Criança sentada no troninho.
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

85Comentários coletados

O momento em que os bebês deixam a fralda é muito importante, tanto para a criança como para os pais. Mas é também um período desafiador. Por isso, o melhor aliado para ajudar na transição para o vaso sanitário é o troninho infantil.

O troninho é um penico projetado para atrair a atenção dos pequenos e incentivar que eles comecem a fazer ali o xixi e o coco. Para escolher o melhor troninho infantil é importante considerar os atrativos visuais e sonoros, mas também o conforto, a segurança e a versatilidade.




Primeiro, o mais importante

  • O troninho infantil é usado para iniciar o desfralde, um processo que pode levar um tempo e requer paciência dos pais.
  • Hoje existem diversos modelos de troninho, com formatos, cores e design variados, além de recursos sonoros e visuais motivadores.
  • Também é possível comprar o troninho com assento redutor e o modelo 3 em 1, que aumenta a vida útil do acessório.

Melhores troninhos infantis: nossas recomendações

Nunca é simples comprar um acessório infantil. É preciso ficar de olho no conforto e na segurança e, é claro, nos atrativos. Por isso, nós reunimos alguns troninhos com recursos diferentes para você escolher o melhor. Veja:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre troninho infantil

Com tantos modelos é natural que surjam dúvidas na hora de comprar o melhor troninho. Nesse Guia, nós vamos ajudar você a entender a importância desse acessório no momento do desfralde e quais são os modelos à venda.

Criança sentada no troninho.

O troninho deve ser um acessório lúdico e divertido para a criança. (Fonte:Punporn Aphaithong: 92540811/ 123rf.com)

Qual a melhor idade para o desfralde?

Toda mãe sonha com a chegada do momento em que o bebê deixará de usar fraldas. Afinal, esse é o início de um período de mais liberdade para a criança e de descanso para mães e pais.

De modo geral, o desfralde ocorre entre os 2 e 3 anos de idade. Mas isso certamente pode variar de criança para criança. Por isso, antes de mais nada, é preciso que pais e mães observem o comportamento do bebê.

Veja a seguir alguns sinais que indicam a chegada do momento de desfralde:

  • A criança passa a se sentir incomodada por estar molhada de xixi ou suja de cocô;
  • Ela faz coco mais ou menos no mesmo horário;
  • Consegue ficar entre três a quatro horas sem fazer xixi;
  • Faz uma grande quantidade de xixi de uma só vez.

Como fazer a transição da fralda para o vaso sanitário?

Quando se inicia esse momento de desfralde, que é a transição da fralda para o vaso, mães e pais recorrem ao troninho infantil. O troninho é uma espécie de penico, projetado especialmente para facilitar e incentivar os bebês a fazerem coco e xixi sem a fralda.

Mas para acostumar a criança a usar o troninho leva-se tempo. Especialistas dizem que isso pode durar entre 3 e 6 meses. Por isso, é preciso incentivar a criança a usar o acessório, mas com muita paciência e sem forçá-la.

Mãe sentada no chão e bebê no troninho.

A transição da fralda para o vaso é suavizada com o auxílio do troninho. (Fonte: Igor Daniel/ 123rf.com)

Os especialistas indicam que, no início, o ideal é sempre ter o troninho por perto e, só mais tarde deve-se colocá-lo em um local fixo como no banheiro.

Além disso, o mais recomendado é que, durante o processo de adaptação, os pais não deixem a fralda de lado totalmente. Para sair de casa, por exemplo, ela ainda será importante até que a criança se sinta mais segura.

Porque o troninho infantil é importante?

Como o vaso sanitário é grande e alto, ele não é seguro nem acessível para bebês de dois a três anos se sentarem sozinhos. Daí a importância do troninho infantil. Ele tem a altura ideal para garantir automonia e segurança  ao pequenos.

Diferentemente de um penico tradicional, o troninho infantil tem formatos, cores e recursos que atraem a atenção das crianças.

Além disso, diferentemente de um penico tradicional, o troninho infantil tem formatos, cores e recursos que atraem a atenção das crianças.

E é justamente isso que desperta a curiosidade dos pequenos para que eles comecem a se sentar no troninho.

E no começo pode acontecer só isso mesmo. Não raro, as crianças começam a se familiarizar com o troninho apenas passando alguns segundos sentados nele ou interagindo com os recursos visuais e sonoros que possam haver no acessório.

Qual diferença entre o troninho infantil e o redutor de assento?

Quando as crianças já se acostumaram a fazer coco e xixi no troninho, é comum que também ocorra outro período de transição. Dessa vez, para o vaso sanitário.

Para isso, recomenda-se que se coloque sobre o vaso um assento redutor para que a criança possa ficar sentada com segurança. Mas, ainda assim, a criança precisa de auxilio para subir no vaos e supervisão para não cair dele.

Criança sentada no vaso sanitário.

O redutor de assento deve ajudar no segundo momento de transição, do troninho para o vaso. (Fonte: ferli/ 123RF)

Já o troninho, como vimos, dá mais liberdade para a criança e, por isso, é o ideal até que o pequeno tenha mais segurança para ficar sozinho no vaso. A boa notícia é que você não precisa optar por um ou outro.

Hoje em dia já existe uma versão do troninho infantil que vem com o assento redutor para ser usado posteriormente. Falaremos dele a seguir.

Quais os modelos de troninho infantil?

Além do troninho com assento redutor, existem outros modelos que vale a pena conhecer para que você escolha o melhor. Confira na tabela a seguir:

Troninho infantil básico Troninho com assento redutor Troninho infantil 3 em 1
Características Modelo básico, formado por uma base onde o coco e o xixi ficarão, além de um assento, com ou sem tampa Mais versátil e duradouro, já que acompanha o bebê desde o desfralde até ele chegar ao vaso Pode ser utilizado por ainda mais tempo porque dura até quando a criança conseguir sentar no vaso sozinha
Função Penico Penico e assento redutor Penico, assento redutor e degrau

O troninho infantil também serve para os meninos?

No início da transição do desfralde, os meninos também irão se beneficiar e muito do troninho. A ideia é que eles aprendam a usar o penico sentado e só depois a fazer xixi em pé.

Isso é importante para dar segurança à criança e esperar que ela desenvolva o controle do xixi e também o equilíbrio.

Mas também é possível inserir na rotina dos meninos um mictório infantil que, assim como o troninho, é colorido e lúdico para que atraia a curiosidade da criança e ajude na aprendizagem.

Critérios de compra: O que considerar ao comparar os troninhos infantis

Não basta apenas escolher entre os modelos de troninho infantil. Isso porque cada um deles ainda terá componentes diferentes, que vão fazer toda a diferença na adaptação da criança. Veja quais são:

Apelo visual

Eis a característica principal de um troninho infantil. É o apelo visual que vai ajudar a despertar o interesse da criança a fazer xixi e coco somente ali. Por isso, escolha um troninho que agrade o seu bebê.

Nessa categoria, você vai encontrar opções de cores variadas, com design de bichinhos e de personagens infantis e até em formato de carrinho.

Agora, se a ideia é tornar esse um momento mais calmo e tranquilo, também existem troninhos clássicos, com formatos tradicionais de banquinho ou vaso sanitário, e com cores mais suaves.

Recursos musicais

Outro recurso que pode ajudar ainda mais a criança a querer usar o troninho infantil é o de música.

No troninho musical, existem botões que acionam sons, música e até luzes coloridas. A ideia, com isso, é distrair a criança e motivá-la a ficar sentada no troninho o máximo de tempo possível até que ela consiga fazer xixi e coco.

Coletores removíveis

Além disso, avalie como é o coletor do troninho. O melhor troninho infantil será aquele cujo coletor é removível, já que isso facilita a limpeza. No entanto, são muitos os modelos que não contam com esse recurso, o que significa ter que lavar todo o produto a cada vez.

Itens adicionais

Vale pontuar também que os melhores troninhos oferecem outros acessórios, tanto para aumentar a funcionalidade quanto para estimular ainda mais o pequeno a usá-lo. Veja alguns deles:

  • Pés antiderrapantes;
  • Encosto;
  • Formato anatômico;
  • Escada para o assento redutor;
  • Recipiente para lenços umedecidos.

Resumo

Os troninhos infantis são aliados importantes para o processo de desfralde pelo qual todo bebê um dia vai passar. Eles ajudam na transição da fralda para o vaso sanitário, de maneira lúdica e leve.

Para tanto, existem diversos modelos disponíveis no mercado, desde os mais básicos, passando pelos que têm assento redutor, degrau e escada, até os que contam com músicas e luzes.

(Fonte da imagem destacada: Alena Saklakova: 35822737/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas