Criança pedalando no triciclo infantil na rua.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um brinquedo que promove mais do que apenas a diversão: o triciclo infantil.

O triciclo infantil é um brinquedo educativo, que além de entreter os pequenos, ajuda no desenvolvimento motor, no fortalecimento muscular e ainda estimula o aprendizado sobre velocidade e direção.

Em meio a tantas opções, vamos mostrar neste artigo o que você deve considerar antes de comprar o triciclo infantil ideal para cada criança.




Primeiro, o mais importante

  • O triciclo infantil é um brinquedo que conta com três rodas e, por isso, garante a estabilidade necessária para que os pequenos aprendam a pedalar.
  • Mais do que isso, com o triciclo infantil as crianças aprendem sobre velocidade e equilíbrio, um primeiro passo antes de se aventurarem na bicicleta.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e o que você deve verificar antes de escolher o melhor triciclo infantil.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de triciclo infantil

O triciclo infantil deve ser seguro e adequado a diferentes faixas etárias. Sabendo disso, os fabricantes desse tipo de brinquedo investem em opções para todas as crianças.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de triciclo infantil disponíveis hoje em dia no mercado.

1º – Triciclo Infantil Comfort Ride Top 3 x 1 Xalingo

O Comfort Ride Top 3×1 da Xalingo é um triciclo infantil para crianças a partir de 1 ano de idade. Com cercado de proteção e capota removível para proteger do sol, esse modelo conta também com apoio de pés, que é removível.

Além disso, esse triciclo possui empurrador removível, sistema de roda livre, cinto de segurança com três pontas e porta-objetos. O assento é estofado e os punhos emborrachados.

2º – Triciclo Infantil Meu Primeiro Tico-Tico Europa Bandeirante

O Meu Primeiro Tico-Tico Europa da Bandeirante é um triciclo cuja estrutura possui dupla camada para maior durabilidade e resistência. Com assento anatômico, esse modelo suporta até 19kg.

Esse modelo de triciclo infantil, recomendado para crianças com idade acima de 1 ano, conta com rodas largas, e tem a imagem do rosto de um boneco na parte da frente do guidão.

3º – Triciclo infantil Motoka Passeio e Pedal Gatinha Bandeirante

O Motoka Passeio e Pedal Gatinha é um triciclo infantil da marca Bandeirante. Esse modelo conta com cercado de proteção removível com painel interativo, além de haste removível com suporte para garrafa d’água.

O Motoka possui ainda apoio para os pés, que pode ser retirado quando a criança conseguir pedalar sozinha. Indicado para crianças acima de 1 ano de idade, esse modelo suporta 21kg.

4º – Triciclo Infantil Empurrar Passeio Didino Verde Calesita

O Empurrar Passeio Didino da Calesita é um triciclo de dinossauro verde. Esse modelo é um brinquedo 2 em 1, ideal para passeio, no qual os pais empurram o triciclo, e para que a criança pedale sozinha.

O triciclo Didino conta com um suporte para colocar bolsa na haste, que é removível, e possui também uma buzina. Recomendado para crianças a partir de 1 ano, esse modelo suporta até 30kg.

Guia de Compra

Escolher a opção ideal, em meio a tantas ofertas de triciclos, pode ser uma tarefa complicada. Variações de modelos, idade ideal, marcas, personagens estampados, tudo isso pode influencia na hora de escolher o triciclo.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao comprar o melhor triciclo infantil.

Menina no triciclo infantil com haste de controle na traseira.

triciclo infantil é o primeiro contato da criança com o ato de pedalar. (Fonte: ziggymars / 123rf.com)

O que é um triciclo infantil?

O triciclo infantil é um miniveículo de três rodas, assento, guidão e pedal dianteiro.

Conhecido também como velotrol, o triciclo infantil é, em geral, o primeiro veículo de uma criança.

Afinal, as crianças pequenas ainda não têm o equilíbrio e a coordenação muscular para andar de bicicleta de duas rodas.

Por isso, o triciclo infantil é considerado um preparador para a bicicleta. Mas, como veremos mais à frente nesse artigo, esse brinquedo tem muitos outros benefícios para as crianças.

Triciclo infantil de plástico, colorido sobre grama.

O triciclo infantil é um brinquedo formado por três rodas, assento, pedal e guidão. (Fonte da imagem destacada: Joergelman / Pixabay.com)

O fato é que alguns modelos de triciclo infantil possuem uma haste que permite aos pais e amigos da criança puxar ou empurrar o velotrol.

Esse recurso é especialmente funcional para o caso de crianças muito novas, que ainda não tem força nem coordenação suficientes para pedalar sozinhas.

Além disso, a maioria dos triciclos para crianças são fabricados em plástico com poucas peças de metal. Porém, existem alguns tipos que são de madeira, aço ou mesmo de titânio.

O triciclo infantil mais moderno pode também contar com acessórios sonoros e luminosos como buzinas e faróis.

Mas os modelos que mais atraem a garotada certamente são os que têm formatos de carros, motocicletas e animais.

Quais os benefícios do triciclo infantil no desenvolvimento das crianças?

Ao começar a pedalar e se deslocar sobre rodas, as crianças têm muito a aprender. Como é um brinquedo educativo, o triciclo infantil traz muitos benefícios.

Com o triciclo infantil, as crianças tonificam os músculos das pernas e exercitam a coordenação motora de pernas, braços e também da visão.

Além disso, com o triciclo infantil, os pequenos experimentam a sensação de autonomia e independência, além de terem o foco, o reflexo e a atenção estimulados.

Especialistas afirmam que o uso do triciclo infantil promove e estimula o desenvolvimento da coordenação motora e o fortalecimento dos músculos das crianças.

Como o design do triciclo infantil de três rodas oferece bastante estabilidade, as crianças se sentem seguras para descobrir a velocidade e aprendem a se mover em diferentes direções.

E o melhor de tudo é que todo o aprendizado e desenvolvimento ocorre de maneira lúdica, já que o com o triciclo infantil a criança pode passar horas brincando e se divertindo, seja sozinha seja com os amiguinhos.

Qual a diferença entre o triciclo infantil tradicional e o elétrico?

Com o avanço da tecnologia, o triciclo infantil também se diversificou. Hoje em dia, por exemplo, é possível encontrar tanto o modelo tradicional, com pedal, quanto o elétrico, movido à bateria.

O triciclo infantil a pedal pode ser usado, dependendo do modelo, por crianças a partir dos 10 meses. Nesse caso, o mais recomendado é o que possui a haste para que os pais empurrem a criança e controlem a direção.

E, quando você não tiver empurrando o triciclo a pedal, a criança pode comandar a brincadeira e ao mesmo tempo fazer exercícios com as pernas e pezinhos.

Já o triciclo infantil motorizado, também conhecido como minimoto elétrica, é mais indicado para crianças acima de 3 anos de idade.

Esse tipo de triciclo infantil costuma ser maior e mais pesado e, por ser motorizado, requer mais cuidados com a segurança da criança.

Em geral, o triciclo infantil elétrico pode ficar ligado por aproximadamente 30 a 40 minutos e, para carregar a bateria, basta deixar na tomada por cerca de 8 a 12 horas.

Alguns modelos também são equipados com duas ou três marchas, além de buzina e espelho.

Além disso, o máximo que alguns modelos podem alcançar de velocidade é de 6km/h. Ou seja, você pode acompanhar a criança caminhando. Confira abaixo um resumo das diferenças entre o triciclo tradicional e o elétrico:

Triciclo infantil tradicional Triciclo infantil elétrico
Funcionamento Pais empurram/Criança pedal Bateria
Autonomia da criança De pouca a alta Alta
Idade recomendada A partir dos 10 meses A partir dos 3 anos
Risco Pequeno Médio a alto

Quais são os cuidados que você deve ter com o triciclo infantil?

Como o triciclo infantil é utilizado por crianças muito novas, os pais devem estar atentos às brincadeiras dos pequenos para que não ocorram acidentes sérios.

Para isso, reunimos algumas dicas de segurança para quando a criança estiver no triciclo infantil. São elas:

Itens de segurança

Por se tratar de um carro infantil, é preciso que você observe as recomendações de idade do brinquedo e também utilize acessórios de segurança, em especial o capacete.

Além disso, para garantir a máxima segurança, você deve comprar apenas o triciclo infantil com selo Inmetro. O selo do Inmetro garante que o triciclo é feito de material resistente e atóxico.

O espaço para a brincadeira

Como qualquer brinquedo sobre rodas, o triciclo demanda um espaço amplo para que a criança possa pedalar e explora velocidades e direções.

Por isso, prefira espaços ao ar livre, com piso liso e plano, sem buracos nem obstáculos por perto. Evite locais próximos a carros, caçadas e piscinas.

Como ensinar uma criança a pedalar um triciclo infantil?

As brincadeiras mais comuns envolvendo o triciclo infantil são as de circuito e de corrida.

Mas, embora um triciclo seja mais fácil de pedalar do que uma bicicleta infantil, ainda podem haver dificuldades para as crianças muito pequenas.

Por isso, listamos a seguir um passo-a-passo para você ajudar os pequenos a aprender a pedalar o triciclo infantil.

  • Capacete: Estimule a criança a utilizar o capacete mesmo antes de se sentar no triciclo infantil.
  • Assento: Ajuste o assento do triciclo para que os pés da criança alcancem facilmente os pedais. Os pezinhos devem estar em contato total com os pedais.
  • Guidão: Mostre à criança como funciona o guidão e a importância de segurá-lo com as duas mãos.
  • Superfície: Ensine a criança a pedalar em uma superfície suave e lisa, sem inclinações ou declives.
  • Conforto: Empurre o triciclo gentilmente para movê-lo para frente e deixar a criança mais confortável com a velocidade.
  • Pés nos pedais: Encoraje a criança a manter os pés nos pedais e empurrá-los com os pés e pernas.
  • Auxílio: Se ela não conseguir impulsionar o triciclo infantil com a força das próprias pernas, continue empurrando-a certificando-se de que os pezinhos estão nos pedais para que ela entenda a sensação de pedalar.

Tenha em mente que é preciso prática para que a criança aprenda a mover os pedais e adquira força para fazer o triciclo infantil andar.

É importante ressaltar que cada criança tem o seu próprio tempo de aprendizagem. Por isso, é preciso paciência e respeito com a criança.

Quais as vantagens e desvantagens do triciclo infantil?

São várias as vantagens do triciclo infantil. Como vimos, esse é um brinquedo que entretém as crianças em brincadeiras que envolvem direção, velocidade e passeios.

Além disso, pesquisas revelam que o uso do triciclo infantil promove o desenvolvimento da coordenação motora e o fortalecimento dos músculos das crianças.

Outra vantagem é que existe uma grande variedade de modelos de triciclo infantil.

Ou seja, você pode escolher triciclos para crianças muito novas, nos quais os pais podem ajudar a guiar o brinquedo; ou para crianças maiores que podem pedalar sozinhas.

Triciclo infantil vermelho de metal.

triciclo infantil ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e estimula a prática de exercícios físicos na criança. (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

Além disso, hoje em dia, existe uma grande variedade com temas e cores para todos os gostos.

Alguns modelos de triciclo infantil possuem, inclusive, buzina e música para ajudar ainda mais no estímulo sensorial e auditivo dos pequenos.

Por outro lado, assim como todos os brinquedos, existem algumas desvantagens com relação ao triciclo infantil.

Por ser uma espécie de veículo, mesmo que não seja motorizado, e ainda que seja feito o uso de equipamentos de segurança, o triciclo infantil pode oferecer riscos, principalmente com relação a acidentes.

Ainda que tenha inúmeras vantagens, o triciclo infantil pode oferecer alguns riscos, por isso é fundamental a presença de um adulto enquanto a criança brinca.

Além disso, em geral, o triciclo infantil é grande e largo e pode ser difícil encontrar um local adequado para guardá-lo em casa.

Outra desvantagem é que, em geral, o tempo de uso do triciclo infantil é curto, de cerca de três anos em média.

Afinal, depois de um tempo que a criança consegue se equilibrar e pedalar, o natural é que ela comece a se interessar pela bicicleta infantil.

Para você ter uma noção geral das vantagens e desvantagens do triciclo infantil, veja a tabela comparativa a seguir.

Vantagens
  • Estimula as atividades físicas e o fortalecimento dos músculos
  • Promove o equilíbrio, capacidade de concentração e reflexos
  • Desenvolve a coordenação motora
  • Estimula a autoconfiança
  • É produzido em material resistente
  • Grande variedade de opções
Desvantagens
  • Risco de acidentes
  • Pouco práticos na hora de guardar
  • Tempo de uso é curto

Quanto custa?

O valor do triciclo infantil pode variar bastante de acordo com o modelo, o material de fabricação, o tamanho, a temática e os recursos e acessórios incluídos.

Por isso, você poderá encontrar o triciclo infantil custando entre R$40 e R$800.

A dica aqui é não comprar nem o muito barato nem o muito caro. Afinal, os muito baratos, em geral, não têm tanta qualidade e segurança. E os muito caros podem conter itens extras desnecessários.

Onde comprar?

Você pode comprar o triciclo infantil em lojas de brinquedos, de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Porém, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Com isso, você adquire o triciclo infantil do conforto de casa, de forma prática e rápida, e ainda terá uma variedade maior de modelos para escolher.

Critérios de compra: O que você deve verificar ao escolher o triciclo infantil

Depois de conhecer os benefícios do triciclo infantil para o desenvolvimento das crianças, além dos cuidados que você deve ter para evitar acidentes, é preciso que você escolha o melhor modelo em meio a tantos disponíveis.

Para isso, é preciso que você compreenda o que de fato diferencia um triciclo infantil de outro. Mas, além disso, também é preciso considerar fatores como idade e peso da criança.

Para ajudar você, listamos a seguir os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar o melhor triciclo infantil:

  • Haste e pedal
  • Idade ideal
  • Capacidade de peso
  • Cor e temática
  • Extras

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores para que você se sinta seguro ao escolher o triciclo infantil ideal para o seu filho.

Haste e pedal

O primeiro fator que você deve verificar ao comprar o triciclo infantil é se o brinquedo possui haste, pedal e apoio para os pés.

Você poderá optar pelo triciclo infantil com ou sem haste. Mas nós recomendamos que você escolha o brinquedo com haste removível.

Também conhecido como triciclo evolutivo, o modelo com haste na traseira possibilita que os pais conduzam seus pequenos.

E os mais modernos permitem também que a haste seja removida quando a criança já conseguir pedalar sozinha. Assim, você terá um triciclo 2 em 1.

Além disso, observe se o brinquedo conta com apoio para os pés e pedal. O primeiro é importante para quando a criança for muito pequena e ainda não conseguir pedalar e ainda assim manter os pés em segurança.

Já o pedal é fundamental para que a criança seja estimulada a pedalar sozinha.

Além disso, alguns modelos permitem que você remova e regule os pedais, ideal para que crianças de vários tamanhos possuam usar.

Idade ideal

O segundo fator que você deve considerar antes de comprar o triciclo infantil é a idade ideal de cada modelo.

Observe que o triciclo infantil é fabricado levando em conta diferentes tamanhos, itens de segurança e de conforto que são determinados de acordo com a faixa etária das crianças.

Por isso, você deve sempre buscar essa informação que, em geral, está exposta na embalagem do brinquedo.

Para adiantar a sua pesquisa, confira a seguir as recomendações de uso do triciclo infantil segundo a faixa etária:

  • Até 2 anos: o ideal é que o triciclo infantil seja mais baixo, próximo ao chão, feito de plástico e tenha hastes de controle, aro protetor no assento, cinto de segurança e apoio para os pés.
  • De 2 a 4 anos: o triciclo já pode ser mais alto, conter algumas partes de metal e sem haste para estimular que a criança comece a pedalar sozinha.
  • Acima de 4 anos: nessa faixa etária você já pode considerar o triciclo de metal e, inclusive, o triciclo infantil elétrico.

Capacidade de peso

Em seguida, você deve observar o peso que o triciclo infantil é capaz de suportar.

Isso varia de acordo com o modelo do brinquedo e é uma informação fundamental para garantir a segurança da criança.

Por isso, observe essa informação que deve estar exposta na embalagem do brinquedo. Em geral, o triciclo infantil pode suportar entre 19kg a 30kg, dependendo do modelo.

Cor e temática

A cor e a temática do triciclo infantil também são fatores que você deve considerar antes de comprar o brinquedo.

Esses fatores com certeza serão uma ajuda extra para motivar a criança a se aventurar no brinquedo de forma mais lúdica e divertida.

Triciclo infantil cor de rosa.

Cores e temáticas que agradam as crianças são ótimos para estimular o uso do triciclo infantil. (Fonte: atimedia / Pixabay.com)

E as opções são variadas: desde cores vibrantes, como rosa, verde e amarelo até modelos com estilo inspirados em super-heróis, desenhos animados e personagens de filmes.

Extras

Por fim, recomendamos que você também observe quantos e quais são os acessórios extras que podem vir no triciclo infantil.

Apesar de, muitas vezes, isso significar um aumento no preço do velotrol, o fato é que certos acessórios podem aumentar a segurança e o conforto da criança e também facilitar o seu trabalho na hora do passeio.

Você pode encontrar modelos de triciclo infantil que incluem, por exemplo, assento anatômico, tapa sol, guarda-volumes, porta garrafa, apoio para as costas e buzina.

(Fonte da imagem destacada: Tatyana Tomsickova / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.