Potes de plásticos fechados e abertos, com alimentos dentro, saleiro e pimenteiro atrás.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um utensílio indispensável no dia a dia de qualquer pessoa: o tupperware.

Conhecido como os potes de plásticos que acondicionam alimentos, o Tupperware é a marca mais famosa e tradicional desse tipo de utensílio. Hoje, é possível encontrar até versões para micro-ondas e freezer.

Em meio a tantos modelos, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar o tupperware ideal, que irá atender as suas expectativas e necessidades.

Primeiro, o mais importante

  • Tupperware é uma marca norte-americana que produz potes de plástico para guardar, aquecer e congelar suas refeições.
  • Com o passar do tempo, a marca desenvolveu opções com formatos e funcionalidades variadas para atender a todos os objetivos.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher o melhor tupperware para você.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de Tupperware

Se você está em busca de um tupperware, o ideal é que encontre variedade de formatos, tamanhos e funções. Com isso em mente, a fabricante da marca desenvolveu opções para todos os gostos e ocasiões.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de tupperware disponíveis hoje em dia no mercado.

1º – Tupperware Kit Mantimento Bistrô 6 peças

O kit de mantimentos da Tupperware da linha Bistrô acompanha seis caixas em tons pastéis sutis, design retrô e estilo rústico, ideal para utilizar no dia a dia da sua cozinha.

Essa opção conta com uma caixa de 5kg, para guardar arroz; uma de 2kg para feijão; uma de 1kg para sal; uma de 1,8kg para farinha, uma de 700 gramas para café e outra de 1,2kg para guardar açúcar.

2º – Tupperware BEA Freezer Time 12 peças

O Tupperware BEA Freezer Time é um kit ainda mais completo para que você possa conservar todos os tipos de alimentos, inclusive podendo levar ao congelador.

Na cor lilás e transparente, essa opção conta com 12 tupperwares com tamanhos que variam e podem guardar entre 110ml até 3 litros de alimentos.

3º – Tupperware Kit Policarbonato 3 peças

Esse kit da Tupperware conta com três potes na cor roxa. Feitos em policarbonato, essa opção conta com uma base rígida, que permite servir os alimentos quentes à mesa, e uma tampa flexível e prática.

Esse kit conta com um pote de 1 litro, que mede 20,2cm de comprimento, 18,3cm de largura e 7cm de altura; além de dois potes de 250 ml cada, que medem 14,8cm de comprimento, 12,9cm de largura e 4cm de altura.

4º – Tupperware Instant Massa Plus 3 Litros

O Tupperware Instant Massa Plus é um utensílio com formato abaulado e fundo, que permite cozinhar desde espaguetes inteiros até mesmo outros tipos de massas de sua preferência.

Esse tupperware tem capacidade de 3 litros, pode ser levado diretamente ao forno micro-ondas e tem as seguintes dimensões: 23,5cm de comprimento, 22,3cm de largura e 16,4cm de altura.

5º – Tupperware Tupper Caixa de Café 1 peça

O Tupperware Tupper Caixa de Café é um pote da linha PB (preto & branco) ideal para guardar até 700 gramas de café. Esse modelo conta com tampa que mantém a integridade do alimento por mais tempo.

Além disso, esse tupperware tem as seguintes dimensões: 16,6 cm de diâmetro e 12,2 cm de altura, e é do tipo empillhável, ideal se você adquirir outros modelos da mesma linha.

Guia de Compra

Pode parecer uma tarefa simples escolher o melhor tupperware, mas o fato é que existem tantas opções no mercado que é preciso levar em conta vários fatores. Entre eles, a sua necessidade, objetivo e a praticidade do utensílio.

Para ajudar você nesse processo, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você vai precisar para tomar a melhor decisão ao comprar o melhor o tupperware.

Mulher colocando alimentos em tupperware.

Os potes tupperware tem tradição e qualidade comprovadas.
(Fonte: Katarzyna Białasiewicz / 123rf)

O que é Tupperware?

Quem nunca teve um tupperware? Afinal, esse é um dos utensílios unânimes em qualquer casa, não é mesmo?

Ideal para guardar refeições e alimentos que precisam ser conservados dentro e fora da geladeira, o tupperware acabou se tornando sinônimo dos potes de plástico que possuem sistema de acondicionamento que preserva a comida.

Mas o fato é que Tupperware é o nome de uma marca americana que se consolidou no mercado mundial e brasileiro devido à qualidade superior de seus potes de plásticos.

Os potes de plástico tupperware são capazes de oferecer uma vedação apropriada para manter os alimentos frescos e com tampa fácil de ser aberta.

Além disso, a marca tem opções com tampas herméticas e estanques, ou seja, que não deixa vazar, mesmo que se coloque líquido, como sopa, por exemplo.

Os produtos tupperware também são capazes de conservar os alimentos frescos por um período de tempo maior do que se comparado a outros tipos de potes de plásticos.

Sem contar que o tupperware pode ser guardado na despensa, na geladeira ou no freezer e até mesmo pode ser usado com segurança no micro-ondas.

Mas nem só de potes de plásticos vive a Tupperware. Hoje em dia, já existem até opções de tupperware produzidas com material que reproduz a transparência do vidro, porém que não se quebra com tanta facilidade.

Três tupperware roxos, de tamanhos diferentes.

O tupperware garante a conservação dos alimentos e uma vedação eficaz contra vazamentos. (Fonte: Divulgação Tupperware / Amazon)

Atualmente, a marca tem em seu rol de produtos também acessórios que ajudam a servir os alimentos, a prepará-los no micro-ondas, e permitem cortar e preparar refeições.

Presente no Brasil há 43 anos, a Tupperware e os seus produtos são reconhecidos no mercado brasileiro pela durabilidade e praticidade de seus produtos, além da exclusiva garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação.

Há ainda o serviço de reposição de tampas e acessórios diversos à disposição dos consumidores, no caso de ser preciso substituir alguma peça perdida.

Como surgiu a marca Tupperware?

A Tupperware, que foi criada por Earl Tupper em 1938, nos Estados Unidos, está presente em mais de 100 países.

Inicialmente, a empresa fornecia produtos de plástico para a indústria e até mesmo para o governo norte-americano.

No entanto, alguns anos depois, Earl Tupper descobriu o poly-T, o polímero responsável por formar peças de plástico resistentes e leves ao mesmo tempo.

O tupperware surgiu em 1938 nos EUA, e está presente em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa então começou a envolver as donas-de-casa, possibilitando que elas vendessem os produtos.

Foi, portanto, uma ação que possibilitou não apenas a popularização do tupperware nos lares, mas também contribuiu com a independência das mulheres que começaram a revender os potes de plástico.

A Tupperware veio para o Brasil em 1976 e hoje em dia cerca de 80% dos produtos vendidos no país já são produzidos localmente.

Além disso, a fábrica brasileira já abastece os mercados argentino, boliviano, uruguaio e chileno.

Quais são os produtos oferecidos pela Tupperware?

O que você talvez não saiba é que Tupperware é uma marca não só dos potes plásticos.

Hoje em dia, a marca também está se consolidando no mercado ao produzir uma grande linha de materiais e acessórios para as cozinhas.

Assim, a linha de produtos da Tupperware no Brasil possui desde os tradicionais potes plásticos até jarras, xícaras e facas.

Para você ter uma ideia geral, confira a seguir as principais categorias de produtos da marca:

  • Armazenagem: aqui você encontrará potes e caixas de vários formatos e tamanhos, além de saleiro, marmitas, porta alho, porta cereais e macarrão, saladeira e tigelas.
  • Freezer: nessa categoria, você poderá optar por potes de plásticos específicos para congelar alimentos, além de forma de gelo e de picolé.
  • Infantil: a categoria infantil oferece produtos com imagens de personagens infantis como, por exemplo, o porta sanduíche, a tupper banana e pratos com divisórias.
  • Micro-ondas: aqui estão os produtos que podem ser aquecidos com segurança no micro-ondas como, por exemplo, tampas, potes para fazer macarrão, ovos, vaporeira, pratos com divisórias, canecas e travessas.
  • Preparação: nessa categoria, você encontrará talheres variados, forma de hamburguer, colheres medidoras, afiador de faca, facas e fazedor de massa express.
  • Refrigerador: nessa seção estão os produtos projetados para serem acondicionados na geladeira como, por exemplo, caixas e potes de plástico, jarras, garrafas e copos.
  • Servir: nessa categoria você poderá encontrar os produtos que ajudam a servir as refeições como a manteigueira, pote para bolo, travessa com tampa, canecas, concha, colher, garrafa de água e garrafa térmica.

O tupperware pode ser usado com segurança no micro-ondas?

Usar o tupperware no micro-ondas estraga ou não o produto? Faz bem ou mal para saúde? Depende.

Basicamente, tudo vai depender de que tipo de tupperware você pretende colocar no micro-ondas.

Se for um tupperware convencional, feito de plástico comum, o uso é proibido já que pode sim estragar o produto e prejudicar a sua saúde, ao liberar substâncias tóxicas.

No entanto, como vimos, hoje em dia, a marca também conta com uma linha voltada especialmente para o uso no micro-ondas.

O tupperware para micro-ondas é fabricado com material especial para que consiga resistir a temperaturas de até 120°C de aquecimento.

No entanto, é preciso muita atenção ao comprar o seu tupperware, já que não são todos os produtos da marca que podem ser aquecidos com segurança.

Em geral, as linhas Microplus, Crystalplus e Ultraplus e as formas feitas com silicone são as mais seguras para serem aquecidas no micro-ondas.

Porém, se você quiser usar um tupperware também no forno convencional é preciso ainda mais cuidados. Apenas a linha Ultraplus e as formas de silicone estão preparadas para serem aquecidas até um máximo de 230ºC.

Além disso, vale ressaltar que os produtos da Tupperware não podem ser expostos em contacto direto com a chama do fogo.

Qual a diferença entre o tupperware de plástico e os potes de vidro?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação a qual tipo de produto escolher na hora de guardar os seus alimentos, seja na geladeira ou até mesmo para levar no forno micro-ondas.

Isso porque a maioria dos potes de plásticos contam com a presença de um composto químico chamado Bisfenol A, ou BPA, em sua composição.

E o fato é que quando os recipientes de plástico que contém o BPA acabam liberando essa substância quando são aquecidos, o que contamina o alimento.

Para preservar o alimento e a sua saúde, é fundamental que você apenas utilize no micro-ondas, potes fabricados sem o Bisfenol A.

O resultado da ingestão de refeições afetadas pelo BPA são graves problemas de saúde.

Alguns estudos já confirmaram o desenvolvimento de problemas genéticos, quadros de aborto e até mesmo de câncer graças ao consumo desse composto químico.

A boa notícia é que desde 2010 os produtos fabricados e vendidos pela marca Tupperware são BPA free, ou seja, não contém essa substância tóxica.

Por outro lado, os potes de vidro, além de não contar com o BPA em sua composição, também é considerado um produto mais higiênico e fácil de limpar.

Três marmitas com refeição.

Hoje em dia já é possível adquirir um tupperware seguro para ser aquecido no micro-ondas. (Fonte: Ella Olsson / Pexels)

O fato é que, diferentemente do plástico, o vidro não altera odor, sabor ou cor dos alimentos, além de ser muito simples de higienizar e poder ser usado em altas temperaturas.

No entanto, o recipiente de vidro é uma alternativa mais cara e frágil para ter na sua cozinha.

Por esse motivo, o plástico sem BPA ainda é, em geral, o tipo de tupperware mais utilizado pela maioria das pessoas.

Isso porque, quando o tupperware de plástico é BPA-free ele pode entrar em contato com qualquer alimento e, ainda assim, não altera o odor, sabor e visual dos produtos.

A seguir, você confere as principais diferenças entre o tupperware de plástico, o livre de BPA e os potes de vidro:

Tupperware de plástico Tupperware BAP free Potes de vidro
Seguro para ir ao micro-ondas Não Sim Sim
Libera toxicas Sim Não Não
Fragilidade Pequena Pequena Alta
Altera sabor e odor dos alimentos Sim Não Não
Higienização Depende Depende Simples

Quais são os cuidados que você deve ter com o tupperware?

Em linhas gerais, o tupperware é conhecido por sua grande durabilidade e praticidade. Mas o fato é que a forma como você usa e cuida dos potes de plásticos pode ajudar ou atrapalhar a sua vida útil.

Por isso, reunimos as principais recomendações da marca Tupperware para ajudar você a conservar melhor o recipiente de armazenamento de alimentos. Confira a seguir:

  • Como limpar o tupperware

Ao lavar as caixas, potes e tampas do tupperware você deve procurar usar apenas água e sabão.

Se você costumar utilizar esponjas de aço, ásperas ou saponáceos é importante que saiba que você poderá arranhar ou danificar o seu tupperware.

Caso você tenha guardado alimentos muito condimentados no seu tupperware, você deve, primeiramente, lavar com água fria.

Além disso, um pouco de bicarbonato de sódio dissolvido em água ajuda a eliminar totalmente os cheiros que, por ventura, se mantenham no tupperware.

  • Evite fogo e objetos cortantes

Se você deseja preservar ao máximo o seu tupperware, é importante que você nunca use facas afiadas em contato com o pote de plástico.

Isso pode não apenas arranhar o produto, mas também perfurar e inutilizar o seu tupperware.

Além disso, fogo, chamas e gorduras quentes em contato com o tupperware poderão inutilizar as peças, derretendo-as ou deformando-as.

Por isso, você deve evitar guardar comidas excessivamente gordurosas e quentes nos produtos da marca Tupperware.

Além disso, não é recomendável aquecer açúcar ou óleo dentro do tupperware. Por atingirem temperaturas acima de 300º C, os recipientes irão entortar e podem até derreter.

Para evitar isso, opte pelos produtos das linhas de produtos tupperware que são projetadas especificamente para o uso no forno ou no micro-ondas.

Vários potes de plástico com alimentos armazenados.

Cuidados com a lavagem e o uso do seu tupperware vão ajudar na conservação e vida útil das peças que armazenam alimentos.
(Fonte: serezniy / 123rf)

  • Cuidados no congelador e freezer

A maioria dos produtos da Tupperware também podem ser levados ao congelador e freezer. No entanto, a recomendação é que você priorize os potes de armazenamento de comida feitos especificamente para este fim.

Com isso, você garante que o tupperware irá conservar a textura, o sabor e a frescura dos alimentos.

Além disso, ao retirar o seu tupperware do freezer, você deve deixá-lo descongelar por alguns minutos e depois colocá-lo embaixo da torneira de água fria.

E, então, abra primeiro um dos cantos da tampa ou levante a tampa devagar para permitir a saída de ar.

  • Evite expor o tupperware ao sol

Tupperware é um produto perfeito para ser transportado em viagens e passeios, ou até mesmo para levar sua marmita para o trabalho e academia.

Porém, é preciso que você evite deixar o tupperware sob o sol ou calor, tanto para preservar o pote de plástico quanto o alimento nele contido. Dessa forma, tente deixar o seu tupperware na sombra e em um local fresco.

  • Cuidado com as tampas do tupperware

Para que as tampas do seu tupperware não entortem, elas devem ser guardadas em uma superfície plana.

O ideal é que você se guarde o seu tupperware destampado para evitar que fique algum cheiro de comida dentro do pote.

Se uma tampa nova estiver muito apertada, deixe-a de molho em água morna, por alguns instantes. Em seguida, ainda com a tampa molhada, tampe o produto por cerca de 10 minutos.

Você também deve deixar os alimentos quentes esfriarem antes de tampar o tupperware. Isso porque, o excesso de calor pode entortar o recipiente.

Três potes de plástico transparentes com detalhes em vermelho.

O tupperware deve ser guardado, de preferência, com as tampas abertas para evitar que algum cheiro fique impregnado no interior do pote.
(Fonte: Nipa Sawangsri / 123rf)

  • Extras

Além de todas essas dicas, recomendamos que você nunca transporte líquidos gasosos em copos, jarras ou garrafas da Tupperware.

Isso porque, segundo a marca fabricante, a pressão do gás faz com que a tampa se abra.

Outra dica é que se você comprar um tupperware que conta com base translúcida ou branca, é importante que você saiba que esses produtos tendem a manchar caso sejam armazenados alimentos com alto teor de pigmentação.

Como evitar e tirar manchas de tupperware?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem já teve um pote de plástico, não é? É claro que os produtos da Tupperware evoluíram muito ao longo das décadas e, hoje em dia, está muito mais fácil limpar os recipientes.

Mas ainda assim, existem técnicas simples e práticas que você deve saber para facilitar a sua rotina de limpeza dos potes Tupperware.

Dessa forma, para garantir uma limpeza e higienização eficaz do seu tupperware e retirar as manchas de alimentos, siga o passo-a-passo a seguir:

  1. Lave o pote com água quente e detergente e, em seguida, aplique uma mistura de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com 2 colheres (sopa) de água fria.
  2. Esfregue a mistura sobre a mancha, por exemplo, de molho de tomate, e espere secar completamente.
  3. Depois, lave o tupperware com água morna.
  4. Você também pode mergulhar o tupperware em uma solução de 9 partes de água para 1 parte de água sanitária e deixar de molho por algumas horas.
  5. Para manchas mais difíceis de serem removidas, coloque o tupperware de molho durante a noite em uma mistura de 1 parte de água com 1 parte de vinagre branco.

Para evitar manchas no pote tupperware o ideal é separar alguns potes para armazenar somente molhos.

Além disso, você pode aplicar spray de cozinha antiaderente no tupperware antes de colocar alimentos com molhos. Isso vai evitar que o pote fique impregnado e manchado.

Como funciona a garantia dos potes de plásticos da Tupperware?

O grande diferencial dos produtos da Tupperware, além da qualidade do material de fabricação e funcionalidade, é que eles possuem 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Segundo a marca, os defeitos de fabricação podem ser, por exemplo:

  • Encaixe de tampas muito frouxo ou extremamente apertado
  • Peças incompletas
  • Rachadura, ruptura ou tensão
  • Tampas rachadas
  • Material descascado
  • Peças sem uso e manchadas
  • Peças desbotadas, mas em bom estado de conservação
  • Quebrado sem uso
  • Falhas na gravação da decoração
  • Empenados ou deformados

Para ter acesso aos benefícios da garantia, basta entrar em contado com o revendedor com o qual você adquiriu o seu tupperware.

Quais as vantagens e desvantagens do tupperware?

Como vimos, são inúmeras as vantagens do tupperware. A começar pela tradição de qualidade, durabilidade e eficiência dos potes de plásticos oferecidos pela marca.

O fato é que o tupperware é considerado um dos potes mais eficazes para conservar alimentos seja na dispensa, na geladeira ou freezer.

Outra vantagem é que, hoje em dia, já existem linhas inteiras com vários tipos de potes fabricados especialmente para serem aquecidos no forno e no micro-ondas.

Sem contar que é possível encontrar uma variedade enorme de formatos, tamanhos e capacidade de armazenamento com temáticas, cores e estampas que irão ajudar na decoração da sua cozinha.

Além disso, a marca oferece garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação e também repõe tampas caso você as perca.

Por outro lado, o tupperware também tem algumas desvantagens. A principal é o preço. O fato é que os produtos da Tupperware são bastante caros.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do tupperware:

Vantagens
  • Tradição
  • Qualidade e durabilidade
  • Variedade de tamanhos, formatos e cores
  • Garantia de 10 anos
  • Tem opções que vão no micro-ondas e freezer
  • Conserva por mais tempo os alimentos
Desvantagens
  • Caro

Quanto custa o Tupperware?

O preço do tupperware varia bastante em função da linha, modelos, tamanho e funcionalidade do recipiente.

Mas, em geral, você vai encontrar o tupperware custando entre R$20 e R$1,2 mil.

É claro que você não precisa comprar o mais caro de todos. Em geral, quanto mais caro, mais potes vêm incluídos nos kits de tupperware.

Onde comprar o Tupperware?

Você vai encontrar o tupperware à venda por meio de revendedores cadastrados pela marca fabricante.

Por isso, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, além da praticidade de comprar o seu tupperware do conforto da sua casa, você ainda terá mais opções para escolher além de preços promocionais.

Critérios de compra: O que você deve considerar antes de escolher o tupperware

Como vimos, o tupperware possui uma grande variedade de modelos e funções que irão facilitar a sua rotina do dia a dia, além de preservar melhor os seus alimentos e refeições.

Mas, em meio a tantas opções, como investir de maneira correta o seu dinheiro? Para isso, é importante que você entenda o que diferencia um tupperware de outro.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar o tupperware:

  • Linha
  • Formato
  • Tamanho
  • Funcionalidades

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e adquira o tupperware ideal.

Linha

O primeiro fator que você deve observar antes de comprar o tupperware é a linha ou categoria.

Isso porque, cada linha tem um objetivo diferente, seja para armazenar, transportar líquidos, congelar, levar ao micro-ondas e etc.

As linhas, em geral, são diferenciadas também pelas cores e estampas. Confira a seguir, as linhas de tupperware mais populares:

  • Maravilhosa: os potes dessa linha possuem tampa hermética e estanque e são ideais para armazenar no refrigerador e transportar suas refeições, já que não vaza.
  • Travessa Solaris: produzidos em policarbonato, os potes dessa linha são transparentes como o vidro, mas não se quebram com facilidade.
  • Cristawave: o tupperware dessa linha pode ir tanto no congelador quanto no micro-ondas.
  • Freezetime: essa linha possui sistema de datas na tampa que permite a identificação da semana e do mês em que os alimentos foram congelados.
  • Toque mágico: a tampa desses potes se fecha com apenas um toque ao centro, é hermética e estanque, além de conserva o alimento por mais tempo.
  • Thermo: essa linha conta com um sistema de isolamento com paredes duplas para ajudar a manter os alimentos quentes por mais tempo na hora de servir.
  • Bistrô: a linha Bistrô é ideal para armazenar arroz, feijão, açúcar, café, farinha entre outros produtos, além de ter cores e estampas exclusivas.
  • Tupper PB: com decoração em preto e branco, o tupperware dessa linha é ideal para armazenagem e também pode ser empilhável, o que ajuda a economizar espaço no armário e prateleiras.

Formato

Em seguida, você deve levar em conta o formato do tupperware. Isso vai influenciar principalmente no espaço que você tem para guardar o recipiente.

Aqui, você poderá escolher entre modelos em formato quadrado, retangular, triangular, redondo, oval, cilíndrico, além das formas especiais como, por exemplo: o tupper em forma de laranja, maçã, pera, cebola e alho.

Observe também a altura do tupperware que pode ser bem fundo ou bem raso.

Tamanho

Outro fator que você deve verificar antes de comprar o tupperware é o tamanho.

Aqui, você deve observar tanto a capacidade de armazenamento do pote quanto as dimensões dos recipientes.

kit de potes plásticos com diferentes tamanhos.

Existem diversos tamanhos de tupperware, para armazenar diferentes quantidades e tipos de produtos.
(Fonte: serezniy / 123rf)

Em geral, você encontrará modelos de tupperware com capacidade para guardar entre 100ml e 3 litros.

Mas você também encontrará opções em que a capacidade é medida em gramas e em quilos.

Nesse caso, as opções variam entre 200g e 5kg. Além disso, você também pode conferir a dimensão em centímetros de cada pote.

Funcionalidades

Leve em conta também a funcionalidade do tupperware. Como vimos, além de armazenar, a tupperware conta com produtos com outras funções como os que também preparam a refeição.

É o caso, por exemplo, do tupperware que cozinha o macarrão no micro-ondas e vai direto para a mesa para ser servido, e ainda pode ser guardado na geladeira.

Além disso, você encontrará peças que ajudam a cortar, triturar, assar e servir como cortadores, facas, bandejas, jarras e copos.

(Fonte da imagem destacada: auremar / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.