Smart TV de tela curva com controle remoto.
Ultima atualização: 10 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox! Hoje vamos falar de um item de desejo para quem quer ter uma experiência de cinema em casa: a TV 65 polegadas.

Essa televisão gigante é sonho de consumo de muitos. Mas como escolher a ideal em meio a tantos modelos diferentes? E como realizar o seu sonho se você mora em um espaço pequeno?

Neste artigo, vamos explicar para você o que deve ser levado em consideração para adquirir a TV 65 polegadas dos seus sonhos.




Primeiro, o mais importante

  • A TV 65 polegadas é uma televisão gigante, que garante alta resolução de imagem e qualidade sonora.
  • Ideal para espaços grandes, a TV 65 polegadas também pode ser utilizada em cômodos menores, dependendo da tecnologia empregada.
  • Em meio a tantos modelos e tecnologias diferentes, vamos mostrar o que você deve observar antes de comprar a TV 65 polegadas.

Você também pode gostar:

Melhores modelos da TV 65 polegadas: Nossas recomendações

Quem busca uma televisão gigante quer a combinação perfeita de alta tecnologia, qualidade de imagem, som e durabilidade. Pensando nisso, os fabricantes têm investido pesado em inovações. Dessa forma, vamos apresentar para você os melhores modelos de TV 65 polegadas disponíveis hoje em dia no mercado.

TV 65 polegadas Android - Sony

A Sony Android é uma Smart TV de 65” com resolução de imagem 4K HDR, 20W de potência sonora e suporte Dolby Digital. Com este modelo, você utiliza a voz para realizar pesquisas na internet. Além disso, essa TV tem quatro entradas HDMI, três USB, proteção contra umidade, raios e surtos de tensão.

TV 65 polegadas Smart - Samsung

A Smart TV 65 polegadas da Samsung possui resolução de imagem 4k, tela LED, além de 20W de potência sonora nos alto falantes com suporte Dolby Digital. Este modelo de televisão conta ainda com três entradas HDMI e duas USB, e permite interação por meio de voz.

TV 65 polegadas Smart - TCL

A TV 65 polegadas da TCL, além de ser uma Smart TV, tem o formato ultra slim, resolução 4k e tecnologia HDR, que confere mais brilho e cor às imagens. Com duas entradas USB e três HDMI, os alto falantes dessa TV têm 16W de potência, com suporte Dolby Áudio.

TV 65 polegadas Smart - Philco

A Philco Smart é um TV de 65 polegadas que possui tela LED, resolução de imagem 4k e interatividade com programas de TVs digitais pelo controle remoto. Com duas entradas USB e três HDMI, este modelo possui 20W de potência nos altos falantes e a função MidiaCast para a comunicação sem fio entre dispositivos móveis.

Guia de Compra

Pode parecer simples escolher uma TV 65 polegadas, seja pelo designer ou pelo preço. Mas é preciso considerar vários fatores, desde as especificações técnicas, a tecnologia empregada até o tamanho do cômodo.

Por isso, nós criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisa saber para adquirir a televisão de 65 polegadas ideal.

Casal sentado no sofá da sala assistindo televisão de 65 polegadas.

A TV 65 polegadas oferece uma experiência de cinema em casa. (Fonte: dotshock / 123rf)

O que é uma TV 65 polegadas?

Imagine ter a sensação de que você, sua família e seus amigos estão de frente a uma tela de cinema, porém, sentados no sofá da sua sala. Imaginou? Pois é esta a experiência que você terá com uma TV 65 polegadas.

Item de desejo dos amantes de filmes, esta televisão gigante permite uma visão privilegiada, com alta tecnologia que garante imagem e som de última geração.

Com uma tela grande, a TV 65 polegadas dá uma sensação de imagem real. Por conta da quantidade de pixels (o menor ponto que forma uma imagem digital) ser tão grande, é quase impossível notar qualquer imperfeição na imagem.

A dimensão de uma TV 65 polegadas, apesar de variar entre as marcas fabricantes, costuma ter uma tela com cerca de 80m de altura e 143cm de largura. É, portanto, uma televisão que se enquadra na categoria “gigante”.

Em comum, as televisões grandes fabricadas hoje em dia são consideradas de última geração, já que possuem o que há de mais modernos em tecnologia.

Isso significa que os modelos de TV 65 polegadas que você encontrará à venda, já vem equipadas, em sua maioria, com internet e outras funções. Falaremos mais sobres esses itens em Critérios de Compra.

Por ter uma dimensão grande, a TV 65 polegadas é, em geral, mais recomendada para espaços maiores. Mas, como veremos logo mais neste artigo, até nisso a tecnologia venho para ajudar.

Hoje já existe solução para o caso de você ter uma área menor e, ainda assim, queira adquirir uma TV 65 polegadas. O mais importante a se considerar, porém, é a distância entre a sua TV e o seu sofá.

Qual a distância ideal entre o sofá e a TV 65 polegadas?

Você sabia que, independentemente do tamanho da sua televisão, existe uma distância ideal que deve ser considerada entre o aparelho e o sofá?

De acordo com especialistas, esta distância permite que você aproveite melhor a qualidade da imagem, além de proteger seus olhos do contato tão próximo com a tela.

Dessa forma, quanto maior for a tela da televisão, maior deve ser a distância entre o aparelho e o espectador.

Televisão grande presa na parede de uma sala de estar.

A TV 65 polegadas tem alta tecnologia para garantir imagem e som de última geração. (Fonte: Chastity Cortijo / Unsplash)

Quanto mais próximo você ficar da televisão, maior será a possibilidade de que a imagem perca qualidade e pareça “pixelada”, ou seja, como se a imagem perdesse o foco.

A forma mais simples de calcular a distância entre o sofá e o aparelho de TV é considerar cerca de meio metro de distância para cada 10 polegadas. Ou seja, se a sua televisão tiver 32 polegadas, o recomendado é que você fique a uma distância de no mínimo 1,5 metro da tela.

No caso da TV de 65 polegadas, o ideal é que você garanta uma distância entre quem assiste e a tela de cerca de 4 metros. Segundo os especialistas, esta é a distância ideal para garantir a qualidade da imagem que você irá assistir em sua televisão.

Por conta desta distância grande, em geral, a TV 65 polegadas costuma ser um desafio para ser colocada em espaços pequenos, como nos quartos, por exemplo.

Mas é aí que a evolução da tecnologia entra para solucionar este desafio. Hoje em dia, já é possível ter um telão em uma sala ou um quarto menor, sem que a visualização da imagem seja comprometida.

Isso porque, a distância entre o telespectador e a TV também deve levar em conta a resolução da imagem que o aparelho oferece. Uma televisão com resolução Full HD requer distância entre o sofá e a tela entre 3 a 4 metros.

Já se a sua TV 65 polegadas tiver resolução maior, como a ultra HD 4k, a distância entre o espectador e o aparelho pode ser entre 2,5 a 3 metros. Vamos falar mais sobre os tipos de resolução de imagem em Critérios de Compra.

Criança de frente para a televisão presa na parede.

É preciso considerar uma distância mínima entre a TV e o sofá para garantir melhor qualidade da imagem. (Fonte: mojzagrebinfo / Pixabay)

Quais as vantagens de uma TV 65 polegadas?

Como vimos, a grande vantagem da TV de 65 polegadas é que ela oferece uma experiência de imagem e de som que pode ser comparada a de um cinema.

Dessa forma, a grande maioria das TVs de 65” já vêm com resolução alta de imagens e sistemas de áudio eficientes. Além disso, essa televisão também costuma vir equipada com o sistema Smart, que permite a integração com a internet.

Outra vantagem da TV 65 polegadas é que ela se torna um item que compõe a decoração do ambiente. Em geral, essas televisões vêm em formato slim ou ultra slim, ou seja, são finas ou superfinas, garantindo um designer arrojado, além de economia de espaço.

Sala de estar com sofá, pufes, mesinha de centro e televisor grande preso na parede.

A televisão grande de 65” já vem equipada com tecnologias de última geração. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Mas, como na maioria dos equipamentos eletrônicos, a TV 65 polegadas também tem algumas desvantagens.

Entre as desvantagens da TV 65 polegadas está o preço do aparelho. É fato que, quanto maior a televisão maior será o seu custo.

A TV 65” vem equipada com o sistema Smart, que permite a integração com a internet para que você assista filmes e séries no Netflix e Youtube.

Em geral, televisões maiores são fabricadas com as mais recentes tecnologias, o que, consequentemente, encarece o aparelho eletrônico.

O contraponto é que a TV 65 polegadas acaba se tornando um ótimo custo-benefício. Como emprega as últimas tecnologias, certamente você não pensará em trocá-la por outra nem tão cedo.

Mas outra desvantagem é que este tamanho de televisão irá, inevitavelmente, ocupar bastante espaço em sua casa, seja tomando uma parede inteira ou em cima de um rack grande.

Abaixo você confere as principais vantagens e desvantagens da TV 65 polegadas:

Vantagens
  • Alta resolução de imagem
  • Alta qualidade sonora
  • Integração com internet
  • Experiência de cinema em casa
Desvantagens
  • Preço elevado
  • Ocupa muito espaço

Qual a melhor resolução de imagem para uma TV 65 polegadas?

De nada adianta investir em uma TV gigante se o aparelho não tiver uma resolução de imagem de alta definição. O tipo de resolução de imagem é o que vai definir a qualidade do que você assiste.

Por isso, quanto mais avançado for o sistema, mais detalhes de imagens você será capaz de ver, dando a sensação de que você enxerga uma imagem a olho nu.

Atualmente, podem ser encontradas televisões com resolução de imagem nos formatos HD, Full HD e 4K.

  • HD: A televisão em HD é a mais defasada e está próxima do fim. Hoje em dia são poucas as marcas que ainda investem nesta resolução e quando o fazem são em televisões menores.
  • Full HD: Já essa resolução é de alta definição e, por isso, ainda se mantém no mercado. São poucos os modelos de TV 65 polegadas ainda fabricadas em Full HD. Este tipo de resolução está perdendo espaço para o modelo mais moderno disponível hoje no mercado, a Ultra HD 4k.
  • Ultra HD 4k: Possui resolução quatro vezes maior que a Full HD. Por isso, os aparelhos em 4k reproduzem detalhes impressionantes e uma imagem de altíssima definição. O sistema 4k é geralmente encontrado em televisores maiores, como na TV 65 polegadas.

View this post on Instagram

A sua vida evolui, sua TV acompanha. #Samsung

A post shared by Samsung Brasil (@samsungbrasil) on

Além desses três tipos de resolução de imagem, existe um quarto que ainda não despontou no Brasil, mas que já é considerado o futuro: a resolução 8k.

O problema é que ainda são poucos os conteúdos transmitidos nessa resolução. Por isso, quando você for comprar a TV 65 polegadas poderá ficar tranquilo com a resolução 4k.

Além disso, quando tratamos de resolução de imagens na TV 65 polegadas, você também deve checar se o aparelho possui a tecnologia Dolby Vision. Essa tecnologia garante uma transmissão de imagem sem perda da qualidade original.

Observe ainda se a TV 65 polegadas conta com a tecnologia Hight Dynamic Range (HDR). Esse sistema oferece um padrão superior de contraste e brilho e cores mais vivas.

Quanto custa?

O preço de uma TV 65 polegadas vai depender dos sistemas tecnológicos empregados e da marca fabricante. Por isso, você irá encontrar no mercado aparelhos de televisão de 65” que custam entre R$ 4.000 e R$ 26.000.

Você não precisa investir todo o seu orçamento na TV mais cara. Na maioria das vezes é possível encontrar um preço razoável que garanta a qualidade desejada.

Onde comprar?

A TV 65 polegadas está à venda em lojas de eletrônicos, de departamento e em lojas como Ponto Frio, Lojas Americanas e Extra.

Mas nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online, como a Amazon, por exemplo.

Ao comprar online, você garante uma variedade maior de marcas, modelos e também de preços mais acessíveis. Sem contar que você realiza a sua compra do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que considerar antes de escolher uma TV 65 polegadas

Como já vimos, o primeiro ponto que você deve observar, antes de comprar a sua TV 65 polegadas, é o tamanho do seu cômodo. É preciso respeitar a distância ideal entre a tela e o espectador para garantir a qualidade da imagem reproduzida.

Mas, além disso, existe uma série de fatores técnicos que também irão influenciar na eficiência da sua televisão e na sua experiência enquanto telespectador.

Para ajudar você a escolher a TV 65 polegadas mais adequada às suas expectativas, listamos a seguir os principais fatores a serem observados antes de realizar a compra.

  • Tela
  • Smart TV
  • Qualidade sonora
  • Conexões
  • Modelos

A seguir, nós vamos detalhar cada um desses fatores para que você compre a TV 65 polegadas ideal.

Tela

Outro fator que você deve considerar ao escolher a TV 65 polegadas é o tipo de tela. Aqui ainda não estamos falando do designer, mas da tecnologia e também da qualidade da imagem em termos de brilho, contraste e cores.

Em geral, os modelos mais populares possuem telas de LED. Mas isso não é regra. Além do LED, também é possível encontrar telas em LCD, Plasma e a mais recente Oled.

A TV de plasma é a mais ultrapassada, já que não funciona bem em ambientes claros e consome mais energia.

A TV de LCD ainda é uma das tecnologias mais usadas no mercado, mas costuma ter baixa taxa de contraste e de brilho.

Por outro lado, a TV 65 polegadas de LED, apesar de mais cara, é a mais econômica e também a mais vendida no mercado. A televisão de LED apresenta um desempenho muito superior em termos de contraste e brilho.

Já a tela OLED é a mais recente no mercado, mas é ainda mais cara. Ela consome menos energia e garante mais contraste, brilho e melhor reprodução de preto e cores escuras.

Se o seu orçamento permitir invista na TV 65 polegadas OLED. Caso contrário, opte pela de tela LED.

Televisão grande com controle na frente.

A TV Oled é a que apresenta a melhor tecnologia em tela. (Fonte: Laurentiu Iordache / 123RF)

Smart TV

Como já vimos neste artigo, os modelos mais recentes de televisões de 65 polegadas já vêm com o sistema Smart TV, que permite o acesso a aplicativos online e ao navegador da internet.

Mas é preciso que você leve em conta como o acesso à internet pode ser feito, dependendo do modelo de TV escolhido. As Smart Tvs de 65 polegadas vêm com duas possibilidades de acesso:

  • Wi-Fi Integrado: A televisão já vem com um adaptador que capta o sinal Wi-Fi da sua casa.
  • Wi-Fi Ready: É preciso um adaptador para receber o sinal da internet, que se conecta pela entrada USB.

Qualidade sonora

Em relação à qualidade do áudio, você deve considerar tanto as potências das dos alto falantes quanto as tecnologias que dão suporte à transmissão do áudio.

Os modelos mais modernos da TV 65 polegadas costumam ter alto falantes com potências que variam entre 16W e 20W em seus alto falantes. Quanto maior a potência, melhor será a qualidade do som.

Aliado a isso, alguns modelos vêm com tecnologias de suportes, que otimizam ainda mais a qualidade sonora. A mais comum e eficaz em transmitir um som limpo e com qualidade de cinema é a Dolby Digital.

Mas, caso a televisão 65 polegadas não garanta essas tecnologias, é recomendável optar por uma soundbar ou um home theater, para potencializar a qualidade do som.

Conexões

As TVs 65 polegadas do mercado possuem entradas para diferentes tipos de conexões. Mas, dependendo da sua necessidade, é importante checar o número de entradas antes de comprar a TV 65 polegadas.

Se você tem, por exemplo, um aparelho de Blu-ray, um videogame e uma conexão de TV por assinatura é preciso que a televisão tenha, no mínimo, três entradas HDMI. Em geral a TV 65 polegadas costuma ter entre duas e quatro entradas HDMI.

Já as entradas USB, que servem para conectar pen-drives ou outros aparelhos, costumam ser oferecidas entre duas e três por aparelho. Mas existem alguns modelos que não possuem esta opção, por isso cheque antes.

Recomendamos ainda que você observe a quantidade de saídas para alto-falantes e conexões para home theater.

Modelos

Conforme vimos neste artigo, a TV 65 polegadas podem vir no formato slim ou ultra slim, o que a torna mais discreta e contribui para a decoração do ambiente.

Mas, além disso, você também poderá encontrar o modelo da TV 65 polegadas com a tela curva. A tela curva dá a sensação de se ter um maior campo de visão, além de oferecer mais conforto aos olhos e um maior realismo à imagem transmitida.

Em função das bordas arredondadas, a tela curva equilibra o brilho, a cor e o contorno das imagens. O problema é que este modelo de televisão produz mais reflexos do que o de uma tela plana.

(Fonte da imagem destacada: ADMC / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.