Foto de duas mãos femininas pintadas de vermelho, uma em cima da outra, ao lado de uma câmara de led para aplicação de gel e de esmaltes em tons de vermelho.
Ultima atualização: 10 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, hoje nós vamos conversar sobre um procedimento estético que se tornou a grande tendência dos salões de beleza: as unhas de gel.

Conhecidas por serem super resistentes, terem a possibilidade de alongar as unhas naturais e manterem a esmaltação por mais tempo, as unhas de gel são feitas com o apoio de produtos bastante especiais.

Se você é manicure ou tem um salão de beleza, e quer levar essa tecnologia às suas clientes, siga com a gente que vamos te explicar todas as vantagens dos produtos para unhas de gel.




Primeiro, o mais importante

  • As unhas de gel são feitas através de um gel ultravioleta que garante durabilidade, resistência, naturalidade e beleza.
  • O procedimento deve ser feito por uma profissional, uma vez que exige técnica e necessita dos materiais necessários para sua realização.
  • O gel pode ser aplicado diretamente na unha, para pessoas que buscam apenas resistência e boa durabilidade do esmalte, ou em cima de um molde para gel, que garante também o alongamento.

Você também pode gostar:

Melhores produtos para fazer unhas em gel

É importante que você saiba que as tão desejadas unhas de gel só são alcançadas após um procedimento estético, que apesar de simples, é um pouco trabalhoso.

Para isso, alguns produtos são imprescindíveis, portanto, iremos te apresentar os melhores cosméticos para essa finalidade.

O gel mais usado pelas atuantes na área

O Pink Gel da Piubella é um dos mais usados por manicures atuantes na área. Ele foi especialmente idealizado para aplicação em unha de gel e acrigel, e possui textura bastante suave.

O seu tom é levemente rosado, o que garante que, mesmo sem o esmalte, a unha em gel tenha aparência bastante natural. Além disso, ele é fácil de aplicar e possui secagem rápida uma vez que feito o uso da cabine de LED ultravioleta.

Excelente kit de gel + top coat

A grande vantagem deste gel é que ele não só é de excelente qualidade como acompanha um top coat finalizador para unhas de gel. O gel de construção profissional da Venalisa possui alta resistência, uma vez que não dá bolhas, não amarela, não escorre na aplicação e dificilmente quebra.

O seu top coat deve ser usado no final do procedimento, na hora da secagem na cabine de LED ultravioleta. Ele garante brilho e uma camada de proteção ainda mais forte. Perfeito para quem busca o combo completo, né?

Gel de unhas com revestimento resistente

O gel da X&D oferece um revestimento resistente, brilhoso e natural. Possui a vantagem de ser encontrado em quatro tons diferentes: transparente, branco, rosa claro e rosa, de acordo com a sua preferência. Pode ser usado também na aplicação de unhas 3D, e possui 56 gramas. Ele é de super fácil aplicação e oferece um excelente custo benefício.

Guia de Compra

Os alongamentos de unhas estão cada vez mais em alta, e dentre todas as formas de realizar o procedimento, as unhas de gel são as que mais se destacam.

Caso você tenha interesse no tema, ou seja, uma manicure em busca de novas formas de agradar suas clientes, nosso Guia tem muito a te agregar.

Foto de uma mão feminina aplicando gel transparente em outra mão feminina com o auxílio de um pincel.

As unhas de gel garantem alongamento, durabilidade da exaltação e dificilmente quebram. (Fonte: Staras / 123RF)

O que são as unhas de gel?

Febre nos salões de beleza, as unhas de gel são unhas não naturais feitas à base de um gel fino, transparente e maleável.

Trata-se de um procedimento em que o gel é aplicado sobre as unhas ou sobre um molde de gel, e a profissional o molda de acordo com o gosto da cliente. Ele é conhecido pela sua alta durabilidade e pela possibilidade de alongar unhas curtas.

Normalmente, realiza-se o processo em centros de beleza ou locais especializados no assunto, pois se trata de um procedimento que exige conhecimento da técnica.

Quais as vantagens e desvantagens das unhas em gel?

Não há o que discutir: as unhas em gel garantem um aspecto lindo às suas mãos, e para adquiri-las você precisa passar por um simples processo não invasivo e não prejudicial à saúde.

A grande característica que tanto chama atenção das mulheres quando o assunto é unhas de gel está na durabilidade proposta por ela.

Pelo gel ser composto por substâncias bem específicas como penttaerythritol e isobornyl acrylate, a fixação do esmalte e do próprio gel são aumentadas.

Caso você realize o procedimento irá notar que muito dificilmente a sua nova unha irá quebrar, mesmo em situações de impactos. A coloração também terá vida útil mais longa, podendo resistir a até 20 dias sem nenhum estrago.

Por isso, trata-se de um procedimento conhecido pela praticidade, uma vez que permite que até mesmo as mulheres mais vaidosas consigam passar semanas sem ir até uma manicure realizar a manutenção.

Além da resistência e da durabilidade, as unhas em gel oferecem ainda um grande diferencial: moldar a unha de acordo com o seu gosto.

Por ter consistência maleável, é possível que você alongue suas unhas usando o gel, e até mesmo as mude de formato. Não há uma regra nessa questão e a estética poderá ser exatamente do seu gosto.

Com relação às pessoas que roem unhas, há divergências quanto a sua indicação.

Apesar de ser uma boa maneira de manter as mãos bonitas e as unhas longas, algumas manicures se preocupam que tais pessoas façam muita força para tentar quebrar a unha e acabem estragando o trabalho ou até mesmo se machucando.

Este receio acontece principalmente porque o gel gruda firmemente à unha, e ao tentar tirá-lo em casa você pode acabar se machucando, pois são necessários materiais específicos para sua retirada.

Além desses pontos, devemos lembrar que existem algumas outras observações a serem feitas sobre as unhas em gel, como o desgaste das unhas naturais provenientes do polimento excessivo.

Antes de aplicar o produto as unhas devem ser bem polidas, o que as deixam mais finas e frágeis, portanto, caso você passe muito tempo utilizando unhas de gel, irá notar que as naturais estarão bem gastas quando resolver tirar de vez o produto.

Cabe lembrar também que se trata de um procedimento um pouco demorado, durando entre 1h30min e 2h30min, de acordo com a situação das unhas naturais de cada um.

Por fim, é importante dizer que apesar do gel não ser tão caro, o procedimento todo é feito por valores mais altos, devido à sua complexidade.

De maneira geral, trata-se de uma inovação da estética que veio para facilitar a vida das mulheres, e que, com certeza, tem muito a agregar, no entanto, é bom que se saiba que existem pontos que podem desagradar algumas pessoas.

Vantagens
  • Garante resistência às unhas
  • Garante durabilidade ao esmalte
  • Alongam e moldam unhas de acordo com o gosto de cada um
  • Estética bonita e limpa
Desvantagens
  • Procedimento demorado
  • Enfraquece as unhas naturais
  • O gel deve ser retirado por profissional, pois você pode se machucar
  • É bem mais caro do que uma manicure normal

Como são feitas as unhas de gel?

Indicamos fortemente que você realize o procedimento das unhas de gel em algum centro de beleza com profissionais especializados no assunto, no entanto, iremos te explicar brevemente como o processo funciona.

  1. Higiene. Logo após observar e avaliar as unhas em questão, a manicure irá higienizá-las, o que consiste em tirar o excesso de cutícula e cortá-las ao tamanho ideal, caso não se trate de uma unha já curta.
  2. Polimento. Em seguida, o polimento será iniciado. Ele é realizado com um aparelho específico para essa função.
  3. Molde. Após polida, a unha já estará pronta para receber o molde para gel ou até mesmo uma unha postiça, usada em casos de pessoas que por roerem as unhas, as deixam muito curtas, quase inexistentes. Nesta etapa a manicure molda e alonga o molde de acordo com o gosto da cliente, deixando sempre um aspecto bem lisinho e natural.
  4. Camadas de gel. Novamente a unha (agora com molde ou aplicação postiça) será polida, e só então as camadas de gel serão aplicadas, para garantir brilho e durabilidade e naturalidade.
  5. Cabine de LED. Por fim, as mãos devem ser levadas a uma cabine de LED ultravioleta, responsável por secar o gel, e só então estarão prontas para serem devidamente esmaltadas.

Foto de uma mulher de camiseta preta lixando a unha de outra mulher. Ambas possuem unhas muito longas.

Indica-se que a aplicação de unhas de gel seja realizada em salões de beleza, por profissionais com conhecimento da técnica. (Fonte: Nuno_lopes / Pixabay)

Como funciona a manutenção das unhas de gel?

A manutenção das unhas em gel deve ser realizada entre um período de aproximadamente 15 dias, de acordo com o crescimento das unhas. Trata-se de um procedimento bem mais rápido do que a aplicação, demorando cerca uma hora.

Nesse caso, a manicure avalia a situação das unhas e faz os reparos necessários como: lixamento, polimento e nova aplicação de camadas de gel.

Existem contra indicações quanto à aplicação de unhas em gel?

Com relação às contraindicações do uso dos géis nas unhas, devemos alertar que ele não é indicado para pessoas que fazem trabalhos manuais, especialmente se estes envolverem contato com substâncias químicas, uma vez que isso pode reduzir consideravelmente sua durabilidade.

Além disso, alérgicos a algumas das substâncias presentes na composição do gel podem sofrer crises alérgicas, manchas nas mãos e coceira, por isso é sempre bom consultar um dermatologista com frequência.

Quais as diferenças entre unhas de gel, de fibra de vidro e de porcelana?

Como dissemos, os métodos de alongamentos de unha estão em alta, e o gel não é a única maneira de realizar o procedimento. Além dele existem também as unhas de fibra de vidro e de porcelana.

De maneira geral, o resultado final dos três métodos é bastante semelhante, no entanto, cada um deles tem suas particularidades, e é isso que iremos te explicar agora.

  • Unhas de gel: Estas são consideradas as mais modernas. O gel pode ser aplicado diretamente na unha, em casos de pessoas que não querem o alongamento, ou em um molde para gel, que permite o alongamento. Na prática, o gel é um dos materiais que melhor se adapta às unhas, uma vez que ele tem consistência leve e é transparente, deixando a unha bem lisinha e natural. Em contrapartida, sua durabilidade não é tão grande, uma vez que se indica a manutenção em 15 dias.
  • Unhas de fibra de vidro: São feitas a partir de um polímero reforçado com fibra de vidro, muito conhecido pela sua resistência a impactos. Trata-se de um alongamento que se assemelha com unhas postiças, no entanto é bem mais sutil, fina e delicada. Ideal para quem gosta das unhas bem longas. A manutenção deve ser feita entre 20 e 25 dias.
  • Unhas de porcelana: Essas são bastante tradicionais em nosso país. Elas são feitas a partir de uma resina acrílica em pó, a mesma utilizada por dentistas, e são esculpidas manualmente uma a uma. A manutenção dependerá do crescimento das unhas, mas ficará entre os 15 e 20 dias, e o resultado pode ficar um pouco mais áspero e arenoso. Sua desvantagem está no cheiro forte durante a aplicação, que pode acabar prejudicando os mais alérgicos.
Unhas de gel Unhas de fibra de vidro Unhas de porcelana
Material Gel ultravioleta Polímero reforçado com fibra de vidro Resina acrílica em pó
Finalidade Alongar ou somente reforçar unhas naturais Alongar Alongar
Manutenção 15 dias 20 a 25 dias 15 a 20 dias
Resultado Unhas naturais, delicadas e resistentes Unhas naturais delicadas e resistentes Unhas naturais, resistente, porém um pouco ásperas e arenosas

Quanto custam unhas de gel?

Se você pensa em comprar o seu próprio gel para realização do processo, ou se é uma manicure em busca do gel ideal, devemos te dizer que os preços estão bem atrelados à qualidade do produto.

De maneira geral, o custo de um potinho de gel varia bastante, podendo ser comprado por apenas R$ 25 ou por mais de R$ 100.

No entanto, se você busca saber o custo do procedimento total, já finalizado, aqui está: entre R$ 150 e R$ 250, de acordo com a profissional e com os produtos que ela irá usar. Já a manutenção é mais barata e custa cerca de R$ 100.

Onde comprar unhas de gel?

O gel pode ser facilmente encontrado em lojas de cosméticos como Sephora e The Beauty Box, além de lojas municipais menos conhecidas.

A compra online também é uma excelente escolha, e nesse caso te recomendamos a Amazon, a Época Cosméticos e o Mercado Livre.

Foto de uma mão segurando um pincel que acaba de ser mergulhado em um potinho de gel transparente e está pingando. A tampa do potinho é dourada, e o fundo da foto é branco.

O gel para unhas possui preço bastante variável e pode ser facilmente encontrado em diferentes lojas de cosméticos. (Fonte: Iguanat / Pixabay)

Critérios de compra: Como comparar os diferentes produtos para unhas em gel

Agora, se é a sua primeira vez comprando um gel para unhas, e você ainda possui dúvidas sobre qual comprar, nós iremos te apontar tudo o que deve ser observado na hora da escolha:

Para não te restar dúvidas, iremos explicar em detalhes cada um desses pontos.

Consistência

A consistência do gel deve ser correta para que ele fique bem aderido à unha ou ao molde. É importante que ele seja um pouco viscoso e levemente pegajoso.

Não opte por géis líquidos demais ou firmes demais, pois isso comprometerá o aspecto natural e o brilho na hora do procedimento.

Imagem de unhas feitas com gel.

A consistência do gel deve ser adequada para a unha ficar com um aspecto natural. (Fonte: nuno_lopes / Pixabay)

Cor

A maioria dos géis para unhas são transparentes, no entanto, existem algumas opções rosadas ou brancas, visto que algumas pessoas preferem esses tons para usar sem esmalte.

Caso você seja manicure, o ideal pode ser ter uma opção de cada, para agradar diferentes tipos de clientes.

Mas, se você está comprando para uso próprio, recomendamos o transparente, pois ele se adapta super bem em qualquer tom de esmalte, te permitindo várias produções.

Composição

É fato que o gel para unha é composto por substâncias químicas sintéticas que nem sempre conhecemos.

No entanto, caso você seja uma pessoa alérgica, fique de olho na composição, pois ela pode indicar algum composto que pode ser prejudicial a você.

Foto de duas mãos dentro de uma câmara de LED.

Verifique a composição dos produtos para não apresentar alergias. (Fonte: parilovv / 123RF)

Quanto rende

O rendimento do gel para unhas é variável. Alguns potinhos podem ter somente 15 g, assim como outros podem ter 60 g.

Aqui é importante você analisar a frequência em que usa o produto. Se está sempre usando no salão com suas clientes, vale a pena investir em um pote maior.

Recomendamos sempre o melhor custo benefício. Cruze a qualidade com o rendimento do potinho e faça a melhor escolha.

(Fonte da imagem destacada: Staras / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.