Imagem de um triciclo elétrico.
Ultima atualização: 6 de setembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o triciclo elétrico, um veículo desenvolvido especialmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, mas que pode ser usado por qualquer adulto.

Você encontra o triciclo elétrico em duas versões: com ou sem pedal. Geralmente, este veículo tem capacidade para percorrer uma distância de até 30 km quando está com a bateria cheia. A velocidade máxima varia de 25 a 50 km/h.

Outra vantagem é que o triciclo elétrico é uma alternativa sustentável, pois não emite poluentes. Ficou interessado? Então continue lendo este artigo, pois vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o triciclo elétrico.




Primeiro, o mais importante

  • O triciclo elétrico com pedal alia a força das pedaladas com o impulso do motor elétrico. O mais legal dessa opção é que se a sua bateria acabar, dá para usar o triciclo elétrico como uma bicicleta convencional.
  • Você também encontra o triciclo elétrico que funciona sem a necessidade de pedalar. Este modelo é desenvolvido especialmente para idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade motora.
  • O motor de um triciclo elétrico é formado por três ou quatro baterias de 12 volts e 15 amperes cada. A potência varia entre 350, 800 e 850 watts. Essas características influenciam no funcionamento do veículo.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de triciclo elétrico

Está querendo investir em um veículo estável, seguro, econômico e com autonomia de bateria que leva você mais longe? Então você está procurando um triciclo elétrico! Para encontrar o modelo ideal, dê uma olhada no Ranking que preparamos:

1º - Triciclo elétrico com pedal, Duos Bike

No products found.

O triciclo elétrico com pedal da Duos Bike é um modelo confortável, seguro e muito versátil, pois se você ficar sem bateria, dá para chegar em casa pedalando. Este veículo possui motor com 800 watts de potência e tem baixo consumo de energia.

Este triciclo conta também com um botão regulador de velocidade, mas você pode acelerar através dos pedais ou acelerador (atinge até 30 km/h). Este modelo é ideal para pessoas com até 90 kg. Disponível nas cores preta e vermelho cereja.

2º - Triciclo Elétrico Confort, Duos

No products found.

O triciclo elétrico Confort da Duos não tem esse nome atoa. Este modelo, desenvolvido especialmente para idosos, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida é equipado com um banco e uma plataforma de apoio para os pés.

Este modelo tem marcha à ré e alarme que pode ser acionado por controle remoto e, além de disparar um som muito alto, também trava as rodas para que o veículo não seja roubado. Disponível nas cores vermelho, preto ou branco.

3º - Triciclo elétrico sem pedal, Duos Bike

No products found.

O triciclo elétrico sem pedal da Duos Bike é um modelo confortável, pois possui banco e plataforma para apoio dos pés. Também é muito seguro, pois tem botão que controla a velocidade e potente, pois o motor tem 800 watts.

Este veículo atinge velocidade máxima de 30 km/h, e consegue percorrer entre 25 e 30 km com uma carga cheia (o tempo de recarga é de quatro horas). Este veículo suporta pessoas com até 90 kg. Disponível nas cores vermelha ou preta.

Guia de Compra

Ter um triciclo elétrico tem muitas vantagens: você pode andar com ele pelas ruas, mas não precisa de carteira de motorista, fazer emplacamento, pagar IPVA e nem usar capacete (mas recomendamos que você use).

Além disso, o veículo é seguro, econômico e sustentável. Apenas com essa breve descrição, você já pôde perceber que vale a pena investir em um triciclo elétrico. Quer saber mais sobre o veículo? Leia este Guia de Compras.

Triciclos e bicicletas estacionados em frente a um estabelecimento.

O triciclo elétrico facilita a mobilidade nas cidades. (Fonte: Erich Teister / 123rf)

O que é um triciclo elétrico?

O triciclo elétrico é um veículo desenvolvido com o intuito de auxiliar pessoas com idade avançada, problemas de locomoção e/ou deficiência na locomoção diária dentro ou fora de casa.

Embora esse seja o público-alvo deste meio de transporte, o triciclo elétrico não é restrito a esses grupos, o veículo pode ser usado por qualquer pessoa que seja maior de 18 anos.

A velocidade máxima deste veículo é entre 25 e 50 km/h, o que diminui bastante o risco de acidentes. O veículo também possui botão regulador de velocidade, que quando acionado permite que o triciclo ande em velocidade reduzida.

Para acelerar você pode utilizar acionar o acelerador, este comando está disponível nas manoplas, feitas de borracha para o maior conforto das mãos. Se o triciclo também possuir pedal, você pode acelerar o veículo pedalando.

O triciclo elétrico possui três ou quatro baterias de 12 volts e 15 amperes cada, totalizando 36 ou 48 volts (elas são agrupadas). A potência varia entre 350, 800 ou 850 watts. O consumo de energia é baixo, apenas 1.2 kW/h.

Ele pode ser carregado em qualquer tomada, entre 4 e 8 horas.

Você pode recarregar o triciclo em qualquer tomada, o tempo de recarga varia de quatro a oito horas. Com a bateria cheia, o triciclo elétrico consegue percorrer uma distância de 25 a 35 km.

Por ser um veículo voltado para o uso adulto, os pneus do triciclo elétrico são de aro 20 (embora alguns modelos apostem na roda dianteira de aro 26). Os paralamas são feitos de aço e o quadro de aço carbono.

O triciclo possui freio dianteiro e traseiro (freio à disco duplo). Os freios são controlados pelos manetes (feitos de alumínio) que cortam a eletricidade do equipamento quando o condutor aciona o comando.

Este veículo pesa entre 58 e 63 kg. Alguns modelos suportam pessoas que pesam até 90 kg, outros são mais resistentes e suportam pessoas com 100 a 120 kg e alguns chegam a aguentar pessoas de até 150 kg.

O triciclo elétrico é equipado com um farol de LED na dianteira e dois na traseira do veículo, que facilita e torna segura a locomoção com o veículo durante a noite.

O veículo também é equipado com cesto, que pode estar localizado na frente, atrás ou em ambas as áreas do triciclo. O cesto facilita o transporte da sua mochila, compras do supermercado e outros objetos.

Quais são as vantagens de um triciclo elétrico?

Segurança do motorista: O triciclo elétrico é um veículo muito seguro, pois além de oferecer bastante estabilidade por causa da disposição das rodas, também tem controle e limite seguro de velocidade, entre 25 e 50 km/h.

Mas assim como qualquer veículo, você deve usar equipamentos de proteção, como o capacete de bicicleta e o cinto de segurança.

Segurança do veículo: Alguns modelos têm recursos que impedem o roubo do veículo como bateria removível (é preciso abrir o selim com chave para removê-la) e alarme que dispara e trava o motor, impedindo o funcionamento do triciclo.

Conforto: Nesse quesito o triciclo elétrico sem pedal se destaca, pois ele possui banco espaçoso e confortável, apoio para os braços (em alguns modelos) e plataforma para os pés. O modelo com pedal tem um selim largo, macio e confortável.

Autonomia: O triciclo elétrico oferece mobilidade e autonomia para adultos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O veículo é ideal para uso diário, dá para andar com ele dentro de casa, na rua, usar para ir à faculdade, trabalho, supermercado, shopping, parque etc.

É ecológico: O triciclo elétrico é movido à bateria e não à combustível, por isso ele não emite poluentes no meio ambiente. Além disso, a bateria carrega em um período de quatro a oito horas e oferece autonomia para percorrer até 35 km.

Vantagens
  • Possibilita a locomoção de idosos e pessoas deficientes
  • Ideal para uso diário, dentro ou fora de casa
  • Com a bateria cheia é possível percorrer até 35 km
  • É um veículo ecológico, pois não libera poluentes no ambiente
  • Duas opções de triciclos elétricos: com ou sem pedal
Desvantagens
  • É um veículo relativamente caro
  • O triciclo elétrico sem pedal só funciona se a bateria estiver com carga
  • A recarga da bateria leva de quatro a oito horas
  • Não funciona em subidas, apenas em uma inclinação de até 15º

Qual é o melhor triciclo elétrico?

O triciclo elétrico sem pedal tem como principal diferencial o conforto, pois você só precisa se sentar na cadeira, apoiar os pés na plataforma de apoio e acionar os comandos pelo painel.

Outro diferencial é a marcha à ré, um dispositivo especialmente útil para realizar manobras dentro de lugares com pouca mobilidade como garagens ou estacionamentos.

View this post on Instagram

O Triciclo Elétrico DUOS modelo Fox tem 800W de potência, é muito confortável e muito seguro. O consumo de energia é de apenas 1.2Kw/h e você pode recarregar a bateria em qualquer tomada. Possui 4 baterias de 12V cada, totalizando 48V. O Triciclo Elétrico DUOS possui ainda um botão regulador de velocidade, que quando acionado permite que ele trabalhe em velocidade reduzida. Esse sistema foi especialmente elaborado para pessoas de maior idade ou com problemas de locomoção, fazendo com que o Triciclo mantenha sempre uma locomoção mais suave, diminuindo assim o risco de acidentes. Ele também já vem equipado com um lindo e eficiente Farol de LED na parte da frente. Aproveite e adquira agora seu Triciclo Elétrico Fox 800W DUOS. Você vai se apaixonar por ele. Características: - Modalidade (Tipo) - Passeio - Idade recomendada - Acima de 18 anos - Acelerador ou Pedal Assistido? Acelerador - Sexo (Genero) - Unissex - Quadro - Aço Carbono - Suspensão Dianteira - 21.1mm - Potência do Motor - Elétrico com 800W - Tipo de Motor - Sem Escovas/Carvão - Baterias - 4 Baterias de 12V 15Amp Total = 48V/15Ah - Tipo de Bateria - Ácido Gel Selada de Chumbo com Ciclo Profundo - Capacidade Suportada - Até 90Kg sem qualquer perda de autonomia. Até 150kg, mas com alguma perda na autonomia - Velocidade Máxima - 30km/h - Pneus (Medida) - 20x1.75 - Aros - VZAN aero 20" - Freio Dianteiro - V-brake aluminio - Freio Traseiro - A Disco - Manete - Em alumínio com corte de eletricidade ao frear - Manoplas - Borracha com Acelerador - Paralamas dianteiro - Em Aço - Possui buzina?: Sim - Consumo de energia - 1.2Kw/h - Tempo de Recarga - em torno de 4h - Autonomia (por carga) - de 25km a 30km em média - Medidas aproximadas do Triciclo - A= 1,00m L=0,78m C=1,58m - Altura da cadeira até o chão: 45cm - Peso do Triciclo - 59 kg - Garantia: Baterias e Peças - 3 meses; Restante - 6 meses - Possui botão que regula força e velocidade, ideal para pessoas que querem uma locomoção suave. - 04 baterias de 12v 15ah DC com autonomia testada de 30km/carga. - Freios a disco nas rodas traseiras e v-brake na roda dianteira. - Possui função ré - acompanha int de de acionamento.

A post shared by Pedalar Bikeshop (@pedalarbikeshop) on

Este modelo também possui um alarme acionado por controle remoto, desta forma, se alguém tentar roubar o triciclo, ele vai disparar o alarme e travar o motor, impossibilitando o roubo.

O modelo com pedal tem como principal diferencial a possibilidade de uso convencional, ou seja, se a bateria do seu triciclo elétrico acabar, você consegue mover o veículo através dos pedais.

Este modelo é especialmente recomendado para adultos sem problemas de locomoção, pois o design e o funcionamento são muito similares ao de uma bicicleta, com a diferença de ter um motor.

Triciclo elétrico com pedal Triciclo elétrico sem pedal
Ideal para Adultos sem problemas de locomoção Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção
Diferencial Funciona mesmo quando a bateria do motor acaba Proporciona conforto, pois você fica sentado em um banco
Marcha ré
Alarme
Acelerador ou pedal assistido? Ambos Acelerador
Plataforma para apoio dos pés

Quanto custa?

Como mencionamos anteriormente, o triciclo elétrico é um veículo relativamente caro. A maioria dos modelos custa entre R$ 5.000 e R$ 6.000. Apesar de ser um valor alto, o veículo vem equipado com a bateria.

foco

você sabia que geralmente, a garantia de um triciclo elétrico é de 90 dias para as peças e bateria, seis meses para o motor e um ano para o quadro? Mas fique atento, pois o sistema de garantia muda de um fabricante para o outro.

Onde comprar?

Você pode encontrar alguns modelos de triciclos elétricos em lojas especializadas na venda de bicicletas e triciclos. Mas saiba que as próprias fabricantes comercializam esses produtos por meio de lojas virtuais.

Isso é algo positivo, afinal, pela internet você encontra uma maior variedade de modelos, marcas, preços e promoções. Se você procura uma sugestão de loja confiável e que pratica bons preços, sugerimos que dê uma olhada na Amazon.

foco

Dica: se você tiver se interessado em comprar algum dos modelos que apresentamos no Ranking de melhores triciclos elétricos, basta clicar no link que antecede a descrição do produto, que você será redirecionado para a loja virtual.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de triciclo elétrico

O triciclo elétrico não é um brinquedo, e sim um meio de transporte desenvolvido para maiores de 18 anos (mas não se preocupe, você não precisa de carteira de motorista para pilotar o triciclo elétrico).

Portanto, antes de adquirir o seu, avalie e compare as características, funcionalidades e possibilidades dos modelos disponíveis. Alguns fatores devem influenciar em sua decisão, eles estão descritos abaixo:

  • Potência do motor
  • Velocidade máxima
  • Tempo de carga
  • Capacidade
  • Design
  • Recursos extras

Vamos detalhar cada um dos critérios mencionados acima para que você não fique com nenhuma dúvida na hora de comprar o seu triciclo elétrico.

Potência do motor

Uma das características mais importantes a ser observada e comparada no momento da compra de um triciclo elétrico é a potência do motor. A maioria dos modelos se enquadra em uma dessas três opções:

  • 350 watts com três baterias de 12 volts e 15 amperes cada, totalizando 36 V.
  • 800 watts com quatro baterias de 12 volts e 15 amperes cada, totalizando 48 V.
  • 850 watts com quatro baterias de 12 volts e 15 amperes cada, totalizando 48 V.

Velocidade máxima

O triciclo elétrico é um veículo desenvolvido para proporcionar segurança e estabilidade para o condutor e tranquilidade para os pedestres, portanto a velocidade máxima que o veículo atinge é mais baixa.

Entretanto, você encontra modelos menos e mais potentes neste quesito. Alguns veículos atingem apenas 25 km/h, outros atingem de 30 a 35 km/h, e alguns chegam a 48 km/h. A velocidade máxima da marcha ré chega a 15 km/h.

Dica: lembre-se, quanto maior a velocidade, maior é o consumo de bateria.

Tempo de carga

Por se tratar de um veículo elétrico, o tempo de carga da bateria é um critério de compra muito importante, não concorda?! Você encontra opções que carregam em um período de 3 a 4 horas enquanto outras carregam entre 6 e 8 horas.

Vale analisar se o veículo vem com carregador incluído e se este acessório funciona em tomadas de 110/127 volts, 220 volts ou ambas.

Imagem de um triciclo elétrico carregando.

O tempo de carga da bateria é um critério de compra relevante. (Fonte: sabinevanerp / Pixabay)

Capacidade

Quando falamos sobre a capacidade de um triciclo elétrico, nos referimos ao limite de peso que uma pessoa pode ter para usufruir ao máximo o desempenho do equipamento.

A maioria dos modelos suporta uma pessoa de até 90 kg, outros são mais flexíveis e suportam adultos entre 100 e 120 kg e os mais potentes suportam uma pessoa de até 150 kg.

Recursos extras

Quando for comprar um triciclo elétrico analise todos os detalhes do veículo. Alguns modelos são mais simples, enquanto outros são equipados com diversos recursos extras, como os descritos abaixo:

  • Marcha ré.
  • Marchas (até três).
  • Alarme com bloqueio de motor.
  • Retrovisores.
  • Roda dianteira em aro 26.
  • Indicador de velocidade.
  • Indicador de nível de bateria.
  • Sistema de níveis de potência.
  • Sistema de suspensão independente.

Design

Embora não exerça nenhuma influência na funcionalidade de um triciclo elétrico, quando for escolhê-lo, analise o design do veículo. Alguns são bem parecidos com uma bicicleta, enquanto outros parecem motocicletas no estilo Harley Davidson.

Em relação à cor, você só vai encontrar este veículo em três opções de cores: preto, branco ou vermelho (com uma variação de vermelho cereja).

(Fonte da imagem destacada: Divulgação: FT-1900 / Amazon)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.