TV grande.
Ultima atualização: 27 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

68Comentários coletados

Já imaginou ter uma TV de 55 polegadas em casa? Claro que sim! Afinal esse é o desejo da maioria dos brasileiros. Mas como existem muitos modelos, marcas e configurações, nem sempre é fácil escolher a televisão ideal.

Para lhe ajudar nesse processo de compra, nós vamos mostrar quais são as principais tecnologias que você vai encontrar em uma TV grande como a de 55 polegadas e quais são os recursos que não podem faltar nesse aparelho.




O mais importante

  • A TV de 55 polegadas é ideal para quem busca uma experiência de cinema em casa, com imagens e áudio de alta qualidade.
  • Esse tipo de televisão costuma vir com tecnologia e recursos modernos, que permitem uma maior interatividade com programas e serviços de streaming.
  • Mas uma TV grande não é indicada para ser instalada em qualquer cômodo. É preciso considerar a distância do aparelho para o sofá.

TVs de 55 polegadas: nossa recomendação dos melhores produtos

Antes de você conhecer todos os detalhes de uma TV 55”, vamos mostrar quais são os melhores modelos disponíveis no mercado. Veja:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre TV de 55"

Qual o tamanho de uma televisão de 55 polegadas? Qual deve ser a distância dela para o sofá? Quais são as tecnologias de cada marca? Essas são algumas perguntas que você deve fazer antes de comprar uma televisão grande como a de 55”. E as respostas você descobre a seguir, no nosso Guia de Compra.

Mulher deitada, comendo pipoca, com o controle de TV na mão.

Uma TV grande dá a sensação de estar no cinema, só que em casa. (Fonte: JESHOOTS-com/ Pixabay)

Por que escolher uma TV de 55 Polegadas?

A televisão de 55 polegadas faz parte da categoria de TVs grandes, daquelas que trazem a experiência de um cinema para dentro de casa. Por isso, uma televisão como essa é ideal para quem quer assistir programas, filmes e séries com uma imagem de alta qualidade, áudio potente e acesso a diversos recursos.

Isso porque, diferente de aparelhos menores, a maioria das TVs de 55 polegadas tem resolução 4K e podem vir com tecnologias de imagens variadas como OLED, QLED e NanoCell.

TV grande na sala de reunião.

Uma TV de 55” possui tecnologia de ponta e recursos modernos. (Fonte: cdu445/ Unsplash)

Além disso, televisões desse tamanho também costumam contar com um sistema de áudio de alta qualidade, sendo que algumas TVs possuem até recursos adicionais como o Dolby Audio e Dolby Atmos, que garantem sons imersivos como os das salas de cinema.

Vale destacar ainda que uma TV de 55 polegadas é cerca de 20% maior do que uma televisão de 50 polegadas.

Quanto mede a TV de 55 polegadas?

Para saber com exatidão as dimensões de uma televisão de 55 polegadas o mais recomendado é checar essa informação nas especificações técnicas do produto. Isso porque podem ocorrer variações dependendo da fabricante e do modelo.

Mas, de modo geral, uma TV 55” mede 70 cm de altura por 1,23 m de largura. Quanto à profundidade, ela varia dependendo do design.

Você vai encontrar TVs ultrafinas, com até 5 cm de profundidade, e modelos mais grossos, que podem chegar a ter 10 cm de profundidade.

LED, OLED, QLED ou NanoCell: Qual a melhor tecnologia da TV 55?

As televisões grandes contam com tecnologias que otimizam a qualidade da imagem exibida na tela. A seguir, nós explicamos as características de cada uma delas para você.

  • LED: A TV 55 de LED é a mais básica e comum. Ela é composta por uma tela LCD, com iluminação de lâmpada de LED por trás;
  • QLED: A TV de 55 polegadas QLED oferece cores mais vibrantes e proteção contra o efeito Burn-in, que causa manchas na tela;
  • NanoCell: Essa tecnologia, também disponível em TVs de 55 polegadas, garante cores, brilho e contrastes reais, além de um amplo ângulo de visão. Ou seja, você terá uma boa visão mesmo não estando de frente para a tela da TV;
  • OLED: A televisão de 55 polegadas com tela OLED oferece imagens com maior contraste e cores ainda mais vivas, além de ser mais fina e também ter um ângulo de visão grande.

Qual a melhor distância entre a TV 55" e o sofá?

Independentemente do tamanho da sua TV, se você quer ter uma boa visão das imagens é preciso instalar o aparelho no local certo. Para isso, deve-se medir a distância entre o sofá ou a cama e o local de instalação.

Dependendo do tamanho da televisão, haverá uma distância mais adequada para garantir o seu conforto na hora de assistir a seus programas e filmes preferidos. Confira na tabela abaixo as medidas para televisões grandes:

Tamanho da tela Distância entre TV e sofá
TV 50 polegadas entre 2,10 e 2,30 metros
TV 55 polegadas entre 2,30 e 2,40 metros
TV 58 polegadas entre 2,4 e 2,65 metros
TV 65 polegadas entre 2,65 e 3 metros
TV 75 polegadas mais de 3 metros

Critérios de compra: O que observar ao comparar os modelos de TV 55”

Até aqui você viu que, na hora de comprar uma TV de 55 polegadas, você vai precisar escolher a tecnologia de imagem que mais lhe agrada. Além disso, existem outras configurações que você precisa levar em conta. Confira:

Sistema Operacional

Leve em conta que a grande maioria das TVs de 55” são Smart TVs. Por isso, você vai precisar escolher o melhor sistema operacional do aparelho. De modo geral, ele se diferencia de acordo com a marca fabricante.

No entanto, os sistemas operacionais de TVs mais comuns são: Tizen, webOS, Android TV, Linux e SAPHI.

TV grande na sala.

O sistema operacional da TV pode ser básico ou mais completo. (Fonte: R ARCHITECTURE/ Unsplash)

Os sistemas WebOs e o Tizen tem uma interface que ocupa menos espaço na tela. Mas, assim como o Linux e o SAPHI, oferecem menos opções de aplicativos.

Já o Android é um sistema operacional que permite que você baixe apps na Play Store, além dos já incluídos na interface da TV.

Tecnologia HDR

HDR é uma tecnologia que melhora ainda mais a qualidade da imagem e possui vários formatos. Um deles é o Dolby Vision, que oferece mais contraste e profundidade de cores.

Mas você também vai encontrar a TV de 55 polegadas com o HDR10+, que é capaz de corrigir automaticamente o contraste quando cena a cena.

Taxa de Atualização

Se você quer usar a sua TV de 55 polegadas para jogar videogame, vale levar em conta a taxa de atualização do aparelho. Medida em Hertz, quanto maior o valor mais natural - e com maior grau de nitidez - será a transição de uma cena para outra.

Quando a taxa de atualização é baixa, as cenas mais rápidas acabam ficando com aspecto de borradas, porque exibem menos detalhes. De acordo com especialistas, o ideal para evitar esse tipo de problema é que a sua TV possua uma taxa de atualização de 120 Hz.

Potência de som

Se você quer uma experiência imersiva de cinema, além de buscar a melhor qualidade na imagem, também precisa verificar o áudio.

Nos vários modelos de TVs de 55 polegadas você vai encontrar diferentes potências de som, mas as melhores variam entre 20 W e 40 W.

Algumas opções também contam com tecnologias como Dolby Audio, que melhora ainda mais a qualidade dos diálogos, e o recurso Dolby Atmos que reproduz o som como se ele estivesse vindo de várias direções.

Recursos adicionais

Nas TVs de 55" também é possível encontrar vários recursos extras. Por isso, fique atento para escolher os melhores. Um recurso interessante é o que permite espelhar a tela do smartphone na TV.

Também é possível encontrar a função de multitela, com a qual é possível dividir a tela da TV para assistir a dois programas ao mesmo tempo. E sem contar no recurso de gravação e de pausa, que ajuda você a assisitir seus programas favortiso quando você quiser.

Veja abaixo outros recursos que você vai encontrar na TV 55 polegadas:

  • Modo ambiente;
  • Inteligência artificial;
  • Comando de voz.

Entradas

Não deixe de verificar também quais são os tipos e a quantidade de entradas presentes na sua TV de 55 polegadas. As portas HDMI e USB são as mais importantes porque servem para fazer conexões entre os mais variados tipos de dispositivos com a sua televisão.

A entrada HDMI, por exemplo, é necessária para conectar a sua TV de 55 polegadas a consoles de videogame e notebooks.

Já a porta USB é ideal para que você possa, por exemplo, conectar um pen drive ou HD externo para salvar as gravações. Nesse quesito, você vai encontrar TVs de 55" com até 4 portas HDMI e 3 USB. Quanto mais, melhor.

Resumo

Um TV de 55 polegadas é perfeita para criar a sensação de cinema em casa. Por conta do seu tamanho, essa televisão possui tecnologia de ponta e recursos que melhoram a imagem, o áudio e as possibilidades de interação.

Por isso, na hora de escolher o melhor modelo de TV 55”, verifique bem as configurações técnicas e o sistema operacional. Se possível, prefira os modelos com maior taxa de atualização e mais entradas de conexão.

(Fonte da imagem destacada: Marques Kaspbrak/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas