Imagem de uma TV de 32 polegadas.
Ultima atualização: 5 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

Products

11Produtos analisados
Hours

21Horas investidas
Studies

6Estudos avaliados
Comments

70Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a TV 32 polegadas, o modelo ideal para quem procura um aparelho com tamanho proporcional para cômodos menores.

Entre os modelos disponíveis, você encontra televisores com painel LED, resolução HD e diferentes qualidades de áudio. A televisão pode ser convencional ou uma moderna Smart TV.

Com essa breve descrição você já pôde perceber que a TV 32 polegadas é bastante versátil, não é mesmo? Quer conhecer todas os diferenciais deste aparelho? Continue lendo este artigo.



Primeiro, o mais importante

  • A televisão de 32 polegadas deve ficar de 1,2 a 2,4 metros de distância de quem está assistindo, por essa razão, este modelo é ideal para cômodos pequenos.
  • Nem todo mundo precisa das funções de uma Smart TV, neste caso, a melhor opção é uma televisão simples, que sintoniza canais da TV aberta e por assinatura e possibilita a conexão com dispositivos multímidia.
  • A tela da TV 32 polegadas é do tipo LED, que proporciona imagens com cores vibrantes, bastante contraste, brilho, nitidez e sensação de profundidade. A resolução é HD.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de TV 32 polegadas

Para ajudá-lo a encontrar uma boa TV 32 polegadas, selecionamos os melhores modelos de televisores e Smart TVs com este padrão à venda em 2020. O ranking inclui modelos de diferentes marcas e faixas de preço.

1º – Smart TV 32 polegadas LED, Sony

A Smart TV da Sony possibilita o acesso a redes sociais, aplicativos e serviços de streaming através de Wi-Fi integrado. A resolução é em HD, mas o aparelho tem a tecnologia X-Reality Pro que aprimora a qualidade das imagens exibidas em tela.

Outro recurso interessante é o Motionflow XR 240 que apresenta até 240 quadros por segundo, ao invés de 60. E o aparelho é protegido contra poeira, umidade, raios e surtos de tensão pela tecnologia X-Protection PRO.

2º – Smart TV 32 polegadas LED, Samsung

A Smart TV da Samsung tem resolução HD e tecnologia Wide Color Enhancer Plus, que proporciona excelente qualidade de imagem. O som multi-surround,
permite que você assista aos seus filmes e séries favoritos com um áudio realista e cheio de detalhes.

Outro recurso interessante é o Picture-in-Picture, que divide a tela em duas partes, desta forma você consegue assistir à novela enquanto o marido joga videogame. O aparelho tem Wi-Fi integrado e entradas HDMI e USB.

3º – Smart TV 32 polegadas LED, LG

A smart TV da LG é um modelo completo: vem com Wi-Fi integrado, sistema operacional Web OS 4.0, qualidade de som Virtual Surround Plus, HDR ativo e Upscaler HD (que otimiza a qualidade de imagem).

A resolução deste aparelho é HD e a taxa de atualização é de 60 Hz. Este aparelho possui uma entrada USB e três entradas HDMI, para conectar outros dispositivos de mídia.

4º – Smart TV 32 polegadas LED, Philips

A smart TV da Philips tem tecnologia Pixel Plus HD, que proporciona imagens com cores naturais, bastante contraste, nitidez e profundidade. A taxa de reprodução é de 60 Hz e o aparelho tem Wi-Fi integrado.

Quem gosta de conectar outros dispositivos à televisão, como videogame, Blu-Ray, notebook, smartphone e pendrive, vai aproveitar as três entradas HDMI e as duas entradas USB.

5º – Smart TV 32 polegadas LED, Multilaser

A smart TV da Multilaser possui painel Widescreen e resolução HD que proporciona imersão total. Outro recurso interessante é a conexão Wi-Fi integrada, você pode assistir às suas séries e filmes favoritos através de serviços de streaming como Netflix e Prime Video.

Este aparelho tem função Miracast (espelhamento de tela), desta forma tudo o que você visualizar na tela do smartphone será transmitido para a tela da TV. O aparelho também tem conexão USB.

6º – TV 32 polegadas LED, AOC

A TV LED da AOC é um modelo mais simples, ideal para quem não precisa dos recursos de uma Smart TV. O painel é LED, a resolução é HD e a taxa de atualização é de 60 Hz.

Este aparelho tem diversas conexões: duas entradas HDMI e uma entrada USB, que permitem que você conecte videogame, Blu-Ray, smartphone, pen drive, entre outros. O aparelho também possui entrada VGA/RGB para utilizar a tela como monitor de PC.

7º – TV 32 polegadas LED, Panasonic

A TV LED da Panasonic tem como diferenciais a resolução HD, que proporciona imagens em alta resolução, e a tecnologia “V-Audio”, que fornece um som ambiente realista e imersivo.

Apesar de não ter conexão wireless, as entradas USB e HDMI permitem o acesso ao conteúdo de dispositivos multimídia. Com a função Media Player dá até para personalizar a reprodução, adicionando músicas e efeitos de fundo.

Guia de Compra

Uma TV 32 polegadas proporciona um excelente campo de visão, para que você e sua família possam assistir a filmes e séries e observar todos os detalhes das cenas.

Além de ser uma excelente opção para ambientes menores, a TV de 32 polegadas desponta como uma alternativa mais barata do que os outros televisores. Ficou interessado? Então confira este Guia de Compra.

Imagem de uma família assistindo a um filme na televisão.

A TV de 32 polegadas é a melhor opção para casas e apartamentos pequenos. (Fonte: Belchonock / 123RF)

O que é uma TV 32 polegadas?

A televisão de 32 polegadas é o modelo ideal para quem procura um aparelho para ambientes menores. Com este tamanho de tela, o ideal, é que a televisão fique de 1,2 a 2,4 metros de distância do telespectador.

Apesar de a tela ser menor do que as demais, o formato Widescreen (maior nas laterais e menor na altura), dá a sensação de uma tela grande, ideal para assistir filmes e séries e jogar videogames.

Um dos diferenciais de uma TV de 32 polegadas é o preço. Este é o modelo mais barato, você encontra excelentes opções por preços inferiores a R$ 1.000, o que faz deste modelo uma boa alternativa para quem não está podendo gastar muito no momento.

Quais são os diferenciais de uma TV 32 polegadas?

Para falar sobre os diferenciais de uma TV 32 polegadas, podemos começar pelo painel de LED. Feita de cristal líquido, essa tela proporciona imagens com cores realistas, bastante contraste, brilho em cores claras, pretos mais profundos, nitidez e sensação de profundidade.

Essas características fazem com que as cenas sejam mais realistas. A iluminação é feita por uma série de pequenas lâmpadas de LED, que garantem luminosidade mesmo se o ambiente estiver escuro.

Outro aspecto interessante da tela LED é o design ultrafino e mais leve. Um último benefício é a economia de energia elétrica: a TV de LED consome até 40% menos do que a tecnologia anterior.

Imagem de uma pessoa com um controle remoto na mão.

A TV de LED é bem iluminada. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

A resolução de imagem é uma das características mais importantes em uma televisão. Esse padrão não tem nada a ver com o tamanho da tela e sim com a quantidade de pixels, ou seja, os pontos que formam imagens quando agrupados.

Os pixels são organizados em linhas e colunas, desta forma, uma televisão com 1280×720 pixels tem 1280 pontos por linha e 720 por coluna. A TV de 32 polegadas possui resolução HD.

Embora seja mais básica, a resolução HD é bem similar a imagem de uma televisão digital. Entretanto, a quantidade de pixels (1366×768) dá conta de entregar uma boa qualidade de imagem em um aparelho com 32 polegadas.

Entretanto, se você gosta de jogar videogame, a TV 32 polegadas pode não ser a melhor escolha para você, pois devido ao tamanho da tela, não há no mercado, nenhum modelo com resolução superior ao HD.

Vantagens
  • É ideal para ambientes menores
  • Você encontra modelos convencionais e Smart TVs
  • Painel em LED proporciona imagens espetaculares
  • Formato Widescreen é imersivo
  • É o modelo com preço mais acessível do mercado
Desvantagens
  • Não é adequada para ambientes grandes
  • O formato é padrão: tela reta e panorâmica
  • Modelo com resolução HD. Não espere encontrar tecnologia FHD, OLED ou QLED

Vale a pena comprar uma TV 32 polegadas?

Muitas pessoas acham que quanto maior a tela de uma televisão, melhor será a experiência audiovisual. Mas, isso não é verdade, pois o tamanho ideal de uma TV está relacionado ao tamanho do cômodo onde ela será instalada.

Uma televisão muito grande em um espaço pequeno, vai induzi-lo a fazer um esforço maior com os olhos para acompanhar as cenas e isso pode prejudicar sua visão.

Imagem de uma sala de estar.

Uma TV de 32 polegadas deve ficar a no máximo 2,5 metros de distância do espectador. (Fonte: Jareck Ceborski / Unsplash)

Como os apartamentos e casas estão cada vez menores, a TV 32 polegadas se destaca como uma das escolhas mais vantajosas, pois numa sala pequena, quarto infantil ou escritório, a distância entre o sofá/cama e a televisão é mínima.

Como já mencionamos, a televisão deve ficar a pelo menos 1,20 m de distância de onde o espectador está sentado. Ao seguir este padrão, você vai aproveitar ao máximo a qualidade de imagem que a TV tem a oferecer.

foco

Você sabia que é importante instalar a televisão à altura dos olhos e a uma distância adequada? Se o aparelho estiver muito perto, os olhos vão se movimentar mais para acompanhar a imagem, se estiver muito longe você vai precisar fazer um esforço maior para enxergar.

O custo-benefício de uma TV 32 polegadas também é muito alto, pois o aparelho oferece vários recursos interessantes ao valor mais baixo na categoria de televisores.

Com o dinheiro que você vai economizar na compra de uma TV 32 polegadas, dá para investir na ambientação, comprar um home theater ou uma soundbar. Desta forma você vai aproveitar bastante a televisão nova.

Devo comprar uma televisão comum ou uma Smart TV?

Muitas pessoas deixam de comprar uma Smart TV por acreditarem que a tecnologia encarece o aparelho. A verdade é que hoje em dia, você encontra muitas Smart TVs pelo mesmo preço de uma televisão convencional.

A plataforma inteligente é uma evolução desses aparelhos. Com este recurso, as possibilidades com a televisão ampliam bastante e vão muito além de assistir à programação de canais da TV aberta ou por assinatura. Podemos destacar:

  • Acesso à internet, aplicativos e redes sociais.
  • Acesso à serviços de streaming como Globo Play, Netflix e Amazon Prime Video.
  • Uso de plataformas de conteúdo multimídia como Youtube.
  • Acesso a videoconferências pelo Skype.
  • Baixar jogos.
Imagem de um casal jogando no Playstation 4.

Com a smart TV dá para jogar. (Fonte: JEESHOOTS.COM / Unsplash)

Alguns modelos possuem até comando de voz, que permite fazer pesquisas e acionar determinadas funções. O controle remoto também pode ser utilizado como um Kinect de videogames, pois o dispositivo reconhece o movimento das mãos.

Mas para aproveitar todos esses benefícios, você precisa ter acesso a uma rede de internet banda larga com velocidade mínima de 4 MB. A maioria dos modelos vem com Wi-Fi embutido, mas você também pode optar pela conexão via cabo Ethernet.

Confira as vantagens e desvantagens de investir em uma smart TV 32 polegadas:

Vantagens
  • Acesso à internet, aplicativos e redes sociais
  • Dá para assistir conteúdos de serviços de streaming
  • Dá para jogar diretamente na TV ou conectar um console de videogame
  • Possibilita pausar, dar play e gravar conteúdo da TV aberta
Desvantagens
  • Requer acesso à internet banda larga
  • Custa um pouco mais caro do que uma TV convencional
  • Um dispositivo dongle pode executar as mesmas funções

Outra opção é comprar um gadget que transforma a televisão comum em uma Smart TV. Os principais modelos são Chromecast do Google e Fire Stick TV da Amazon. Mas vale ressaltar que esse dispositivo não altera a qualidade de imagem e som do aparelho.

Quanto custa?

A TV 32 polegadas é uma excelente alternativa para quem quer comprar um aparelho mais barato, mas que entregue boa qualidade de imagem e som e recursos interessantes.

Você encontra boas opções a partir de R$ 800, a maioria custa entre R$ 900 e R$ 1.000 e o modelo mais caro chega a R$ 1.250. E não há diferença de preço entre a televisão comum e a smart TV, pois a plataforma Smart barateou bastante.

O mais bacana é que esses preços acessíveis são praticados por todas as marcas, das menos conhecidas até às gigantes da tecnologia.

Onde comprar?

Você encontra a TV 32 polegadas em lojas de produtos eletrônicos como Fast Shop e em lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos como Ricardo Eletro, Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia.

Uma dica para adquirir um aparelho mais barato é comprar a TV pela internet, pois os preços caem de 15 a 20% em comparação aos de uma loja física.

Sugerimos que você confira na Amazon, que além de preços promocionais, oferece frete grátis para alguns produtos. Todos os modelos desse ranking estão disponíveis nesse site de vendas, basta clicar sobre os produtos.

Imagem de uma TV de 32 polegadas.

Comprando online você paga de 15 a 20% mais barato em sua TV 32 polegadas é padrão. (Fonte: Wang John / Unsplash)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de TV 32 polegadas

Se você está precisando comprar uma televisão, a TV 32 polegadas é uma excelente alternativa, pois além de ser mais barata, oferece recursos semelhantes aos encontrados em modelos maiores, mais modernos e mais caros.

E você encontra uma grande variedade de modelos à venda. Mas se você for um consumidor inexperiente, essa variedade deixa de ser um benefício para se tornar um problema.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre quais critérios você deve analisar no momento da compra. São oito itens que servirão como um guia prático para ajudá-lo a escolher o modelo ideal.

  • Conexão com a internet
  • HDR
  • Qualidade de som
  • Frequência em Hertz
  • Conexões
  • Consumo de energia
  • Design
  • Recursos adicionais

Vamos explicar cada um dos tópicos ao longo desta seção.

Conexão com a internet

Não é porque a TV de 32 polegadas é mais barata, que ela não possui recursos interessantes. Quando for comprar o aparelho analise se ele possui conexão com a internet.

A plataforma Smart tem conexão Wireless, que permite que você navegue na internet, acesse redes sociais, assista a conteúdo em streaming, jogue e baixe alguns aplicativos interessantes.

Tão importante quanto verificar se o aparelho possui essa funcionalidade é avaliar o sistema operacional do aparelho. A velocidade da plataforma, disposição de ícones e facilidade de navegação influenciam diretamente em sua experiência com o aparelho.

Usabilidade Aplicativos Velocidade Diferencial
Android (Philips e Sony) Aplicativos aparecem em cards grandes na tela, ou seja, a seleção ocupa toda a tela Grande variedade de aplicativos adaptados para Smart TVs na Play Store É fluído e não sofre travamentos, exceto em apps muito pesados, como jogos Oferece os mesmos serviços e aplicativos dos smartphones Android
Tizem (Samsung) Menu flutuante com disposição dos ícones na borda inferior. Apps são mais difíceis de fechar. A loja de aplicativos é própria da Samsung. Oferece apps populares, mas as opções são limitadas Comandos são atendidos rapidamente, mas por causa do excesso de animações, o cursor demora para se movimentar Tem uma plataforma de streaming só de jogos (Gamefly)
Web OS (LG) Menu flutuante, os apps aparecem na borda inferior da tela por cima do que está sendo transmitido em tela. Você também pode incluir seus canais favoritos na barra de ícones A loja de aplicativos é própria da LG. Você encontra menos opções de aplicativos e eles são limitados Seleção de aplicativos e trocas de menu funcionam bem, com fluidez e sem travamentos (mesmo com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo) Oferece experiência completa para todos os modelos de smart tvs, mesmo as de 32 polegadas (outras marcas fazem essa distinção)

Também vale a pena analisar se o controle remoto da TV 32 polegadas possui botões de atalho para os principais serviços de streaming: Netflix, Prime Video e Globo Play. Esse recurso é muito usado no dia a dia.

HDR

Mesmo com resolução HD, a TV 32 polegadas pode vir com uma tecnologia que permite ganho de qualidade de imagem superior à alta resolução, o nome deste recurso é HDR Ativo. Traduzida do inglês, a sigla significa “grande alcance dinâmico”.

A principal função do HDR é a otimização de imagens. As cenas são reproduzidas com tonalidades vibrantes, melhores níveis de contraste, tons claros com mais brilho e pretos mais escuros.

Além do resultado ser mais bonito esteticamente, as imagens ganham um realismo que aproxima bastante da forma como os olhos veem as imagens naturalmente.

Qualidade de som

A qualidade de som é fundamental em uma televisão, percebemos isso quando estamos assistindo um filme de terror ou ação, em que o som assume grande importância no envolvimento do espectador.

Por isso, vale a pena procurar um modelo com boas caixas de som integradas, caso contrário você vai precisar comprar um home theater ou uma soundbar.

Para saber se a televisão tem uma boa qualidade de som, procure pelas indicações de “som imersivo”, “multi-surround” ou “Virtual Surround Plus”. Também vale a pena analisar a potência em Watts RMS, entre as opções, você encontra:

  • Potência de 6W RMS em um alto-falante;
  • Potência de 10W RMS dividida em dois alto-falantes com 5W RMS;
  • Potência de 16W RMS dividida em dois alto-falantes com 8W RMS;
  • Potência de 20W RMS dividida em dois alto-falantes com 10W RMS.

Frequência em Hertz

A frequência em Hertz (Hz) indica quantas vezes por segundo a tela é atualizada, ou seja, se o aparelho tem 60 Hz significa que ele consegue atualizar 60 quadros por segundo.

Essa, inclusive, é a medida padrão da maioria das TVs de 32 polegadas. Entretanto, você encontra alguns modelos com tecnologia de reprodução de até 240 quadros por segundo. Vale ressaltar que quanto maior a frequência, mais suave é a transição das imagens em cena.

Pessoas que utilizam a TV para jogar videogame, precisam escolher um modelo com frequência em Hertz maior. Desta forma, as ações do jogo não ficarão borradas ou distorcidas. O mesmo vale para quem gosta de assistir partidas de futebol, filmes de ação ou de aventura.

Imagem de dois rapazes assistindo a uma partida de futebol na televisão.

Quanto maior a frequência em Hertz, mais suaves são as transições de imagens. (Fonte: Olena Yakobchuk / 123RF)

Conexões

Outra característica que merece a sua atenção é a conectividade da TV de 32 polegadas. Todos os modelos possuem saídas HDMI e USB, o que varia bastante é a quantidade.

Se você gosta de conectar muitos gadgets, escolha um modelo com duas ou três saídas HDMI e duas USB. Se as portas forem insuficientes, você vai precisar conectar e desconectar o aparelho toda a vez que for usá-lo.

HDMI: essa tecnologia garante que você terá a melhor qualidade de imagem e som. É ideal para aparelhos que não possuem a função Smart.

O cabo HDMI serve para conectar DVD, Blu-Ray, videogame, home theater, soundbar e notebook (para transmitir conteúdo do seu computador para a tela da televisão). Você encontra de uma a três saídas HDMI.

USB: é uma função importante, pois como ela você pode conectar e transmitir conteúdo do pendrive, HD externo e smartphone. Você encontra de uma a duas saídas USB.

Bluetooth: serve para conectar dispositivos móveis de maneira remota.

Consumo de energia

Outro critério que deve ser levado em conta no momento da compra de uma televisão de 32 polegadas é o consumo de energia do aparelho. Pesquisamos modelos de todas as marcas para poder indicar o consumo de energia desses aparelhos:

  • 39 KW/h
  • 40 KW/h
  • 50 KW/h
  • 58 KW/h
  • 60 KW/h
  • 68 KW/h

Como você pôde perceber, mesmo com tamanho, padrão e resolução de tela iguais- e funções similares – esses aparelhos apresentam bastante variação no consumo de energia.

Quando estiver analisando uma TV 32 polegadas, avalie qual é a classificação energética feita pelo INMETRO. O selo de eficiência energética “A” indica que o aparelho é bastante econômico e sua conta de luz não sofrerá alterações significativas.

Design

O design dos modelos de TV 32 polegadas é padrão quanto ao formato, ou seja, tela reta e em formato widescreen, entretanto, você tem algumas alternativas quanto a cor da borda e da base do aparelho.

A maioria dos modelos tem borda preta, mas você encontra algumas opções em grafite, cinza claro ou prateado. A base para mesa pode acompanhar a cor da borda ou ser em outra tonalidade, alguns modelos possuem base cromada ou em aço escovado.

Recursos adicionais

A TV 32 polegadas pode vir com alguns recursos adicionais bastantes interessantes. Listamos os principais abaixo:

Imagem de uma mulher utilizando a função miracast.

A função Miracast espelha a tela do smartphone ou tablet na televisão. (Fonte: Sergey Rasulov / 123RF)

  • Miracast: Permite espelhar a tela do tablet ou smartphone na televisão.
  • Saída para fone de ouvido: Relevante se você deseja assistir televisão sem incomodar as outras pessoas na casa.
  • X-Protection PRO: Protege o aparelho da poeira, umidade, raios e surtos de tensão (tecnologia da Sony).
  • Modo futebol: Deixa as cores mais saturadas e o som mais potente.
  • Picture-in-picture (PIP): Divide a tela em dois, para assistir diferentes programas. Uma das divisões é menor.
  • Painel D-LED: Televisão possui painel de LEDs com retroiluminação, por isso tem nível maior de brilho.
  • Time Machine Ready: Grava programas da TV aberta diretamente no pendrive ou HD externo.
  • Modo Hotel: Dá para configurar a seleção de canais, volume e horário de funcionamento. Tem recurso Welcome Screen.

(Fonte da imagem destacada: Jens Kreuter / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.