Ultima atualização: 27 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

27Horas investidas

6Estudos avaliados

83Comentários coletados

Desta vez nós trazemos este artigo para ajudá-lo a escolher a melhor TV inteligente do mercado. Uma das ferramentas de entretenimento mais úteis que a tecnologia nos deu. Ter uma televisão em casa é um costume que se tornou quase obrigatório em todas as casas, pois eles são o principal centro de entretenimento de uma sala.

E agora com o avanço da tecnologia estes televisores oferecem mais e mais e melhores formas de entretenimento. Nós tomamos muito cuidado para obter todos os detalhes necessários para ajudá-lo em suas decisões de compra. Aqui nós compilamos os recursos mais procurados, as melhores críticas e até mesmo comparamos o preço e o valor dos produtos para dar a você o máximo de lucro.




O mais importante

  • As TVs inteligentes são chamadas Smart TVs, elas têm mais usos e aplicações do que as TVs comuns.
  • As TVs inteligentes são caracterizadas por sua capacidade de conexão à internet e outros dispositivos inteligentes.
  • Há 2 categorias de telas de TV inteligentes: OLED e QLED.
  • Os primeiros têm a vantagem de permitir telas muito finas e leves, enquanto os segundos requerem uma fonte de luz muito mais potente para fornecer uma imagem de qualidade.
  • Eles são capazes de se conectar à internet para usar serviços de streaming como Netflix e Hulu.
  • Eles também podem incorporar sistemas operacionais como o Android TV que lhes permite executar uma infinidade de aplicativos e jogos.

TV inteligente: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre as TVs inteligentes

As TVs inteligentes são um dispositivo muito exclusivo com uma variedade de especificações. Portanto, para tomar a decisão certa você precisa estar informado sobre como funciona. Nós lhe falamos sobre isso e também sobre os benefícios que essas TVs podem lhe trazer, e sobre o orçamento aproximado que você precisa.

As TVs inteligentes são dispositivos extremamente versáteis. (Foto: Sergey Rasulov / 123rf.com)

O que é uma TV inteligente?

Uma TV inteligente é uma TV cuja tecnologia permite não só reproduzir conteúdo via satélite e cabo, mas também conectar-se à internet para interagir com conteúdo online interativo, usar serviços de streaming, navegar na web e baixar aplicativos multimídia.

Isto é possível graças a um sistema operacional instalado de fábrica que permite a execução de aplicativos que fornecem serviços diferentes, esses aplicativos podem ser baixados ou adquiridos, e podem ser atualizados da mesma forma que na maioria dos smartphones modernos.

Também é possível encontrar dispositivos que se conectam a TVs normais, cujo objetivo é transformar a TV em uma interface interativa entre o usuário e o dispositivo, fornecendo as mesmas capacidades oferecidas pelas TVs inteligentes completas. Estes podem ser adquiridos separadamente e conectados a diferentes TVs sem perder as configurações e aplicações.

Vantagens
  • São centros de mídia versáteis
  • Podem reproduzir áudio, vídeo e exibir fotos
  • São fáceis e intuitivos de usar
  • Seus softwares e aplicativos podem ser atualizados pela internet
  • Podem incorporar softwares de assistência de voz como o Alexa
Desvantagens
  • Consomem grandes quantidades de dados na internet
  • Alguns modelos incorporam publicidade intrusiva
  • Algumas TVs inteligentes podem espionar suas informações privadas
  • Podem ser hackeadas como qualquer computador

OLED vs QLED - O que você deve ter cuidado?

Toda tecnologia está sempre avançando, então não deve ser surpresa que mesmo entre as TVs inteligentes de última geração, ainda existam avanços que vão além de simples atualizações de software. No final do dia, a principal razão pela qual compramos uma TV é para ver nosso conteúdo visual favorito em detalhes, então é extremamente importante que ela tenha a melhor aparência possível, e é por isso que existem tecnologias como OLED e, mais recentemente, QLED.

  • QLED (Quantum Dot Light Emitting Diode) exibe. Estes são para aqueles que procuram tamanhos de TV mais variados ou específicos, pois esta tecnologia vem em uma variedade de dimensões além das 3 encontradas nas TVs OLED, e também tem maiores volumes de cores e níveis de brilho.
  • Uma TV com tela OLED (Organic Light Emitting Diode). Sempre será mais leve e mais fino que uma TV QLED, além de ter uma cor preta mais pura (sem o "ruído" visual às vezes encontrado nas TVs LED e QLED). As TVs OLED têm taxas de atualização mais rápidas, o que significa que elas podem reproduzir mais imagens por um determinado tempo.

Quanto custa uma TV inteligente?

Como todas as TVs inteligentes são muito diferentes em termos de tamanhos, telas, sistemas operacionais e tecnologias incluídas, seus preços tendem a variar muito, pois você pode encontrar TVs de 40 polegadas pelo mesmo preço que uma de 32 polegadas, então esteja pronto para tomar seu tempo ao comparar modelos.

Uma TV inteligente barata pode custar menos de 1.200 BRL. Nesta faixa de preço você raramente encontrará uma maior que 32 polegadas, mas apesar de serem TVs Smart muito completas, como geralmente vêm com tecnologia Wi-Fi, resoluções de 4K e telas LED.

Se você quiser investir um pouco mais, uma TV inteligente de médio alcance custa entre 2.500 BRL a 3.500 BRL e nesta faixa você encontrará TVs Smart entre 50 a 55 polegadas e resoluções de 4K.

A partir de 5.000 BRL você encontrará a linha mais exclusiva, onde é comum encontrar TVs curvas com telas gigantes capazes de reproduzir conteúdo HDR, com a capacidade de reproduzir conteúdo em telefones via Bluetooth.

A melhor maneira de comprar uma Smart TV é olhar modelos de exibição em lojas físicas e depois procurar preços online. (Foto: JESHOOTS.COM/ unsplash.com)

Critérios de compra

Uma das coisas mais frustrantes na compra de uma TV é não entender a maioria das características e tecnologias que eles afirmam ter, mas não se preocupe, na maioria das vezes isso é apenas uma manobra publicitária para fazer você pensar que um modelo é muito melhor do que outro.

Para que você saiba quais são as coisas que importam ao comprar uma TV, nós fizemos esta lista das coisas que mais devem influenciar sua compra, para que você não seja enganado pelos campos de marketing e vendas das empresas.

Tamanho

O tamanho ideal de uma TV depende tanto de seus gostos quanto do tamanho da sala onde você quer tê-la. Os tamanhos recomendados para um quarto variam de 40 a 50 polegadas, enquanto para uma sala de estar seria um tamanho de 55 polegadas ou mais.

Por exemplo, se você quiser comprar uma TV para desfrutar com seus amigos em dias de jogos em sua sala, você gostará de ter uma TV de pelo menos 55 polegadas, se você quiser apenas assistir filmes em seu quarto, você não deve ultrapassar 50 polegadas, a menos que você tenha um quarto realmente grande.

Resolução

Resolução é o que determina quantos pixels estão na tela, e quanto mais pixels você tiver, melhor será a qualidade da imagem, já que mais pixels tornam possível mostrar mais detalhes.

Se você é uma pessoa que pensa no seu investimento no futuro, uma TV 4K garantirá anos de diversão com a melhor qualidade de imagem possível, caso você não planeje comprar uma TV inteligente 4K ou não encontre uma que se ajuste ao seu orçamento, o ideal é comprar uma com resolução Full HD (192 x 1080).

Tipos de tela

Existem diferentes tecnologias de tela que mudam completamente a maneira como as imagens são exibidas, todas elas têm suas vantagens e desvantagens, as tecnologias mais proficientes são LED, OLED e QLED.

As TVs OLED e QLED fornecem imagens melhores do que as TVs LED. As TVs OLED vêm exclusivamente nos tamanhos 55", 65" e 77", então elas são a escolha recomendada nesses tamanhos, se você estiver comprando uma TV inteligente de tamanhos diferentes, é melhor comprar uma QLED.

Streaming

Se você já assistiu a uma série na Netflix, então você já sabe o que é um serviço de streaming, caso você ainda não saiba, um serviço de streaming é aquele que permite que você aproveite o conteúdo na internet sem ter que tê-lo "armazenado" em seu dispositivo, já que todo o conteúdo multimídia está disponível na rede.

Se você vai usar esses serviços, recomendamos que você pesquise as séries ou filmes oferecidos por cada serviço de streaming, pois a seção multimídia deles tende a variar e você não quer se inscrever apenas para descobrir que eles não oferecem nada de interesse para você.

Recursos adicionais

Como já mencionamos os recursos mais importantes ao escolher sua TV, vale a pena mencionar aqueles que tornarão sua vida um pouco mais confortável ao usar sua Smart Tv.

  • Wi-Fi: Para uma experiência sem fio, o Wi-Fi integrado permite que você se conecte à internet sem fio em qualquer lugar de sua casa.
  • Sistema Operacional: Isto é o que torna uma TV inteligente, pois é o que permite a execução de aplicativos, Android TV, Tizen OS, RokuTV e WebOS são os mais amplamente utilizados.
  • Android TV e WebOS: Eles são os mais recomendados, o primeiro porque fornece uma interface familiar semelhante aos smartphones Android, e o segundo porque é um sistema completo e fácil de usar.
  • HDR: Uma TV HDR terá imagens mais detalhadas e realistas. Se você vai ter sessões noturnas de filmes e séries, uma TV com HDR lhe trará imagens inigualáveis, então não perca a oportunidade de ter uma TV com esta tecnologia se Netflix & chill nights são o seu estilo.

(Fonte de imagens em destaque: Andriy Popov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas