Imagem de TV 55 polegadas em sala.
Ultima atualização: 28 de julho de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

20Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O assunto de hoje é: TV 55 polegadas, uma excelente opção de tamanho para assistir com conforto seus filmes e séries favoritos e jogar em um painel amplo.

Esses modelos são muito tecnológicos, têm acesso à internet, aplicativos, redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, serviços de streaming como Amazon Prime e Netflix e sites de conteúdo multimídia como o YouTube.

Se você está pensando em comprar uma televisão de 55 polegadas, mas não sabe quais são os melhores modelos do mercado, desconhece as vantagens e desvantagens desse tipo de TV, não sabe onde comprar nem quanto custam, leia este artigo e você vai se tornar expert nesse tipo de eletrônico.




Primeiro, o mais importante

  • As televisões de 55 polegadas precisam de um pouco mais de espaço na sua sala ou quarto, já que devem ser instaladas a cerca de 3 metros de distância de onde você vai assistir.
  • Há diferentes padrões de resolução de imagem de uma televisão deste tipo: a HD, Full HD e as novas 4K (Ultra HD), sendo que essa última opção é a que tem mais resolução e qualidade de imagem.
  • É preciso explicar que os programas, filmes, séries e/ou jogos que serão exibidos na televisão nem sempre têm a qualidade de imagem compatível com o tipo da TV. Se você comprar uma TV 4K e o programa que estiver assistindo for em HD você não vai ter acesso ao nível máximo de qualidade de imagem que o aparelho é capaz de reproduzir.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de TV de 55 polegadas

Uma TV 55 polegadas é quase como um cinema em casa. Para quem gosta de filmes e séries, ter uma TV grande e inteligente é um conforto extra. Selecionamos alguns dos melhores modelos para você decidir qual atende suas necessidades e cabe no seu bolso. Confira:

Smart TV 55 polegadas 4K - Samsung

A Smart TV MU6300 da Samsung tem 55 polegadas, tela LED curva, que proporciona melhor campo de visão e profundidade às cenas, resolução de imagem em 4K, 4 vezes mais definida do que os televisores Full HD e wi-fi integrado. Esse modelo tem tela com tecnologia RGB de 8 bits, contraste HDR premium para ver até os menores detalhes. O processador é Quad Core, o que garante alto desempenho da plataforma. A interface é bastante intuitiva e pode ser acionada por controle de voz.

Smart TV 55 polegadas - LG

Esse modelo de TV 55 polegadas da LG tem resolução Ultra HD, frequência em 120Hz e processador Quad Core. Além disso, é equipada com galeria, LG Content Store e Miracast Overlay.  Conta ainda com a Inteligência Artificial ThinQ AI e acompanha controle remoto Smart Magic,

Smart TV 55 polegadas - Sony

Essa Smart TV tem qualidade de imagem 4K X-Reality Pro,que proporciona imagens mais realistas e com alta qualidade. O sistema operacional é Android e esse aparelho tem controle remoto com sistema de comando de voz.

O acabamento desse aparelho é superfino e a base foi desenvolvida para ocupar pouco espaço, o que traz um toque elegante e requintado ao ambiente. Tem uma tecnologia exclusiva que protege contra raios, surtos de energia elétrica e umidade.

Smart TV 55 polegadas - Philips

A Smart TV da Philips tem 55 polegadas, 140 centímetros de largura, conversor digital, qualidade de imagem em Ultra HD 4K com pixel plus, sistema de iluminação em luz de LED e design Slim, com suporte fino e elegante.

Um dos grandes diferenciais desse aparelho, é que ele possui processamento de som potente e sem distorções, o que garante clareza em diálogos e trilhas sonoras. O processador dessa televisão é Quad Core, que assegura navegação rápida e fluida. O controle remoto tem acesso rápido ao serviço de streaming do Netflix.

Guia de Compra

Os modelos de televisores de 55 polegadas são inteligentes, comumente chamadas de Smart TV, pois contam com comando de voz, sistema operacional de ponta, tecnologia de resolução de imagem em HD, Full HD ou a mais nova resolução em 4k e podem ter telas planas ou curvas. Quer saber mais?

Ao longo desse Guia trazemos todas as informações importantes para que você saiba escolher o melhor modelo para sua casa.

Casal sentado na sala vendo televisão, homem está sentado no chão e mulher está relaxada no sofá.

Uma TV 55 polegadas oferece conforto para assistir seus programas favoritos. (Fonte: Alla Kazantseva / 123RF)

O que é uma TV 55 polegadas?

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos de televisão se tornaram verdadeiras telas de cinema para se ter em casa.

Há várias opções de resolução de telas, os tamanhos estão cada vez maiores, elas são inteligentes, dão acesso à internet, redes sociais, aplicativos e têm sistemas de som que dispensam o uso de amplificadores de potência.

Um dos fatores mais relevantes é escolher a qualidade de imagem. Tem TVs com imagem HD com 720 pixels, Full HD que possuem 1920x1080 pixels e as mais modernas UHD 4K que têm quatro vezes mais pixels do que a opção anterior, 3840x2160, oferecendo muito mais detalhes.

Isso significa que uma televisão com padrão de imagem em 4K, ou também chamado de Ultra HD, tem o total de 8.294.400 pixels ao logo de todo o painel, por isso as cores e o contraste ficam muito mais nítidos.

Os modelos mais modernos possuem tecnologia HDR (High Dynamic Range ou Grande Alcance Dinâmico), que melhora as cores, brilho e contraste das imagens mostradas em tela, e faz com que elas pareçam reais.

Quais as vantagens e desvantagens da TV 55 polegadas?

Além das já mencionadas, outra vantagem é que os painéis usados nas televisões modernas suportam ângulos de visão de até 60°, comparados aos apenas 20° dos televisores comuns. Isso significa que você não vai precisar sentar literalmente na frente da TV para assistir um programa com clareza e sem perda de detalhes.

A única ressalva é que você vai precisar se acostumar com o fato de que vai ter acesso a pouco conteúdo com qualidade máxima de imagem. Isso porque a gravação de uma novela, filme ou programa precisa ser feito em tecnologia compatível à de exibição.

Como essa tecnologia é muito cara, poucos são os filmes e séries que possuem imagem em 4K. Preparamos uma tabela comparativa com as principais vantagens e desvantagens de adquirir uma TV 55 polegadas com tecnologia de imagem em 4K:

Vantagens
  • Imagem de altíssima qualidade com o máximo de resolução
  • Tecnologia de som potente, dispensa o uso de amplificadores
  • Acessibilidade melhor, telas touchsreen, kinect e comando de voz
  • Acesso à internet, apps, redes sociais e streaming
Desvantagens
  • Esses televisores são os mais caros do mercado
  • É preciso ter um espaço maior para instalar uma TV 4K
  • Maioria dos filmes, séries e novelas são de tecnologia inferior a 4K

TV 55 polegadas de tela plana ou curva?

As variáveis entre modelos de televisão de 55 polegadas estão na qualidade de imagem, acesso a recursos específicos - como sistemas operacionais avançados -, processadores internos e, em grande medida, no design do aparelho.

Hoje em dia, foram lançados modelos de televisores com o formato da tela diferentes: continuam sendo fabricadas os modelos de tela plana, mas a novidade é que chegou ao mercado a TV de tela curva.

A TV com tela curva tem maior campo de visão, já que as imagens nas pontas da tela são dobradas para frente e dão a sensação de que a imagem é maior do que realmente é, mesmo quando comparamos televisões com a mesma quantidade de polegadas.

A ideia da tela curva, que também é vista em algumas salas de cinema, é criar uma sensação de imersão, quase como se você estivesse dentro da tela, uma vez que a visão do globo ocular também é periférica, e não plana. Veja um exemplo de televisão de tela curva:

Essa tela tem um formato que garante sensação de profundidade. A tela curva é um modelo com várias especificidades que alteram completamente o modo de assistir à televisão, mas é preciso dizer que esse tipo de TV tem algumas desvantagens.

A primeira delas é que sites de teste de aparelhos destacaram que a imersão só é perceptível em telas curvas realmente grandes, acima de 65 polegadas. Quanto maior o aparelho de TV, mais caro ele é e mais espaço você vai precisar ter em sua sala para comportar adequadamente a tela, já que é preciso dar uma distância entre a TV e o sofá.

Outra desvantagem é que essa tela distorce o reflexo de lâmpadas e demais fontes de luz, o que pode gerar incômodo visual a quem está assistindo. A única forma de resolver esse problema é apagar totalmente as luzes do espaço em que está a TV, isso pode se tornar incômodo no dia a dia.

As telas curvas são bem mais caras do que os televisores de tela plana, isso não se deve apenas ao fato da tela ter um formato diferente, mas também porque a tecnologia de imagem desse tipo de TV é a resolução 4k, a mais cara à venda.

Por sua vez, as televisões de tela plana oferecem ampla variedade de resolução de imagem: HD, Full HD e também o 4K.

Outra diferença é que os televisores de tela plana têm preços mais vantajosos, tamanhos variados de tela e até marcas mais baratas, enquanto as telas curvas, por serem aparelhos de alta tecnologia, só são vendidos em tamanhos maiores.

A escolha entre uma televisão de tela curva ou plana vai depender do seu gosto, das necessidades da sua casa, do tamanho da sua sala e do tipo de experiência você quer ter.

Se você quiser um aparelho superior, com tela ampla e excelente resolução escolha uma tela curva, mas, se você for menos exigente, a tela plana já é suficiente.

Preparamos uma tabela com as características mais importantes vistas nesses 2 modelos de tela, para que você possa comparar as opções e escolher a que melhor vai satisfazer seus gostos:

Tela Curva Tela Plana
Campo de visão Sensação de profundidade de imagem, pois o campo de visão é similar ao do globo ocular Imagens planas, campo de visão diferente do globo ocular
Resolução Esse modelo só tem opção de resolução de imagem em Ultra HD 4K Oferece opções de resolução de imagem: em HD, Full HD e 4K
Polegadas É vendido em opções de telas maiores, precisa ser instalada em um espaço amplo Há diversas opções de tamanhos de telas, de 26 a 65 polegadas
Custo É o modelo de Smart Tv mais caro à venda Há várias opções de modelos, marcas e valores

Quanto custa?

Alguns fatores influenciam no preço de um TV 55 polegadas, o design da peça, a qualidade da resolução da imagem e também alguns recursos específicos. O sistema operacional é um deles, alguns têm sistema Android outros Quad Core, Firefox OS, entre outros, que deixam o funcionamento mais fluido ou lento.

Os preços variam, o aparelho mais barato custa por volta de R$ 3.200. Há muitos modelos de excelente qualidade que custam por volta de R$ 4.500, e os modelos mais sofisticados podem chegar a R$ 8.000.

Onde comprar?

Você pode comprar a sua televisão de 55 polegadas em uma ampla variedade de lojas: nos supermercados Carrefour ou Walmart, lojas de departamento como Americanas e, principalmente, lojas de móveis e eletrodomésticos como Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza.

Você também pode optar por comprar esse eletroeletrônico no conforto da sua casa, basta acessar sites como Amazon, Americanas e Mercado Livre.

Em alguns é possível comparar uma grande variedade de modelos, marcas, preços, conhecer os bem avaliados pelos consumidores e ler informações descritivas e técnicas. Comprando online você não precisa se preocupar com o transporte da loja até em casa, já que recebe o produto na porta.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de TV 55 polegadas

Se você chegou até aqui já recebeu muita informação sobre esse tipo de TV. Mas nossas dicas não acabam por aqui, queremos entregar para você a melhor experiência de compra. Portanto, atente-se sobre:

  • Tamanho da tela
  • Qualidade de imagem
  • Frequência em Hertz
  • Entradas e Conectividade
  • Tecnologia 3D
  • Serviços de Streaming

Abaixo, vamos ver cada um desses fatores detalhadamente, assim, você poderá decidir pelo modelo ideal para sua casa.

Tamanho da tela

O tamanho da tela é um dos fatores que determinam o preço de um aparelho de televisão. As TVs modernas, de tela plana e fina podem ter de 26 a 110 polegadas, embora seja um pouco mais difícil encontrar modelos de telas maiores.

Mas antes que você saia correndo para comprar uma telona para a sua casa, pense no tamanho do cômodo, sala ou quarto, que irá receber o aparelho. Outra informação relevante é observar qual a distância entre a tela da TV e o lugar onde você vai sentar para assistir.

Imagem mostra a sala de uma casa e uma televisão de tela plana em cima de uma estante.

O tamanho da tela da televisão tem que ser compatível com o tamanho do ambiente em que ela será instalada. (Fonte: Jeanvdmeulen / Pixabay)

Recomendamos que você compre a televisão de 55 polegadas, ela não é nem pequena para fazer "perder a graça" de assistir seus filmes e séries, nem grande demais para ser incompatível com a sua sala.

A TV de 55 polegadas tem 140 centímetros de largura, ou seja, 1,4 metro, então compre um rack que comporte uma televisão dessa largura ou compre um suporte de parede compatível.

Para esse padrão de TV 55 polegadas, o recomendado é dar uma distância de 3 metros até o local que você vai sentar para assisti-la.

Qualidade de imagem

Muitos consumidores se preocupam mais com o tamanho da tela da nova televisão e se esquecem de outros fatores essenciais. Um dos, senão o mais importante, critério a ser observado na hora de comprar uma televisão nova é descobrir qual é a qualidade da imagem.

Atualmente, a maioria dos modelos são comercializados com qualidade de imagem em Full HD mas, conforme já explicamos, há modelos com qualidade visual inferior (HD) e outros com qualidade infinitamente melhor, os modelos 4K.

Essas siglas se referem à proporção de pixels presentes na tela, já que é a união desses vários pontinhos que formam as imagens que vemos nos displays das televisões. Se a quantidade de pixels for inferior a imagem pode ficar distorcida.

Tenha em mente que quanto maior a tela for, maior é a exigência pela qualidade de resolução da imagem, isso porque é preciso que o aparelho tenha uma taxa proporcional de pixels por polegada.

Frequência em Hertz

Um fator importante na definição da qualidade de imagem é a taxa de atualização (frequência) da imagem, representada pela medida em Hertz (Hz). A frequência em hertz de um aparelho de televisão indica quantas vezes por segundo a tela é atualizada.

Para ficar claro o entendimento, se um aparelho de televisão tem frequência de 60 Hz, isso quer dizer que esse aparelho é capaz de reproduzir 60 quadros por segundo.

O padrão brasileiro adota a frequência de 60 Hertz por segundo e seus múltiplos, esse é o mesmo modelo adotado pelos japoneses e pelos norte-americanos. Os aparelhos também são capazes de converter padrões de atualização de imagem menores, como 24 Hz e seus múltiplos.

Tenha em mente que quanto maior o valor da frequência em Hertz de um aparelho de televisão, mais suave é a transição entre os quadros de imagem. Embora em cenas de novelas e filmes que não tenham muita ação a troca entre quadros seja imperceptível, a percepção muda em cenas mais velozes.

Para quem usa a TV para jogar videogames, é interessante escolher um aparelho que tenha a taxa de frequência maior, para as ações do jogo não ficarem borradas e distorcidas.

Entradas e Conectividade

A maioria dos modelos de Smart TVs possuem entrada para cabo HDMI que permite a conexão com computadores portáteis como o notebook para transmitir conteúdo diretamente do seu computador para a tela da TV.

Esse plug também serve para conectar aparelho de DVD Bluray ou videogames. Também é bacana que o aparelho tenha entrada para cabos USB, assim você conectar um pendrive, HD externo e seu celular, caso o modelo não tenha conectividade bluetooth.

A imagem mostra um homem e uma mulher segurando dois consoles de Playstation e jogando um jogo de videogame.

Preste atenção se o modelo de televisão que você quer comprar tem entrada compatível com outros equipamentos, como o celular e o videogame. (Fonte: Jeshoots.com / Pexels)

As entradas também servem para saída de áudio estéreo ou Surround, que são conectadas a equipamentos de som com caixas externas, para amplificar o volume, embora os modelos modernos já venham com excelente qualidade de som.

Saída para fone de ouvido também é uma alternativa interessante, pois permite ouvir sua programação sem atrapalhar ninguém.

Quando você for comprar sua TV 55 polegadas, seja de tela plana ou curva, em Full HD ou 4K, fique atento que um dos detalhes mais importantes é prestar atenção em quais aparelhos a sua televisão pode ser conectada.

O wi-fi embutido é essencial, já que esses aparelhos usam internet para quase todas as funções, como aplicativos, redes sociais, função música, notícias e navegação na web em geral.

Alguns modelos antigos precisam de peças de adaptação para acessar a internet, como o adaptador wireless ou cabo LAN.

Outros aparelhos têm funcionalidades específicas para conectar o celular à TV, como o Smart View ou o Miracast, após conectar você pode ver e armazenar fotos e/ou vídeos. Alguns permitem também a inserção de HD externo para gravar a programação, e outros gravam na própria memória da TV.

Tecnologia 3D

A tecnologia em uma televisão 3D funciona da seguinte forma: imagens em 3 dimensões são divididas em duas partes, uma parte vai para o olho direito e outra para o esquerdo, essas imagens são desembaralhadas ao refletirem nos óculos, criando sensação de profundidade e muito realismo.

Mas aquele efeito de "sair da tela" não é visto em modelos mais antigos, apenas nos televisores mais modernos com definição Full HD ou Ultra HD. Fique atento se o modelo de televisão que você vai comprar tem essa função e se vem com os óculos 3D, porque os comprar de modo avulso pode sair bem caro.

Alguns modelos de Smart TV 55 polegadas têm tecnologia 3D, vêm com óculos específicos e oferecem conversor interno para assistir à programação. Esses conteúdos em 3D podem ser encontrados em dvds Blu-ray e em aplicativos de streaming, embora sejam raros.

No Brasil não tem muitas opções de filmes e séries em 3D, então não é um recurso muito útil no dia a dia, não justifica você comprar uma televisão mais cara só para ter função 3D.

Vale ressaltar que os modelos 4K, em sua maioria, já vêm com a opção de assistir conteúdos em 3D.

Serviços de streaming

Um dos grandes diferenciais da Smart TV é o acesso à internet, isso se deu em uma época de declínio das operadoras de TV à cabo por conta da chegada dos serviços de streaming - que oferecem acesso ilimitado à uma grande quantidade de filmes, séries, novelas, shows, programas de televisão, entre outros.

Um dos mais conhecidos serviços de streaming no mundo é a Netflix, mas depois do grande sucesso, muitas outras empresas foram lançando seus próprios serviços, é o caso da Amazon Prime Video, que chegou ao Brasil com uma grande variedade de conteúdo.

O mais legal é que tem filmes e séries em Ultra HD/4K, além disso, os assinantes do serviço de streaming da Amazon têm armazenamento ilimitado de fotos, centenas de milhares de e-books e streaming de música. O melhor, é que dá para acessar esses conteúdos através da sua Smart TV.

(Fonte da imagem destacada: Milly Eaton / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.