Trituradora de galhos em uma grama verde
Ultima atualização: 18 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

O triturador de galhos é uma máquina que tem a capacidade de transformar pedaços de árvores em lascas de madeira que poderão ser reutilizadas para diversas finalidades, principalmente na compostagem do solo.

Nunca ouviu falar desse aparelho? No nosso artigo a seguir você confere todos os detalhes sobre esse equipamento, além de aprender como escolher o melhor modelo de acordo com a sua necessidade. Confira:




Primeiro, o mais importante

  • O triturador de galhos é usado para eliminar o acúmulo de lixo derivado do corte da vegetação, transformando-o em pedaços de madeiras que podem ser utilizados em outras finalidades.
  • É importante considerar a frequência de uso que o aparelho terá na sua rotina antes de comprar um modelo. Se a demanda for esporádica, prefira fazer o aluguel do equipamento.
  • Se usados incorretamente, os trituradores podem provocar lesões devido ao lançamento das lascas de madeira. Por isso, siga as orientações de segurança e não use o aparelho sem equipamentos de proteção individual.

Melhores trituradores de galhos: nossas recomendações

Os trituradores de galhos são equipamentos versáteis que podem ser usados em jardins residenciais ou até mesmo na agricultura. Ficou interessado? Acesse a nossa lista com os modelos bem avaliados do mercado:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre triturador de galhos

O processo de poda é essencial à vegetação. Para esse trabalho ficar mais fácil, conte com um triturador de galhos, evitando o acúmulo desnecessário do material retirado das árvores. A seguir, conheça todos os detalhes sobre esse equipamento:

Lata de lixo cheia de galhos de árvores

O triturador de galhos faz toda a diferença na hora de eliminar resíduos gerados da poda da vegetação. (Foto: manfredrichter/ Pixabay)

Tipos de triturador de galhos: quais são?

Antes de escolher um triturador de galhos para comprar você deve ter em mente que existem muitos estilos de aparelhos diferentes no mercado e é preciso ter atenção às suas especificidades. Descubra quais são:

  • Triturador de rolo: Recomendado para macerar galhos resistentes e espessos. São sistemas silenciosos e que não necessitam de muita manutenção.
  • Triturador de hélice: Faz o corte com mais precisão, sendo ideal para folhas e galhos de jardins pequenos.
  • Triturador de lâminas giratórias: Modelo popular muito usado para galhos pequenos e caules de plantas.
  • Triturador de disco: A utilidade desse aparelho é cortar os galhos em pequenos pedaços, sendo indicado para quem pretende fazer compostagem.
  • Triturador helicoidal: Ideal para destruir galhos de até 3cm. Também é muito recomendado para a compostagem.
Você sabe o que é compostagem? É uma forma de produzir fertilizantes naturais por meio da decomposição de materiais orgânicos. Assim, o solo fica mais bonito e saudável.

Como acontece o funcionamento do triturador de galhos?

A principal funcionalidade de um triturador de galhos é macerar os resíduos gerados após o corte de árvores e outros tipos de vegetação, transformando-os em lascas de madeiras que poderão ser usadas em outras finalidades.

Normalmente, a maioria dos trituradores tem as seguintes características: recipientes em funil para entrada e saída dos galhos, rotação rápida das lâminas e rodas para facilitar o transporte.

Essas máquinas podem ser compradas em lojas especializadas em equipamentos rurais. No vídeo, você pode assistir a um triturador de galhos em funcionamento. Veja:

Existe diferença entre o triturador de galhos e o picador?

O que diferencia um triturador de um picador é o tipo de material que cada um aceita. Enquanto os trituradores são multifuncionais e podem ser usados com vários resíduos diferentes, os picadores são exclusivamente para madeira.

Desse modo, os trituradores mantém sua produtividade, mesmo que materiais indesejados entrem no processo, trabalhando uniformemente. No caso dos picadores, essa situação traria danos ao aparelho.

Para quem é recomendado o uso do triturador de galhos?

Qualquer pessoa, que precisa cuidar da vegetação, pode se beneficiar das vantagens oferecidas pelo triturador de galhos. Porém, a frequência de uso do aparelho que revelará se ele é tão necessário ao usuário.

Por isso, comprar um triturador é mais indicado para quem trabalha em áreas rurais por usá-lo numa frequência maior. Para outras pessoas é recomendado alugar o aparelho conforme a  demanda, visto que seu preço não é tão acessível.

Homem com tesoura de jardinagem cortando um arbusto verde

Avalie a frequência da sua necessidade de ter um triturador de galhos em casa antes de comprar. (Foto: prostooleh/ Freepik)

Quais são os benefícios e desvantagens ao comprar um triturador de galhos?

Independente do triturador escolhido é certeza que ele contribuirá na manutenção do seu jardim, horta ou campo. Para evidenciar a importância desses equipamentos, listamos os pontos positivos e negativos sobre ele na tabela:

Vantagens
  • Descartar de forma adequada o resíduo do corte de árvores
  • Menor acúmulo de lixo
  • Produzir fertilizantes naturais para proteger o solo
  • Contribuir com a preservação do meio ambiente
Desvantagens
  • Custo de aquisição elevado
  • Pode provocar acidentes caso não seja usado com equipamentos de segurança
  • Alguns modelos produzem mais ruídos sonoros

Como manusear o triturador de galhos de forma adequada?

Vale lembrar que é preciso tomar certos cuidados ao usar um triturador, evitando que lesões ocorram no manuseio. Mesmo que aparentemente não pareçam perigosos, esses itens podem provocar problemas se utilizados incorretamente.

Um dos cuidados primordiais é colocar equipamentos de segurança individual na hora de ligar o triturador. Isso inclui usar camisas de manga comprida de tecidos grossos, óculos de proteção, luvas nitrílicas e abafador de ruídos.

Além dos galhos, o triturador também pode destruir outros resíduos orgânicos como capim, frutas, verduras e até cascas de cereais.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de triturador de galhos

Depois de aprender sobre determinadas especificidades no funcionamento e manuseio dos trituradores, explicamos agora alguns fatores que devem ser avaliados em cada modelo antes de efetuar a compra:

Estilo de corte

Esse é o principal aspecto ao escolher um modelo de triturador, pois diz respeito à finalidade do aparelho ao ser utilizado.

Se você deseja que os resíduos fiquem prontos para a compostagem, opte por modelos que os transformem em lascas. Mas, se a intenção é apenas eliminar o acúmulo de detritos, então formatos mais básicos já cumprem a missão.

Carrinho de mão com folhas dentro e uma pá

Um dos benefícios do triturador é criar fertilizantes naturais para a compostagem do solo. (Foto: bluebudgie/ Pixabay)

Potência

A potência do aparelho deve ser escolhida conforme o tipo de material que será colocado no triturador. Modelos com potência entre 2.200 W e 2.500 W suportam galhos de até 4cm.

Caso os troncos tenham comprimento acima desse valor, a recomendação é encontrar modelos a partir de 5 CV. Evite colocar galhos mais espessos do que o triturador aguenta, pois podem prejudicar o aparelho.

Mobilidade

A maioria dos trituradores modernos vem com rodas acopladas que facilitam o deslocamento para qualquer lugar. Mas, se o modelo não tiver esses itens, você deve verificar seu peso, pois assim terá noção se consegue carregá-lo nos braços.

Limpeza

É comum que restos de galhos fiquem no seu aparelho após a trituração. Por isso, escolha aparelhos que sejam desmontáveis. Assim, será bem mais fácil fazer a limpeza do equipamento depois de manuseá-lo.

Homem em uma plantação podando folhas

Usar o triturador economiza seu tempo na limpeza dos jardins, pois você não terá que recolher todos os restos da poda manualmente. (Foto: prostooleh/Freepik)

Segurança

Quando estiver em busca de um modelo, verifique se ele possui componentes como trava de segurança, grade de proteção e sistema de aterramento contra choque elétrico.

Esses elementos garantem que você manuseie o aparelho sem correr riscos de sofrer lesões devido às lascas dos materiais resistentes e duros que estão sendo triturados pelo equipamento.

Fonte de energia

Esse cuidado é muito importante ao escolher qualquer equipamento elétrico. Observe a voltagem do triturador ao comprar, pois se o modelo selecionado não combinar com o interruptor da sua casa, danos podem ocorrer ao aparelho.

Hoje o mercado já oferece muitos trituradores com a modalidade bivolt, evitando assim que você tenha prejuízos por ter escolhido uma voltagem inadequada. Além disso, alguns modelos também são movidos por gasolina, além da energia elétrica.

Resumo

Se você quer eliminar os resíduos orgânicos que ficam no seu jardim, após podar a vegetação, invista em adquirir um bom triturador de galhos. Com ele, você vai levar praticidade para esse processo e ainda trazer outros benefícios ao solo.

Engana-se quem pensa que os trituradores são apenas para grandes propriedades rurais. Hoje no mercado existem vários modelos tecnológicos que são fabricados exclusivamente para o uso doméstico.

Contudo, mesmo em casa, não deixe de usar o equipamento conforme as orientações fornecidas pelo fabricante, principalmente colocando os aparelhos de proteção individual para evitar que as lascas te atinjam e promovam ferimentos.

(Fonte da imagem destacada: nikkytok/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas