Na foto uma sala de estar com uma janela ampla, sofá azul, almofadas bege e uma televisão em cima de um móvel na frente de uma parede escura.
Ultima atualização: 19 de agosto de 2019

Como escolhemos

Products

12Produtos analisados
Hours

18Horas investidas
Studies

5Estudos avaliados
Comments

65Comentários coletados

Quanto mais o tempo passa os televisores vêm ganhando novas tecnologias que os tornam ainda melhores. Uma excelente opção é TV 40 polegadas e é sobre ela que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja muito bem-vindo!

Possuindo um tamanho que combina com diversos ambientes, esse tipo de TV é encontrado em muitos modelos e graças a isso existem versões que proporcionam imagens e som de cinema, por um preço médio muito bom.

E se você está pensando em adquirir um aparelho novo para a sua casa essa pode ser uma ótima escolha e nesse texto trazemos tudo o que há de mais importante sobre ela para que você saiba exatamente qual comprar. Então continue com a gente e vamos lá!



Primeiro, o mais importante

  • A TV 40 polegadas é ideal para salas de estar e quartos de tamanho médio e grande.
  • Todas elas possuem ótima resolução de imagem e a maioria é full HD, existindo inclusive modelos que conseguem se conectar à internet.
  • O valor de uma TV 40 polegadas se inicia em cerca de R$ 1.300 e até mesmo as mais modernas não possuem um valor tão elevado.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores TVs 40 polegadas

A TV 40 polegadas é uma excelente opção para quem não abre mão de assistir suas séries, filmes e muitos outros programas, porém, ela precisa ser de ótima qualidade para reproduzir boas imagens e sons. Por isso, separamos nesse ranking as melhores do mercado, confira.

1º – TV 40 Polegadas Samsung Led Smart Full HD

Esse modelo de TV 40 polegadas da Samsung tem uma espessura semi slin e possui um mecanismo de imagem Hiper Real Clear Motion com resolução de 1920 x 1080 full HD, que proporciona uma experiência muito nítida e real.

Ela já vem com aplicativos como Netflix e Youtube instalados e consegue se conectar facilmente a internet. Além disso, a TV conta com um sistema de áudio Dolby Digital Plus, além de alto-falantes com dois canais, duas entradas HDMI, uma USB e uma AV.

2º – TV 40 Polegadas Led Smart Samsung

Esse outro modelo de TV 40 polegadas oferece imagem de alta definição a partir da sua resolução full HD e possui um intenso realismo de cores. Ela já vem acompanhada de diversos aplicados na sua tela e conta com conectividade Wi-Fi integrada.

Além disso, ela tem conversor digital, brilho em 300nits, frequência de 60 Hz e um tempo de resposta de 8,5 ms. A TV conta ainda com duas entradas HDMI, USB e AV, permitindo uma total conexão aos mais diversos dispositivos.

3º – TV 40 Polegadas LED Full HD Smart Panasonic

Possuindo um processador exclusivo do tipo BCX, que cria imagens em alta definição, essa TV 40 polegadas conta com resolução full HD, painel de LED e exibição widescreen, garantindo uma visualização de cinema com excelente nitidez, contraste e cores.

Ela possui duas entradas HDMI, uma USB e acompanha um conversor digital integrado. Além disso, a TV tem ainda conexão a internet, três opções de idioma, uma frequência de 60 Hz e potência de 20 watts.

Guia de Compra

Ideal para assistir a programas da TV aberta, séries e filmes, a TV 40 polegadas é uma ótima opção para quem busca por uma tela maior, mas sem gastar muito com isso, e está disponível em diversas opções, existindo inclusive versões smart TV, que se conectam facilmente a internet.

Graças a isso elas estão entre as mais vendidas e é para te mostrar suas vantagens e desvantagens, preços e até mesmo como escolher uma para você que preparamos esse guia de compra. Para saber tudo basta continuar lendo.

Na foto uma mulher sentada em um sofá com um controle remoto na mão olhando para uma televisão.

As TVs de 40 polegadas combinam muito com salas de estar e possuem um tamanho muito bom para assistir filmes e séries. (Fonte: Goran Bogicevic / 123rf)

O que é uma TV 40 polegadas?

A TV 40 polegadas é um aparelho que não se encaixa nem entre os que possuem tamanho pequeno, nem gigante, tendo assim uma tela com uma medida ideal para quem quer algo grande, porém sem exagerar.

No geral esse tipo de TV possui cerca de 101 centímetros de largura e 50 centímetros de altura sem a sua base e está disponível em diversas espessuras, existindo modelos que são mais finos e até aqueles um pouco mais grossos.

Quais as vantagens e desvantagens da TV 40 polegadas?

Graças ao seu tamanho, a TV 40 polegadas é muito versátil e devido a isso consegue ser instalada em diversos ambientes sem pesar. Além disso, atualmente ela existe em variados modelos e assim consegue ter qualidade de som e imagem superiores.

Outra vantagem é que há muitas opções com a tecnologia smart, que são ideais para quem adora assistir a conteúdos da internet no televisor, sem a necessidade de cabos e ligações adicionais para isso.

Há também a vantagem de que esse tipo de TV não está entre as mais caras e possui um preço médio que vale o investimento, tendo assim um excelente custo benefício.

A desvantagem desse modelo de aparelho é que existem pouquíssimos modelos ou quase nenhum fabricados com tela curva, resolução 4K e 3D, sendo que quem busca por uma TV desse tipo terá que optar por opções maiores.

Vantagens
  • Pode ser instalada em diversos ambientes
  • Possui ótima qualidade de som e imagem
  • Existem diversos modelos que acessam na internet
  • Possui um valor acessível
Desvantagens
  • Existem poucas opções em 4k, 3D ou com tela curva

Qual o tipo de tela que a TV 40 polegadas possui?

As TVs 40 polegadas possuem tela LED e isso faz com que elas consigam transmitir imagens com muita qualidade. Esse tipo de tela é uma evolução do LCD e é a partir dela que foram criadas as novas tecnologias Oled e Qled, que são encontradas em televisores maiores.

Com isso, a tela LED é a mais utilizada em diversos aparelhos eletrônicos e é composta por um grande número de diodos, que são pequenas lâmpadas. Esses diodos são os responsáveis por emitir luz para o cristal líquido que compõe a tela da televisão.

Dessa forma, ao invés de toda ela receber luz, cada ponto é aceso conforme é necessário para formar as imagens e com isso é possível ter uma maior definição e melhores cores e contrastes.

Na foto uma televisão ligada em cima de um móvel branco com uma planta ao lado esquerdo em uma sala com piso de madeira.

As televisões com tela LED se consolidaram porque conseguem ter um valor acessível e oferecem uma excelente qualidade de imagem, contando com cores e nitidez muito intensas. (Fonte: Jens Kreuter / Unsplash)

Qual a melhor: TV 40 polegadas digital ou smart TV?

Todas as TVs 40 polegadas novas possuem um conversor digital integrado e isso significa que elas recebem um sinal digital e graças a isso possuem uma imagem e som sem chuviscos ou interferências, diferente do que acontece com o analógico, que inclusive já foi desligado em diversas cidades brasileiras.

Dessa forma, a TV 40 polegadas digital tem como vantagens fornecer um som semelhante aos dos home theaters e fornecem guias eletrônicos de programação, com informações sobre tempo, programas e muito mais.

A grande diferença delas para a smart TV é que esse modelo consegue aliar a qualidade da TV digital com conexão à internet através do Wi-Fi ou cabo e graças a isso com elas é possível acessar aplicativos e assistir a conteúdos presentes na banda larga.

Além disso, com a smart TV de 40 polegadas há ainda a possibilidade de conectá-la a smartphones e tablets de maneira bem simples, podendo assim consultar tudo o que existe nesses aparelhos.

Com isso, qual delas escolher depende muito da sua forma de utilização do aparelho de televisão e quem gosta de séries e filmes e costuma assisti-las pelo computador pode se beneficiar com a smart TV.

TV Digital Smart TV
Qualidade da imagem Pode ser HD e full HD e oferece imagens nítidas e sem chuviscos e interferências Existem modelos HD, full HD e até 4K e oferece imagem nítidas e sem chuviscos e interferências
Som Se equipara aos dos home-theaters e pode emitir um som de cinema Se equipara aos dos home-theaters e pode emitir um som de cinema
Tipo de sinal e conectividade Digital Digital com conexão à internet
Diferenciais Acompanha guia eletrônico para acesso a programação e conta com entradas USB, HDMI e AV Pode se conectar a outros aparelhos e é possível acessar aplicativos como Netflix e Youtube

Como e onde instalar a TV 40 polegadas?

A TV 40 polegadas é ideal para salas de estar e quartos de tamanho médio a grande, sendo que a distância mínima em que ela deve estar do sofá é de 1,5 metros, podendo ficar até no máximo 3 metros para poder ser bem aproveitada.

Os modelos podem ser colocados em cima de móveis como racks e mesas, já que todos eles vêm acompanhados de suportes, ou então através de painel para TV, que podem ser escolhidos de acordo com a decoração do ambiente.

Um ponto importante para quem opta por colocar a TV 40 polegadas na parede é analisar o material em que ela é feita. As que são de gesso são muito fracas e podem não suportar o peso da televisão. Uma alternativa caso a sua parede seja feita com esse material é procurar por vigas, já que elas são fortes e conseguem sustentar o televisor.

É preciso tomar cuidado também com o tipo de suporte que será adquirido e antes de qualquer coisa é necessário anotar o peso da sua TV para adquirir uma opção que o suporte, já que muitas vezes aparelhos com a mesma polegada podem pesar diferente.

Porém, independente a forma de instalação desse produto é necessário levar em consideração alguns fatores e o primeiro é a localização. Sempre opte por deixar a televisão o mais longe possível do sol, já que quando ele bate na tela fica mais difícil de assisti-la.

Outra questão é a altura em que ela ficará do local onde as pessoas que irão usá-la se sentarão. Dessa forma, o ideal é que ao se sentar a parte inferior do televisor fique no nível dos olhos, para que seja possível utilizá-la de maneira confortável.

Na foto uma sala de estar com um sofá azul e móveis brancos com plantas no canto e uma televisão em frente a uma janela.

As TVs 40 polegadas podem ser instaladas tanto na parede quanto em cima de móveis e é ideal que fiquem muito estáveis para evitar acidentes que possam quebrá-las. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Quanto custa?

O preço de uma TV 40 polegadas é determinado a partir do tipo de tecnologia com que ela trabalha e também a sua marca. Dessa forma, existem opções que são full HD, outras são smart TV e afins.

Com isso, os modelos mais simples tem um preço inicial por volta dos R$ 1.300 e o preço máximo que elas podem chegar é cerca de R$ 2.300.

Onde comprar?

É muito fácil de encontrar uma TV 40 polegadas para comprar e em praticamente todas as lojas que vendem produtos eletrônicos é possível encontrá-las, sendo que alguns exemplos são Casas Bahia, Magazine Luiza, Fast Shop e Carrefour.

Na internet também não há dificuldades e nela pode-se facilmente pesquisar uma série de opções sem se preocupar em sair de casa. Assim, alguns sites onde as TVs 40 polegadas são muito vendidas são:

  • Amazon
  • Americanas
  • Ponto Frio
  • Mercado Livre

Além disso, caso você não saiba os modelos que estão no nosso Ranking também podem ser adquiridos e se você gostou de algum basta clicar nele que rapidamente será direcionado ao site onde está à venda.

Na foto a mão de uma pessoa segurando controle remoto em frente a uma televisão de fundo.

Existem diversas opções de TV 40 polegadas nas lojas e as de modelo smart TV são as mais encontradas. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de TV 40 polegadas

Até aqui te apresentamos tudo o que há de mais importante sobre a TV 40 polegadas, e se você está decidido a adquirir uma, saiba que existem alguns fatores que devem ser levados em consideração para fazer a melhor escolha, são eles:

  • Resolução da imagem
  • Qualidade do som
  • Conectividade e número de portas
  • Frequência
  • Espessura

Agora detalharemos cada um deles.

Resolução da imagem

Uma dos pontos mais importantes de uma televisão é a imagem que ela transmite e essa deve ser da melhor qualidade possível, para que o que está passando na tela do aparelho seja muito nítido e livre de qualquer interferência.

Essa característica é determinada a partir da resolução da tela que é medida por pixels, sendo que dentre as opções disponíveis para a TV 40 polegadas a full HD é uma das melhores.

Caso você encontre alguma opção com a tela HD, vale saber que ela tem metade dos pixels da full HD e por mais que possa gerar imagens boas, sempre será inferior.

E mesmo que existam poucos modelos, é possível optar por uma televisão 40 polegadas 4K, chamadas também de Ultra-High-Definition.

Essas conseguem ser superiores ao full HD já que possuem telas com resolução de 3840 x 2160 pixels, o que é quatro vezes mais do que a outra opção e nelas é muito difícil de visualizar os pontos que formam as imagens.

Devido a isso, os televisores 4K conseguem exibir conteúdos com mais nitidez, brilho e variação de cores.

Televisão HD Televisão Full HD Televisão 4K
Número de pixels 1.280 x 720 pixels 1.920 X 1080 pixels 3.840 X 2160 pixels

Qualidade do som

De nada adianta ter uma televisão com uma super resolução de imagem se o som que ela transmite não é de qualidade certo? Então esse é outro ponto em que você deve se atentar.

Logo, vale saber que o Dolby Digital é um dos melhores, porém caso não encontre nenhuma que possua essa tecnologia vale pesquisar nas características se ela possui uma disposição de alto falantes diferenciada, se conta com algum sistema especial para isso e afins.

Na foto um casal comendo pipoca olhando assustados para uma televisão sentados em um sofá.

A imagem e o som da TV 40 polegadas são dois fatores essenciais para garantir uma melhor experiência para quem está assistindo. (Fonte: Antonio Guillem / 123rf)

Conectividade e número de portas

As formas de conexão que a TV 40 polegadas possui é outra coisa que você deve levar em consideração e aqui não entra somente a questão da internet, mas também o número de portas que ela possui.

Claro que se você tem o desejo de acessar a internet e até mesmo o seu celular pela televisão vale muito a pena adquirir uma smart TV 40 polegadas, porém o número de entradas que ela tem também deve ser pensado.

Essas portas são importantes para conectar o aparelho a blue-rays, vídeo games, DVDs e até mesmo aos equipamentos da empresa de TV a cabo, por exemplo. Logo, no mínimo ela deve possuir duas entradas HDMI e pelo menos uma USB, sendo que mais do que isso pode ser muito útil.

Uma dica para quem vai usar a internet na televisão 40 polegadas é verificar se será necessário conectá-la via Wi-Fi ou cabo e também contratar um plano ilimitado ou com muitos megabytes, já que o consumo pode ser alto para reproduzir filmes em 4K, por exemplo.

Frequência

A frequência é outra característica da TV 40 polegadas que deve ser analisada e ela diz respeito ao número de vezes com que a tela é atualizada. Isso também auxilia na qualidade de imagem que você irá receber.

Por exemplo, um televisor com uma frequência de 60Hz reproduz 60 quadros por segundo e quanto maior for esse número mais suave é a transição da imagem, diminuindo consideravelmente borrões ou distorções.

Na foto as mãos de duas pessoas segurando controles de videogame e uma televisão ao fundo com um jogo de futebol.

Principalmente para quem irá usar a TV 40 polegadas para jogos é essencial optar por um modelo que possua uma frequência alta para conseguir imagens melhores. (Fonte: JESHOOTS.COM / Unsplash)

Espessura e tamanho da TV

Mesmo que o tamanho da tela de uma TV 40 polegadas seja sempre o mesmo, a sua estrutura causa alterações nas suas medidas como um todo e é importante analisar se elas se adequam ao seu espaço e gosto.

Existem pessoas que tem buscado por televisores cada vez mais finos, logo é importante checar a espessura que o aparelho possui. Quem tem uma área mais reduzida para colocá-la também deve procurar por modelos que tenham bordas mais finas e com isso se mantém o tamanho da tela, sem gastar mais espaço para isso.

(Fonte da imagem destacada: Jean van der Meulen / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.