Sala de uma casa. Aparelho de televisão na parede.
Ultima atualização: 1 de março de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

61Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre um aparelho que pode transformar uma TV convencional em uma verdadeira central de entretenimento: o TV Box 4K.

Televisão é um tipo de eletrônico pelo qual nós brasileiros somos apaixonados. Um dado divulgado pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2016, apontou que 97% da população possui pelo menos um aparelho de TV dentro de casa.

E se você quer que sua televisão mais antiga tenha recursos interessantes, precisa conhecer melhor o TV Box 4k, dessa forma você poderá comprar o melhor aparelho. Continue lendo para aprender sobre suas vantagens, quanto custa e os critérios essenciais para avaliar um bom equipamento.




Primeiro, o mais importante

  • A TV Box 4K é uma alternativa para quem não tem Smart TV, mas gostaria de transforma sua televisão antiga em um aparelho mais moderno.
  • Com o sistema operacional Android, é possível baixar jogos e transformar a TV em um vídeo game. Você também pode baixar diversos aplicativos.
  • Produto demanda internet de alta velocidade, esse é um ponto a se observar. Se sua internet não for potente, é preciso considerar esse investimento também.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de TV Box 4k: Nossas sugestões

A grade de programação das emissoras já não é tão importante para os brasileiros. Com a internet e os aplicativos de streaming, cada um pode fazer suas próprias escolhas e ver o que quiser na hora que bem entender. O TV Box 4k é uma solução para isso. Confira os melhores aparelhos do mercado e comece a usufruir dos benefícios o quanto antes:

A preferida dos usuários online

Esse modelo de TV Box da Xiaomi é um dos favoritos das pessoas que já compraram online. A Mi Box S tem vídeo em 4K e áudio Dolby DTS. Com ela, você pode assistir a seus serviços de streamings preferidos, incluindi Youtube, Netflix, HBO Now, Spotify e ESPN. Com a versão mais recente do Android TV, essa TV Box tem interface personalizável e Chromecast integrado.

TV Box 4k com melhor custo-benefício

O aparelho da Xiaomi é um dos mais vendidos do mercado. Possui conexão via cabo HDMI e também wi-fi. Conta ainda com saída USB e Mini Jack 3.5 mm. Tem 2 GB de memória RAM DDR3 e roda o Sistema Operacional Android TV 6.0. Esse TV Box tem processador Quad Core de 2GHz e GPU Penta Core de 750MHz. Com essa configuração, é capaz de rodar qualquer aplicativo disponível na loja do Google.

O modelo mais acessível

Esse TV Box 4K da Aquario tem a capacidade de converter dados da internet em sinal compatível com aparelhos de TV, até mesmo de tubo. O equipamento é capaz de reproduzir streaming e TV por IP. O sistema operacional instalado é o Android 7.1 Nougat customizado para TV. Com isso, a navegação entre os menus é rápida. Quanto às características técnicas, possui um processador Amlogic Quadcore, 1Gb de memória RAM DDR3 e 8Gb de memória ROM.

Guia de Compra

A TV domina os lares do país desde 1950. Foi nesse período que o primeiro canal de TV aberta foi inaugurado em São Paulo. De lá pra cá, a TV evoluiu, e, outra coisa que mudou foi a forma como cada pessoa assiste a seus programas prediletos, usando o sistema de streaming.

E para quem não quer comprar uma TV nova, uma boa alternativa é adquirir um modelo de TV Box 4K. Essas caixinhas possibilitam que os aparelhos possam entrar na internet. Continue lendo para aprender mais.

Foto de homem sentado assistindo tv através de streaming.

Com um aparelho TV Box 4K você pode transformar sua televisão comum em uma Smart TV. (Fonte: mohamed_hassan / Pixabay)

O que é um TV Box 4K e quais são suas vantagens?

Hoje em dia, muita gente vive conectada. A internet tem estado cada vez mais disponível. Com a banda larga, o acesso a filmes e séries em alta definição, por exemplo, é cada vez mais fácil.

Só que para acessar esse tipo de conteúdo, é necessário ter um equipamento adequado. E o TV Box 4K tem justamente essa função.

Um TV Box é um aparelho que converte uma televisão comum em uma Smart TV. Ou seja, com ele qualquer aparelho de TV pode assumir as funções de uma TV conectada.

Esses equipamentos, em geral, rodam sistema operacional Android, o mesmo que é utilizado na telefonia celular, só que adaptado para o uso em TVs. Dessa forma, com o uso do TV Box, a televisão ganha os mesmos recursos de um smartphone ou tablet.

Em outras palavras, isso significa que o TV Box com sistema operacional Android pode baixar e instalar qualquer aplicativo que esteja disponível na Play Store.

Essa é a loja virtual e oficial do Google. Por lá, é possível encontrar uma infinidade de programas que ficam à disposição do usuário. Segundo pesquisas recentes, são cerca de 2 milhões de apps. A maioria é gratuita, mas existem também versões pagas.

Então, quem possui um TV Box tem a possibilidade de acessar redes sociais diretamente na tela da televisão, tudo isso com um aparelho que pode caber na palma da mão.

Além disso, é possível baixar games. Nesse caso, o celular pode servir como controle remoto. Uma outra possibilidade é usuário conectar um joystick via cabo USB ou wi-fi.

garota mexendo em controle da TV acessando plataforma de streaming

O acesso ao Netflix e outros aplicativos é o que as pessoas mais buscam em um TV Box. (Fonte: pixinoo / 123RF)

Também é importante destacar que com o TV Box a experiência de se assistir televisão ganha um incremento. Todas as plataformas de streaming, como Netflix, HBO e Globoplay podem ser acessadas.

E é possível ainda fazer download de filmes e séries na memória interna, para reproduzi-las na televisão. O TV Box 4K pode, por exemplo, ser um substituto adequado para o notebook. Isso porque muita gente usa os computadores para reprodução de filmes baixados pela internet.

O aparelho, portanto, se transforma em uma boa alternativa para aqueles que ainda não têm uma Smart TV. Ou então, para quem só tem essa TV conectada na sala e quer curtir o conteúdo em outros cômodos da casa.

Vantagens
  • Transforma a TV comum em uma TV smart
  • Roda no sistema Android
  • Pode baixar apps e jogos da Play Store
  • É mais barato que uma Smart TV
Desvantagens
  • Necessita internet de alta velocidade
  • Inclui mais um gadget na sala

O que significa 4K?

Os TV Box mais modernos possibilitam a reprodução de conteúdo em 4K. Esse é um termo que se refere à resolução em que a imagem é transmitida.

A resolução 4K é de 3840x2160 pixels. Pixels são os pontos que formam uma imagem. Logo, o termo 4K quer dizer que a resolução é 4 vezes maior do que a imagem Full HD. Na prática, o que é transmitido fica mais nítido para o telespectador.

Em um jogo de futebol, o gramado é visto com detalhes. Em um filme, pele, cabelo e roupas de um personagem são observados com altíssima definição.

Os aparelhos TV Box 4K suportam essa tecnologia. Para que o telespectador aproveite tanta riqueza de detalhes, no entanto, toda a cadeia de produção e exibição precisa ser do mesmo nível.

Isso quer dizer que o programa a ser exibido precisa ter sido produzido em 4K. Da mesma forma, a TV que vai exibir o conteúdo gerado pelo TV Box precisa ser da mesma tecnologia.

View this post on Instagram

 From @istoregrozny

A post shared by Apple Design Hub (@appledesignhub) on

O que mais um TV Box 4K pode fazer?

O TV Box 4K é um produto que tem como principal função transformar uma TV comum em uma Smart TV. Mas não é só isso. TV Box 4K funciona como um mini PC que roda Android.

Quem estiver de olho em um produto como esse deve saber que ele pode atuar como um computador portátil. Com ele, é possível baixar aplicativos, filmes e séries.

Dessa forma, é importante verificar se o aparelho que se pretende comprar tem memória interna suficiente. Uma alternativa é saber se o equipamento tem slot para memória externa, seja ela micro-SD ou SD.

Como são equipamentos que tem capacidade para rodar imagens com qualidade 4K, é importante saber se as configurações são suficientes para rodar esse tipo de conteúdo. Checar a quantidade de memória RAM é uma dica que vale a pena.

foco

Você sabia que já existe a tecnologia 8K? Aparelhos em 8K ainda possuem preços super elevados e são poucos conteúdos produzidos nessa resolução.

Qual a diferença entre TV BOX 4K e Chromecast?

Essa é uma dúvida muito comum de quem quer transformar uma TV comum em Smart TV.

O Chromecast é um aparelho desenvolvido pelo Google, que tem o tamanho semelhante ao de um pen-drive. Ele deve ser ligado a TV pela porta HDMI e conectado via rede wi-fi a algum celular ou tablet.

A partir daí o conteúdo desses aparelhos pode ser espelhado na televisão. O Chromecast não possui interface gráfica e não tem controle remoto. O celular ou tablet que serão conectados a ele é que cumprem essas funções.

Foto de uma mulher deitada em um sofá de uma sala, segurando um controle remoto em direção à uma TV, que está ligada. Na TV é possível notar a presença de diversos aplicativos.

O TV Box 4K tornou a resolução dos televisores ainda melhores. (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

Já o TV Box funciona como um mini PC que roda o sistema operacional Android. Com ele, você pode fazer basicamente tudo que é feito com seu celular, acoplando ainda teclado, mouse e caixas de som.

O equipamento adequado para você vai depender de qual será o uso. O Chromecast é mais indicado para quem vai focar a utilização nos serviços de streaming da internet, pois o controle via celular é facilitado.

O TV Box, por sua vez, possibilita que se assista às plataformas de streaming e também que se veja conteúdo baixado de cartões de memória ou HDs externos.

TV Box 4K Chromecast
Características Composto por caixa e controle remoto Portátil, do tamanho de um pen drive
Conectividade Pode conectar joystick, mouse e teclado Conecta-se apenas com a TV e celular
Automoção Uso é independente de celular ou tablet Depende de um celular ou tablet

Quanto custa um TV Box 4K?

Os aparelhos de TV Box 4K custam entre R$ 290 e R$ 1.500. Entre os fatores que determinam o preço estão a quantidade de memória RAM, a quantidade de memória interna e a existência ou não de aplicativos específicos.

Para comprar uma Smart TV você precisará de um valor bem mais alto. Logo, é uma solução com ótimo custo benefício para aqueles que querem transformar uma TV em um aparelho com mais recursos.

Onde comprar um TV Box 4K?

O principal ponto de venda desse tipo de equipamento é a internet. Há opções em todas as grandes lojas do varejo. Algumas opções: Amazon, Submarino, Shoptime e Lojas Americanas. Nesses locais, é possível encontrar uma variedade de opções.

Fora da internet, o aparelho pode ser encontrado em lojas especializadas em artigos de informática e de áudio e vídeo. Comprando online você encontra também as melhores ofertas e ainda recebe o aparelho na porta de casa.

Imagem de uma TV Box Android.

8 de outubro de 2019

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de TV Box 4k

Na hora de comprar um produto, é importante analisar todos os detalhes. Comprar o que não é útil, ou que você não precisa, significa jogar dinheiro fora. Então, na hora de escolher qual TV BOX 4K vai levar para casa, leve em conta os seguintes pontos:

  • Configuração
  • Recursos
  • Sistema e segurança
  • Compatibilidade

Abaixo, vamos falar um pouco de cada um deles para que você entenda todos os detalhes de um TV Box 4k antes de decidir pelo seu.

Configuração

O TV Box funciona como um meio termo entre um celular e um computador. Quem tem um produto desses espera que os aplicativos que nele sejam instalados possam rodar com fluidez e sem travamento.

Dessa forma, é recomendável olhar qual é o processador do equipamento e a quantidade de memória disponível.

Memória RAM é o que possibilita que os programas e arquivos rodem de forma fluida e eficiente.

Esses dois aspectos são indicativos de como seu TV Box vai se comportar quando tiver que rodar filmes ou jogos. Quem pretende utilizá-lo para jogos, por exemplo, deve escolher algum modelo que tenha mais memória RAM. Memória RAM é o que possibilita que os programas e arquivos de um dispositivo eletrônico rodem de forma fluida e eficiente. É ela a responsável pela leitura dos dados.

Outro detalhe importante é a quantidade de memória de armazenamento. Como é possível fazer download de muito conteúdo, quanto mais espaço, melhor.
Verifique também se há a possibilidade de ampliar o espaço com cartões de memória.

Recursos

O TV Box 4K conta com diversos recursos. Como roda Android nativamente, suporta a instalação de qualquer aplicativo ou jogo.

Também é possível fazer download de filmes na memória interna e reproduzi-los na TV. Além disso, ele é capaz de rodar as principais plataformas de streaming. Dessa forma, esse é um produto voltado para quem pretende ter uma central de entretenimento completa à disposição.

Apenas certifique-se de tudo que seu TV Box 4k pode acessar lendo as descrições do produto. Também é importante conferir as entradas disponíveis no aparelho. Quanto mais entradas disponíveis o aparelho tiver, melhor ele será.

Imagem mostra pessoa segurando controle remoto. Ao fundo, smart tv ligada na tela de aplicativos.

O acesso as principais plataformas de streaming é uma das maiores vantagens do TV Box. (Fonte: afra32 / Pixabay)

Sistema e Segurança

Os equipamentos do tipo TV Box 4K, em geral, rodam Android. Por isso, é importante verificar se eles estão atualizados.

O melhor é que eles sempre estejam com a versão mais recente desse sistema operacional. Um sistema atualizado oferece mais segurança, além dos recursos mais novos e também mais compatibilidade com apps. As versões mais utilizadas hoje do Android são a 8 / Oreo e a 7 / Nougat.

Compatibilidade

O TV Box 4K pode rodar conteúdo na qualidade de imagem 4K, ou seja, resolução de 3840x2160 pixels. Com ela as imagens transmitidas ficam mais nítidas, brilhantes e com cores mais bem definidas.

Só que você só vai conseguir utilizar esse recurso, caso sua televisão também tenha essa resolução de imagem. Será necessário ainda um cabo HDMI.

No caso de TVs mais antigas ou com resoluções menores, essa função do TV Box 4K não poderá ser aproveitada. TV Box sem a resolução 4K são mais baratos e podem valer a pena nesses casos.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.