Bem-vindo (a) ao ReviewBox Brasil para fazer a leitura deste guia completo indicado a quem deseja comprar uma TV portátil. Há muitos modelos no mercado com diferentes novidades tecnológicas que podem encarecer ou não os preços finais.

Nos últimos tempos as TVs portáteis evoluíram bastante. Antes estes aparelhos tinham apenas uma tela de baixa qualidade. Agora há equipamentos que são verdadeiros produtos multimídia com imagens limpas.

Vamos conhecer os detalhes e as variações de cada um dos melhores aparelhos. Também apresentamos no texto os preços na média. Conheça as informações necessárias para você comprar a TV Portátil e não ter dor de cabeça depois da compra.

Primeiro, o mais importante

  • Muitas pessoas acreditam que as TVs portáteis com preços superiores possuem mais polegadas. Mas, uma tv portátil de 7 polegadas que tem tecnologia avançada custa mais que a TV básica de 9 polegadas.
  • A duração de bateria do produto é um dos pontos que mais merecem a sua atenção. Antes de comprar procure saber quanto tempo o aparelho pode ficar ligado sem estar conectado na tomada.
  • A qualidade gráfica dos conteúdos transmitidos na TV portátil tem pouco a ver com o tamanho do monitor. Aparelhos com imagens cristalinas são aqueles que possuem uma alta resolução, independentemente do número de polegadas.

Os melhores aparelhos de TV Portátil

Ter uma TV portátil é muito útil para quem gosta de acampar, ou ainda quer ficar por dentro de tudo, seja de qualquer lugar. Ou até mesmo não perder aquela programação. Para facilitar sua busca, listamos os 3 melhores modelos para você. Confira:

TV Portátil Digital Tomate

Este é um aparelho completo com TV digital. O produto se destaca por oferecer uma reprodução limpa na tela de 7 ou 9 polegadas. Também é um item que aceita formatos com arquivos de vídeo, imagens e músicas.

Conecte celulares e outros dispositivos na entrada USB desse televisor portátil. A bateria do produto dura 4 horas ou mais. Uma característica especial é o gravador de vídeo PVR Ready, com esta tecnologia é possível gravar a final do campeonato ou o último capítulo da novela. Assim você assiste os conteúdos favoritos quantas vezes quiser.

TV Portátil Digital Exbom

O produto está disponível em 7 e 9 polegadas e possui rádio FM. Apresenta um potente gravador de vídeos. É o modelo certo para quem não quer ter problemas ao sintonizar os canais e curtir o melhor da programação digital.

A poderosa bateria interna do aparelho mantém tudo ligado por 3 horas ou mais. O indicador da bateria alerta quando a TV está com pouca energia, desta forma não acontece um desligamento inesperado. Quem gosta de conectividade vai amar este produto. O aparelho tem entradas de: USB, SD, fone de ouvido, microfone e auxiliar.

Tv Portátil Digital HMIK

O modelo capta sinal digital com facilidade. É um produto compacto, prático e que reproduz vídeos, áudio ou imagens. Sintonize os canais sem problemas na tv portátil.

Este equipamento possui a cor preta e um sistema que não deixa acontecer o aquecimento das peças facilmente. É aquele tipo de aparelho resistente que dura a vida inteira. Há 2 horas ou mais na duração da bateria recarregável.

Guia de compras

A TV portátil é um equipamento leve, simples de ser carregada para você assistir suas programações preferidas em diferentes lugares. Mas comprar uma TV assim requer alguns cuidados. E é sobre isso que queremos conversar com você ao longo desse Guia.

Se você deseja conhecer mais sobre esse aparelho, fique conosco até o fim e faça sua compra como um expert.

A TV portátil é um equipamento leve, simples de ser carregada para você assistir suas programações preferidas em diferentes lugares. (Fuente: Kubiaki/ Unsplash.com)

O que é uma TV Portátil?

A TV portátil é um produto para as pessoas assistirem televisão perto da tela. Nos dias de hoje o monitor destes equipamentos é colorido e possui uma qualidade superior na resolução.

O nome “portáteis” quer dizer que estas TVs podem ser levadas para diferentes locais porque são leves, pequenas e não esquentam com facilidade. A tela do aparelho é feita de LCD atualmente.

As primeiras versões apareceram nos anos de 1970. Estas edições antigas eram novidades por caberem no bolso. Estes equipamentos tinham apenas a opção de transmitir canais com auxílio de antena.

Grande parte dos modelos atuais não possui controle remoto porque a TV portátil serve para assistir na palma da mão.

As televisões portáteis modernas captam os sinais da TV digital e do rádio FM. Confira essa review em vídeo caseiro feito por Guilherme Melo em seu canal:

Quais as funcionalidades de uma TV Portátil?

Primeiro, vale ressaltar que são pequenos televisores. A média do tamanho das telas pode ir de 3 polegadas a até 9 polegadas. Televisores maiores não são portáteis.

Por causa da concorrência do mercado de tecnologia, as principais marcas começaram a colocar novos recursos na TV portátil. Algumas versões podem até gravar o conteúdo da tela.

TV portable retro

Por causa da concorrência do mercado de tecnologia, as principais marcas começaram a colocar novos recursos na TV portátil. (Fuente: Jiménez/ Flirck.com)

Um aparelho moderno, além de transmitir TV digital também pode reproduzir vídeos, imagens, áudio e estações de rádio FM.

Outra característica dos aparelhos é que possuem diferentes entradas para a conexão de outros dispositivos. As principais entradas na TV portátil digital são USB, SD, HDMI, microfone, AV e auxiliar.

Agora veja uma tabela que ressume as vantagens e desvantagens de usar TV portátil digital:

Vantagens
  • Dá para assistir na palma da mão
  • Facilidade em assistir TV nos mais diferentes locais
  • Diferentes recursos multimídia
Desvantagens
  • Baterias que não duram mais de 4 horas
  • Ruim para assistir se você estiver distante do aparelho
  • Maioria dos modelos não tem controle remoto

Quais são os principais componentes da TV Portátil?

Antes de falarmos de outros aspectos, é importante que você entenda como uma TV portátil e formada. Descubra agora as principais partes que existem em uma televisão dessas:

  • Portas: São as entradas do produto para conectar pen drive, cartão SD, entre outros dispositivos.
  • Alto-falante: Serve para usar o aparelho sem os fones de ouvidos, que também podem ser usados no contato com uma das portas. Nos aparelhos modernos há alto-falante na parte de trás.
  • Bateria: Recarregável, tem o objetivo de fazer os televisores funcionarem sem estarem conectados na fonte de energia.
  • Fonte: Útil para carregar o equipamento quando a bateria estiver descarregada.
  • Monitor: É a tela. Quanto melhor a resolução mais qualidade existe na reprodução das imagens ou dos vídeos.

O que é a resolução de tela na TV Portátil?

Independentemente do tamanho no monitor, as telas dessas TVs possuem uma forma retangular. Dificilmente é possível encontrar versões quadradas ou em formato de triângulo.

O retângulo na tela quer dizer que a TV portátil tem uma área com altura (vertical) e largura (horizontal). Nas telas as imagens se dividem em pixels, que são alguns pontos minúsculos. Sendo assim a menor imagem possível tem 1 pixel.

Para serem reproduzidos os pixels se organizam nas partes vertical e horizontal da tela. Mas, como as resoluções entram nesta história?

Simples! A resolução é a forma de medição da quantidade de pixels na tela. Portanto, alta resolução significa uma capacidade do aparelho em transmitir conteúdos com mais pixels.

Existem modelos que possuem até mesmo resolução HD.

TV portatil moderno en mesa de madera

Independentemente do tamanho no monitor, as telas dessas TVs possuem uma forma retangular. (Fonte: Shishkin/ 123rf.com)

TV Portátil ou tablet?

Um primeiro ponto importante é entender que o tamanho do monitor não quer dizer qualidade nas imagens ou nos vídeos. Não pense que só porque a tela é grande você pode ver todos os detalhes do seu filme favorito.

Existem aparelhos menores que custam mais caro do que os maiores por terem mais capacidade de reproduzir detalhes na tela. Isto acontece porque estes produtos possuem uma alta resolução de pixels.

Quando falamos em TV portátil, algumas pessoas se questionam se um tablet não seria mais interessante e um substituto desse aparelho. A resposta é você quem vai encontrar.

Mas podemos ressaltar que o grande diferencial é poder assistir suas programações sem depender da internet. O mesmo não acontece com o tablet, que precisa estar conectado.

Além disso, uma TV portátil é um investimento bem mais barato. Compare os dois aparelhos:

TV Portátil Tablet
Destaque Acompanhar conteúdo sem precisar de conexão com a internet Pela possibilidade de conexão na web há mais conteúdos disponíveis
Vantagem Mais facilidade para captar os sinais da TV digital Mais leve
Custo Mais barato Mais caro
Tela De 3 a 9 polegadas Pode ter até 10 polegadas [/th]

Quanto custa?

Os valores das TVs portáteis não são iguais. Tamanho da tela, marcas, capacidade de resolução, número de entradas e formatos impactam o preço.

Ao comprar em lojas confiáveis na internet você chega a pagar quase 30% a menos do que no comércio físico. Como é um produto leve às vezes as lojas virtuais não cobram o frete.

O preço de uma TV portátil digital pode ir de R$ 200 a até R$ 700.

Onde comprar?

Ponto frio, Fnac, Lojas Americanas e Walmart são comércios físicos que oferecem diferentes marcas de TV portátil.

Amazon Brasil, Submarino, Mercado Livre e Shoptime são lojas virtuais conhecidas por causa das populares vendas dessas TVs digitais. Compare os preços online no conforto da sua casa para encontrar opções com menos custos e mais benefícios.

Entre as melhores lojas online de confiança se destaca a Amazon Brasil, onde há mais variedade de produtos, assim fica fácil comparar os preços e os recursos de cada aparelho.

Hombre sosteiendo TV portátil moderno

Um primeiro ponto importante é entender que o tamanho do monitor não quer dizer qualidade nas imagens ou nos vídeos. (Fuente: Baldwin/ 123rf.com)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de TV portátil

Quando não conhecemos muito o produto é quase sempre a mesma história. Os vendedores levam a gente na conversa. Para saber comprar sua TV portátil com segurança, você deve analisar as seguintes informações:

  • Menu de opções
  • Bateria
  • Garantia
  • Peso do produto
  • Formato que suporta

Vamos agora explicar um pouco cada uma destas importantes informações para você fazer a melhor compra possível.

Menu de opções

Certifique-se se o aparelho tem um menu de opções na língua portuguesa. A não ser que você fale inglês, você poderá ter problemas ao configurar sua TV portátil.

Alguns aparelhos fabricados em outros países podem ter como idioma sua língua oficial, como mandarim. Esses aparelhos costumam ter inglês também, mas nem sempre o português.

Outro ponto a ser observado no menu, é se ele é de fácil navegação, intuitivo. Alguns modelos possuem os botões no próprio aparelho, para que você acesse com seus dedos enquanto segura a TV, e outras podem ter controle remoto, para que você assista e acesse a pouca distância. Essa é uma questão pessoal.

Bateria

A bateria desse tipo de TV não costuma ser o ponto forte. Mas é um critério indispensável de ser analisado. Se você costuma a ficar muito tempo na rua pode preferir os modelos com 4 horas de bateria.

Por outro lado, há versões mais baratas que têm 2 horas de duração na bateria. Avalie onde você usará essa TV portátil e qual será a demanda da bateria.

Uma TV que aguenta 4 horas será mais cara, então faça esse investimento apenas se você realmente precisar.

TV portable retro en mesa

A bateria desse tipo de TV não costuma ser o ponto forte.(Fonte: Franck/ Unsplash.com)

Garantia

Parece um detalhe, mas avaliar se o fabricante fornece garantia é essencial. Qualquer problema que o produto tiver, a empresa cobre dentro daquele período. Por isso, priorize empresas que forneçam alguma garantia. Isso até indica a seriedade da empresa.

Ela pode ir de 3 meses a 1 ano e não há regra, depende da empresa. Uma garantia de 3 meses já é melhor que nenhuma e suficiente para usar as funções do aparelho e identificar possíveis problemas de fábrica.

Peso do produto

Como você vai assistir a TV literalmente na palma da sua mão, avalie o peso do produto. Por serem pequenas, elas não costumam ser muito pesadas. Mas ainda assim, compare o peso e escolha aquela que mais lhe agrada nesse sentido.

Afinal, além de segurar para assistir, ela vai pesar na sua bolsa ou mochila se você não tomar cuidado com esse critério. Então, compre o aparelho mais leve possível.

Formato que suporta?

A essa altura nós já vimos ao longo desse artigo que uma TV portátil não se limita na sua forma de transmissão. Então é muito comum questionar-se sobre os formatos que esse modelo pode suportar.

Em geral, as TVs portáteis digitais, suportem imagem, áudio e vídeo. Confira os detalhes:

  • Imagem: JPEG; PNG e BMP.
  • Áudio: MP3, MP4, FLAC e WMA.
  • Vídeo: XVID, DIVX, MPEG 4, MPEG 2, MPEG 1, AVI, MPG, VOB, WMV, FLV e RMVB.

Se todos esses formatos são importantes para você, certifique-se de que o modelo oferece todos eles.

Nem todas as TVs possuem todos os formatos mencionados. Leia a descrição da TV portátil para encontrar essas informações.

(Fonte da imagem destacada: Tomasso/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Renato Duarte Redator
Renato Duarte
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.