites para o uso de uma trena digital, salvo a máxima distância de cada equipamento, determinada pelo fabricante. Atualmente, os modelos permitem atingir de 20 até 250 metros de distância linear.

Esta medição costuma ser feita com o auxílio de uma lente presente na própria trena. Ela te permite realizar a primeira visada, para definir onde pretende apontar o laser da trena.

Quanto custa?

Se comparada a uma trena manual, as trenas a laser têm seu valor multiplicado. Dificilmente você será capaz de encontrar uma boa ferramenta destas num valor inferior aos R$ 200.

É verdade que durante a pesquisa, possa encontrar algumas à metade deste preço. Se você quer, exclusivamente, tirar medidas lineares com o uso de um bloco de anotações, siga sem medo!

Agora, já que pretende investir no aparato, siga até o final deste artigo e descubra os critérios para comprar uma. Assim perceberá o quanto outras funções podem ser interessantes, valendo a pena um investimento maior.

Onde comprar?

Ferramentas versáteis, elas podem ser encontradas em algumas lojas de utilidades para o lar e em qualquer loja de materiais de construção. Grandes redes de departamento também vão contar com opções para compra.

Mas, pensando na possibilidade de pesquisa e comparativo, a internet é uma boa opção para adquirir sua trena a laser.

Lojas como a Amazon tem uma diversidade destes equipamentos, entregando fichas técnicas e avaliações. E você pode pagar de diversas maneiras, além de receber o produto em casa.

Critérios de compra: O que considerar ao comprar uma trena a laser

Tecnologicamente avançadas, e com modelos cada vez mais repletos de funções lançados no mercado, trenas a laser podem ser repletas de funções.

Isso significa que, antes de comprar, você precisa ter em mente quais atividades pretende desenvolver com elas. Isso vai te permitir concentrar nas características mais importantes para a sua necessidade. Para comprar uma trena a laser, preste atenção em:

  • Distância
  • Resistência
  • Funções
  • Outros adicionais

Confira cada critério em detalhes.

Distância

Um dos critérios que mais deve ser levado em consideração para a compra da trena a laser é o limite máximo de medição. Para levantamentos internos, é provável que poucas dezenas de metros sejam suficientes.

Porém, algumas são capazes de atingir até mais de 200 metros de máxima distância linear. Logo, até mesmo medições de construções, parques e áreas de interesse são possíveis.

Há uma restrição também na metragem máxima de área calculável, hoje estimada em até 200m² a partir de cada medição.

Resistência

Outro critério importante para sua trena a laser, é o material de fabricação e as especificações de resistência do produto. Existem modelos para uso apenas interno que são ferramentas predominantemente plásticas, com um acabamento mediano.

Trena a laser sob superfície preta ao lado de régua, caneta e trena comum.

Prefira uma trena a laser com acabamento emborrachado para reduzir os riscos de danos em quedas. (Fonte: makcoud / 123rf)

Já outras possuem acabamento emborrachado para reduzir os riscos de danos em quedas. Também existem classificações de resistência, indicando baixa vulnerabilidade à poeira e a respingos de água. Situações ideais para uma trena a laser com uso externo, ou em áreas de construção.

Funções

Apesar de, na essência, a trena a laser ser criada para a tomada de medição linear, elas evoluíram para fazer muito além disso.

Já nos modelos básicos você poderá encontrar funções para medição de área ou até mesmo volume. Poderá também trocar a unidade de medida durante a realização do trabalho, para aquelas disponíveis na própria trena, com o apertar de um botão.

Entenda se estas funções vão facilitar a sua vida, a partir do que pretende realizar. Já que pretende investir, opte por um produto que possa executar tudo aquilo que precisa.

Outros adicionais

Observando as especificações de uma trena a laser, poderiam ser criados ainda alguns tópicos com instruções de escolha. Porém, a verdade é que as demais características funcionam mais como adições do que necessidades.

Todas as trenas a laser possuem visor LCD, mas apenas algumas têm ele com iluminação interna, ideal para uso em ambientes escuros.

Além disso, existem modelos capazes de registrar uma grande quantidade de medidas em sua memória interna, para comparativo e verificações. Determinados modelos conseguem inclusive mostrar a última medição realizada além da atual no próprio visor, por conta da divisão de tela.

São várias as características adicionais presentes em uma trena a laser. Depois de definir as principais que já citamos para você, parta para a escolha dos aspectos acessórios, para a maior satisfação possível na aquisição.

(Fonte da imagem destacada: makcoud / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.