Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Sempre que a temperatura muda e o clima fica mais seco bate aquela dúvida, vale a pena ou não investir em um umidificador de ar? Cada vez mais popular, o aparelho está se tornando queridinho nos lares brasileiros.

Ganhando o espaço que antes era dos vaporizadores, os umidificadores são assunto frequente em determinadas épocas do ano. Principalmente quando a umidade do ar costuma cair mais do que o usual, causando aqueles tão conhecidos desconfortos e crises respiratórias.

Para amenizar o mal-estar, provocado pelo ressecamento das narinas, os umidificadores de ar são grandes aliados. Sua principal função é deixar o ambiente agradável, por meio da evaporação da água. Interessou? Neste artigo você conhecerá os melhores umidificadores do mercado, suas vantagens e desvantagens e como eles funcionam.

Primeiro, o mais importante

  • A maioria dos umidificadores de ar atuais possuem tecnologia ultrassônica e liberam uma agradável névoa fria, responsável por umidificar o ambiente. O aparelho não esquenta e não oferece risco de ocasionar queimaduras, ao contrário do vaporizador.
  • O uso de água filtrada no umidificador é muito importante, pois ajuda a evitar possíveis contaminações do ar, ocasionadas por bactérias. A limpeza do seu umidificador é essencial para garantir sua saúde e de sua família. Além disso, é recomendável que não haja um uso muito frequente do produto. Vamos explicar o porquê mais para frente!
  • Os umidificadores costumam oferecer um excelente custo-benefício. São práticos, eficientes, gastam pouca energia e têm uma vida útil longa, caso sejam limpos corretamente e com frequência.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores umidificadores de ar

Especialmente em algumas regiões do país, e em determinadas épocas do ano, o ar pode ser bem seco, causando crises respiratórias em algumas pessoas. O umidificador de ar pode ajudar nesses casos, deixando a casa mais confortável. Confira os melhores modelos disponíveis à venda no mercado:

1º – Umidificador de Ar Ultrassônico – Mondial

Com o Umidificador de Ar modelo Ultrassônico Steamer, você controla eletronicamente a intensidade da névoa. Esse modelo possui uma lâmpada que acende quando necessita de reposição de água e reservatório com capacidade de 4 litros.

O produto não é muito grande, pesa menos de 2 kg e promete um funcionamento muito silencioso. Além disso, consome baixo nível de energia.

2º – Umidificador de ar ultrassônico bivolt – Mondial

Um ótimo modelo para quem busca um umidificador compacto. O umidificador de ar ultrassônico comfort air da Mondial possui 21, 5 cm de altura, 15,5 cm de largura e 0,8 cm de profundidade. Pode ser colocado em diversas superfícies de forma discreta. Esse umidificador possui bom custo-benefício e ótima qualidade, além de ser bem eficiente.

Seu reservatório tem capacidade para até 2 litros e o modelo possui funcionamento silencioso e consome um nível baixo de energia. Porém, apesar da capacidade pequena, o aparelho completo de água dura a noite toda e desliga sozinho quando toda a água é consumida. Porém, escolha uma superfície alta ou coloque um pano em baixo, pois o vapor é forte e pode molhar o piso.

3º – Umidificador de ar – Black+Decker

Um umidificador ideal para quem não gosta de ficar preenchendo o umidificador toda hora. Sua autonomia média é de 20 horas seguidas e possui capacidade de 2,5 litros. O produto é pequeno, potente e bem eficiente. Possui um receptáculo para essência que dá um cheirinho gostoso no ambiente sem prejudicar a qualidade do ar.

Seu sistema ultrassônico de alto rendimento intensifica a camada de névoa, tornando-o mais forte e espessa. O umidificador da Black+Decker possui, ainda, um filtro que elimina 99,9% das impurezas da água, proporcionando mais saúde para você e sua família.

4º – Umidificador de ar – Ventisol

Com um design diferente e divertido, o umidificador doméstico Mod U-04 Premium da Ventisol possui dois bicos que direcionam a névoa para todo o ambiente. Possui um reservatório de 3,7 L e pode funcionar por até 10h em potência máxima, ou 120h em potência mínima!

O nível de intensidade da névoa produzida pelo umidificador pode ser controlado pelo consumidor. Um de seus diferenciais é que ele é super fácil de limpar, pois você consegue colocar a mão dentro e passar um pano na parte interna do umidificador.

Guia de Compra

A qualidade do ar interfere na nossa qualidade de vida. Um ar muito seco pode ocasionar desconforto de crises respiratórias, causando até mesmo sangramento nas narinas. Por isso, um umidificador de ar é essencial nessas situações.

Se você busca conhecer mais sobre esse aparelho capaz de transformar a umidade do ar dos ambientes da sua casa, continue com a gente.

Imagem de umidificador de ar ligado e família ao fundo.

O umidificador de ar é essencial para evitar desconfortos nas narinas. (Fonte: Yury Stroykin / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens do umidificador de ar?

Os umidificadores de ar possuem muitas vantagens para quem sofre com o tempo seco e sempre têm alergias. Ninguém merece sofrer dentro da sua própria casa, certo? Por isso, cada vez mais famílias estão aderindo esse produto, que proporciona maior qualidade ao ar e traz vários benefícios para a saúde.

Em entrevista para o portal da Unimed, o pneumologista Flávio José Macdowell Costa, explicou que mudanças bruscas de temperatura podem interferir no nosso sistema respiratório.

Flávio José Macdowell CostaPneumologista

“Variações bruscas de temperatura e a baixa umidade favorecem o aparecimento de patologias respiratórias, principalmente em crianças e idosos, devido ao fato de propiciarem a multiplicação de micro-organismos, como vírus e bactérias, que podem causar graves infecções.”

Já que não é possível controlar o tempo fora de casa, pelo menos você consegue mudar a qualidade do ar dentro do seu lar.

Os umidificadores de ar previnem o agravamento de patologias respiratórias como rinite e bronquite e reduzem o desconforto das mudanças do clima. É especialmente importante para uso infantil e idoso, que são as pessoas mais suscetíveis a sofrerem com problemas respiratórios.

Um umidificador de ar não costuma custar caro e pode durar bastante tempo, oferecendo um ótimo custo-benefício para quem o compra.

Imagem de mulher lendo ao lado de umidificador de ar.

Os umidificadores de ar podem prevenir doenças respiratórias. (Fonte: Yury Stroykin / 123RF)

Além disso, existem aparelhos multifunção, que além de umidificador funcionam como ventilador, climatizador, purificador e evaporador. Já para quem quer apenas a função de umidificar o ar, há, ainda, os modelos super compactos, que ficam bem discretos no ambiente, e até os portáteis.

Entre as desvantagens do produto, podemos listar a necessidade frequente da troca da água. Isso vai garantir que seu umidificador consiga sempre cumprir seu papel de melhor a qualidade do ar.

Eles também não conseguem resfriar ambientes muito quentes. Se você procura essa função, escolha um modelo que venha, também, com ventilador.

Vantagens
  • Consumo baixo de energia e ótimo custo benefício
  • Ótima opção para locais abertos onde o ar pode circular
  • Reduz o desconforto das mudanças climáticas
  • Alivia os sintomas em pessoas alérgicas
  • Aparelhos leves e compactos
  • Alguns modelos de umidificadores oferecem outras funções
Desvantagens
  • Somente alguns aparelhos garantem clima mais quente no inverno
  • Não resfria ambientes muito quentes
  • Necessidade de troca de água diariamente

Quais os diferentes tipos de umidificador de ar?

Apesar do umidificador ultrassônico ser o mais comum no mercado, há 3 tipos principais de umidificadores. Antes de escolher qual é o tipo perfeito para você, saiba qual é a diferença entre eles:

  • Umidificador ultrassônico: Esse tipo de umidificador funciona através de uma tecnologia que se chama ultrassônica. Ela consiste em fazer com que as moléculas de água sejam quebradas através de um processo vibratório. A vantagem desse modelo é que é mais acessível e de fácil manuseio. Você consegue controlar a umidade relativa, desligamento automático, entre outros recursos.
  • Umidificador de ar impulsor: Esse umidificador funciona por meio de um disco de rotação que lança água no difusor. Passando pelo difusor, a água se transforma em gotas que são lançadas em formato de névoa fria. Sua principal vantagem é que esse tipo de umidificador é barato e fácil de encontrar, mas precisa de muito mais cuidado na hora da limpeza.
  • Umidificador evaporativo: O processo de umidificação do ar aqui é feito através de um papel, pavio de pano ou espuma que suga a água do reservatório. Esse é um tipo de umidificador auto regulável, pois se aumenta a umidade, o valor de água diminui.

Quais cuidados devo tomar ao usar um umidificador de ar?

Os umidificadores não devem ser usados para refrescar o ambiente e seu uso em excesso pode causar danos à saúde. Isso acontece porque o aparelho pode gerar a superumidificação do ambiente, tornando o ambiente mais propício para a proliferação de fungos.

Nestes casos, é interessante adquirir também um termohigrômetro, que ajuda a medir a temperatura e umidade do local.

Especialistas não aconselham que o produto seja usado a noite toda por muitas noites seguidas. Deixar seu umidificador ligado por muito tempo pode gerar mofo e bolor, o que é tão ruim para a saúde respiratória quanto o ar seco.

Para evitar o uso excessivo do seu umidificador de ar, há outras alternativas. Hidratar seu corpo, por exemplo, é essencial para garantir sua saúde e um sistema respiratório saudável. Não conte apenas com o umidificador. Utilize-o como um aliado na busca por uma saúde melhor. Esse é o conselho do pneumologista da Escola Paulista de Medicina, Clystenes Odyr Soares Silva, em entrevista do G1.

Clystenes Odyr Soares SilvaPneumologista

“Beber água e hidratar o nariz com soro também são formas de combater o tempo seco.”

É importante, também, que seu umidificador de ar fique de 1 a 2 metros de distância de você durante o uso. Além disso, o compartimento de água deve ser esvaziado quando você não estiver utilizando o aparelho. A água parada facilita o acúmulo de substâncias e propagação de micro-organismos.

Esses são alguns cuidados que você sempre deve ter para garantir que seu umidificador de ar está trabalhando a favor da sua saúde:

  • Sempre coloque o umidificador sobre uma superfície firme e plana;
  • Lave seu reservatório com água e sabão para evitar a proliferação de fungos;
  • Prefira usar seu aparelho durante o dia, pois sem o sol o ambiente já fica naturalmente mais úmido;
  • Não coloque o aparelho perto de fontes de calor ou onde haja gases explosivos;
  • Nunca deixe a saída do vapor voltada para a parede, pois isso pode gerar mofo na superfície;
  • Nunca deixe seu aparelho no alcance de crianças pequenas;
  • Não exponha seu umidificador diretamente à luz do sol.

Quanto custa?

Os preços variam de R$ 100 até R$ 1.000. Os umidificadores de ar menores costumam ser mais baratos. Apesar de bastante eficientes, eles duram um pouco menos, se ficarem ligados diariamente e por longos períodos.

Caso seja necessário deixar o umidificador funcionando por mais horas – em algumas regiões brasileiras há períodos de estiagem -, é interessante investir em um aparelho de qualidade superior, algo entre R$ 300 e R$ 1.000.

Há muitas opções no mercado. Os aparelhos híbridos (umidificador + climatizador), por exemplo, costumam ser uma boa pedida para quem procura mais de uma função.

Com a vantagem de ser dois em um, alguns deles podem até substituir a necessidade de um ar-condicionado. Esses modelos costumam custar em torno de R$ 500.

Onde comprar?

Você consegue encontrar umidificadores de ar em grandes lojas de eletrodoméstico sem muitas dificuldades. Por ser um produto que está se tornando cada vez mais popular, muitas lojas já estão comercializando umidificadores.

Se quiser comprar em lojas físicas, você encontra o aparelho em lugares como Extra, Carrefour, Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza e outras lojas grandes. Provavelmente você encontrará um bom modelo na loja de sua preferência.

Já para quem gosta de adquirir produtos online, fica ainda mais fácil de encontrar a opção ideal para suas necessidades. Nas Lojas Americanas e na Amazon, por exemplo, há uma grande gama de umidificadores de ar disponíveis.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de umidificador de ar

Por ser um eletrodoméstico que pode melhorar ou piorar a sua saúde e de sua família, é essencial escolher o modelo ideal, que vai servir para suas necessidades e garantir a boa qualidade do ar. Esses são alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de fazer a escolha:

  • Tamanho do reservatório
  • Tempo de duração
  • Facilidade de limpeza
  • Modelo

Vamos explicar cada um dos tópicos e responder suas dúvidas sobre o umidificador de ar!

Tamanho do reservatório

Nem sempre o tamanho do reservatório está diretamente ligado ao tempo de duração da névoa, mas muitas vezes podem estar relacionados.

Se você utiliza o produto com uma frequência mais baixa (recomendado pelos especialistas) e possui uma casa pequena e pouco arejada, um umidificador com capacidade de 2 litros pode ser suficiente para você.

Imagem de umidificador de ar sobre mesa.

O tamanho do reservatório vai depender do seu objetivo ao usá-lo. (Fonte: Yury Stroykin / 123RF)

Já se seu umidificador fica ligado por muito tempo (geralmente em regiões que possuem ar mais seco), provavelmente um reservatório maior será mais útil para você. Escolha modelos a partir de 3 litros de capacidade.

Tempo de duração

Ainda que o tamanho do reservatório possa auxiliar no tempo de duração, é sempre necessário verificar nas características do produto antes de adquirir. Alguns modelos de umidificador com tamanho pequeno de reservatório podem durar até 20h.

Se você costuma deixar o umidificador de ar ligado por longos períodos de tempo, prefira um que consuma menos água. Há, no mercado, modelos que duram até 120 horas ininterruptas se estiverem no modo econômico!

Já se você usa pouco, não há necessidade de escolher um aparelho com longo tempo de duração. Opte por modelos que duram até 10 horas, que já serão suficientes para você.

Imagem de umidificador ligado.

Alguns umidificadores podem durar muitas horas se estiverem em modo econômico. (Fonte: draw05 / 123RF)

Facilidade de limpeza

Manter seu umidificador de ar sempre limpo é essencial para garantir que ele cumprirá sua função. Umidificadores sujos podem causar ainda mais problemas respiratórios do que as variações climáticas.

É essencial esvaziar o reservatório de água com frequência e lavá-lo com água e sabão. Por isso, prefira sempre modelos que facilitam essa limpeza.

Alguns umidificadores permitem que você separe o reservatório de água para lavagem. Outros, tem uma entrada maior, onde você pode colocar seu braço para passar um pano limpo. Dê prioridade aos modelos que facilitam a limpeza.

Modelo

Existem vários tipos de umidificadores no mercado. Esses são alguns tipos que você poderá encontrar:

  • Portáteis: Podem ser grandes de rodinhas ou pequenos. O primeiro, é chamado de portátil porque podem facilmente ser transportados para qualquer cômodo da sua casa. Porém, são mais indicados para casas maiores, por ocuparem um pouco mais de espaço. Já os pequenos podem ser encontrados em diversos formatos e às vezes cabem até na sua bolsa. Existem, hoje, umidificadores de ar para serem usados até no rosto durante o dia.
  • Híbridos: Os umidificadores de ar híbridos possuem dupla ou multi função. Ou seja, são para quem quer otimizar o espaço e comprar um produto que funcione para diversos fins. Muitos umidificadores híbridos são também climatizadores e até ventiladores! A vantagem é que você paga um só preço para adquirir diversos produtos em um. A única desvantagem é que costumam ser grandes e um pouco mais caros.
  • Compactos: Esse modelo é simples e ideal para qualquer lugar. Os modelos compactos têm função apenas de umidificar o ar e você pode deixá-los em cima de algum móvel enquanto eles fazem seu trabalho silenciosamente. Esse modelo costuma ser acessível e oferece a vantagem de caber em qualquer lugar. Ou seja, são ótimos até para apartamentos pequenos.

(Fonte da foto destacada: Yury Stroykin / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...